quarta-feira, 22 de março de 2017

Nabucodonosor e a saúde dos hebreus

Olá, irmão Douglas, Nabucodonosor havia feito algum teste antes com os amigos de Daniel?

A inteligência e saúde nata de Daniel e seus amigos eram derivadas do estilo de vida saudável que levavam, em conformidade com os ensinamentos de Deus.

E a Bíblia é clara, irmão:

"Então se examine diante de ti a nossa aparência, e a aparência dos jovens que comem a porção das iguarias do rei; e, conforme vires, procederás para com os teus servos.
E ele consentiu isto, e os experimentou dez dias. E, ao fim dos dez dias, apareceram os seus semblantes melhores, e eles estavam mais gordos de carne do que todos os jovens que comiam das iguarias do rei." Daniel 1:13-15

Eu não sei por que o irmão está pegando trechos isolados e ignorando todo o resto do contexto!

Qual era a literatura dos amigos de Daniel, irmão?

"E em toda a matéria de sabedoria e de discernimento, sobre o que o rei lhes perguntou, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos astrólogos que havia em todo o seu reino." Daniel 1:20

Daniel, igualmente irmão, herdou a sabedoria de Deus, por muito estudar a Sua Palavra! A sabedoria vinda de Deus e que agraciou especialmente Salomão, se tornou ativa entre o povo hebreu.

Daniel e seus amigos eram mais saudáveis física e intelectualmente, por darem ouvidos às recomendações do Senhor!

Nos 10 dias de testes os amigos de Daniel se restabeleceram em sua saúde, após terem sido levados ao cativeiro.

Os jovens adventistas hoje, por exemplo, tem os melhores desempenhos nos exames e os adultos vivem mais e com mais saúde do que o restante do planeta.

Qual o conceito que os pais tem sobre a alimentação das crianças desde sempre? Que tem que comer bastante legumes para ficar forte e saudável? Que ficar comendo doce e tomando sempre  refrigerante na infância vai atrapalhar até no desenvolvimento da inteligência da criança?

E quanto ao adulto? Gordura hidrogenada no cérebro, irmão, colesterol, hipertensão, diabetes, doenças degenerativas e até câncer, são evitados com o hábito de uma dieta saudável e estamos no ano 2.000 já plenamente consciente disto, irmão!

E o irmão não é como os irrazoáveis,  de modo que o irmão sabe muito bem destas coisas!

As carnes que vendiam no açougue judeu, eram carnes de animais limpos, ainda que algumas possivelmente sacrificadas a ídolos. Não entrava carne impura no açougue. Também observavam se o animal havia sido devidamente degolado. Nos tempos de Cristo mantinham a mesma higiene própria do povo judeu. De modo que se havia alguma carne segura, esta era a consumida e vendida nos mercados judeus.

De modo que fora a preocupação com ter sido sacrificada a ídolo, a carne era plenamente segura!

Então não foi apenas a questão da idolatria que ocorria na mesa do rei, que preocupava os amigos de Daniel:


"E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar. Daniel 1:8

Aquela não era a comida e a bebida com que estavam habituados e os jovens sabiam que Deus proibia muitas das coisas que eram colocadas na mesa do rei.

Os amigos de Daniel se referiam à impureza dos próprios alimentos conforme condenados por Deus na lei e não apenas uma participação em idolatria.

Deus os recompensou com mais saúde e inteligência, por darem ouvidos às recomendações de Deus escritas na Sua Palavra.

E hoje, irmão, stress, ansiedade, insônia e muitas outras doenças são influenciadas também pelo estilo de vida e alimentar que levamos. Na época de Daniel e seus amigos "não existiam" estas coisas, porque levavam uma vida mais próximo da natureza, fazendo orações, confiando em Deus, tendo uma alimentação mais saudável, praticando exercícios enquanto trabalhavam. Lendo a Bíblia, se dedicando à religião, socializando-se com seus parentes e irmãos do bairro. Reunindo com todos as sábados. Por isto os jovens se despontaram diante do rei em saúde, sabedoria e discernimento.

Um abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.