sábado, 4 de março de 2017
As recomendações de Paulo acerca de dias e comida
Olá, irmão Filipe:
Podemos colocar nossas próprias idéias nos versos? Por exemplo, onde no capítulo o irmão tirou a idéia de "carne de porco"?
A palavra "carne de porco" é alguma vez citada nas cartas de Paulo?
Paulo alguma vez tratou de carne de porco?
Posso por exemplo dizer:
"Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nenhuma coisa é de si mesma imunda (...)". Em outras palavras, Paulo disse que NADA é imundo, nem carne de porco, nem carne sacrificada, NEM CARNE HUMANA, etc;"
E então justificar de que podemos cometer canibalismo? Esta é a forma correta de se interpretar e ensinar as Escrituras?
A ideia que eu trouxe para este verso, acerca das carnes sacrificadas a ídolos, é uma ideia minha, ou de Paulo? Liguei a um entendimento pessoal de minha pessoa, ou a um problema que Paulo estava enfrentando também em outra igreja?
Este entendimento sobre Paulo estar tratando de carnes sacrificadas a ídolos é um entendimento particular, ou um entendimento amplamente aceito e ensinado por teólogos das mais variadas profissões de fé?
Acerca do jejum, fiz uma pergunta, irmão:
"O verso está tratando do sábado, irmão? Não é de dias de jejum?"
O contexto não cita a palavra sábado, por que então escolher que o contexto estivesse falando de sábado, por exemplo e não de jejum, como creem alguns comentaristas bíblicos, mas que, no entanto não firmam que o verso estivesse falando de jejum sob uma sombra de certeza?
O problema envolvia comida:
"O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu." (Romanos 14:3)
E dia:
"Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente." (Romanos 14:5)
Vamos verificar se o verso está tratando de carnes IMUNDAS?
"Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes." Romanos 14:1,2
Se o problema era com carnes imundas, por que alguns estavam deixando de comer todo tipo de carne, ao ponto de comer só legumes? Outro verso?
"Bom é não comer CARNE, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça." (Romanos 14:21)
Se a dúvida era quanto a incluir o consumo das carnes imundas no cardápio, por que cristãos estavam deixando de comer toda carne, irmão?
Óbvio, irmão, de que toda carne estaria comprometida por algum motivo, segundo o pensamento daqueles cristãos.
Contexto amplo das Escrituras:
Tudo que provinha dos gentios, segundo suas práticas politeístas eram consideradas impuras, até mesmo os próprios gentios eram antes considerados impuros. Portanto, a aplicação da palavra "impura" às carnes sacrificadas a ídolos não seria estranha assim como antes não era estranha a aplicação da palavra "impuro "aos gentios.
Quanto ao entendimento sobre se tratar de dias de jejum é reforçado pelo verso:
"Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus." Romanos 14:6
No sábado se fica discutindo para ver se um cristão haverá de comer ou não comer, irmão? O que o comer ou não comer tem a ver com o sábado? Explique-me irmão!
As conclusões que tenho lido é de que (e isto é opinião de teólogos):
Os cristãos naquela localidade estariam tão preocupado de estarem fazendo algo errado ao comerem carnes possivelmente sacrificadas a ídolos, que, na dúvida, deixavam de comer carne e comiam apenas legumes. Isto se entrelaça com outra questão, acerca da determinação de um dia de jejum, para a igreja.
Seriam destes dois assuntos, carnes sacrificadas a ídolos e dias de jejum, que Paulo estaria tratando e não do sábado e carnes imundas como alguns supõem, sem base alguma no contexto ou nas demais escrituras.
Acerca de:
"Não me convenço de seguir a lei tendo por base o antigo testamento. De novo: não que a lei seja ruim. Já disse que não é. De fato, comer carne de porco e não guardar o sábado na antiga aliança era desobedecer a lei. Mas como diz em Hb 8:13: "Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar.". Tanto que o próprio Cristo era acusado de não guardar o sábado." (Filipe)
O que o verso está dizendo, irmão? Que a primeira aliança estava perto de acabar!? Ou que a lei estava perto de acabar?
E o que Cristo disse acerca da Nova Aliança, irmão? (Hebreus 8:10)
Que leis são estas a que Cristo estaria se referindo? Seria a mesma de Jeremias 31:33?
Acerca de:
"Para Jesus os mandamentos eram 2, descritos em Mateus 22:37-40 ." (Filipe)
Estes mandamentos eram uma síntese acerca da Lei, conforme sempre existiu? Ou era um conceito que revogaria e substituiria a lei, irmão?
ANTIGO TESTAMENTO:
"Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor." Levítico 19:18
ANTIGO TESTAMENTO:
Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. Deuteronômio 6:5
Cristo estava repetindo um conceito explicito na Bíblia Sagrada acerca da lei em Mateus 22:37-39, irmão?
A existência destes dois conceitos revogavam a lei no antigo testamento, irmão? E no Novo Testamento, será que revoga?
"E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo." (Mateus 19:17-19)
"Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. " (Romanos 13:9)
Na escola, quando resumíamos o conteúdo de um livro a fim de apresentar à classe, em seguida jogávamos fora o livro de onde extraímos o resumo, irmão? O resumo exclui ou substitui o livro? Ou será que o resumo APENAS resume o livro? (desculpe a redundância)
Quanto a Mateus 5:18,19, qual o sentido de cumprir que Cristo (não nós) estabeleceu acerca de suas próprias palavras?
"Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir.
Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus." (Mateus 5:17-19)
Qual o sentido de cumprir que Cristo estabeleceu para a igreja?
"Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus." (Mateus 5:17-19)
A palavra "cumprir" aplicada a Cristo, tem sentido de "completar", "encher". Não de "terminar", "abolir", "revogar", contrariando o próprio verso.
Paulo também repete:
"Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei." Romanos 3:31
Paulo assim procede:
"Mas ele, em sua defesa, disse: Eu não pequei em coisa alguma contra a lei dos judeus, nem contra o templo, nem contra César." Atos 25:8
E qual foi a atitude de Paulo em solo gentio, no dia de sábado, irmão?
Jesus, igualmente, ia às sinagogas todos os sábados pregava acerca de si mesmos aos judeus, convencia a alguns, mas fazia isto somente para ganhar outros para si e não em respeito ao mandamento?
Por que se haveria de entender que a atitude de Paulo seria diferente da de Cristo, bem como das mulheres que visitaram seu túmulo? (Lucas 23:56)
Acerca de:
"Em Mateus 12:8, "Pois o Filho do homem é Senhor do sábado", Jesus põe a si mesmo acima da guarda do sábado" (Filipe)
Em que sentido, irmão Filipe? De que Ele é o Criador do sábado (João 1:3) e que portanto ninguém melhor do que ele sabia a forma correta de guardar o sábado?
Cristo também diz que o sábado foi feito POR CAUSA do homem, e não o homem por causa do sábado. Mesmo assim, o homem estava livre para transgredir este mandamento?
"Seis dias o colhereis, mas o sétimo dia é o sábado; nele não haverá. E aconteceu ao sétimo dia, que alguns do povo saíram para colher, mas não o acharam. Então disse o Senhor a Moisés: Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis?" (Êxodo 16:26-28)
Isto ocorreu ANTES da entrega da lei escrita aos descendentes de Abraão no Sinai! O qual é dito:
"Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis." (Gênesis 26:5)
E qual foi o exemplo de Cristo acerca do sábado, irmão? Ensinou a revoga-lo!? Ou a fazer o bem neste dia? Qual foi o exemplo de Deus acerca do sábado, na Criação? (Gênesis 2:2-3)
Deus alguma vez deixou de servir a humanidade no sábado? Sacerdote alguma vez deixou de trabalhar em prol da salvação do povo no sábado? Alguma vez Deus deixou faltar o alimento no sábado? As plantas deixam de dar frutos no sábado, irmão? Como o maná que precisava ser colhido?
Praticar a colheita no dia de sábado, sua estocagem, carregamento e venda no dia de sábado é o mesmo que erguer a mão e apanhar de uma fruta para se alimentar no dia de sábado, irmão?
Era a tradição dos Judeus? Ou era a Bíblia que pregava o exagero de que apanhar de uma espiga era o mesmo que praticar a colheita e o carregamento?
Jesus em Em Mateus 12:8, diz que é Senhor do sábado conferindo autoridade para saber o que é correto ou não fazer neste dia? Ou para dizer que poderia desprezar o sábado que Ele próprio criou bem como permitir que seus apóstolos o transgredisse?
Quando o povo transgredia o sábado, Deus dizia que estava tudo bem porque Ele era senhor do sábado?
Os apóstolos estavam transgredindo o sábado ao apanhar espigas, assim como Cristo estava transgredindo o sábado ao realizar curas neste mesmo dia? Eram os mandamentos que diziam que carregar a própria cama equivalia ao antigo ato de desobediência de levar cargas para dentro da cidade?
Cristo estava revogando o mandamento do sábado, ou dando uma permissão para transgredi-lo contrariando o que disse sobre não ter vindo para revogar a lei ou os profetas, irmão?
Quanto ao assunto dos gentios:
O problema era de os gentios serem judaizado segundo a TRADIÇÃO dos judeus? Ou o problema era serem "judaizados" (entre aspas) acerca da mesma lei contida na Bíblia que liam com os judeus todos os sábados nas sinagogas?
Se o problema era este, por que no primeiro concilio em Atos continuou se deixando o aprendizado da lei de Moisés, por parte dos gentios, às sinagogas em cada sábado?
Não faz sentido, irmão! Se a preocupação de Paulo não fosse outra senão serem judaizados, no sentido que os judeus eram bem reconhecido, por suas tradições, o primeiro ato de Paulo seria não permitir que gentios continuassem indo às sinagogas.
E realmente, irmão, não há por que uma cultura em outra nação assimilar a tradição de outra cultura como termo para se fazer parte de qualquer aliança! Mas não a lei de Deus, irmão, que é pura e vinda do próprio Deus, conforme a SUA própria vontade e não a dos judeus.
Deixo ao irmão um texto que mostra que a lei de Deus é para todos, independente da origem étnica e acima de qualquer tradição. Este texto está em Isaías 56:4-7.
Devemos guardar a lei como Cristo guardou (no sentido de amar a Deus e ao próximo) e guardar o sábado como ele guardou e ensinou (no sentido de fazer o bem). Como resultado de quem foi alcançado pela graça de Deus e não como um meio de salvação.
"Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados." (1 João 5:3)
Um abraço.
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