quarta-feira, 8 de março de 2017
Deus não permite nenhum tipo de trabalho no sábado?
Olá, irmão Rafael, no contexto do Êxodo:
"mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades." Êxodo 20:10
Obra se refere a um trabalho dedicado a si mesmo, aquelas obras que temos 6 dias à disposição para fazer (Êxodo 20:9). Como sabemos disto? Conforme Deus vai ampliando seus conceitos sobre o sábado logo em seguida, conforme Moisés escreve para o povo.
Por exemplo, em seguida, na lei, lemos que aos sábados o sacerdote continuava executando seu trabalho e mais a frente vemos Deus encarregando o sacerdote de ainda mais tarefas no dia de sábado.
Recapitulando, o primeiro entendimento passado por Deus, na lei é de que eu e você não devemos trabalhar no sábado! Em seguida nos dá o entendimento de que há certo tipo de obra que pode ser realizado no sábado, como o dos sacerdotes. Também víamos os levitas correndo para baixo e para cima a fim de fazer os preparativos para o culto e os sacrifícios de animais no sábado.
Neste ponto já entendemos que o sábado permite trabalhos relacionados ao culto e à evangelização.
No sábado, soldados eram colocados para vigiar as portas de entrada de Jerusalém, para que nenhuma mercadoria entrasse, justamente para guardar o sábado.
Os oficiais que trabalhavam na guarda e mantinham a ordem, também trabalhavam no sábado em israel e todos em um sistema de revezamento, mantendo o estritamente necessário.
Isto mostra que é lícito trabalhar no sábado para proteção, tanto do próprio sábado, quanto dos irmãos.
A Bíblia apresenta verdades de uma forma progressiva, irmão!
De forma didática, em um contexto em que Deus tinha passado por uma experiência ruim com o povo, onde em Êxodo 16:26-30 o povo guardou o sábado de forma toda errada, Deus teve que começar cortando todo tipo de trabalho no sábado. A partir daí, Deus então vai ensinando acerca dos tipos de trabalhos que seriam lícitos de serem feitos no sábado, de forma gradativa e segundo as oportunidades surgiam.
O sentido primordial do sábado é dedicá-lo ao Senhor e por isto, não o dedicamos a nós mesmos, isto está em Isaías 58:13:14;
A circuncisão, também era feita no sábado, bem como nestes dia também se realizavam certas comemorações. E chegou um tempo em que se levavam os coxos e aleijados para o centro da congregação, atendia-se os enfermos em suas tendas, resgatava-se um animal que caía em um buraco, no dia de sábado. Dava-se banho em um idoso que havia vomitado e limpava-se seus aposentos. Apagava-se algum incêndio que ocorria em alguma tenda.
Isto porque, irmão, já se considerava que, obviamente, Deus não estava se referindo a estas coisas quando deu a ordem de não trabalhar no sábado. Todos entendiam que se tratava de uma cessação das atividades que executavam como meio de GANHAR A VIDA, os quais poderiam deixar de executar no dia de sábado, fazendo-o nos demais dias da semana. Bem como concertos, manutenções e outras coisas não emergenciais/essenciais.
Os israelitas, então, guardavam o sábado sem prejuízo ao que era essencial/necessário em meio a um deserto duro onde nem sempre as coisas no sábados saíam como o planejado.
Procurar pessoas que se perderam, ou buscar pessoas no deserto que se acidentaram, todas as possibilidades que o irmão puder pensar, ocorriam também no dia de sábado com os israelitas.
Isto só começou a mudar depois da volta do povo de Israel do cativeiro na Babilônia, onde, com melhores condições e com mais medo de voltarem a sofrer maior castigo de Deus, criaram um conjunto de regras para se guardar o sábado, onde se passou a proibir muitas daquelas coisas que antes eram vistas como normais de serem atendidas no dia de sábado. Chegamos então aos tempos de Cristo e à interessante questão das espigas colhidas pelos apóstolos, bem como outras como a de carregar a própria cama, cuspir no chão, andar certa distância e curar no dia de sábado.
Assim, o abster-se do trabalho no sábado não anula o clima de solidariedade que deve haver em uma nação governada por Deus, inclusive neste dia. Cristo veio para resgatar este sentimento que estava perdido, ensinando a lei no sentido de amar a Deus e ao próximo e a guarda do sábado no sentido de fazer o bem.
Um abraço.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.