segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Sábado - Um sinal entre Deus e o SEU povo.





A pergunta que se faz é:

O sábado pode servir como sinal de identificação do povo de Deus? E quanto ao Espírito Santo.

Jesus realmente prometeu mandar um consolador:

"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;" (João 14:16)

Mas Deus já, antes, selava os seus :

e lhe disse: "Percorra a cidade de Jerusalém e ponha um sinal na testa daqueles que suspiram e gemem por causa de todas as práticas repugnantes que são feitas nela". (Ezequiel 9:4)

O Espírito Santo não é este selo:

Matai velhos, jovens, virgens, meninos e mulheres, até exterminá-los; mas a todo o homem que tiver o sinal não vos chegueis; e começai pelo meu santuário. E começaram pelos homens mais velhos que estavam diante da casa.

Assim está escrito no livro de Ezequiel:

“Também lhes dei os meus sábados como um sinal entre nós, para que soubessem que eu, o Senhor, fiz deles um povo santo.” (Ezequiel 20:12)

“Contudo, os israelitas se rebelaram contra mim no deserto. Não agiram segundo os meus decretos, mas rejeitaram as minhas leis, sendo que aquele que lhes obedecer viverá por elas, e profanaram os meus sábados. Por isso eu disse que derramaria a minha ira sobre eles e os destruiria no deserto.” (Ezequiel 20:13)

“porque eles rejeitaram as minhas leis, não agiram segundo os meus decretos e profanaram os meus sábados. Pois os seus corações estavam voltados paras os seus ídolos.” (Ezequiel 20:16)

“‘Mas os filhos se rebelaram contra mim: Não agiram de acordo com os meus decretos, não tiveram o cuidado de obedecer às minhas leis, sendo que aquele que lhes obedecer viverá por elas, e profanaram os meus sábados. Por isso eu disse que derramaria a minha ira sobre eles e lançaria o meu furor contra eles no deserto.” (Ezequiel 20:21)

“porque não obedeceram às minhas leis, mas rejeitaram os meus decretos e profanaram os meus sábados, e os seus olhos cobiçaram os ídolos de seus país.” (Ezequiel 20:24)

“Você desprezou as minhas dádivas sagradas e profanou os meus sábados” (Ezequiel 22:8)

“Também me fizeram isto: ao mesmo tempo contaminaram o meu santuário e profanaram os meus sábados.” (Ezequiel 23:38)

Desde sua entrega, o sábado tem sido usado como um sinal:

“Diga aos israelitas que guardem os meus sábados. Isso será um sinal entre mim e vocês, geração após geração, a fim de que saibam que eu sou o Senhor, que os santifica” (Êxodo 31:13)

O sinal sempre existiu, porém, tanto em Ezequiel como no apocalipse este sinal foi evidenciado para que nem homens, nem anjos tocassem no povo santo.

O Espírito Santo serve como sinal de identificação daqueles que aceitaram a Jesus. O sábado um sinal daqueles que permaneceram fiéis a Deus. Porém, dentre os dois, o sábado é o que possui as características de um selo. O sábado é um sinal de fidelidade.

Vai além de um simples sinal que identifica uma propriedade. O sábado indica não apenas que Deus tomou posse de SEU povo, mas também, que o povo aceitou a esse Deus como Senhor.

Deixemos o Espírito Santo no papel de Divindade e o sábado no papel de selo entre Deus e o seu povo, como sempre foi, desde a fundação do mundo.

Atenciosamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.