sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Mas afinal de contas, o selo de Deus é o Sábado ou o Espírito Santo?

Muitos cristãos em sua sinceridade, tem acreditado que o Espírito Santo é o selo descrito no livro de apocalipse. Esta afirmação se dá com base principalmente no seguintes versículos:

"Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa." (Efésios 1:13)

"E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção." ( Efésios 4:30)

Ora! Se este versículo é visto como prova de que o selo de Deus é o Espírito Santo, então os que acreditam em tal coisa, terão um problema, porque terão que aceitar também o sábado como selo pois assim diz a Bíblia:

"Guarde o mandamento com cuidado e sele a lei entre os meus discípulos." (Isaías 8:16)

Perceba que o contexto de Isaías 8 trata também de um período de tribulação, assim como no livro de Ezequiel e no livro de apocalipse. Mostra também uma intervenção divina onde Deus separa os seus, selando-lhes algo, antes que o castigo sobrevenha ao povo:

"Continuem a fazer o mal, ó nações, e vocês serão destruídas! Escutem, terras distantes: Ainda que vocês se preparem para o combate, serão destruídas! Sim, mesmo que se preparem para o combate, vocês serão destruídas!" (Isaías 8:9)

Sinalizando um período de grande aflição:

"Depois olharão para a terra e só verão aflição, trevas e temível escuridão, e serão atirados em densas trevas." (Isaías 8:22)

Desta forma percebemos que tanto em Isaías 8:16, como em Ezequiel 9:4 e Apocalipse 7:4, Há períodos críticos onde Deus usa um selo para distinguir SEU povo fiel, com intuito de protegê-los:

Mas veja o detalhamento que a Bíblia nos dá sobre o selo:

"E olhei, e eis que estava o Cordeiro sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que em suas testas tinham escrito o nome de seu Pai." (Apocalipse 14:1)

Afinal, qual é o nome do Pai?

"E eu apareci a Abraão, a Isaque, e a Jacó, como o Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome, o SENHOR, não lhes fui perfeitamente conhecido."

Mas que selo de propriedade e proteção é este que contém o nome do Pai?

"Guardareis os meus sábados, e o meu santuário reverenciareis. Eu sou o SENHOR." (Levítico 19:30)

"Guardareis os meus sábados, e reverenciareis o meu santuário. Eu sou o SENHOR." (Levítico 26:2)

"Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica." (  Êxodo 31:13)

"Cada um temerá a sua mãe e a seu pai, e guardará os meus sábados. Eu sou o SENHOR vosso Deus." (  Levítico 19:3)

"E também lhes dei os meus sábados, para que servissem de sinal entre mim e eles; para que soubessem que eu sou o SENHOR que os santifica." (Ezequiel 20:12)

"E santificai os meus sábados, e servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o SENHOR vosso Deus." (Ezequiel 20:20)

"e lhe disse: "Percorra a cidade de Jerusalém e ponha um sinal na testa daqueles que suspiram e gemem por causa de todas as práticas repugnantes que são feitas nela".

"E aos filhos dos estrangeiros, que se unirem ao SENHOR, para o servirem, e para amarem o nome do SENHOR, e para serem seus servos, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem a minha aliança," (Isaías 56:6)

"Por isso guardareis os meus mandamentos, e os cumprireis. Eu sou o SENHOR. E não profanareis o meu santo nome, para que eu seja santificado no meio dos filhos de Israel. Eu sou o SENHOR que vos santifico; Que vos tirei da terra do Egito, para ser o vosso Deus. Eu sou o SENHOR." (Levítico 22:31-33)

Mas será que no mandamento o Sábado cumpre todas as exigências? 

"Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhum trabalho nele, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro que está dentro de tuas portas; para que o teu servo e a tua serva descansem como tu; Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o SENHOR teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; por isso o SENHOR teu Deus te ordenou que guardasses o dia de sábado." (Deuteronômio 5:14-15)

"mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades. Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o Senhor abençoou o sétimo dia e o santificou." (Êxodo 20:10-11)


Nome: Eu sou o SENHOR ;
Formação: Deus;
Profissão: Criador; 
Domínio: Céus, terra, mar e tudo o que neles existe.
Servos: Homens libertos;

Sábado! O selo colocado sobre a criação.

"No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou. Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que realizara na criação." (Gênesis 2:2-3)

(Sr. Adventista)


9 comentários:

  1. Quanta bobagem...isso é forçar a palavra de Deus! se o sábado é o selo de Deus, então pessoas que estão em outras igrejas não podem ser salvas, e a doutrina adventista reconhece que haverá pessoas salvas em varias denominações. Você pode guardar toda a lei, mas sem o selo do Espirito Santo não é nada! eu sou Batista do 7º Dia, guardo o sábado por amor a Deus e por ser selado com seu Santo Espirito, mas nunca o vejo como selo, apenas um sinal. Fui adventista por 20 anos e por essas e outras vejo uma igreja sem amor fraternal, que só aos sábados um irmão se preocupa com o outro durante a semana nada! Hj na IBSD encontrei amor Cristão e o verdadeiro sentido de guardar os mandamentos de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão webmaster, quem foi que disse que o Espírito Santo não é nada?

      O Espírito Santo é sim um selo que indica de que uma pessoa pertence a Cristo.

      "E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção." Efésios 4:30

      E guardar mandamentos não salva ninguém!

      O sábado é um selo de reconhecimento de que Deus é o nosso criador segundo Êxodo 20:10-11 e de que é Deus quem nos santifica e não a Lei, segundo Ezequiel 20:20. É também uma forma de agradar a Deus segundo Isaías 58:13-14. É o dia cujo Senhor é Cristo segundo Mateus 12:8.

      E como o amigo pode encontrar os seus irmãos e se reunirem se não tiverem um dia específico onde todos possam se encontrar? E como poderão louvar a Deus e fazer seus cultos em congregação, se não tiverem um dia exclusivo para isto?

      Então quando encontramos um povo que se reúne no sábado para adorar ao Seu Deus, para nós isto é um sinal de que ali estão os filhos de Deus.

      E qual a importância deste selo? Deste laço que nos une a Deus? Porque o sábado é isto, nos levar a uma profunda comunhão com Deus na companhia de nossos irmãos.

      Imagine um pai, que trabalha dia e noite para dar do bom e do melhor para seus filhos. Dão de comer, de beber, de vestir e uma casa para se abrigarem.

      Mas veja que seus filhos inicialmente o visitava toda semana, mas certo dia, passaram a visitá-lo uma vez no mês, em seguida uma vez no ano e então deixaram de visitar o seu pai.

      Mesmo assim, este pai continuou provendo as suas necessidades.

      Então pergunto!

      Parece moralmente correto desprezar um pai desta maneira?

      Veja que seus filhos podem ligar para ele várias vezes na semana, quando estão com problemas, dizer que o ama. Mas isto não cobre a falta que faz a uma pai a presença dos filhos.

      Aquele dia especial na semana que dedicamos especialmente àquele pai que cuida de todas as necessidades, pode parecer o dia mais importante para ele, pois é o único dia em que ele pode ter toda a sua família reunida, com todos os seus filhos, agradecendo-o por tudo que seu bondoso pai fez por ele durante toda a semana.

      A fidelidade dos filhos de deixar as coisas diárias e colocar seu amoroso pai, em primeiro lugar, torna-se um sinal, um forte laço de comunhão entre Deus e a SUA família.

      Deus aproveita este dia para nos abençoar ainda mais e nos santificar. É também um presente, onde podemos descansar de todas as tarefas da semana e receber um afago todo especial do Deus que nos sustenta.

      E por que o sábado e não o domingo?

      Ora porque o sábado foi o dia escolhido por Deus, se uns guardam o sábado, outros o domingo e outros uma sexta, Deus jamais poderá ter toda a sua família reunida pelo menos por um dia à cada semana.

      Um esposos custa ficar 7 dias fora de casa, longe da mulher e de seus amados filhos. Achamos que por ser Deus, ELE não tenha esta mesma vontade de estar conosco a cada semana.

      Mas deus criou um dia todo especial, no final da semana, para estar junto com Adão, Eva e seus filhos, onde Deus compareceria para ser adorado por todas as criaturas humanas, uma honra tão grande que não há como se expressar, o de receber a visita do próprio Deus, a cada semana e poder conversar com ELE face a face.

      (...)

      Excluir
    2. O pecado mudou os planos, mas não mudou a vontade de Deus, em ter seus filhos reunidos, deixando suas tarefas diárias, para estar na companhia de Deus e de seus irmãos, por isto temos o sábado e alguns tem o domingo.

      Mas devido a ter havido uma mudança, por parte da humanidade, quanto ao dia de guarda, hoje a família de Deus se encontra dividida. Mas não podemos ter dúvidas, de qual é o dia que Deus separou para estar conosco, uma vez que o sábado foi o dia em que Deus escolheu, abençoou e santificou (Gênesis 2:3).

      Deus está sempre conosco em cada dia da semana, mas receber a visita de um filho num dia e outro filho no outro, não é a mesma coisa de ter a família reunida e em côro de voz, louvando ao Seu Santo Nome.

      Portanto o sábado é como um laço de união, um selo, um sinal, que agrupa todos os filhos de Deus.

      Quando O adoramos no dia de sábado, dizemos, Este é nosso Pai, enquanto Deus diz, estes são os meus filhos.

      Agora o fato de alguns filhos guardarem o sábado ou o domingo, não fará com que Deus despreze a um ou a outro. Embora Deus se desagrade de que seus filhos deixem o sábado para se reunirem em outro dia da semana, ELE aceita a sinceridade daqueles que crêem do fundo do coração ser o domingo o verdadeiro dia de guarda e igualmente se alegra com estes como se estivessem a guardar o verdadeiro dia.

      Agora se conhecemos qual é o verdadeiro dia de guarda, mas guardamos o domingo por amor a nossos outros irmãos enganados que guardam o domingo, aí estamos colocando nossos irmãos acima de Deus. Antes importa agradar a Deus do que agradar aos irmãos, por causa de uma religião que guarde o domingo.

      Mas não cabe a nós julgar, cada um dará conta de si a Deus. Sabemos quais são os mandamentos de Deus e as conseqüências de não atender à vontade de Deus.

      Se eu coloco a vontade de Deus acima da minha própria vontade, com certeza guardarei SEUS mandamentos, para não desagradar ao Deus que sabe o que é melhor para nós.

      Jesus trabalhava toda a semana, mas o sábado possibilitava a ELE deixar seus afazeres diários para ter uma comunhão com Deus sem interrupção. No sábado, cristo honrou a aliança Dele próprio com a humanidade, atendendo aos necessitados e fazendo diversos milagres.

      (...)

      Excluir
    3. Deus separou um dia para que pudéssemos exercer a nossa religiosidade e fazer a caridade que não é possível nos outros dias por estarmos trabalhando para garantir o sustento de nossas famílias.

      Sem o sábado a Lei perderia muito do seu sentido, porque não haveria dia livre para pregar, nem ajudar os necessitados, pois o trabalho nos toma todas as horas e energias do dia.

      Nos demais dias da semana, somos como Jesus carpinteiro, dedicado às suas tarefas e responsabilidades, mas no sábado somo como o Jesus pregador, o bom samaritano, e Paulo, e Pedro.

      Mas veja que todos estes valores, o próprio Deus agregou ao sábado, como memorial da criação, memorial da libertação de SEU povo do Egito, memorial de que Deus é quem nos santifica, de que ELE é o nosso Senhor. Por isto Deus sempre fez tanta questão do sábado.

      Louvar e reverenciar a Deus é uma sinal de que O aceitamos como nosso Deus.

      Hoje, até mesmo os nãos cristãos podem guardar 9 mandamentos. Não matar, não furtar, não adulterar. Muitas pessoas ditas honestas na sociedade, guardam estas coisas, mas somente aqueles que se reúnem toda semana para referenciar, louvar e santificar o nome de Deus, se destacam entre os demais, pois o sábado é um convite para cada cristão se levantar e confessar o Deus em quem ELE acredita.

      Quando colocamos o sábado acima até mesmo do trabalho, dizemos que nosso Deus é mais importante. Esta fidelidade no pensar e no agir, são como um selo, que garante de que o Maior Mandamento é prioridade em nossa vida, e qual é este mandamento?

      "E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
      Este é o primeiro e grande mandamento." (Mateus 22:37-38)

      E manifestamos isto no sábado quando deixamos todas as outras coisas de lado, para amar e louvar a Deus com toda a nossas alma e com todo o nosso pensamento, reunidos com todos os nossos irmãos com um mesmo intuito, de santificar o nome de Deus através de tudo que temos.

      Excluir
    4. Web master parabéns! É triste que alguns adventistas tentao força as escrituras. Não se preocupando que mais além vão ter que se explicar.

      Excluir
    5. Web master parabéns! É triste que alguns adventistas tentao força as escrituras. Não se preocupando que mais além vão ter que se explicar.

      Excluir
    6. Olá, irmão Paulo, a pergunta é:

      Na sua opinião, forçam muito por estudar e conhecer, ou por pouco estudar e pouco conhecer.

      Medite nisto querido irmão. A maioria do que estão hoje dentro do adventismo não tiveram oportunidade de estudar a Bíblia em suas antigas igrejas.

      É sempre um conhecimento maior da Bíblia que tem trazido pessoas cristãs e não cristãs e até mesmo ateus para dentro da igreja adventista.

      Pense nisto com carinho.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.