terça-feira, 7 de agosto de 2012

Resposta - Do sábado para o Domingo: usando a Páscoa para calar os Adventistas


Em resposta ao artigo: http://mcapologetico.blogspot.com.br/2011/06/do-sabado-para-o-domingo-usando-pascoa.html

“Este dia vos será por memorial, e o celebrareis como solenidade ao SENHOR; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.”

Memorial de que mesmo? Da criação? Obviamente não!
Da páscoa? Sim, claro!

Como comemoramos a páscoa? Guardado o sábado?
Como comemoramos a criação de Deus? Guardando a páscoa?

(os objetivos foram invertidos)

Se ambos os estatutos eram perpétuos então não podem ser mudados. A páscoa deve ser observada na forma como Deus ordenou e o sábado na forma como Deus ordenou. Como então o homem deliberadamente muda os valores, passando os valores do sábado para a páscoa? E como o homem pode deliberadamente, transformar esta páscoa em semanal?

Portanto a páscoa semanal, com caráter de sábado é invenção humana. Continua sendo um primeiro dia da semana comum ao qual o homem atribuiu os valores de páscoa e dia de guarda. Juntaram dois dias e fizeram um outro, sem a autorização de Deus.


“1) Os adventistas dizem que o sábado é sinal, o selo de Deus. A páscoa também era.”

Onde na bíblia está escrito que a páscoa representa um sinal? Portanto uma afirmação sem bases bíblicas.

“2) Os adventistas dizem que a guarda do sábado é uma lei eterna. A páscoa também era.”

O sábado é um mandamento, a páscoa não; O sábado foi criado no início do mundo, a páscoa não; O sábado existiu independente do pecado, a páscoa não; O sábado representa uma das leis morais, a páscoa não; O sábado foi abençoado e santificado, a páscoa não;

Ao ser criado no gênesis, o sábado foi planejado para todo o sempre. Em um mundo sem pecado, onde Deus não planejara a morte de Jesus.

“Nos Evangelhos percebemos que os Evangelistas diziam ESPECIFICAMENTE que o Senhor ressurgiu dos mortos no ‘ primeiro dia da semana’!”

E descansou no sábado!

Deus também fez surgir a obra criação no primeiro dia da semana que se seguiu nos demais. E descansou no sábado!

“E, no fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.”

“E no primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu a pedra tirada do sepulcro.”

“E no primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado, e algumas outras com elas.”

Porque haviam descansado no sábado.


“E, passado o sábado, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo.”

Porque não poderiam comprar no sábado.

“E, voltando elas, prepararam especiarias e ungüentos; e no sábado repousaram, conforme o mandamento.”

Porque prepararam tais coisas antes, para guardar o sábado.

“Entendo que o motivo era que em torno de 90 A.D., data provável da escrito do seu evangelho, o primeiro dia da semana já estava firmado na liturgia cristã.”

Não há base bíblica para tal afirmação.

“E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite.”

Ao pôr do sol do sábado para o primeiro dia, Paulo comeu com os discípulos até a meia noite (já no primeiro dia) e partiu (foi-se embora) ainda no primeiro dia. Paulo guardou o sábado e viajou no primeiro dia.

“No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar.”

Não mandou que iniciassem a coleta violando um sábado, mas que iniciassem o trabalho no primeiro dia da semana.

O termo “Dia do senhor” em apocalipse é utilizado para o próprio dia do apocalipse.

“O sol se converterá em trevas, E a lua em sangue, Antes de chegar o grande e glorioso dia do Senhor;” (Atos 2:20)

Se fosse referência ao primeiro dia da semana deveríamos fugir deste dia:

“Ai daqueles que desejam o dia do SENHOR! Para que quereis vós este dia do SENHOR? Será de trevas e não de luz.” (Amós 5:18)

  Sofonias 1:7; Isaías 13:6;  1 Coríntios 5:5; 1 Tessalonicenses 5:2;  Apocalipse 1:10;  2 Pedro 3:10;  Ezequiel 30:3;  Joel 1:15;  Joel 2:1;  Joel 2:31;  Amós 5:20; Zacarias 14:1;  Malaquias 4:5;  Ezequiel 13:5;  Joel 3:14;  2 Coríntios 1:14;  Obadias 1:15;  Isaías 13:9;  2 Tessalonicenses 2:2;  Joel 2:11;  Jeremias 46:10;  Isaías 2:12;

Portanto não se refere ao domingo.

O único versículo que trata do termo “dia do senhor” sem fazer referência ao apocalipse é:

“Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras, Então te deleitarás no SENHOR, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do SENHOR o disse.” (Isaías 58:13-14)

“Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta,”

Não é propriamente sábado nem domingo, mas um dia único e específico que não se repete, o da volta de Jesus.

O domingo provém do latim “dies Dominicus” , este termo passou a ser utilizado para designar o primeiro dia da semana, “Sunday” (traduz-se dia do sol) dedicado ao astro sol, à partir do concílio de Niceia (ano 325) sob autoridade do Imperador pagão Constantino que passou ao cristianismo.


“conforme vemos em Apocalipse 1.10. [...] O que significa o termo “ kyriakê hêmera”? A frase significa “o dia do Senhor” e ocorre uma só vez que é aqui em Apocalipse. Essa expressão foi criada por João, e a nossa pergunta é: Por quê? Acredito que existam duas razões principais para isso:”


“1) Para indicar algo inédito na história da humanidade: A ressurreição de Cristo.”

Este algo inédito é a volta de Jesus Cristo. Nem sábados nem primeiros dias são inéditos.

“2) Para deixar bem claro que se referia ao dia da ressurreição de Cristo, ou seja, ao domingo, e não a segunda vinda de Cristo.”

Refere-se à volta de Cristo. Tempo onde o apóstolo se encontrou em sua visão.

Conclusão do artigo analizado:

“O TESTEMUNHO BÍBLICO (e histórico) favorece claramente e com força, a adoração Dominical. O adventismo está derrotado, sem dúvida alguma.”

Contraposição:

“A Igreja mudou a observância do sábado para o domingo pelo direito divino e a autoridade infalível concedida a ela pelo seu fundador, Jesus Cristo. O protestante, propondo a Bíblia como seu único guia de fé, não tem razão para observar o domingo. Nessa questão, os Adventistas do Sétimo Dia são os únicos protestantes coerentes.”

 (Boletim Católico Universal, pág. 4, de 14 de agosto de 1942


Atenciosamente.

Um comentário:

  1. Sr. Adventista,
    Não sei porque o Sr. se dar ao trabalho de responder a esse pessoal desses blogs apostatas. Passei por várias igrejas antes de conhecer a igreja adventista e agora sei que encontrei a verdade. Eu sinceramente deixarei de entrar nesses blogs pois me desgasto muito e desnecessariamente para tentar fazer com que esse pessoal enxergue e verdade e sinceramente acho que estamos perdemos nosso precioso tempo com eles. Levei algumas questões do blog ex-adventistas para a igreja e todas foram devidamente esclarecidas e fui aconselhado a evitar esse tipo de site e penso que você Sr. Adventista deveria fazer o mesmo. Como disseram na igreja o diabo pode achar uma brecha, entrar e nos desviar do caminho da verdade. Que tal se fizermos isso? É o que pretendo fazer de hoje em diante.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.