sábado, 18 de março de 2017
A interpretação antinomista
"Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei." Romanos 3:31
"Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;" Hebreus 8:10
"Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus." Mateus 5:18,19
"Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus;" Romanos 7:22
"E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom." Romanos 7:12
De forma tendenciosa, além destes, dentre outros verso, não incluem a carta de Tito no estudo sobre a vigência da lei!
"Acompanha com muito cuidado Zenas, doutor da lei, e Apolo, para que nada lhes falte." Tito 3:13
Por que precisariam de um doutor da lei?
Tito equilibra fé e obras da lei, no que conclui:
"Fiel é a palavra, e isto quero que deveras afirmes, para que os que crêem em Deus procurem aplicar-se às boas obras; estas coisas são boas e proveitosas aos homens. Mas não entres em questões loucas, genealogias e contendas, e nos debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs. Ao homem hereje, depois de uma e outra admoestação, evita-o," Tito 3:8-10
Cristo:
"E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos." Mateus 19:17
"Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas." Apocalipse 22:14
"Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus." Apocalipse 14:12
Interpretam as firmações de Paulo em contrário às conclusões de Jesus, Tito e João e igualmente Pedro, que assim recomendou juntamente com Paulo aos gentios no primeiro concílio:
"Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue, e cada sábado é lido nas sinagogas." Atos 15:21
Costume dos gentios:
"E, saídos os judeus da sinagoga, os gentios rogaram que no sábado seguinte lhes fossem ditas as mesmas coisas... E, despedida a sinagoga, muitos dos judeus e dos prosélitos religiosos seguiram Paulo e Barnabé; os quais, falando-lhes, os exortavam a que permanecessem na graça de Deus.E no sábado seguinte ajuntou-se quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus." Atos 13:42, 44
No que me pergunto, por que os abolicionistas da lei, não interpretam estes versos de Paulo da mesma forma como interpretam as várias igrejas tradicionais cristã?
Será que nunca pegaram um livro teológico, reformado, ou outro qualquer a fim de saberem que o ato de entender os versos de Paulo como que abolindo a lei é uma escolha?
Esta interpretação que antinomista fazem em cima dos versos de Paulo são totalmente contrárias ao restante das Escrituras. E assim insistem em interpretar e ensinar da forma como convém, ignorando toda a vasta literatura que há construída sobre estes versos.
Um abraço.
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