quarta-feira, 15 de março de 2017

O judeu-cristão Paulo versus os judaizantes

Olá, irmã Rosa, os israelitas na primeira aliança, foram salvos pela lei, ou pela graça? Deus disse que seriam salvos caso guardassem a lei? Ou Deus já prometeu a salvação e então entregou a lei escrita? O problema, irmã é que pastores transmitem o ensino legalista de que os isralitas seriam salvos pela lei no Antigo Testamento. Ensinamento absurdo e que nenhum pastor deveria pregar. A salvação NUNCA foi por meio de obras. E fazem isto para alegar de que, para aceitar a graça, você tem que deixar de lado a lei! Como se em algum tempo da história, alguém pudesse ser salvo por outro meio senão a graça por meio da fé manifesta no SACRIFÍCIO DO CORDEIRO que simboliza a Cristo e que era sacrificado desde Adão! Então eu é que pergunto, irmã Rosa, os Israelitas eram salvos pela Lei de Moisés, ou pela Graça de Cristo? Porque seu pastor ensina que era pela Lei de Moisés!? Os israelitas eram salvos e por isto guardavam a lei, Abraão foi salvo e aguardava a lei! As alianças que Deus faz já se constituem na PROMESSA de salvação: "Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis." Gênesis 26:5 Por meio do sacrifício do cordeiro, Abraão entendeu que seria salvo por Deus e não por suas próprias obras. Abraão soube que Deus proveria o cordeiro necessário para tirar o pecado do mundo. "Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se." João 8:56 "E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos." Gênesis 22:8 Circuncisão, irmã era o rito de entrada na primeira aliança, enquanto o batismo era o rito de entrada na segunda aliança. Quando surgiu a nova, a velha envelheceu, portanto ninguém pode mais entrar no pacto por meio da primeira aliança. Logo, eram os judeus circuncisos que tinham que se batizar, e não os gentios batizados que deveriam se circuncidar! É somente esta incoerência que Paulo estava contradizendo! A primeira aliança trazia consigo que você tinha ainda que sacrificar o cordeiro, realizar os rituais do santuário, a fim de obter o perdão. Com isto os gentios poderiam participar como qualquer judeu dos sacrifícios e seriam plenamente aceitos pela comunidade judaica. Mas isto não tinha mais sentido porque Cristo pôs fim aos rituais que simbolizavam a sua morte e Seu ministério sacerdotal e hoje ELE é o nosso cordeiro e o nosso Sumo sacerdote. Então seria desmerecer muito a Cristo, voltar para o sacrifício de animais ao invés de se voltar para o verdadeiro cordeiro que tirou o pecado do mundo. Seria desmerecer muito o esforço de Cristo, preferir ficar com o antigo método de se expressar fé, por intermédio de um sacerdote, do que pelo verdadeiro mediador entre Deus e a humanidade, nosso Sumo-sacerdote Cristo. É só isto que Paulo combatia irmã, a ideia de que um gentio teria que se tornar JUDEU! Gentios não tem que se tornar judeu para fazer parte da segunda aliança, ainda que a segunda aliança, assim como a primeira, tenha sido feita com o povo de Israel: (leia Jeremias 31:31,33 e o cumprimento em Hebreus 10:16) Quando Deus fez a primeira aliança não existia judeu, nem religião judaica, nem a tradição dos anciãos, os que receberam eram escravos, alguns egípcios, outros de outras nações, mas todos foram considerados como sendo filhos de Israel, ao abraçarem a primeira aliança. De igual modo não tem judaísmo na segunda aliança, o que tem é a aliança de Deus, a graça e a lei que Deus dá a todo aquele que é salvo por Ele. Paulo era contra: - Fazer gentios se tornarem judeus, a fim de fazerem parte da segunda aliança; - O fazer da lei um meio de salvação; Não tem circuncisão na segunda aliança, irmã, mas o batismo. Não tem tradição judaica, mas os puros mandamentos de Deus, aos gentios. A circuncisão deixou de ser obrigatória quando o batismo foi instituído em seu lugar. A igreja foi firmada no s pilares dos 12 apóstolos que guardavam a lei, porém, que não faziam questão da tradição dos judeus, até porque sempre viveram às margens da elite judaica, composta por fariseus, saduceus, dentre outros, não participando do fino trato de seus conjuntos de ritos, como vemos ao apanharem espigas no dia de sábado, comer sem antes lavar as mãos cerimonialmente, coisas que a tradição proibia. Embora Cristo não combatesse o judaísmo, combateu seus exageros, naquilo que dificultava a guarda dos mandamentos de Deus. (leia Marcos 7:9) E o mais problemático, é que os judeus que apareciam querendo convencer os gentios a se permitirem serem judaizados, também criam na salvação pelas obras, por meio da guarda da lei. É esta classe de judeus que tirava Paulo do sério, e não a classe de judeus sensata, como eram os próprios apóstolos, inclusive Paulo, que guardavam a lei mas sabendo que ela não é meio de salvação. Os 12 apóstolos, inclusive Paulo, sabiam que a salvação era em Cristo, sempre foi, como a Bíblia nos mostra desde Adão e Eva, quando seus filhos faziam ofertas e sacrifícios ao Senhor, Aquele mesmo quem dá de graça a salvação, onde expressavam a fé por meio do sacrifício do cordeirinho e outros animais, que desde sempre simbolizavam a Cristo (Leia Apocalipse 13:8). A teologia da GRAÇA como único meio de salvação, contraria esta idéia que pastores ensinam de que no Antigo Testamento a salvação seria lei e que por isto você tem que aboli-la para dar lugar à graça. E Paulo, irmã, morreu honrando suas raízes judaicas (Atos 25:8). Paulo não era contra o judaísmo em si (Romanos 2:29). O que Paulo não queria é que o judaísmo "privatizasse" a salvação. Os gentios estavam desobrigados de comparecer ao templo e realizar os rituais que os judeus realizavam, porque até mesmo para os judeus tais rituais não tinham mais sentido. O ato porém, dos gentios, de querer voltar aos antigos ritos ao invés de aceitar os ensinamento de Paulo e demais apóstolos sobre Cristo ter vindo justamente para substituir estes rituais que apontavam para Ele, é que colocava os gentios, então, em ponto de negação a Cristo. É por isto que Paulo já perdendo a paciência diz que aquele que quisesse se deixar de circuncidar deveriam então guardar toda a lei, inclusive a dos rituais diários e tudo mais. Porque ao invés de compreenderem que o verdadeiro cordeiro já tinha sido sacrificado e que o sacerdócio agora quem realiza é Cristo, rejeitariam este fato aceitando a oferta dos judeus de praticarem os antigos ritos, ao invés de confiar na Teologia de Paulo. Os gentios aceitando circuncidar-se e guardando toda a lei seria bem aceitos pela comunidade judaica, mas teriam decaído da graça de Cristo, uma vez que os apóstolos eram judeus que progrediram na verdade e substituíram o cerimonialismo em torno do sacrifício de animais, pela aceitação de cristo e alguns pontos da tradição, pelos ensinamentos de Cristo que harmonizavam certos pontos da lei com o amar a Deus e ao próximo, bem como fazer o bem no dia de sábado. Veja, irmã, que o esclarecimento quem dá é a Própria Bíblia em que se para entender tudo isto é necessário conhecer TODA ela profundamente e acompanhar desde o Gênesis o desenvolvimento da lei e o conhecimento da Graça de Deus. Pastores hoje, porém, ensinam que você não precisa conhecer de teologia, não precisa do antigo testamento porque perdeu a validade. Que não tem que estudar a lei porque foi abolida, só aceitar a graça NOS MOLDES COMO JURAM QUE É CORRETO e ensinam em suas igrejas. E a coisa não funciona assim, irmã, só orando a Deus e pedindo esclarecimentos, temos que estudar a Bíblia a fundo. Não é ler um verso e então esperar que Deus nos esclareça. Cada verso se esclarece pelo entendimento de TODAS as Escrituras. Um abraço.

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