segunda-feira, 6 de março de 2017
O juízo pré-advento e a situação dos salvos em Cristo
Claro, irmão Cezar, Cristo é sumo sacerdote, inculpável e quem adquiriu o direito de ministrar no santuário em nosso favor, Ele tem direito e privilégio de andar por todo o santuário, diferente do que ocorria com o sacerdote terrestre:
"Disse, pois, o Senhor a Moisés: Dize a Arão, teu irmão, que não entre no santuário em todo o tempo, para dentro do véu, diante do propiciatório que está sobre a arca, para que não morra; porque eu aparecerei na nuvem sobre o propiciatório." Levítico 16:2
No que o fato de Cristo ser empossado como Sumo Sacerdote, assentando-se ao lado de Deus revoga os trabalhos que à partir de então realizaria, irmão? Arão igualmente, ao inaugurar o santuário, não teve que adentrar ao santíssimo?
Toda vez que a tenda móvel era armada, não era o sumo-sacerdote quem ia ao santíssimo preparar os móveis para os rituais?
Quanto ao julgamento da casa de Deus, irmão, então é necessário fazer alguma coisa com a tradução das Bíblias que temos em mãos, onde se diz claramente:
"Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal." 2 Coríntios 5:10
"Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo." Romanos 14:10
"Porque já é tempo que comece o julgamento PELA CASA DE DEUS; e, se primeiro começa por NÓS, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus?" 1 Pedro 4:17
Mais claro do que o sol ao meio dia irmão!
Nosso sacerdote e advogado, diante do qual compareceremos segundo o que ensina Paulo:
"E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa," Hebreus 10:21,22
"Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo." 1 João 2:1
O que se entende destes versos, irmão? De que Pedro e Paulo está falando dos ímpios?
Assim, os irmãos é que precisam corrigir esta teologia que ensina de que ali estaria se tratando do julgamento dos ímpios! De modo algum estes versos podem ser entendidos como se estivessem falando dos ímpios!
Mensagem de Deus à igreja, no tempo do fim:
"Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas." Apocalipse 14:7
Repetição do conceito da adoração ao Deus criador:
"Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas." Apocalipse 4:11
Referência a Cristo:
"O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele." Colossenses 1:15,16
O temei a Deus é o mesmo temor exigido e que encontramos representado em Levítico 23:29, acerca de um juízo que ocorria sobre a casa de Israel.
Este juízo era feito por meio do Sumo-sacerdote e que representava a Cristo.
Este juízo, irmão, está centrado na pessoa de Cristo como Sumo-sacerdote! A função dos sacerdotes e do sumo-sacerdote eram de fazer a intercessão pelo povo. Nisto, Cristo é nosso advogado diante de Deus, é por isto que temos a Cristo no santuário, para interceder em favor do povo.
Deus há de julgar todo o mundo e decidiu fazer isto por meio de Cristo. Não temos que temer o juízo uma vez que já fomos perdoados, onde Cristo fez tudo que era necessário à nossa salvação. Assim, comparecemos ao tribunal por meio de Cristo, já justificados perante Deus, segundo o trabalho que Cristo realizou na primeira fase de seu ministério e continua realizando em conjunto com o juízo na segundo fase do seu ministério.
Acerca do chifre pequeno e dos demais que também passam por um juízo e que não aceitaram ou rejeitaram a Crito, aí a coisa é diferente, não há intercessão, nem justificação para estes. Estes não tem a Crito como intercessor nem advogado, restando a estes somente um julgamento para condenação.
A Doutrina do juízo mostra de forma ampla a forma como Deus lida com o pecado e o pecador. A fase de juízo investigativo nos ensina o processo pelo qual os justos passam a fim de receberem a redenção conquistada por Cristo na cruz.
Todo o juízo investigativo está centrado na pessoa de Cristo e nos trabalhos para garantir os direitos dos salvos conseguidos graças ao sacrifício de Cristo na Cruz, para remissão de nossos pecados.
Assim, a doutrina do juízo pré-advento ensinada pelos Adventistas do Sétimo Dia, de forma alguma tira a certeza da salvação daqueles que aceitaram e PERMANECERAM em Cristo.
"Portanto, agora nenhuma CONDENAÇÃO há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito." Romanos 8:1
O verso diz que não existe julgamento para os justos?! Ou que não existe CONDENAÇÃO para os justos?
Um abraço.
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