Em resposta ao artigo: http://mcapologetico.blogspot.com.br/2011/06/do-sabado-para-o-domingo-usando-pascoa.html
“Este dia vos será por memorial, e o celebrareis como
solenidade ao SENHOR; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.”
Memorial de que mesmo? Da criação? Obviamente não!
Da páscoa? Sim, claro!
Como comemoramos a páscoa? Guardado o sábado?
Como comemoramos a criação de Deus? Guardando a páscoa?
(os objetivos foram invertidos)
Se ambos os estatutos eram perpétuos então não podem ser
mudados. A páscoa deve ser observada na forma como Deus ordenou e o sábado na
forma como Deus ordenou. Como então o homem deliberadamente muda os valores,
passando os valores do sábado para a páscoa? E como o homem pode
deliberadamente, transformar esta páscoa em semanal?
Portanto a páscoa semanal, com caráter de sábado é invenção
humana. Continua sendo um primeiro dia da semana comum ao qual o homem atribuiu
os valores de páscoa e dia de guarda. Juntaram dois dias e fizeram um outro,
sem a autorização de Deus.
“1) Os adventistas dizem que o sábado é sinal, o selo de
Deus. A páscoa também era.”
Onde na bíblia está escrito que a páscoa representa um
sinal? Portanto uma afirmação sem bases bíblicas.
“2) Os adventistas dizem que a guarda do sábado é uma lei
eterna. A páscoa também era.”
O sábado é um mandamento, a páscoa não; O sábado foi criado
no início do mundo, a páscoa não; O sábado existiu independente do pecado, a
páscoa não; O sábado representa uma das leis morais, a páscoa não; O sábado foi
abençoado e santificado, a páscoa não;
Ao ser criado no gênesis, o sábado foi planejado para todo o
sempre. Em um mundo sem pecado, onde Deus não planejara a morte de Jesus.
“Nos Evangelhos percebemos que os Evangelistas diziam
ESPECIFICAMENTE que o Senhor ressurgiu dos mortos no ‘ primeiro dia da semana’!”
E descansou no sábado!
Deus também fez surgir a obra criação no primeiro dia da
semana que se seguiu nos demais. E descansou no sábado!
“E, no fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da
semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.”
“E no primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro
de madrugada, sendo ainda escuro, e viu a pedra tirada do sepulcro.”
“E no primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram elas
ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado, e algumas outras com
elas.”
Porque haviam descansado no sábado.
“E, passado o sábado, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago,
e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo.”
Porque não poderiam comprar no sábado.
“E, voltando elas, prepararam especiarias e ungüentos; e no sábado repousaram, conforme o mandamento.”
Porque prepararam tais coisas antes, para guardar o sábado.
“Entendo que o motivo era que em torno de 90 A .D., data provável da
escrito do seu evangelho, o primeiro dia da semana já estava firmado na
liturgia cristã.”
Não há base bíblica para tal afirmação.
“E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos
para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles;
e prolongou a prática até à meia-noite.”
Ao pôr do sol do sábado para o primeiro dia, Paulo comeu com
os discípulos até a meia noite (já no primeiro dia) e partiu (foi-se embora) ainda
no primeiro dia. Paulo guardou o sábado e viajou no primeiro dia.
“No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o
que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as
coletas quando eu chegar.”
Não mandou que iniciassem a coleta violando um sábado, mas
que iniciassem o trabalho no primeiro dia da semana.
O termo “Dia do senhor” em apocalipse é utilizado para o
próprio dia do apocalipse.
“O sol se converterá em trevas, E a lua em sangue, Antes de
chegar o grande e glorioso dia do Senhor;” (Atos 2:20)
Se fosse referência ao primeiro dia da semana deveríamos
fugir deste dia:
“Ai daqueles que desejam o dia do SENHOR! Para que quereis
vós este dia do SENHOR? Será de trevas e não de luz.” (Amós 5:18)
Sofonias 1:7; Isaías
13:6; 1 Coríntios 5:5; 1 Tessalonicenses
5:2; Apocalipse 1:10; 2 Pedro 3:10;
Ezequiel 30:3; Joel 1:15; Joel 2:1;
Joel 2:31; Amós 5:20; Zacarias
14:1; Malaquias 4:5; Ezequiel 13:5; Joel 3:14;
2 Coríntios 1:14; Obadias 1:15; Isaías 13:9;
2 Tessalonicenses 2:2; Joel 2:11; Jeremias 46:10; Isaías 2:12;
Portanto não se refere ao domingo.
O único versículo que trata do termo “dia do senhor” sem
fazer referência ao apocalipse é:
“Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade
no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do SENHOR,
digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo
fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras, Então te
deleitarás no SENHOR, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te
sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do SENHOR o disse.” (Isaías
58:13-14)
“Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi
detrás de mim uma grande voz, como de trombeta,”
Não é propriamente sábado nem domingo, mas um dia único e
específico que não se repete, o da volta de Jesus.
O domingo provém do latim “dies Dominicus” , este termo
passou a ser utilizado para designar o primeiro dia da semana, “Sunday”
(traduz-se dia do sol) dedicado ao astro sol, à partir do concílio de Niceia
(ano 325) sob autoridade do Imperador pagão Constantino que passou ao
cristianismo.
“conforme vemos em Apocalipse 1.10. [...] O que significa o
termo “ kyriakê hêmera”? A frase significa “o dia do Senhor” e ocorre uma só
vez que é aqui em
Apocalipse. Essa expressão foi criada por João, e a nossa
pergunta é: Por quê? Acredito que existam duas razões principais para isso:”
“1) Para indicar algo inédito na história da humanidade: A
ressurreição de Cristo.”
Este algo inédito é a volta de Jesus Cristo. Nem sábados nem
primeiros dias são inéditos.
“2) Para deixar bem claro que se referia ao dia da
ressurreição de Cristo, ou seja, ao domingo, e não a segunda vinda de Cristo.”
Refere-se à volta de Cristo. Tempo onde o apóstolo se
encontrou em sua visão.
Conclusão do artigo analizado:
“O TESTEMUNHO BÍBLICO (e histórico) favorece claramente e
com força, a adoração Dominical. O adventismo está derrotado, sem dúvida
alguma.”
Contraposição:
“A Igreja mudou a observância do sábado para o domingo pelo
direito divino e a autoridade infalível concedida a ela pelo seu fundador,
Jesus Cristo. O protestante, propondo a Bíblia como seu único guia de fé, não
tem razão para observar o domingo. Nessa questão, os Adventistas do Sétimo Dia
são os únicos protestantes coerentes.”
(Boletim Católico
Universal, pág. 4, de 14 de agosto de 1942
Atenciosamente.
Sr. Adventista,
ResponderExcluirNão sei porque o Sr. se dar ao trabalho de responder a esse pessoal desses blogs apostatas. Passei por várias igrejas antes de conhecer a igreja adventista e agora sei que encontrei a verdade. Eu sinceramente deixarei de entrar nesses blogs pois me desgasto muito e desnecessariamente para tentar fazer com que esse pessoal enxergue e verdade e sinceramente acho que estamos perdemos nosso precioso tempo com eles. Levei algumas questões do blog ex-adventistas para a igreja e todas foram devidamente esclarecidas e fui aconselhado a evitar esse tipo de site e penso que você Sr. Adventista deveria fazer o mesmo. Como disseram na igreja o diabo pode achar uma brecha, entrar e nos desviar do caminho da verdade. Que tal se fizermos isso? É o que pretendo fazer de hoje em diante.