sexta-feira, 3 de agosto de 2012

A história que ninguém contou - Os Valdenses




42 comentários:

  1. Boa tarde, sr.adventista. Estou aqui a chegar a um capítulo interessante do tal livro. Jesus veio para nos salvar de quê, precisamente? Antes de dar uma resposta aceitável, o autor discorre sobre o pecado original. Parece que Jesus nunca se referiu a esse pecado e que a história do Génesis não é tão antiga como se dá a entender pela sua colocação na Bíblia.Os judeus já tinham sido exilados para a Babilónia quando surge tal texto como explicação para as vicissitudes porque estavam passando. Segundo a Igreja Católica, Adão não é um nome próprio mas refere-se aos primeiros homens.O autor ainda se debruça sobre a questão do pecado original no Velho Testamento e apercebe-se que esse tema não é focado (somente no Génesis). Além disso,aponta diversos versículos no A.T. que atiram a responsabilidade dos atos para as próprias pessoas que os cometem, por exemplo, Deuteronómio,24,16 ou Jeremias 31, 29-30. Antes de eu passar à frente e descobrir a conclusão do autor, diga-me qual é a posição do adventismo a este respeito.
    Apesar destas leituras, a ação é que conta: a cultura pouco ou nada é sem o Amor ao Próximo.Com amizade, até à próxima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Jesus veio para nos salvar de quê, precisamente?"

      Segundo meus estudos, Jesus veio para nos salvar da condenação de morte, o único possível destino para pecadores. Em outras palavras, Jesus veio para nos salvar da justiça de Deus, como um advogado que apela para o supremo tribunal. A questão é que o próprio Deus mandou a Jesus para que isto ocorresse.

      Fato parecido se dá com Moisés no monte quando recebe os mandamentos. Quando Deus ameaça descer e destruir todo o povo que acabara de sair do Egito, por sua rebelião, então Moisés apela para Deus pedindo que também tirasse seu nome do livro da vida.

      De fato Deus nunca quis destruir os homens, por isto providenciou, Jesus para nos salvar, e Moisés para tardar o cair de sua pesada mão. Moisés pagou um alto preço, porque não pôde entrar na cidade de canaã e Deus o castigou fezendo-o contemplar as coisas maravilhosas que ele não usufluiria.

      Satanás se viu então no direito de tomar Moisés para si, o mesmo Moisés que um dia havia pedido para ter seu nome riscado entre os salvos e que Deus então castigara, não permitindo que entrasse em canaã.

      Mas então Deus mostra seu amor e misericórdia equivalentes a SUA justiça e envia Miguel Arcanjo, cujo nome significa uma afronta a satanás onde diz "Quem é semelhante ao altíssimo?".

      Este peleja contra satanás e toma o corpo de Moisés. Em verdade o próprio Deus e Jesus quiseram ter a moisés junto deles. E Moisés nunca quis colocar os irmãos acima de Deus, mas compreendia o pensamento de Deus e usou sua salvação como penhor.

      Por que digo isto? Veja:

      "Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!

      E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.

      Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.

      E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo." (Isaías 14:12-15)

      O pecado original surgiu em satanás. A bíblia fala que este pecado era o de:

      "Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo."

      Daí o motivo do nome Miguel Arcanjo significar "Quem é semelhante a Deus (altíssimo)"

      "E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos;" (Apocalipse 12:7)

      (continua...)

      Excluir
    2. Este pecado se repetiu em Adão e Eva.

      "Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal." (Gênesis 3:5)

      Portanto este era o pecado original, tentar ser semelhante a Deus em glória. Tal pecado se originou em satanás e se perpetuou em reis que se julgaram deuses.

      Mas Deus disse, que a SUA glória não seria dada aos homens.

      A doutrina do pecado original se dá com base em análise, sendo um termo para designar o pecado que possibilitou a entrada dos demais no mundo. Portanto é uma observação.

      Mas Jesus se referiu a este pecado, embora não tenha utilizado o termo "pecado original".

      "Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR." (Deuteronômio 6:4)

      Realmente a história da entrada deste pecado no mundo não é muito distante, trata de algo (provavelmente) entre 6 e 10 mil anos. Mas este mesmo pecado provém de muito antes do gênesis. O pecado não se originou no Éden, mas entrou no Éden. Em verdade o pecado original que se refere ao primeiro e grande mandamento, tantas vezes citado por Jesus é o primeiro que se transgride quando se intenta pecar.

      E Adão é um nome próprio, mas a bíblia usa o termo "primeiro adão". Isto se dá pelo fato de Jesus ser comparado a um Adão em perfeição quando veio como homem. Então um dia Adão (primeiro homem) se encontrará com o outro Adão (Jesus filho do homem).

      A bíblia porém não utiliza estes termos para se referir aos primeiros homens. Portanto existem mais de 1 Adão, porque Jesus é equivalente a adão em sua parte humana. Como a perfeição de Adão é Jesus que está no céu agora com SEU corpo pefeito e glorificado.

      Entretanto embora haja um pecado original de que todos somos culpados, seremos julgados individualmente, este pecado original nos condenou a morte.

      Condenou não apenas a Adão e Eva. Este é o caráter do pecado original que envolve toda a humanidade.

      Embora "apenas" Adão e Eva tenham pecado, nós somos também culpados. Este pecado original caiu sobre toda a raça humana, descendente de Adão e Eva e nos condenou.

      Quando Jesus morreu por nós, pagou a dívida por este pecado original, e mais, seus sacrifício é suficiente para perdoar qualquer outra dívida que tenhamos, ou venhamos a contrair.

      Portanto, mesmo homens como Elias, mesmo que se tornasse o mais perfeito dos homens, jamais poderia ser salvo, porque o pecado original ainda cairia sobre seus ele. Mesmo que um homem fosse justo e nunca houvesse pecado, ainda estaria devendo por causa do pecado original, ou seja não haveria chance alguma de salvação, portanto o homem já estaria condenado mesmo antes de nascer. Porque o certamente morrerás:

      (continua...)

      Excluir
    3. "Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás." (Gênesis 2:17)

      Era uma condenação não apenas para Adão e Eva, mas para a criação do homem. Assim o homem teria que deixar de existir para todo o sempre.

      Assim, ao aceitarmos o sacrifício de Jesus, temos a dívida contraída por nossos pais Adão e Eva, riscada do livro da condenação. E mais, nos tornamos nova criatura, deixamos de ser somente Adãos, e nos tornamos, Adãos em Cristo, nascidos da carne e sangue de Jesus.

      Como uma união entre o homem e o Divino, porque Deus passa a habitar dentro de nós. O sacrifício de Jesus é capaz de permitir ao homem tal honra.

      Assim a criatura fadada à morte reamente morre, para dar vida à uma nova criatura. E mortos com Cristo, está pago a dívida do pecado original que previa a morte para a criatura. Para que como nova criatura vivamos em novidade de espírito.

      Assim a lei visa matar o antigo homem a fim de que nasça um nova criatura. Sem os mandamentos para nos mostrar os pecados e nos levar à cruz da morte, não poderíamos ser feitos novas criaturas.

      Digamos que a lei mata o pecador original, para que este seja vivificado em um novo espírito, no qual é semelhante a Jesus Cristo.

      O caráter da transformação do homem é tão grande que então poderemos participar do governo de Deus, e moraremos junto com Deus em SUA casa, seremos seus filhos. Príncipes herdeiros do reino dos céus.

      Jesus será coroado Rei e seremos SEUS irmãos. Seus súditos e participaremos de SEU governo. Como vencedores em Cristo, vencedores na triste história do pecado, incorruptíveis, criaturas totalmente novas. Sobre as quais o pecado nunca mais terá poder, porque foi vencido.

      E todo o céu que acompanhou a nossa história se prostrará diante do trono, diante Daquele que venceu o pecado e seremos conhecidos dentre todas as criaturas como aquela que também venceu o pecado por meio de Cristo.

      O pecado original nunca mais incomodará o reino de Deus. Em verdade, ao invés de buscar a glória, atiraremos nossas coroas de vitória aos pés de cristo onde estará nosso pai Adão, em lágrimas agradecendo a Jesus por ter resgatados seus filhos e toda a sua descendência.

      Todas as criaturas do universo se comoverão e verão a verdadeira natureza de uma criatura que é a imagem e semelhança de Deus. Aos pés de seu Senhor, prostrado e adorando-o.

      Atenciosamente.

      Excluir
  2. Senhor adventista, li a sua argumentação e fiquei sem fôlego. O senhor sempre diz cada coisa...Eu não tenho aqui a minha bíblia para poder rebuscar o que quer que seja a favor das suas ideias ou a favor de Jacques Duquesne. Antes de prosseguir a minha leitura deste último, só deixo aqui uma observação que ele fez citando Jean Delumeau (pergunta bem mas não sei quem é):o nome de Adão aprece 539 vezes nos textos bíblicos com o sentido coletivo de «homem» e, mais precisamente, de «habitante da terra» e menos de uma dezena de vezes como nome próprio.Fique com a minha amizade e até amanhã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E Cainã de Enos, e Enos de Sete, e Sete de Adão, e Adão de Deus. Lucas 3:38

      E foram todos os dias que Adão viveu, novecentos e trinta anos, e morreu. Gênesis 5:5

      E fez o SENHOR Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu. Gênesis 3:21

      E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas. Gênesis 5:4

      Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. 1 Coríntios 15:22

      Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante. 1 Coríntios 15:45

      E chamou Adão o nome de sua mulher Eva; porquanto era a mãe de todos os viventes. Gênesis 3:20

      Mas eles transgrediram a aliança, como Adão; eles se portaram aleivosamente contra mim. Oséias 6:7

      Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. 1 Timóteo 2:1

      E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. 1 Timóteo 2:14

      No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir. Romanos 5:14

      Se, como Adão, encobri as minhas transgressões, ocultando o meu delito no meu seio; Jó 31:33

      E tornou Adão a conhecer a sua mulher; e ela deu à luz um filho, e chamou o seu nome Sete; porque, disse ela, Deus me deu outro filho em lugar de Abel; porquanto Caim o matou. Gênesis 4:25

      Este é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez. Gênesis 5:1

      E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete. Gênesis 5:3

      E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos; Judas 1:14

      E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem. Gênesis 4:1

      E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? Gênesis 3:9

      Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi. Gênesis 3:12

      Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites? Salmos 8:4

      Os céus são os céus do SENHOR; mas a terra a deu aos filhos dos homens. Salmos 115:16

      (continua...)

      Excluir
    2. E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. Gênesis 2:22

      Homem e mulher os criou; e os abençoou e chamou o seu nome Adão, no dia em que foram criados. Gênesis 5:2

      Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome. Gênesis 2:19

      E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Gênesis 3:17

      Pararam-se as águas, que vinham de cima; levantaram-se num montão, mui longe da cidade de Adão, que está ao lado de Zaretã; e as que desciam ao mar das campinas, que é o Mar Salgado, foram de todo separadas; então passou o povo em frente de Jericó. Josué 3:16

      E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea. Gênesis 2:20

      Então o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; Gênesis 2:21

      E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Gênesis 2:23

      E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim. Gênesis 3:8

      Quando o Altíssimo distribuía as heranças às nações, quando dividia os filhos de Adão uns dos outros, estabeleceu os termos dos povos, conforme o número dos filhos de Israel. Deuteronômio 32:8




      Cuideis porque o espírito que inspirou o livro que a amiga está lendo, não fala a verdade. A bíblia não nos dá indício algum de que Adão fosse utilizado a não ser para se referir a Jesus em comparação, ou ao primeiro homem criado por Deus. Mesmo que não houvessem indícios não poderíamos tormar as afirmações do livro como inverdade. Porém, além de não encontrar indícios, a própria bíblia, segundo a vida de um homem chmado Adão, demonstra que o autor do livro está em contradição com a bíblia.

      Coloque isto à prova, contrapando o que lhe disse e o que o livro lhe disse, com estes versos. Se ambos parecerem coerentes, saiba que é impressão, fatalmente um estará errado. Portanto, cautela redobrada ao ler este livro.


      Atenciosamente.

      Excluir
    3. O que a amiga demonstra pode estar baseado em:

      "Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante." (1 Coríntios 15:45)

      PRIMEIRA CONSIDERAÇÃO:

      Ora se Adão foi o primeiro e Jesus o último, isto nos leva a crer que todos os que nasceram de Adão até a vinda de Jesus sejam também Adãos. Porém isto é uma tradução errônea do contexto.

      Erros:

      1º) Despreza os que naceram depois de Jesus (que seriam também Adãos), então o versículo seria contraditório pois diz que Jesus seria o último Adão.

      2º) Adão significa perfeição, neste caso, comparando-se o caráter puro. O único que nasceu e viveu e que poderia ser comparado à Adão em sua perfeição é Jesus Cristo. Até porque hoje Jesus é o único que possui, também, o corpo pefeitamente glorificado, sem a natureza pecaminosa do corpo humano fraco e corrompido por deficiências.

      Portanto concluímos que Adão seria o primeiro, Jesus seria o último e ambos seriam os únicos.


      ÚLTIMA CONSIDERAÇÃO:

      Nisto a bíblia dá base, porque usa as definições Homem (Adão) e Filho do homem (Jesus).

      Jesus seria o fim dos "Adãos" digamos assim! Ou seja, daqueles culpados pelo pecado original e portanto fadados à morte eterna.

      Neste sentido sim poderíamos dizer que Adão possa ser utilizado para designar os homens que nasceram imediatamente após o pecado e anteriormente ao sacrifício de Jesus.

      Mas uma coisa é certa. Adão realmente existiu e era uma pessoa. Teve filhos e um tempo de vida. Se o livro negar esta verdade então fala por espírito enganoso.

      CONCLUSÃO

      Veja que usei os termos, primeira consideração e última consideração, e não existem outras, apenas estas duas. Um exemplo da referência.

      "Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante." (1 Coríntios 15:45)

      Por outro lado poderíamos sim entender que a bíblia possa ter utilizado o termo Adão para definir um grupo de pessoas, desde que não contrarie a verdade de que Adão foi um homem no mais pleno sentido da palavra, de carne e osso (como pudemos comprovar em Eva que foi feito à partir de sua costela).

      Atenciosamente.

      Excluir
    4. Nos dois grupos de comentários acima fiz ponderações.

      Embora possam parecer contraditórios. Tanto ataquei como defendi certos aspectos do que a amiga relatou, para que leve em consideração enquanto lê o livro. Este paradigma a amiga terá de enfrentar muito quando for contrapor doutrinas, mas lembre-se sempre há uma verdade única que devemos encontrar.

      Atenciosamente.

      Excluir
  3. Senhor adventista, já é muito tarde, não esperava que me escrevesse imediatamente e, claro, eu tinha que ir dar uma olhada. Eu não consigo rebater nada por falta de conhecimentos bíblicos e também porque acho que há muita fantasia nesses relatos do Génesis. Sem recorrer a livros nenhuns, também porque não os tenho, considero que a idade de Adão é fictícia.Deviam ser gerações de homens correspondentes a um período: o período de Adão. A seguir vinha o período de Sete que seriam as gerações seguintes e assim sucessivamente. Tudo isso é uma alegoria, uma tentativa de explicação da entrada do mal no mundo e a própria origem do mundo.Então, explique-me: como é que Caim foi procurar uma mulher se só existiam ele e Abel? E teve filhos.Ao dar tunicas de pele a Adão e Eva o significado é evidente: a nudez tem conotação sexual na época em que os textos foram escritos. Também é uma tentativa de explicar porque é que os homens usam vestuário.Aparecem anjos com espadas. Se os textos fossem do séc 21, apareciam anjos com metralhadores ou revólveres tipo James Bond. Por que é que Deus tem que pôr uma espada nas mãos de um anjo? Deus tem que ter um exército celestial, um mundo em tudo semelhante ao da Terra como no Olimpo da mitologia greco-romana?Deus visto como um rei, não como um chefe de estado atual, porque os textos têm os traços da época em que foram criados. Deus senta-se num trono, se fosse hoje,onde é que colocaríamos uma personagem ilustre e com amplos poderes sobre os homens? Tudo isso retrata a visão que os homens tinham da realeza,um Rei dominador embora justo. Porque os havia também e alguns eram misericordiosos. O próprio Alexandre, o Grande perdoou a alguns inimigos por uma questão de vaidade.Tudo isto são as dúvidas, as incertezas que estão dentro do meu cérebro e me impedem de ter fé,quero que compreenda. Até amanhã, horas de ir para vale de lençóis. Com amizade.

    ResponderExcluir
  4. Senhores, não existe "Pecado Original"; Não existe, Biblicamente falando, QUEDA DE UM SER ANGELICAL CHAMADO SATANÁS. Tudo isso não passa de Mitos dos "pais" da Igreja de ROMA. Homens que misturaram filosofias Gregas com as Crenças no ZOORATRISMO dos PERSAS por exemplo. Quase todas as Denominações foram Contaminadas por esse VÍRUS (Mitos) do Catolicismo Romano. Um período chamado de "Era Patrística". Não é Bíblica essa tal de Queda de Satanás ou Pecado Original; mas são INVENÇÕES do "Cristianismo". Essa idéia só faz sentido na cabeça de quem crê em Contos de Fada, e se esquece da SOBERANIA do Eterno Deus.

    Os textos Bíblicos que "Supostamente" falam de queda de algum Ser Angelical é Isaías 14 e Ezequiel 28. Mas tudo isso não passa de uma interpretação mais que Fraudulenta, pois o assunto alí abordado, é outro. São textos chamados "Herméticos" escritos totalmente em linguagem Metafórica, com alegorias e parábolas. O grande problema é que, a maioria das pessoas não lêem as Escrituras levando-se em conta todo o seu Contexto. Até os Adventistas adotaram esse método ERRÔNEO de isolar (Arrancar) versos do Contexto para fundamentar uma "Doutrina". Isso chama-se DETURPAR a Palavra de Deus. Se todas pessoas EXAMINASSEM os Textos Bíblicos na íntegra, não seriam manipulados.

    Gostaria de deixar uma pergunta: "QUEM COLOCOU A ÁRVORE DO CONHECIMENTO DO BÉM E DO MAL DENTRO DO EDEM"? Foi Satanás ou foi o próprio Deus?
    Se Deus não tivesse posto a tal árvore dentro do Jardim, então ADÃO e EVA não teríam outra opção; e consequentemente não faria sentido DEUS dar-lhes o LIVRE ARBÍTRIO. É só observar que ELES não conheciam Nem o Bém nem o Mal. Eram totalmente ingênuos. Aquela árvore simbolizava a Liberdade de Escolha; Só isso. DEUS não culpou a Satanás, mas culpou ADÃO pela desobediência. Logo, o pecado não teve origem c/ Satanás nos CÉUS, mas no homem. Também não é verídica essa história de que ele era um Anjo de luz, um Querubim. As pessoas "adoram" fábulas, e isso perpetua através das "Crendices" passadas de Pai para filho, e assim vai...

    Apocalípse 12 é outro contexto, e não tem nenhuma ligação com Isaías 14 e Ez. 28. Afirmar que o PECADO se originou no CÉU, é uma Blasfêmia, porque em outras palavras está sugerindo que o CREADOR não tem controle nem mesmo em Sua própria Habitação.

    Sr.ADVENTISTA, agora sou eu que te digo: "Abandone esta Interpretação" porque ela coloca em dúvida os Atributos de um DEUS SUPREMO. Por isso que é extremamente ERRADO pregar que há um "Conflito" em Deus e Satanás.

    Fiquem em paz.

    Joel.

    ResponderExcluir
  5. "como é que Caim foi procurar uma mulher se só existiam ele e Abel?"

    Depois de Caim e Abel, Adão e Eva tiveram mais filhos e também filhas. Portanto Caim se casou com uma irmã, ou com uma sobrinha.

    "E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas." (Gênesis 5:4)

    "Ao dar tunicas de pele a Adão e Eva o significado é evidente: a nudez tem conotação sexual na época em que os textos foram escritos"

    Segundo a bíblia eram túnicas mesmo, pois a bíblia revela que eram de peles de animais.

    "E fez o SENHOR Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu." (Gênesis 3:21)

    "Se os textos fossem do séc 21, apareciam anjos com metralhadores ou revólveres tipo James Bond"

    Em verdade as espadas "flamejantes" estariam mais para vários séculos no futuro, seria algo mais como as espadas de luz da trilogia "Star Wars"

    "Por que é que Deus tem que pôr uma espada nas mãos de um anjo? Deus tem que ter um exército celestial, um mundo em tudo semelhante ao da Terra como no Olimpo da mitologia greco-romana?"

    Não conheço muito bem este fato na mitologia, porém no caso dos anjos de Deus, servem para combater os anjos malignos expulsos juntamente com Satanás.

    E sim Deus tem um exército celestial e há batalhas que não vemos mas que estão sendo travadas desde o céu até a terra. Não podemos imaginar como seria uma batalha entre anjos, porém não devem ser nada agradáveis de se ver.

    "Deus visto como um rei, não como um chefe de estado atual, porque os textos têm os traços da época em que foram criados."

    A bíblia diz que toda autoridade vem de Deus, logo, o reinado é uma instituição Divina.

    "Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus." (Romanos 13:1)

    E a bíblia trata sim de chefes, os chamados principados e potestades:

    "Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro;" (Efésios 1:21)

    "Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a potestade? Faze o bem, e terás louvor dela." (Romanos 13:3)

    E sim as escrituras tem traços de cada época, porque foram escritas por homens, se falassem por exemplo de, presidentes, ninguém entenderia, logo utilizar termos comuns da época seria a melhor forma de tratar os relatos.

    Carroagens de fogo, espadas flamejantes, mar como de vidro, pés como de broze polido, assim como várias outras descrições demonstram coisas que as pessoas não conheciam na época e procuravam descrever conforme o que entendiam

    "Deus senta-se num trono, se fosse hoje,onde é que colocaríamos uma personagem ilustre e com amplos poderes sobre os homens?"

    (humor) Numa confortável cadeira?

    "Tudo isto são as dúvidas, as incertezas que estão dentro do meu cérebro e me impedem de ter fé,quero que compreenda."

    Isto seria tão natural, quanto estar em uma ilha deserta, ter filhos, e procurar convencê-los de que haviam casas, aviões voando pelo céu, carros velozes, internet, rádio, pudim de chocolate. A sua decendência provavelmente não acreditaria nestas coisas, confiando apenas naquilo que vêem e conhecem.

    Eles duvidariam, mas um dia quando fossem resgatados e levados para uma cidade perceberiam que tudo que ouviram, embora parecesse mito, era a mais pura e surpreendente verdade.

    Assim também é o reino dos céus, que tentamos medir e descrever à partir de coisas de nosso limitado mundo.

    Atenciosamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sr.adventista. Retomando o tema do pecado original,cheguei à parte em que o próprio autor, Jacques Duquesne, questiona esta doutrina. A ver se consigo fazer um pequeno resumo sem voltar a ler.Ele diz que foi Santo Agostinho que teve esta ideia que por sua vez teve ampla aceitação séculos mais tarde. Esta doutrina teve consequências dramáticas na vida das pessoas na Idade Média: o trabalho era denegrido porque era uma consequência do pecado, as mulheres eram maltratadas porque eram vistas como tentadoras tal como Eva, às crianças que morriam sem batismo (nado-mortos)era-lhes recusado serem enterradas em certos cemitérios ( no caso da França), eram relegadas para o Inferno (imagine a dor dos pais);mais tarde, para atenuar esta situação, eclesiásticos inventaram a ideia do limbo para crianças.Agora vou ter que dar uma olhadela no livro.Diz que o dogma do pecado original não é compatível com o estado atual de pesquisas científicas.Esta é a opinião de um católico( o autor) apoiada por textos do próprio papa atual quando ainda era cardeal. Este, ao colocar a hipótese evolutiva do mundo, diz que não há lugar para o pecado original. Mas claro que ele colocou como sendo hipótese. De qualquer modo, uma autoridade católica põe a hipótese da evolução dos seres vivos.Bom, agora o autor vai tentar explicar o sacrifício da Cruz, abandonando o dogma do pecado original.Vou levar algum tempo mas depois digo-lhe alguma coisa. Ao princípio, não estava a gostar do livro, em parte pelas incorreções ortográficas, mas decidi alhear-me disso e até acho o autor muito coerente. Ele tenta seguir a razão e põe em causa um dogma da Igreja Católica.

      Excluir
    2. Mas peço que tome cuidado, e se precavenha, de modo a não ser pega pelo Pelagianismo, ou teoria da semente da serpente. Mas o que a amiga revelou sobre o evolucionismo pode ser que caia na teoria do "estado de natureza" e "estado de cultura"

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Pecado_original

      Lembre-se que este livro que a amiga está lendo, provavelmente não tem um objetivo de evangelização, mas de estudo.

      Há uma tendência de se tentar dar um sentido figurado à bíblia de forma que esta passe a não ser tão literal, uma tentativa de transforma-la me uma espécie intermediária de livro filosófico diante da religiosidade.

      Algo parecido com o que propõe o espiritismo ao tentar se vincular com o cristianismo. Portanto este livro não trata do criacionismo puro, ou clássico, mas de uma outra perspectiva. E perspectivas são visões pessoais. Ou seja, se propõe uma outra maneira de enxergar toda a bíblia ou pelo menos parte dela.

      Mas tal como o evolucionismo, que surgiu originalmente à partir de uma hipótese, provinda da mente de um estudioso e não de testes, nem achados arqueológicos, nem de pesquisas científicas. A visão do autor deste livro não corresponde necessáriamente à realidade, embora possa fazer sentido.

      O único meio em que eu, pessoalmente, acredito que este método de estudo funcione é no campo da profecia. Onde de uma idéia original procura-se fatores externos para embasamento. Porque a idéia original credita-se como mensagem direta do Espírito Santo. A própria bíblia foi construída deste modo. Sendo que o próprio relato do gênesis é a idéia original da bíblia, porque o escritor leu algo que não viveu, mas que foi revelado diretamente por Deus. Assim como o livro de apocalipse e os mandamentos.

      Como exemplo de como funciona os livros não inspirados, temos os livros apócrifos, que surgiram à partir de concepção humana de idéias, estes também procuram dar um outro sentido à bíblia, porém foram rejeitados por não se harmonizarem com os livros inspirados.

      Mas há uma fato a se levar em conta: Na própria bíblia há citações contidas em livros apócrifos, ou seja, realmente é possível se encontrar informações úteis em livros não concebidos totalmente por inspiração. Mas basicamente se tratam de alguns trechos isolados e que o próprio Espírito Santo inspirou o escritor bíblico a utilizar, como forma de "escorar" uma idéia. Fato semelhante foi manifestado por Jesus Cristo, ao utilizar parábolas da cultura do povo, como a parábola do rico e Lázaro, para ensinar uma lição.

      Entretanto se as idéias do autor estiver correta, não poderá contradizer coisa alguma da bíblia, ou seja, a teoria tem que se encaixar com perfeição de 100% no contexto bíblico desde o gênesis ao apocalipse.

      Geralmente o livros e teses adventistas procuram citar versículos que apóiem as idéias e explicar préviamente versículos bíblicos que possam parecer contraditórios com as idéias expostas.

      Dificilmente encontro isto em livros não adventistas, se for o mesmo caso deste livro, a amiga terá que por vezes recorrer à biblia (meio às cegas) para verificar se o que o autor diz, bate com as escrituras.

      Em todo caso é uma boa oportunidade para a amiga se aprofundar ainda mais no estudo bíblico.

      Mas lhe advirto que, o ato de ler qualquer livro, ou aceitar doutrinas que pareçam "razoáveis" sem consultar a bíblia foi justamente a causa do surgimento de catástrofes religiosas, como a da santa inquisição.

      Portanto o que o autor propõe pode não estar muito longe daquilo que ele próprio condena. Este é outro paradigma que devemos levar em conta ao estudar obras deste tipo.

      Atenciosamente.

      Excluir
    3. João Paulo II, na sua mensagem à Academia Pontifical das Ciências, em 24 de Outubro de 1996, afirmou:«Novos conhecimentos conduzem ao reconhecimento, na teoria da evolução, a mais de uma hipótese. É na verdade notório que esta teoria se tenha progressivamente imposto ao espírito dos pesquisadores, após uma série de descobertas feitas em diversas disciplinas do saber. A convergência dos resultados, de forma nenhuma procurada ou provocada, de trabalhos levados a cabo independentemente, consiste, já por si, um argumento significativo a favor desta teoria». Como vê, este senhor tinha um espírito muito aberto. A Igreja fez muito mal a Galileu Galilei quando o condenou e, ao mesmo tempo, não reconheceu na ciência o seu papel valioso.Mas isso eram outros tempos...Agora, se os líderes das Igrejas não tivessem aprendido com os erros do passado estaríamos nas mãos dos fundamentalistas, neste caso, cristãos.

      Excluir
    4. Entretanto esta teoria se mostra falha, por isto não corresponde a verdade:

      Veja que muitos dos antigos achados, especialmente os mais famosos que apontariam para a origem à partir do macaco foram retirados dos museus, por se tratarem de falsificação. Isto mesmo, teste com carbono e outros avanços tecnológicos possibilitaram comprovar farças envolvendo tais materiais.

      Além disto, o estudo do DNA comprovou que é impossível a um animal e voluir para outro animal, uma vez que a cadeia que gerencia o material genético de cada animal é estática e não permite ao próprio animal alterar sua estrutura. Em resumo, somos definido pelo que está escrito no DNA e este não é remodelável.

      Outro fato é que relativamente "facilmente" encontramos os dinossauros que seriam os animais mais antigos a estar sobre a terra, entretanto nunca se encontrou um único fóssil sequer de um animal intermediário, ou seja, um animal que estivesse entre um peixe e um anfíbio, ou um anfíbio e um mamífero, ou um réptil e uma ave. Assim todos os animais encontrados ou são dinossauros ou são animais comuns que encontramos hoje em dia, exceto os que foram extintos pela própria ação do homem, como o "dodo" e o "diabo da tasmânia".

      Os únicos animais mais parecidos com isto continuam a existir nos dias de hoje como o crocodilo e o dragão de komodo.

      E há de se lembrar que os fundamentalistas cristãos verdadeiros eram pessoas como Jesus, os apóstolos, e como exemplo na era do papado, temos os Valdenses:

      http://novamenteadventistas.blogspot.com.br/2012/08/a-historia-que-ninguem-contou-os.html

      Em verdade temos uma idéia distorcida do verdadeiro caráter cristão, conforme a história dos valdenses, este povo poderiam representar tudo, menos um perigo para a sociedade.

      Os males surgiram justamente da união entre o cristianismo e paganismo, onde se introduziram também idéias filosóficas e principalmente, por terem misturado igreja com estado. Ou seja, deu-se poder político à igreja.

      Por conta disto a igreja passou a combater a ciência e o conhecimento, e um dos principais alvos foi a própria bíblia, por isto tivemos a chamada "idade das trevas" onde livros valiosos foram queimados e muito conhecimento se perdeu. Os que tinham a bíblia eram queimados etinham suas propriedades tomadas pelo estado, que então estava nas mãos do papado.

      Portanto esta aparente aceitação de união entre criacionismo e evolucionismo se mostra como uma tentativa de colocar um curativo, sobre a ferida causada pela própria igreja ao conhecimento científico.

      Vale lembrar que Roma, a mesma que crucificou Jesus, é a mesma que então se converteu ao cristianismo, porém continuou tratando de perseguir e matar os cristãos provenientes do evangelho de Jesus durante a chamada "Santa inquisição".

      Se mostrava mais ou menos como Saulo, antes de se converter e tornar-se Paulo. Portanto a igreja que o mundo conheceu não era nem de longe a igreja fundada por Cristo.

      (continua...)

      Excluir
    5. Por outro lado, enquanto as bíblias eram queimadas os cristãos tomados pela igreja como hereges, trataram de guardá-la de todas as formas e traduzí-la para várias linguas. Até o ponto de quase desaparecerem da história. Como as bíblias foram destruídas, as bíblias que temos hoje, existem graças à este povo que tratou de proteger os escritos com a própria vida.

      Até a época da inquisição não havia esta separação entre religião e ciência. Albert Einstein era convicto da existência de Deus assim como diversos outros cientistas, esta separação se deu em um primeiro momento por causa da união entre religião e estado que declarou guerra contra o conhecimento científico e mais tarde pelas teorias de Darwin, que serviram como base de combate à religião dominante que impunha Deus em detrimento da ciência.

      Hoje muitas religiões procuram corrigir os erros do passado e assim, a ciência, tem contribuído para ajudar a igreja a comprovar a veracidade da bíblia, como no caso da arqueologia, assim como a bíblia tem ajudado a ciência a criar pontos de orientação para questões sociais e até históricas:


      http://novotempo.com/videos/evidencias
      http://www.youtube.com/watch?v=LxmkgOt2SBM
      http://www.youtube.com/watch?v=K5aQCY3unAk
      http://www.youtube.com/watch?v=ARNx1f530Qc


      A física quântia está dando um novo passo capaz de reunir definitivamente religião e ciência, sem no entanto contestar verdades bíblicas, nem torná-la filosoficamente aceitável:

      http://novamenteadventistas.blogspot.com.br/2012/07/mundo-espiritual-uma-outra-dimensao.html

      http://novamenteadventistas.blogspot.com.br/2012/07/a-ciencia-esta-voltando-fazer-as-pazes.html

      Se interessar sobre a opinião da grande maioria dos adventistas sobre o assunto, o livro mais completo é o de Ellen White chamada "O grande conflito". Mas confesso que eu mesmo não li todo o livro, nem creio ser necessário, uma vez que as pesquisas históricas que fiz, me esclaressem bastante sobre os fato. Mas é uma fonte correta, embora haja alguns pontos que não se possa comprovar científicamente, haja vista que é um livro inspirado, em uma linguagem para quem busca fé.

      Seria uma boa idéia pegar este livro de Ellen White e comparar com o de Joseph Smith que a amiga me falou. Seria no mínimo interessante.

      Atenciosamente.

      Excluir
    6. Encontrei a pouco um vídeo arqueológico sobre descobertas que apontaram a existência de Adão e Eva, adiceionei ao site.

      http://novamenteadventistas.blogspot.com.br/2012/08/evidencias-em-busca-de-adao-e-eva.html

      Atenciosamente.

      Excluir
    7. Boa tarde, sr.adventista. Ainda não vi o vídeo embora tencione vê-lo até porque acho que esse rapaz é muito claro nas suas explicações.Mas o senhor escreveu acima que a teoria da evolução é falha.Ela continua a ser estudada e claro que enfrentou muitas oposições não só por parte de teólogos mas também de filósofos, psicólogos, físicos e até biólogos. Quanto à evolução do homem a partir do macaco há muito que essa ideia foi posta de parte. Como qualquer teoria também esta é reformulada a partir das descobertas que se vão fazendo.Eu não nego que haja evolução dentro da espécie; o que o senhor quer dizer é que a evolução não pode existir porque o homem não pode evoluir do macaco. É evidente que não pode haver evolução entre espécies diferentes mas os primatas têm ramificações: homens, macacos, chimpanzés,gorilas, orangotangos... porque razão o homem primitivo não pôde ser diferente do homem atual?Homem evolui do homem, macaco do macaco e assim por diante...Vou tirar um excerto de um livro que adquiri há alguns anos que se chama A Ideia perigosa de Darwin, um livro volumoso de 588 páginas cujo autor é um defensor das ideias de Darwin.
      «O primeiro capítulo do Génesis descreve as vagas sucessivas da Criação e remata cada uma delas com o refrão «e Deus viu que era bom». Darwin descobriu um modo de eliminar esta aplicação a retalho do Controlo de Qualidade Inteligente; a seleção natural tomaria conta disso sem qualquer intervenção posterior de Deus».
      Sr. adventista, isto é só uma troca de ideias,cada um fica na sua. O senhor obrigou-me a pesquisar o que é bom para não ficar inativa.Com amizade.

      Excluir
    8. Olá amiga Maria Gonçalves,

      Darei algumas informações científicas, podem parecer um tanto loucas, mas assim trabalha a ciência, espero que compreenda.

      Os adventistas acreditam na microevolução, que são pequenas modificações naturais que ocorrem com os seres vivos para se adaptarem aos ambientes.

      Existem várias questões que quebram as teorias de Darwin, vou dar um exemplo:

      DNA: imagine uma conjunto de bolinhas de gude de várias cores, colocadas em fileira de forma que se dê uma volta ao mundo. É nesta cadeia que está as informações que as células lêem para formar o corpo de um ser vivo ou mesmo reparar uma parte danificada. Porém se tirarmos ou movermos algum item desta cadeia, ela se perde totalmente. Todo ser vivo é formado à partir das informações do DNA que passam de pai para filho, isto é a genética.
      Mas não há nada que permita ao meio ambiente alterar a posição dos itens desta cadeia, a natureza não consegue raciocinar a ponto de entrar em um ser vivo e mudar cada DNA contido nas bilhões de células de cada ser vivo. Portanto a existência do DNA comprova que é impossível uma animal evoluir. Embora hajam ramificações, e as aparências físicas sejam parecidas, a estrutura do DNA destes animais é muito diferente, e no caso do homem radicalmente diferente, porque apenas 5% do DNA humano contém informação de composição do corpo, o resto não se sabe ao certo para quê serve.

      Sociologia: A história demonstra que até o homem mais primitivo da terra, sabia escrever, isto mesmo, sabiam se expressar de forma escrita e também falar. Não se encontraram registros de culturas mais antigas, que demonstrem um homem com faculdades mentais intermediárias do macaco.

      Fósseis: Os cientistas encontram fósseis de milhões de anos de vários animais da época dos dinossauros, mas nunca encontraram um sequer de homem com mais de 10 mil anos. É como se antes de 10 mil anos o homem nunca houvesse pisado sobre a terra.

      Ninchos: A amiga deve ter precebido que certos animais só se encontram em determinadas regiões do planeta. Estes animais contém características distintas, e não existem por exemplo, meio urangutango e meio chimpanzés. e Entre o urso pardo e o urso branco polar não se encontram um urso branco e preto. Ou seja, não se encontram as evoluções intermediárias! E o mais interessante, a história do urso branco e do urso pardo, não demostra que um proveio do outro, nenhum deles é mais antigo do que o outro.

      Evolutividade: Contrariando as teorias de darwin, um chimpanzé não é mais evoluido que um orangotango, Claro que se formos colocar o ser humano na questão perceberíamos enormes diferença mas a questão é justamente esta: O ser humano é tão antigo quanto o próprio macaco.

      Raças: Os estudos demonstram que o homem sofreu modificações nas quais geraram as várias etnias, entretanto não ouve a chamada evolução porque todas as raças humanas são equivalente, com excessão da cor e determinadas características provinda da "microevolução" que são perfeitamente explicável pelo genética.

      Ou seja, a história milenar do homem provou que o homem pode sofrer adaptações físicas, mas nunca modificações a ponto de evoluir de forma que uma raça se torne mentalmente superior a outra.

      Pelo contrário os estudos demonstram que o homem vem regredindo, de estatura, força e intelecto. E isto ocorrem em todo o mundo com todas as etnias.

      Curiosidade: A extrema maioria dos homens são destros, isto é um fato. Então segundo as teorias de Darwin, o homem deveria ter o braço direito mais evoluido do que o esquerdo, porque segundo a teoria de Darwin, o trabalho constante de uma parte do corpo do macaco, como a mente e seus membros inferirores foram os motivos para o macaco ter evoluído. Entretanto seguindo este princípio, ao utilizarmos mais o braço direito do que o esquerdo, este, durante a história deverita te se desenvolvido mais.

      Excluir
    9. Desenvolvimento pefeito: A microbiologia, conseguiu comprovar que uma célula é tão complexa que nenhum computador poderia ser comparado com sua perfeição. Ela possui sistema respiratório, digestivo, defensivo e de produção de energia, é uma verdadeira "fábrica nuclear" dentro de nosso corpo.

      (continua...)

      Para ter surgido a primeira forma de vida simples, ela teria que instantâneamente ter criado, um aparelho digestivo, um respiratório, um defensivo, outro de produção de energia, capacidade reprodutora e ainda se manter viva o suficiente para se alimentar e reproduzir.

      Mesmo que por um milagre a natureza levasse a surgir tais coisas em um único instante, esta célula morreria imediatamente, a natureza então teria que por bilhões de anos tentar a mesma coisa até que uma célula cronometradamente conseguisse criar todos os seus órgãos internos, se alimentar e reproduzir com perfeição.

      Mas aí vem o detalhe. Sem o dna, esta célula poderia dar origem a qualquer coisa e seria uma coisa morta, porque não seria igual à célula que a criou (porque não tem o DNA, genética).

      E mesmo que uma célula conseguisse o milagre de criar todos os seus órgãos internos e se reproduzir com pefeição, seria mais provável que o meio onde não havia ecossistema, matasse todas as células antes que conseguissem um grau de evolução suficiente para suportar as adversidades do mundo.

      Canibalismo: Na falta de alimento as próprias células se alimentariam das outras.

      Catástrofes naturais: A extrema instabilidade do mundo jamais permitiria que uma espécie sobrevivesse sem um meio ambiente seguro.

      Queda da abiogênese: Estudos de laboratório comprovaram que a teoria de que uma vida possa surgir à partir do meio ambiente, mesmo o atual, é altamente improvável.

      Química: A quimica demonstra que aos se misturar substâncias cria-se outra substância, e não estruturas, como a pele exigida para uma célula, ou seja, a pele é formada de carbono e água, mas quando se mistura ambos o que se tem é uma mistura química como o ácido sulfúrico (no caso da água com enxofre) que é destrutivo à vida e não uma estrutura que possa ser o envólucro de uma célula. Ou seja os elementos químicos não se organizam de forma a criar estruturas, mas outros elementos químicos.

      Há outras questões também como a troca de do sistema de respiração para água, por pulmões, e desenvolvimento de pena para surgirem as aves. Porque animal algum jamais sonhou em voar a ponto de desenvolverem penas e evoluírem por milhares de anos, até se formarem asas, e terem toda a sua estrutura óssea modificada e levificada para poderem voar.

      Estes são apenas alguns dos milhares de fatos que impossibiliam a realidade do evolucionismo.

      Atenciosamente.

      Excluir
  6. Sr.Adventista, tuas palavras:

    Mas Jesus se referiu a este pecado, embora não
    tenha utilizado o termo "pecado original".

    "Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR." (Deuteronômio 6:4)

    Sr. Adventista, com este Comentário você
    simplesmente "deu um tiro no pé". Realmente esse é um GRANDE Pecado, ou seja, tentar desmembrar DEUS em três pessoas, não é? - Nos melhores dicionários a expressão:Pessoa, é atribuído a criaturas, Indivíduo. Portanto o vocábulo pessoa, não pode ser atribuído ao ETERNO, Ele é um SER Espiritual e Soberano, e é perfeito em Sua UNIDADE. É TODO-PODEROSO e UNO.

    Até mais.

    Joel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Joel, penso que o senhor abandonou definitivamente a fé na religião cristã. Está no seu direito.Só por curiosidade, tem frequentado a sinagoga?

      Excluir
  7. Sr. Adventista, ainda não tive a oportunidade de frequêntar nenhuma Sinagoga; até porque aqui em minha Cidade, C. Grande-MS, não tenho conhecimento se há alguma por aqui. Porque? você tería alguma coisa contra? Tem preconceito contra os Israelitas? Já se esqueceu que este povo sempre foi e continúa sendo as "PRIMÍCIAS" do Eterno Deus?
    Ou você também foi infectado pela Heresia da " TEOLOGIA DA SUBSTITUIÇÃO" em que ensinam que a IGREJA substituíu Israel nos planos e Promessas de Deus?

    Se caso, você tem essa mesma postura, então com certeza é mais UM enganado. Porque Deus jamais volta atrás em Sua Palavra; Israel continúa sendo o Seu povo. Os Gentios (Nós) serão salvos, porque DEUS estendeu a Salvação "Também" à eles. Ou seja, primeiro os Judeus, depois o "Grego" (Gentio).

    JEREMIAS 31:35-36 - 35 "Assim diz o Senhor, que dá o Sol para a luz do dia e as Leis Fixas...36 - "Se falharem estas leis fixas diante de mim, diz o SENHOR, deixará também a descendência de ISRAEL de ser uma NAÇÃO diante de MIM para sempre".

    Fique na paz do Eterno

    Joel.

    ResponderExcluir
  8. Sr. Adventista e/ou Maria Gonçalves, me desculpem, cometi um equívoco na minha resposta. Na verdade, o Comentário "seria" para Você Maria Gonçalves.

    Aproveito para te dizer que não abandonei a "Fé Cristã". Mas comecei a fazer uma TRIAGEM para discernir o certo do errado. O Cristianismo está REPLETO de erros; porque ainda detém costumes, Tradições e Interpretações herdadas do PROTESTANTISMO de MARTIM LUTERO, que por sua vêz, trouxe do CATOLICISMO. Na realidade ele reformou pouca coisa; foi basicamente, a Justificação pela Fé, por exemplo. Mas, as Heresias, Mitos, Tradições vieram todos no "PACOTE", infelizmente.

    Até mais minha Jóvem. Fique em Paz.

    Joel M.Santos

    ResponderExcluir
  9. Joel, agradeço-lhe ter sido tratada por sr. adventista. Mas quem lhe fez aquela pergunta inocente fui eu, a Maria.Vê-se que o senhor tem um conhecimento profundo do A.T.e, como está sempre a insistir no Deus Uno, despertou-me o interesse se o senhor estaria a pender para o judaísmo. Não leve a mal;a sua voz não se ouve, a sua expressão facial não se vê mas noto em si uma agressividade que não é normal numa pessoa que está somente a exprimir a sua opinião; não temos que ter a pretensão de que vamos convencer a população a nível mundial das nossas convicções.Eu e o sr.adventista não temos a mesma fé (eu não tenho nenhuma)mas partilhamos as nossas opiniões com boa disposição, felicidade e a certeza de que nos escutamos um ao outro.Tentamo-nos compreender, ponderamos e cada um fica na mesma salvo um pontinho ou outro de interrogação que fica guardado no inconsciente. Lamento não ter o seu reportório nem o do sr.adventista; sou uma pessoa simples.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, mas escrevi esta resposta antes de ver a sua que foi às 9.46.Está tudo OK, só que devo ter idade para ser sua mãezinha.

      Excluir
  10. Olá Maria, me desculpe se acaso as minhas palavras tiveram um "tom", que desagradou a sua pessoa. Eu Não tenho a intenção de ofender a ninguém, muito menos uma senhora. Não tome isso como pessoal. Apenas me expressei de forma "firme". Eu também sou uma pessoa simples.

    Sabe o que é? Às vezes me causa alguma revolta de ver e ouvir todos os dias, pessoas Eruditas ou Leigas, deturpando o real sentido dos Textos Sagrados e ensinando às pessoas conforme suas conveniências. É o velho método "desonesto" de isolar Versos de um Contexto amplo. Ex.:Muitos Teólogos pregam em suas Igrejas que a "Estrela da manhã" de Isaías 14:12 é uma referência a Satanás; mas a Verdade vem a tona, se examinarmos todo o seu contexto, do cap. 13:1 até 14:23. É uma Profecia e uma Lamentação de Deus por ter que destruir o Rei de Babilônia e todo o seu povo. Aqueles que pregam que Satanás era a "Estrela da manhã" neste texto antes de uma SUPOSTA queda, então o que farão com II Pedro 1:19 e Apoc. 22:16, onde o referido "Título" pertence a JESUS? não é Verdade? Confira. Seria um absurdo os dois partilhar do mesmo TÍTULO.

    Fique na paz do Eterno.

    Joel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas saiba amigo Joel, que para cada doutrina Adventista existem livros inteiros abordando o assunto, portanto não se trata de versículos fora do contexto, mas todo o contexto bíblico e inclusive os versículos.

      Em verdade existem milhares de livros tratando das doutrinas adventistas e suas bases. Portanto vosso pensamento sobre utilizar versículos isolados é bastante equivocado. Se há algo que os adventistas fazem é estudar e não se limitar apenas aos versículos.

      http://www.cpb.com.br/?grp=5

      Por exemplo se o amigo quiser entender as bases da doutrina sobre os remanescentes, verá que não se trata de versículos isolados:

      O amigo pode não aceitar tais doutrinas, porém há de admitir que os adventistas não se limitam a apenas citar versos isolados.

      Atenciosamente.

      Excluir
  11. Olha Amigo, Sr.Adventista, eu não se já te falei, o meu nome ainda está no "Rol" de membros da IASD. Sou batizado nesta Denominação desde 1975. Tinha 11 anos de idade. Então neste caso, eu posso e tenho argumentos plausíveis afirmar sobre essa questão de de muitos se utilizarem de versos isolados da Bíblia para fundamentar pensamentos particulares. A nossa diferença, é que você ainda teve a oportunidade de "Olhar" as Doutrinas Adventistas da forma como agora as vejo, ou seja, de outro ângulo. Se perguntar p/ um Católico ou p/ um Batista sobre suas Crenças por exemplo, eles te responderão que estão todos corretos, não é mesmo?

    Você me disse que existe livros Adventistas que "Abordam" cada Doutrina da Denominação. As outras Igrejas, também o tem. É aí que está o perigo meu jovem; é justamente no momento que tais textos Bíblicos são retirados da Bíblia, é que dá origem às especulações. É aquele velho ditado: "CADA UM PUXA A SARDINHA PRA SUA BRASA". É por esse motivo que existe "Enes" linhas de interpretações. - os Futuristas, os historicistas, os Pré-Milenistas, os Amilenistas, os pós-Milenistas, e por vai. Cada um com o seu ponto de vista; mas na Palavra do Eterno não há "Sombra de variação".

    Eu tenho que sair agora, mas em outro momento citarei pra você um dos textos mais deturpados de toda a Bíblia, por quase todas as Denominações, por causa do seus interesses que é colocado em primeiro lugar, e provarei a você a Veracidade do que estou escrevendo, sobre a desonestidade no uso dos textos Bíblicos.


    Boa tarde.

    Joel

    ResponderExcluir
  12. Houve alguns erros acima. LEIA-SE:...é que você ainda "NÃO" teve a oportunidade de...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sendo que o amigo ainda está listado no rol de membros, isto me dá ainda mais motivos para convidá-lo a conhecer as doutrinas adventistas. Visite uma igreja e converse com os irmãos a respeito, procure conhecer as bases utilizadas para a sustentação da doutrina da trindade. Faça um estudo não apenas doutrinário, mas também histórico e bíblico. Então tendo este conhecimento poderá decidir, pela razão, se a doutrina da trindade tem ou não fundamentos.

      Atenciosamente.

      Excluir
  13. Sr.Adventista, me desculpe; mas tenho a impressão que o senhor não direito o meu comentário. Eu não tratei aqui desse assunto Trindade não; amigo eu não preciso mais fazer estudo sobre esse tema. Eu conheço muito bém o seu contexto histórico; ele foi vergonhoso, com derramamento de Sangue, perseguição e morte; e tudo isso para impor à força esse DOGMA e outros. Agora, o especto doutrinário e Bíblico como você sugere, é impossível por não estar expressa na Bíblia nem de maneira implícita.

    REPITO:O assunto que eu abordei no meu comentário é outro, ou seja, eu me referi à questão de "UTILIZAR VERSOS ISOLADOS DA BÍBLIA P/ FUNDAMENTAR UMA IDÉIAS PARTICULAR"; esse é o assunto. Entendeu? Outra soisa, você me dizer para eu fazer estudos sobre "doutrinas" Adventistas meu amigo?! ...não há necessidade, porque eu as conheço e muito bém, mas não concordo mais com elas; tendo em vista que já há muito tempo deixei por ex. de ser "Catequizado" pela LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA. É algo que já vem "Prontinho" para que o estudante não vá além daquilo que a LIDERANÇA quer. É semelhante a Catequese do Católico, que não permite àquelas pobres almas raciocinar por elas mesmas. E assim vivemos escravizados por Instituições Religiosas, como se estas fossem Representantes do Eterno em questão de Salvação. Ledo engano.

    Tenha uma boa noite,


    Joel M.Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que o amigo não conhece as doutrinas adventistas, o ser humano não é dotado de pré-ciência. Assim sem um estudo o amigo jamais poderá dizer que conhece bem as doutrinas. Façamos uma retrospectiva de vossos comentários:

      O amigo desconhecia toda uma gama de versos bíblicos sobre a Divindade de Jesus, desconhecia a importância histórica dos concílios e sequer conhece realmente a visão adventistas sobre a doutrina da trindade, achando que tal fundamentação se dá no catolicismo.

      Em qual igreja vossa pessoa participa? Porque geralmente os adventistas estudiosos são bem esclarecidos sobre estes assuntos.

      Diante da quantidade de livros adventistas existentes e todas as informações históricas sobre a origem das doutrinas adventistas, é muito difícil crer que um adventista ainda tenha esta idéia preconceituosa e antiquada sobre a própria religião a que pertence.

      És mesmo um adventista?

      Meu amigo além das lições temos milhares de livros que falam de diversos assuntos, basta visitar:

      www.cpb.com.br/

      Veja como o amigo é desinformado: Na igreja em que frequento, discutimos até arqueologia, f. Inclusive criamos grupos de estudo chamado "pequenos grupos" onde participam, adventistas, não adventistas, católicos, protestantes, espíritas, professores, advogados, médicos, administradores.

      E isto é feito de bairro a bairro. Antigamente você encontraria adventistas exímios apenas na bíblia, porém hoje, é muito difícil encontrar um adventista que não tenha um mínimo de conhecimento sobre, catolicismo, espiritismo, protestantismo, ou sobre a história do catolicismo, da reforma, ou do próprio adventismo.

      Em que mundo o amigo vive? Dá uma olhada nos artigos deste blog e compare com blogs como o na mira da verdade.

      Como, sendo um adventista, o amigo consegue ainda afirmar que não vamos além da lição da escola sabatina?

      Dá uma olhada no site da novo tempo:

      http://novotempo.com/

      E me diga então se os adventistas não estudam mais do que a lição da escola sabatina.

      Meu amigo, hoje estudamos finanças, psicologia, saúde, sociologia e até biologia tomando como orientação a bíblia. Em que mundo adventista o amigo vive?

      Estudamos medicina e biologia, aliás os adventistas possuem um das maiores redes de educação e hospitais dos EUA e um dos melhores em todo o mundo.

      Em minha cidade há, professores, psicólogos, bancários, tecnólogos, engenheiros, analista de sistemas.

      Portanto este molde de pessoas "manipuláveis" que não estudam e que se contentam com a escola sabatina onde pegam tudo pronto não cola.

      Nestes últimos dias estudamos sobre filosofia, Wycliffe, Martinho Lutero, valdenses, cruzadas e tudo isto provindo de nossos próprios pastores.

      Inclusive a lição dos adultos trataram de temas e acusações feitas ao adventismo, como acusações de plágio contra Ellen White, os supostos erros proféticos, o desapontamento e doutrinas como as tardes e manhãs e as profecias de Daniel, Jeremias e o apocalipse.

      Mostramos até documentos arqueológicos encontrados, inscrições cuneiformes e hielogrifos e está tudo nas lições, nos estudos matinais, nos estudos dirigidos e até na televisão e internet através da rede novo tempo de rádio e TV.

      Novamente pergunto que tipo de adventista o amigo é? E em que mundo o amigo vive?

      Atenciosamente.

      Excluir
  14. Olha rapaz, "sr.Adventista", eu relí o meu Comentário postado antes, e não percebí nenhuma FALTA DE RESPEITO como a exemplo deste que você me mandou. Quer dizer senhor começou a mostrar as GARRINHAS né? Bom, no decorrer deste comentário, responderei suas expressões Mal Educadas, dignas de um "REMANESCENTE".

    Vou começar respondendo em tua pergunta:"Que mundo o amigo vive? Sabe "senhor" "bém informado", o mundo em que vivo é um mundo Real, um mundo de verdade; não um mundo VIRTUAL em que você vive; achando que tudo que faz parte do seu cotidiano, é sinônimo da mais pura "Verdade"; Absorvendo tudo que esses Exegetas disponibiliza em seus Livros, Licões, e outras ferramentas que eles utilizam para a Manipulação. Literaturas essas, preparados com dois propósitos básicos:
    1º Lucrar, lucrar e depois lucrar
    2º Preparar a mente de pessoas incautas, assim como você para uma "lavagem Cerebral" tal, que você nunca mais conseguirá questionar mais nada; porque a partir de então, você já virou um ROBÔ. E um Robô não pensa, não questiona; só obedece. Mesmo se você questionar alguma coisa, mas não seguir o exemplo dos BEREANOS, fatalmente continuará sendo uma Marionete nas mãos dos Manipuladores Mercenários.


    Depois eu respondo o resto do seu comentário, se é que posso dizer assim. Tenho que trabalhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Joel, jamais lhe faltei com respeito, tudo o que eu disse foi sobre um Adventista do Sétimo Dia. E um adventista do sétimo dia, jamais se ofenderia com o que eu disse, porque as críticas nem lhe passariam por perto. Se o amigo se sentiu ofendido é justamente por ter se considerado um adventista do sétimo dia, quando na verdade não o é.

      Dê uma melhor olhada em vossos comentários, acredita mesmo que psicólogos e advogados frequentam a IASD para serem catequizados? Que trabalhadores e donas de casa sofrem uma lavagem cerebral? Acaso praticamos a teologia da prosperidade?

      Novamente lhe pergunto, em que mundo o amigo vive?

      Diga então um meio de os escritores manterem sua alimentação, manterem seu padrão de estudos, vestirem sua família, pagarem hospitais, remédios, escola e todas as outras necessidades básicas, sem cobrar pelos livros que escrevem?

      Acaso cristãos hoje não podem mais sobreviver à partir de seus produtos intelectuais? Vão viver de que? Doações? Quem doará? O amigo?

      Então os adventisas que cantam profissionalmente, deveriam parar de cantar por que não podem cobrar pelo seu trabalho?

      E vem cá, então na TV novo tempo tem apenas um monte de robozinho? Pré programados para fingir tudo aquilo que expressam na TV? Prof. Leandro Quadros então deve fingir que conhece todos aqueles versículos bíblicos não é mesmo? E o apresentador do programa Evidências, provavelmente a liderança da igreja deve ter-lhe aberto a cabeça e obrigado-o a acreditar que existem descobertas arqueológicas, escritos antigos, e vários outros registros que ele "acha" que existem não é mesmo?

      E quanto aos pastores? Imagine só como deve ser o curso superior de teologia? Na certa a lavagem cerebral deve ser ainda mais avançada, do tipo que prendem em um marmário cheio de livros adventistas, impedindo-o de ler qualquer outra coisa e contradizer o que lê!

      E com certeza essa lavagem cerebral deve se bastante eficaz, a ponto de levar mais de 2 mil pessoas por dia ao batismo. E claro, as autoridades que tanto elogiam os adventistas, com suas ações sociais, seus hospitais e suas escolas, estes também devem ter passado por uma lavagem cerebral não é mesmo?

      E veja, só, uma cidade inteira de pessoas que passaram por lavagem cerebral:

      http://novamenteadventistas.blogspot.com.br/2012/04/verdades-sobre-o-estilo-de-vida.html

      E o amigo então deve estar pensando que eu sou mais um, doido para receber uma dessas lavagens cerebrais completa.

      Pois digo que o amigo está certo quanto a isto. Sim isto mesmo, eu sou um daqueles que adorariam receber uma lavagem cerebral, uma que me deixe tão bom de memória quanto o Prof. Leandro Quadros, tão repleto de conhecimentos quanto o apresentador do programa Evidências. E por que não a capacidade de discurso do Pastor Ivan Saraiva? E que tal o carisma do Tito? O talento musical de Leonardo Gonçalves? E a capacidade de convencimento do pastor (bem não lembro o nome) mas sei que apresenta o programa Arena do Futuro. E claro, eu jamais poderia esquecer a humildade e fidelidade daquela garota guardadora do sábado, de nome difícil, lá daquele programa da Ana Hickman.

      Pobre homem que sou. Em verdade já tenho um dom que não pertence a mim, mas a Deus. E isto já se mostra mais do que eu mesmo posso carregar. Portanto, não obrigado, ficarei com a minha "lavagem cerebral própria". Porque é neste caminho que o amigo chama de lavagem cerebral que conheço mais sobre a palavra de Deus e SUA vontade.

      Bem, vou ali na "lavanderia" enxaguar meu cérebro com algumas teorias da física quântica. Se eu não voltar em algumas horas, é porque deu uma pane no robô aqui, então se isto ocorrer, por favor, me resete e coloque a versão mais recente da programação adventista.

      Obs: Desculpe o tom exagerado do comentário, mas é que nesta tarde estou de bom humor.

      lálálá

      Eu sei que até ali a atua mão me guiará!

      (refrão) Tua destra me susterá Senhor! Tua destra me susterá!"

      Uma bom fim de tarde e uma ótima noite,

      Cordialmente.

      Excluir
  15. Olha sr. "Adventista", pelo jeito você é bém mais SARCÁSTICO do que eu imaginava. Porque você não guarda esta Pose de "senhor sabe tudo" p/ aqueles que te rodeiam. Nas reuniões do tal "Pequeno Grupo", por exemplo, quem sabe você poderá impressioná-los e ganhar mais "dizimistas" p/ financiar a Liderança SANGUE SUGA da IASD.

    Bom, você dá a entender que é um "Sabichão", mas a sua ingenuidade beira a ignorância, quando afirma que os Concílios Romanos foram importantes na história Religiosa. Se fosse um Católico falando, teria lá as suas razões. "Sem mais Comentários".

    Você afirmou Equivocadamente, que desconheço uma "Gama de versos Bíblicos sobre a Divindade de Jesus". Informação mentirosa. Primeiro que, quando se fala em Divindade na Bíblia, é claro que é uma referência do TODO-PODEROSO; e esse é só UM, o PAI. É o mesmo de Deut. 6:4, e não um Produto de ROMA. Jesus não é Deus. Quem o transformou em um Deus/Homem ou Deus "Encarnado", foi ROMA em seus CONCÍLIOS fraudulentos, que você e essa Instituição decaída tanto defende. Isso quer dizer que os textos Bíblis que supostamente atribui DIVINDADE a Jesus, são obras da "Ponta Pequena". Consegue relacionar esse nome com alguma coisa?? Acho sim; já que é o sr.Sabe tudo.

    Eu desinformado porque não sou como vc que estuda "Arqueologia"? Então nesse caso, "Sr. Informado", a maioria dos Adventistas também o são. Será que você pode falar o mesmo dos Irmãozinhos Adventistas das Cidades do Interior, em que nem todos podem comprar a tal lição, e o "Pastor" vai visitá-los a cada 2 ou 3 mêses. E aí você conhece também essa realidade? Ou o mundo em que você vive não existe este tipo de coisa?

    VOCÊ DISSE:
    Em minha cidade há, professores, psicólogos, bancários, tecnólogos, engenheiros, analista de sistemas.

    -Olha Sr.Sabe tudo, esse seu Comentário é pra lá de estranho, até porque eu não te perguntei nada disso. Você deu a entender que eu vivo na Idade da Pedra e você no Século XXI. Na Capital em moro, deve ter coisas desse tipo também, mas não vem ao caso no momento. É provável que fizeram alguma programação errada no seu Cérebro; porque não fala "Coisa com Coisa".

    Ah é?! quer dizer então que você é "Super fã" do Na Mira da Verdade c/ o Leandro Quadros e Cia?
    Eles estão "Na Mira" já a algum tempo não é? mais acertar o ALVO que é bom, nada. Sempre que acionam o GATILHO, acertam tudo, menos o Alvo rsrs. Bom, tem uma justificativa, é que a "verdade" deles está fundamentada em uma mulher Norte Americana e nos mestres em "divindade" da IASD e não nas ESCRITURAS SAGRADAS escrita por pura inspiração do ETERNO DEUS Uno, O Deus de Israel. Aquele que diz:NÃO TERÁS OUTROS DEUSES DIANTE DE MIM. Então está claro que Ele é Um Só. Se fosse TRÊS, diria: ...DIANTE DE "NÓS"; não é mesmo senhor?

    Quanto ao resto, nem vale a pena comentar, só falou besteira.

    No mais, peça a Deus um pouco de Humildade no lugar de sua arrogância.


    Joel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo Joel, estou apenas lhe mostrado a realidade adventista, se eu me taxasse de sabe tudo, não estaria aqui estudando, nem vendo documentários históricos. E pode ter certeza de que todo adventista mesmo no interior tem acesso à lição, esta é passada todo o sábado, tanto para quem tem ou quem eventualmente não tenha. Também pela TV e pelo rádio e internet.

      "é que a "verdade" deles está fundamentada em uma mulher Norte Americana e nos mestres em "divindade""

      Qual seria a diferença disto para quem se fundamenta em Calvino? Ou Martinho lutero? Ou no papado? Ou tantos outros?

      Entretanto nossas doutrinas está fundamentada básicamente na bíblia usando os mesmos métodos de estudo de Martinho Lutero.

      E veja como o amigo conhece muito pouco sobre o adventismo:

      O adventismo foi criado na mesma época em que Ellen White começou a ter revelações. Como as doutrinas podem estar fundamentadas nos livros de Ellen White se os livros começaram a ser produzido de fato apenas mais tarde?

      Claro que Ellen White participou do grupo que continham, católicos, batistas, protestantes, metodistas e muitos outros na criação das doutrinas fundamentais adventistas. Todos com suas crenças pessoais, mas se renderam à palavra da bíblia para encontrar as verdadeiras doutrinas.

      Não foi à partir dos livros de Ellen White, mas com a ajuda da própria profetiza é que se criaram as doutrinas adventistas. E por que teríamos vergonha disto? De uma pessoa que se tornou posteriormente a autora mais traduzida de toda a história?

      Surgimos de um desapontamento, composto por pessoas realmente esperançosas no advento, que já naquela época sonhavam com a volta de Jesus. Isto nos dá autoridade suficiente para sermos proclamados de um povo que espera o advento.

      Porém alguns dissidentes procuram fazer com o adventismo aquilo que alguns dissidentes católicos fazem. Pisar em suas origens e negar uma das peças fundamentais do surgimento do adventismo no qual são as orientações e visões dadas à Ellen White.

      Crer ou não, aceitar ou não as orientações de Ellen White é irrelevante. Ninguém leva livros de Ellen White para a igreja para estudar. Sempre lemos a bíblia, mesmo em casa todos os estudos são baseados na bíblia, mesmos as afirmações de Ellen Whites são consultadas na bíblia.

      Uma pastor nunca levou um livro de Ellen White como base de sua pregação. No púlpito é colocado a bíblia e a pregação feita com base na bíblia.

      Portanto o amigo realmente não conhece o adventismo.

      E o amigo está achando arrogância em meu modo de falar, porque meu tom é diferente quando a pessoa demonstra não ter conhecimento básico sobre aquilo que critica. Quanto mais a pessoa critica, demonstrando conhecimento, mais tenho admiração pela pessoa. Ou quanto mais critica demonstrando sinceridade em conhecer uma opinião diferente ainda mais me admiro.

      Mas de qualquer forma, sempre procuro responder, no modo apropriado para cada tipo de debate. Espero que não me leve a mal. Se cocordar com aquela proposta de fazer um estudo, com certeza serei afável em minhas palavras. Aceite meu convite.

      Atenciosamente.

      Excluir
  16. OS VALDENSES GUARDAVAM O SÁBADO? VERDADE OU MENTIRA?

    RESPOSTA NO LINK: http://buscandoverdade.weebly.com/os-valdenses-e-o-saacutebado.html

    ResponderExcluir
  17. A respeito da especulação levantada pelo Cristão Livre:

    A própria Igreja Romana guardava o sábado, conforme documentado em vários livros de porta-vozes da Igreja Católica Apostólica Romana.

    http://novamenteadventistas.blogspot.com.br/2012/06/adventistas-sao-incoerentes-na.html

    Existem duas opiniões, a primeira é da alta cúpula da ICAR e que representa a posição oficial da igreja. A segunda é de indivíduos que ainda acreditam na teoria da "páscoa semanal" como algo antecedente à mudança do dia de guarda.

    Os que mais se preocupam em proteger esta teoria da "páscoa semanal" apostólica, são os protestantes, pelo simples motivo de não encontrar uma melhor "desculpa" para a guarda do domingo.

    Vale lembrar que a questão da páscoa semanal TAMBÉM foi criada pelos próprios católicos, no que mais tarde, estes mesmos revogam esta teoria, passando a basear a mudança então em direitos papais (papa como representante de Deus aqui na terra).

    Portanto, se até mesmo os cristãos romanos guardavam o dia de sábado, ainda mais guardavam os que eram contrários às mudanças e que foram perseguidos e dizimados.

    Satanás agiu durante a história, tentando também apagar a memória do sábado, dia de adoração à Deus.

    Os valdenses continuaram guardando o dia de sábado. É claro que um século e meio depois do extermínio quase total, alguns poucos se refugiram nas cidades e não mais mantiveram a antiga fé.

    Porém daí a dizer que os valdenses nunca guardaram o sábado baseando-se nos descendentes daquele povo que foi dizimando é uma extrema demonstração de falta de bom senso.

    Ainda hoje é possível visitar casas e locais onde os valdenses viviam e onde se refugiavam em um período de ameaça constante. E com certeza, não guardavam o venerável dia do sol, nem seguiam os mandamentos do catecismo, tão pouco incorporaram as tradições e doutrinas extra-bíblicas advindas da união entre a igreja e o estado na época de Roma Papal.

    Tudo o tinham era a Bíblia. A mesma que Roma Papal tratou de tomar do povo e esconder.

    Diziam antes que Ellen White era uma mentirosa e que os Valdenses não existiam, hoje porém já mudam o discurso assumindo que realmente existiram, mas afirmam que não eram da forma descrita por Ellen White.

    Porém existe uma coisa chamada 'história recente' e que dificilmente pode ser apagada. Os valdenses guardavam o sábado na época em que foram perseguidos. Quanto aos seus descendentes, isto não vem ao caso.

    Pois bem, amigo Cristão Livre, mostre-me uma única razão para se desacreditar do que foi dito por Ellen White.

    Se o amigo fosse bom de leitura, perceberia que o link que o amigo passou trata do movimento e da posterior reforma dos que restaram dos valdenses.

    Como foram dizimados, a maior fonte de informação que temos sobre este povo se encontra no livro "O Grande Conflito".

    Os amigos podem ainda hoje e por muito tempo pelejarem para tentar provar de o que Ellen White nos relatou sobre Roma Papal esteja equivocado, mas fato é que ninguém até hoje jamais conseguiu provar o contrário.

    Pelo contrário a própria história favorece aquilo que se encontra escrito no citado livro. Interessante notar que Ellen White descreve tudo que aconteceu, desde a época em que Jesus profetizou sobre a invasão de Jerusalém, passando pelas mudanças feitas por Roma Papal, dando então detalhes sobre a vida dos valdenses, bem como de outros personagens importantes da história como Martinho Lutero.

    (...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os detalhes sobre a vida de Martinho Lutero e outros reformadores, aos quais colocamos na galeria de heróis da fé, estão devidamente abordados em seu livro.

      Diante do fracasso da crítica em tentar provar o contrário sobre as mais de 500 páginas de informações detalhadas sobre a história, não há outro caminho que possamos adotar, senão de que Ellen White sabia muito bem o que estava escrevendo.

      E a questão em palta é bem simples, Ellen White foi uma verdadeira profetiza e profetizou sobre vários acontecimentos que ficaram aparentemente ocultos na história.

      Roma Papal fez um bom trabalho em deixar a humanidade na quase total escuridão, queimando livros, escondendo a bíblia e reescrevendo a história dos cristãos segundo a sua vontade.

      Ocorre que hoje estes cristãos ainda se encontram em trevas, sem saber ao certo de onde vieram e de onde surgiram suas crenças. Como se a cristandade houvesse passado por uma amnésia e em seguida se situado em um período de protesto contra a Igreja, sem saber ao certo o que a conteceu e porque tudo estaria tão errado. Apenas sabiam que estava errado mas poucos sabiam explicar por que.

      O livro 'O Grande Conflito' de Ellen White veio para iluminar o povo de Deus e mostrar o que aconteceu naquele período escuro da história. O que ocorreu de fato, nada mais foi do que aquilo que Ellen White relatou.

      Alguns podem negar, mas falham ao tentar encontrar provas a fim de contradizer.

      Roma Papal escondeu e apagou bem as antigas verdades, para em prol de suas mudanças. Tempos depois os cristãos estavam guardando cerimônias, doutrinas e tradições pagãs, acreditando que eram as mesmas cerimônias, doutrinas e tradições da igreja apostólica.

      Roma Papal instituiu as mudanças e em seguida tratou de apagar todos os vestígios desta mudança "apagando" também aqueles que se propunham a ainda denunciar a deturpação surgida da união entre Roma Pagã e a Igreja, na figura do papado.

      Entre a luz dos escritos de Ellen White e a amnésia histórica, prefiro ficar com a luz que recebemos. Páscoa semanal foi apenas uma desculpa que a ICAR pregou aos seus filhos e que os cristãos acreditaram e que continuaram acreditando, mesmo após a reforma protestante e insistem ainda no erro, mesmo quando a própria ICAR admite que a pregação dio domingo como "páscoa semanal" era na verdade uma farsa.

      Excluir
    2. Que cada um faça suas pesquisas e chegue a própria conclusão.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.