sábado, 30 de junho de 2012

Resposta a Anônimo X sobre as últimas considerações

Em resposta aos comentários de:

http://novamenteadventistas.blogspot.com/2012/06/adornos-questao-de-colares-brincos.html?showComment=1341088706009#c3209058594179433037


“A nossa troca de idéias não está nada produtiva, por sua culpa; só por ela! O irmão está se centrando muito pouco nos argumentos!”

“Em relação ao e-mail, seu argumento é mais vergonhoso ainda! Se o e-mail foi tendencioso a culpa foi sua!”

Diante do fracasso a melhor perspectiva para alguns é jogar a culpa sobre outrem.


“Achei interessante seu comportamento, quando de propósito peguei de forma intencionada, as afirmações que citou e as reescrevi modificando a maior parte. Joguei a isca e o Sr. a engoliu!”

Então devo admitir que o caro amigo é um mentiroso? Espera que acreditemos nesta lorota? De propósito? Jogando isca? Estais envergonhado por não ter mais desculpas diante do que lhe falei, procurando disfarçar aquilo que é óbvio desde o princípio de nosso debate. Usará agora de desonestidade? Sacrificando seus próprios princípios para tentar provar um ponto de vista? Esta última desculpa foi vergonhosa. Já havia lhe avisado que este método que utilizei lhe traria malefícios. A auto-negação é um de seus efeitos.

“Foi tão-somente esse meu objetivo, provar que o Sr. cultiva dois pesos e duas medidas!”

Sabemos! Engana que eu gosto! A emenda saiu pior que a encomenda!

“Pois bem, não vejo a mesma indignação em vossa pessoa quando o site da Novo Tempo, não publica um único comentário, meu, do Décio, do editor, ou de qualquer outra pessoa que não diga só: AMÉM, AMÉM, AMÉM!”

Talvez para barrar aquele costume de alguns entrarem em escolinhas bíblicas e derramarem o que pensam. Posto no site dos exadventistas porque é um site também apologético e incentiva abertamente o diálogo. Agora o amigo quer me convencer de que o site da novo tempo é um lugar para apologética? Porque ninguém tem coragem de chamar o Prof. Leandro Quadros cara a cara para discutir questões apologéticas. Por que o MCA e a CACP não tem coragem de chamar um adventista para discutir apologética cara a cara? Em virtude desta covardia, por que teríamos que aceitar argumentos às escondidas, se os acusadores sequer se identificam? Faça como o Sr. Rinaldi, diga o que pensa abertamente, porque o lugar de pessoas como nós que se escondem em pseudônimos é onde deve estar no submundo apologético. Se querem seus comentários postados em sites adventistas, não têm o tão citado Gilson Medeiros? Postem lá! Ou aqui! Porque somos mais do que suficiente para tratar de pormenores, deixemos os assuntos importantes para o pessoal da Novo Tempo.

“Por que o Sr. não se indigna com o procedimento da Novo Tempo?”

Pelo contrário, eu apoio o procedimento da novo tempo. Por que deixaríamos futuros cristãos sinceros à mercê de lobos? Famintos com seus livros apologéticos coloridos nas mãos prontos a despejar tudo aquilo que acham? Deixem os sinceros lá! O papo aqui é entre “mim e tu”.

“Não quero entrar no rol dos acusadores, mas é isso que ocorre!”

Como não quer entrar no rol dos acusadores? Por quantas vezes têm acusado o adventismo e Ellen White? Se a verdade passa por vários estágios, creio que o amigo está na fase da negação.

“Tive um debate como o Sr. sobre o tema Amálgama e suas respostas foram sofríveis.”

Para invenções sofríveis o que se tem de resposta? Digo que a resposta pode parecer tão esdrúxula quanto a afirmação que analisei. Sinceramente, insistir em um cruzamento entre homem e bicho é até vergonhoso. Imagine o que os não cristão pensam de cristãos que ficam discutindo sobre a possibilidade de um homem cruzar com um cavalo e nascer um centauro? Porque até imagem de centauro tenho visto em site. Sinceramente vejo este assunto mais como algo digno de comédia do que de seriedade, me desculpe mas aquele artigo que o amigo me mostrou é que é sofrível.

“O irmão só aceita o que for da IASD! Por isso é muito difícil debater com o Sr!”

Aí é que o amigo se engana, também aceito muitas coisas de outras denominações, como pode constatar pelo meu blog, bem como até de não cristãos, da ciência e outras áreas do conhecimento. Porém acostumei desde cedo a ir direto na fonte, livros, estudos. Portanto digo que o amigo está certo, realmente deve ser muito difícil debater com o que vos fala.

Porque é ilógico debater sobre doutrinas adventistas através de livros que não são adventistas, isto não tem cabimento. Porque o amigo me diz uma coisa, e quando olho nos livros adventistas está escrito outra. O caro amigo quer me convencer de que apologetas anti-adventistas tem mais autoridade do que os próprios adventistas para responder sobre suas próprias doutrinas? Porque o que tenho combatido neste blog é um conjunto de distorções e toda sorte de interpretações de terceiros que me mostram que as opiniões destes apologetas não são nada confiáveis.

“Abordei a questão da vaidade e do costume e citei a gravata. O que o Sr. pelo menos deveria ter feito? Pesquisar! Fez isto? Não!”

Pior que pesquisei, e olha, devo dizer que aquela gravata a que o amigo se referiu, da tal múmia está mais para um colar do que para uma gravata.

“Esse objeto em ouro ou cerâmica possuía a forma de um cordão arrematado com um nó”


Onde já se viu gravata feita de ouro e cerâmica?

E mais uma coisa, se a tal gravata deveria ser evitada por ser supostamente de origem pagã, então o que diríamos da cruz que historiadores também creditam ser de origem pagã. Veja como o amigo procura argumentos “nada a ver” para desmerecer o vestuário cristão. Como desculpa para justificar os adornos.



“A IASD não batiza quem usa brincos ou cordões, pois bem usei a Bíblia e só ela. E o Sr. não explicou o motivo de haver tantos versos bíblicos e pessoas de Deus usando-os, inclusive sendo abençoados pelo Pai Celestial. Explicou isto? Não!”

Olha o amigo está se mostrando exímio na arte de se fazer de desentendido! Por quantas vezes eu disse ao amigo que as bênçãos dirigida a uma pessoa não significa necessariamente a aprovação de tudo que a pessoa faz ou usa? Mas claro, o amigo ignorará isto e provavelmente ligará a vitrola de vinil arranhado e futuramente dirá novamente:

“. E o Sr. não explicou o motivo de haver tantos versos bíblicos e pessoas de Deus usando-os, inclusive sendo abençoados pelo Pai Celestial”

Sobre:

“Então mostre. Pegue tudo o que escrevi e mostre que é tudo mera cópia. É uma acusação muito grave.” (grifo nosso)

Que o amigo então se dê a este trabalho, porque até esta afirmação é de vossa pessoa! Na falta de argumentos se exagera! E a palavra (TUDO) sempre se mostra um prato perfeito para quem se deseja colocar no lugar de vítima. Desafio o amigo a procurar onde usei esta palavra:

Vou facilitar:

“Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem”

“O amigo insistirá ainda em rejeitar tudo o que lhe passo?”

“Está pegando a realidade dos fatos colocando tudo em vossa mente e reinterpretando da maneira que julga mais confortável.”

“E fazemos tudo isto porque somos escravos de nossas mentes.”

Mostre onde eu disse tal coisa e me retratarei, entretanto, quando todos perceberem que isto não passa de uma calunia o amigo se retratará?

“O Sr. deve: a) provar o que afirmou, pois senão terei uma péssima impressão do Sr.( estou tentando ser ao máximo educado); ou b) se retratar.”

Sofisma à parte, o amigo ainda é muito inexperiente na arte da argumentação para tentar me pegar em algo tão óbvio! Criar uma mentira através do exagero e exigir que eu corrija, me subjugando aos pés de vossa pessoa! Prefere que o faça de joelhos?

E que tal o amigo se retratar no meu lugar por ter escrito aquela falsidade: “Pegue tudo o que escrevi e mostre que é tudo mera cópia. É uma acusação muito grave”.

Que tal o amigo escolher alguma daquelas opções? Não está lidando com um inexperiente conforme possa parecer, se uso uma linguagem simplista para uns e métodos nada formais para outros e não me preocupo com regras e concordâncias gramaticais é porque não se mostram necessários. Sempre coloquei meu diálogo no nível em que a contraparte se coloca. Por isto avisei ao amigo que estamos entrando em terreno perigoso, não quero magoá-lo, portanto não me tente. Creio que o amigo concorda comigo ao dizer:

“Não quero magoá-lo, pois isso não condiz com o espirito cristão. Portanto ficarei esperando sua pronúncia!”

“Veja bem que se não me engano o nome do Sr. começa com a inicial G, em um comentário que fez, salvo engano da minha parte, tenho como provar que o Sr., - se for levar para esse lado que quer levar; o que creio não ser o correto -, sim é um plagiador. Mas não acho ser esse o melhor caminho!”

Pois que seja este o caminho! Porque senão pensarei que novamente o amigo está tentando uma manipulação intelectual!

Viu como funciona? No texto acima criei algo para induzir o amigo a fazer algo que eu supostamente queira que o amigo faça! Pois bem, veja como se faz corretamente aquilo que o amigo timidamente está tentando fazer, observe:

(suposição) "O amigo me acusou de plagiador, isto está claro, mas admitiu que poderia estar cometendo um engano: “salvo engano da minha parte” e foi mais além dizendo que pode provar: “tenho como provar”. Portanto digo ao amigo que prove, caso contrário és um mentiroso desleal. Por que afirmastes com todas as letras “sim é um plagiador”. Note que vossa reputação está em jogo e em sua resposta estará toda a tua credibilidade durante o nosso debate!"

Viu como se faz uma verdadeira intimidação e indução ao fracasso? Veja agora como seria a parte seguinte!

(suposição) "Mas não obrigarei o amigo a tal coisa, em consideração ao vosso empenho durante o nosso debate, relevarei tal ofensa até porque somos cristãos e ao final devemos sempre buscar um consenso."

Com isto eu me passaria como a vítima bondosa e perdoadora e o amigo ficaria como o acusador cruel e leviano.

Bem creio que deu para o amigo perceber que sei exatamente o que tentou fazer, de uma forma desajeitada e um tanto amadora.

Peço então ao amigo que não tente usar de táticas sórdidas para com nosso diálogo. Porque não está lidando com um amador e saberei exatamente de cada uma de vossas intenções.

“Portanto irmão pare com esse discurso! Ele não cai bem!”

Fui repreendido?! (deixa “pra lá”).

“O Sr. sai do debate e parte para acusações!”

Convido o amigo a olhar meu artigo onde se fala do complexo refletido, onde a pessoa procura atribuir a outrem, características dela própria.

“Portanto tome cuidado com o espírito da acusação!”

Fui repreendido?! Novamente?! (deixa “pra lá”).


“Em relação ao e-mail o Sr. novamente faltou com a verdade, pois informei que iria fazer nova pergunta, não porque tivesse dúvida, mas devido a sua insistência em negar o óbvio. Reformulei a pergunta e perguntei ao Sr. se estava boa. O que o Sr. fez? Disse que estava muito boa e clara para elucidar a questão! Declarou isso por escrito! Essa foi a verdade! Estou ficando decepcionado com o Sr.”

Realmente eu não queria fazer isto mas terei que me defender:



Anônimo X9 de abril de 2012 11:22

Querido irmão Sr. Adventista, boa tarde.

De modo algum concordo com o que disse. Por quê? Devido ao complemento que coloquei em minha pergunta: NO QUE DIZ RESPEITO AO DOM PROFÉTICO DA Sra. ELLEN WHITE.

Daí que a pergunta foi bem clara e objetiva. Mas tudo bem! Para esclarecer esta questão; que tal um pequeno texto, nos moldes abaixo?

Acredito na existência de profetas durante a história da humanidade, fato demonstrado biblicamente, e que pessoas possam ser abençoadas com o dom de profecia, conforme a vontade de Deus. Porém li e conheço bastante sobre Ellen White e seus livros, e após ter pesquisado, refletido e analisado minuciosamente, lendo tudo que posso, contra e a favor da Sra. Ellen White, não creio que tais livros escritos por ela tenham sido inspirados pelo Espírito de Profecia, ou seja, não acredito e que Ellen White tenha recebido o dom profético, por considerá-la não ter sido uma verdadeira profetiza e estou convicto disto.

Então, mesmo descrendo de forma convicta no dom profético da Sra. Ellen White e considerando-a uma falsa profetiza, se eu me comprometer a respeitar aos demais membros da IASD que crêem no dom profético da escritora, fazendo completo silêncio e omitindo o que penso, haveria possibilidade de ser batizado na IASD e me tornar um adventista?

O pequeno texto acima, está bom para ser enviado a um porta voz oficial da IASD?


Um abraço e ficarei aguardando sua resposta.



Realmente disse que a pergunta estava boa:

Sr. Adventista11 de abril de 2012 08:54

Ola querido irmão e amigo Anônimo X, creio que o texto acima está bom e bem esclarecido, ficarei no aguardo da resposta à sua pergunta.

Atenciosamente,

(Sr. Adventista)



Mas veja o e-mail que o amigo enviou:


Anônimo X5 de maio de 2012 04:53

Querido irmão Sr. Adventista, bom dia.

Enviei as perguntas, conforme combinamos, para o portal oficial da IASD, por duas vezes, e para o site Na Mira da Verdade, duas vezes, todavia até agora nada.

Obs: também inclui, por conta própria, a pergunta sobre o casamento de um adventista com membro cristão de outra denominação. Perguntei: a) Se isso gera afastamento do cargo - embora continue a pertencer a IASD - para seu membro, seja tal pessoa, pastor, ancião ou da comissão e b) se tal casamento pode ser realizado num templo da IASD.

O teor do e-mail foi o seguinte;

Prezado(s) Pastor(es), bom dia.

Gostaria de fazer duas perguntas.

Primeiramente gostaria de saber, se um futuro batizando, após ter estudado minuciosamente a doutrina adventista, não crer de forma convicta e sem ter quaisquer dúvidas, na doutrina fundamental de nº 18 da IASD, somente e unicamente no que diz respeito ao dom profético da Sra. Ellen White, poderá batizar-se na IASD?

Esta pessoa acredita na existência de profetas durante a história da humanidade, fato demonstrado biblicamente, e que pessoas possam ser abençoadas com o dom de profecia, conforme a vontade de Deus.
Porém tendo lido e conhecido bastante sobre Ellen White e seus livros, e após ter pesquisado, refletido e analisado minuciosamente, lendo tudo contra e a favor da Sra. Ellen White, não crê que tais livros escritos por ela tenham sido inspirados pelo Espírito de Profecia, ou seja, não acredita que Ellen White tenha recebido o dom profético, por considerá-la não ter sido uma verdadeira profetiza e está convicto disto.

Contudo, mesmo descrendo de forma convicta no dom profético da Sra. Ellen White e considerando-a uma falsa profetiza, se essa pessoa comprometer-se a respeitar os demais membros da IASD que crêem no dom profético da escritora, fazendo completo silêncio e omitindo tudo o que pensa sobre a Sra. Ellen White, haveria possibilidade dele ser batizado na IASD e vir a tornar-se um Adventista do Sétimo Dia?

Obs: Pessoalmente penso que não. Todavia gostaria de saber se estou certo ou errado, quanto ao fato desta pessoa não poder se batizar na IASD, por não crer de forma convicta - sem ter quaisquer dúvidas - no dom profético da Sra. Ellen White e considerá-la não ser uma profetiza verdadeira?




Além do amigo colocar em terceira pessoa, também adicionou algo que não aprovei:

“Primeiramente gostaria de saber, se um futuro batizando, após ter estudado minuciosamente a doutrina adventista, não crer de forma convicta e sem ter quaisquer dúvidas, na doutrina fundamental de nº 18 da IASD, somente e unicamente no que diz respeito ao dom profético da Sra. Ellen White, poderá batizar-se na IASD?”

Obs: Pessoalmente penso que não. Todavia gostaria de saber se estou certo ou errado, quanto ao fato desta pessoa não poder se batizar na IASD, por não crer de forma convicta - sem ter quaisquer dúvidas - no dom profético da Sra. Ellen White e considerá-la não ser uma profetiza verdadeira?

Além disto aquilo que o amigo se referiu como um “pequeno texto” se tornou um texto diríamos “complexo”, "enfadonho"?.

E adverti o amigo sobre isto, logo após o envio:



O próprio amigo reconhece que adicionou tais coisas por conta própria:


E continuei te alertando:

“Olá caro amigo Anônimo X, ainda insisto em te alertar que a forma como seu texto foi escrito está bastante diferente do que lhe enviei, pelos motivos que citei anteriormente, quanto ao assunto em questão, dê uma olhanda neste artigo:”


O que lhe digo então? Sua máscara caiu? Como então ousa continuar afirmando tal leviandade, mesmo sabendo que vossa acusação não procede?

Tenho levado o amigo com paciência, mas o amigo tem agido com desonestidade, porque manipulou deliberadamente a carta e tenta colocar em mim alguma culpa. Não aprovei a tal carta do modo que enviou e fiz o meu papel de alertá-lo sobre a diferença entre o que enviou e o que lhe propus que enviasse.

“Em relação ao e-mail, seu argumento é mais vergonhoso ainda! Se o e-mail foi tendencioso a culpa foi sua!”


E se o amigo agiu em desonestidade para comigo nesta questão, o que me levaria a confiar de que a resposta obtida pelo amigo sequer seja conforme o amigo demonstrou?

Percebe o risco de se usar outro meio que não fontes primárias para se encontrar respostas para perguntas? Porque não são confiáveis e estão sujeitas às mazelas humanas, inclusive o dos questionamentos tendenciosos. Me desculpe mas continuarei estudando em fontes primárias. Porque estudo em opiniões trazem apenas divergências e aborrecimentos.

E tenho uma má notícia para o amigo, enviei uma artigo para ser analisado pelo programa Na mira da Verdade. Porém devido a receberem centenas de e-mails por dia podendo chegar a milhares, o Prof. Leandro Quadros e Tito não estão mais atendendo o e-mail pessoalmente. Tais e-mails estão sendo redirecionados para a escola bíblica, e o que tenho recebido são respostas genéricas. Geralmente analisam o conteúdo dos e-mails e dão uma resposta genérica, na maior parte das vezes utilizando respostas prontas. Estes observam o assunto do e-mail e incorporam respostas dentre a extensa lista de estudos que a IASD possui. Assim recebi uma resposta para meu e-mail, mas isto me satisfez? Te digo que não. Isto prova que tal lugar não é o mais adequado para questões apologéticas.

“RESPOSTA: Causou-me espanto o que escreveu tenho amigos cristãos evangélicos casados, não adventistas, de denominações diferentes e os casamentos se deram em um dos templos sem qualquer preconceito!”

Bom então temos mais um problema porque o manual da igreja é bem claro quanto a isto!

“14.     Casamento Inter-Religioso: A igreja Adventista, assim como a maioria das outras igrejas, não realiza casamentos de seus membros com não membros ou de pessoas com religiões diferentes, por configurar-se nesta situação o caso de “jugo desigual” descrito na Bíblia (II Cor. 6:14- 7:1; Gen. 24:3; Gen. 28:1;  Ex. 34:12-16; Num.25:1-3; Deut.7:1-4; I Reis 3:1,2 ; 11:1-6; Amós 3:7; I Cor. 7:39). Respeitando este princípio divino de proteção, certamente você estará evitando problemas futuros.”


Francamente digo eu!

E insisto que se o amigo quer respostas corretas para suas perguntas terá que ir em fontes primárias, não há outro meio.

Atenciosamente.

(Sr. Adventista)


sexta-feira, 29 de junho de 2012

As máscaras do Editor e Décio começam a cair




É com pesar que venho transmitir aos caros leitores deste blog a seguinte informação:

Durante muito tempo por várias época tenho tido meus comentários apagados no blog  http://www.exadventistas.blogspot.com.br. Portanto se os amigos forem ler os artigos contidos no blog encontrarão de minha parte apenas comentários que não comprometem muito o conteúdo dos artigos ali postados. De fato desde que iniciei minhas postagens no blog  tenho observado que boa parte de meus comentários, aqueles que colocam os autores dos textos e alguns colaboradores em situação delicada, têm sido apagado. Percebendo que não desistirão deste costume repudiável, postarei aqui os últimos comentários apagados da madrugada do dia 29/06/2012.




"Décio27 de junho de 2012 16:10

ASSIM FICA DICÍFIL, SR ADVENTISTA:

1º- O artigo em pauta é outro, Sr Adventista; devemos pelo menos tentar, nos manter no assunto. Todos nós aqui(eu também), acabamos muitas vezes saindo do assunto em pauta. Vamos procurar tentar nos manter o tópico do artigo.

2º- Essa passagem que o Sr levantou já foi explanada e apresentada nossa interpretação no artigo: “o resumo dos 10 mandamentos e a chave para salvação”. Quer ler e comentar sobre tal? Então por favor, faça o comentário no campo dequele artigo.

3º- Sua atitude é lamentável...o Sr sempre abandona os debates, quando a coisa “aperta” não? Veja o nosso último pequenino debate sobre a “lua nova” de Isaías 66:22-23; o sr simplesmente saiu pela “esquerda”, abandona...deixa ao vento... e não demora muito, lá vem o sr de novo, trazendo um outro ponto... como o que apresentou agora!

Assim sendo, fica muito, mas muito difícil ter ânimo para debater com alguém com essa postura.

Misericórdia de Deus, Justiça do Céu...e que os Anjos digam Amém.
Décio – um Aprendiz de Cristão."



http://exadventistas.blogspot.com/2012/06/adornos-questao-de-colares-brincos.html?showComment=1340838613068#c2798900438815879958


Comentário apagado:

Caro amigo Décio, não abandonei o debate, estou enfrentando aquele mesmo problema costumeiro de ter meus comentários censurados.

Enviei a resposta novamente, peço que não me culpe, porque minha parte estou fazendo, agora o amigo, juntamente com o Editor poderiam colaborar deixando de apagar comentários que os deixam em situação delicada.

Comentei vários outros erros em artigo conforme o amigo me solicitou referente a “o resumo dos 10 mandamentos e a chave para salvação”, será uma sorte, se também não apagarem estes, e mais sorte ainda se não me bloquearem de postar novamente como das outras vezes.

Atenciosamente.



Décio25 de junho de 2012 12:38

RESPOSTA AO SR ADVENTISTA:
Pelo Amor de Deus, Sr Adventista;por favor homem, não se faça de desentendido; é mais vergonhoso ainda! O Sr sabe muito bem que: quando o Profeta Isaías citou “de uma festa da lua nova a outra e de um sábado ao outro”, ele estava dizendo com isso que as pessoas adorariam à Deus todos os dias. Ele usou um dia solene do mês(festa da lua nova) e o dia solene da semana(sábado), para declarar que de uma data mensal dessas até a outra e que de um sábado ao outro, haveria adoração à Deus; esse foi o sentido da frase, para se ter o entendimento! PARA FICAR BEM CLARO:
-De uma festa da lua nova até a próxima festa da lua nova...haveria adoração à Deus.
-De um sábado até o outro sábado...haveria adoração à Deus.
ENTENDEU? ELE USOU ESSAS SOLENIDADES PARA EXPLICAR QUE TERIA ADORAÇÃO TODOS OS DIAS!!
MAS NÃO QUE DEVEMOS ENTENDER LITERALMENTE QUE: QUANDO APAREÇER LUA NOVA, O SIGNIFICADO LITERAL DESSA EXPRESSÃO É “MÊS” E QUE SÁBADO QUER DIZER LITERALMENTE “SEMANA” ! NÃO É NADA DISSO, COMO O SR QUIS COLOCAR NAS MINHAS PALAVRAS, USANDO SEU EXDRÚXULO EXEMPLO USADO EM COL. 2:16. (preciso repetir, ou entendeu? Ou melhor, não quer entender?)

O Sr fica usando essa estratégia desleal para criar confusão e fugir do fato que: se verificar na Bíblia, verá que a lua nova quando relacionada junto ao sábado como no caso em questão, não é nada do que o sr falou; é a festa da lua nova mesmo; mas como o adventismo é incoerênte e lhe diz para “pegar” o sábado e “deixar” a lua nova, o sr faz o que faz. Aliás, já não é de hoje que tem feito tal coisa...

Misericórdia do Céu, Justiça de Deus.
Décio – um Aprendiz de Cristão.


http://exadventistas.blogspot.com/2012/06/todos-merecem-respeito.html?showComment=1340653139291#c3465483449876020340

Comentário apagado:


Veja o que o próprio amigo afirmou:

"Sempre que lemos o sábado relacionado junto com a lua nova, está se falando da FESTA DA LUA NOVA. Pesquise o sr mesmo!"

Isto também se aplicaria ao caso de Col. 2:16.

"O profeta usou os termos lua nova e sábado, porque eram dias solenes em sua época."

Este argumento também se aplicaria ao caso de Col. 2:16.

Portanto se formos adotar que a palavra sábado contida em (Col. 2:16) se refere ao sábado do mandamento, também teremos que adotar que a palavra sábado contida em (Isaías 66:22-23) também se refere aos mandamentos.

Então como o sábado poderia ter sido abolido no novo testamento se continuaria a existir no céu?

Porque se a referência ao sábado em (Isaías 66:22-23) se deu por questão cultural então em (Col. 2:16), também deveria ser bem como em (Os. 2:11).

De modo que qualquer significado que se dê ao sábado de colossenses terembos também que dar à Isaías e:

“e farei cessar todo o seu gozo ,as suas festas, as suas luas novas, e os seus sábados...” (Os. 2:11)"

Acaso o texto de oséias também se refere ao sábado? Por quantas vezes o sábado haveria sido abolido?

Portanto da mesma forma como o sábado de (Os. 2:11) e (Isaías 66:22-23) não se referem ao 4º mandamento, o sábado contido em (Col. 2:16) também não se refere ao 4º mandamento. Isto é claro e óbivio. Me admira o amigo, quando não tem argumentos sempre dizer que estou distorcendo ou estou me fazendo de desentendido, enquanto que o que exponho está perfeitamente claro.

O caro amigo não pode pegar dois versículos no mesmo contexto e dizer que por razões culturais o sábado contidos nele tenham significados diferentes como no caso de colossenses e oséias.

De modo que se o amigo adotar que realmente nestes versículos está se falando do sábado específicamente o do 4º mandamento, terá que admitir que também está se falando específicamente do sábado em isaías, admitindo que o sábado continuará a exitir no ceú.

Por outro lado o texto de Oséias, claramente dá o significado de Colossenes. Mostrando que o sábado referido não é o do 4º mandamento. Porque senão teríamos que admitir que o sábado teria sido abolido também no texto de Oséias.

Atenciosamente.




(Artigo)

http://exadventistas.blogspot.com.br/2011/11/o-resumo-dos-dez-mandamentos-chave-para.html


Comentário apagado:


"Frase clássica dos nossos irmãos adventistas: “Jesus resumiu os dez mandamentos em dois: Amar a Deus e amar ao próximo como a si mesmo”.

Essa frase é baseada não na Bíblia, mas nas interpretações particulares de quem mesmo? Acertou quem falou em EGW; ela também declarou (grifos nossos):"


Bem se vê que os autores do artigo não conhecem as escrituras:

"Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo." (Romanos 13:9)

"Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo." (Mateus 19:19)

"O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor." (Romanos 13:10)

"A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei." (Romanos 13:8)

"Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo." (Gálatas 5:14)

"Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis." (Tiago 2:8)

"E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês? E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo." (Lucas 10:25-27)

Esta passagem acima é semelhante a:

"E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; (Mateus 19:17-18)





Anônimo28 de junho de 2012 13:31

Esse senhor adventista é um mentiroso daqueles.A que se chama noiva é uma, eu sou outra.Se tem algo que eu não sou é mentirosa.
Você faz julgamentos mentirosos e por isso não dou a minimv para você, pois é um palhaço, um fantoche da Iasd.Você para mim é desprezível.

Anônimo28 de junho de 2012 13:37

DE JOVEM REVOLUCIONÁRIA com orgulho.A verdade sempre vence.Se eu estiver mentindo que Deus retribua o suposto mal que cometo pois graças a Deus a mentira é algo que abomino e você SR. adventista é um mentiroso e você está pecando muito.

O editor tem como saber pelo IP a diferença entre nós duas, visto que, entro sempre pelo mesmo IP.

Parabéns a todos os ex adventistas pela integridade e verdade.

Anônimo28 de junho de 2012 13:42

E tem mais.Meu teclado ainda está com defeito e não comprarei outro tão cedo, visto está, passando sérios problemas financeiros.Isso porque deixei meu trabalho por causa do sábado.Agora que não me considero mais dessa seita, trabalho quando arranjar um.

Valeu fui JOVEM REVOLUCIONÁRIA

Anônimo28 de junho de 2012 14:03

Não repara nesse cara não, pois a mesma acusação falsa e leviana ele proferiu contra mim. É tipico do mentiroso acusar os outros de serem mentirosos, mas uma coisa vou te falar. Eu conheço o editor pela internet a algum tempinho, já dei alguns testemunhos a ele ta engolindo esse cara ainda apenas porque é cristão, mas a próxima acusação vazia que esse cidadão fizer ele vai ser bloqueado no blog permanentemente e não se trata de ameaça, é uma promessa. Fica na paz irmã.

N.A.C.


http://exadventistas.blogspot.com/2012/06/todos-merecem-respeito.html?showComment=1340915460345#c4757823728252121984



Comentário apagado:

Digo ao N.A.C que então proceda conforme achar melhor. Repito que para quem se interessar todas as informações que um dia disponibilizei por e-mail continua à disposição. De fato o Editor apagou posts onde mostrei algumas particularidades do amigo.

Vejo que a Jovem Revolucionária está abandonando o vício dos três pontos, bem como o N.A.C está procurando não usar o vício das letras maiúsculas ao tratar dos sujeitos contidos nas frases.

Me perguntaria se A noiva também está procurando abandonar os vícios que ela demonstrou e que são equivalentes ao da Jovem Revolucionária.

E não tenho receio algum de dizer que a citada Jovem Revolucionária, ou A Noiva, se preferir, fabrica testemunhos. Porém a mesma está livre para mostrar o contrário. Entretanto sei do que ambos fazem, e os amigos não devem se preocupar tanto comigo, porque a pouco tempo participo deste blog. Alertei aos participantes do blog, apenas fiz o que me pareceu justo. À partir daí deixo as conclusões com os demais participantes e com o administrador do blog.





Nota:

Através desta atitude de apagar tais comentários posso afirmar sem medo de errar, que o Editor adotou uma postura de proteção à mentiras e falsos testemunhos. Procurando esconder o erro impedindo que questionamentos comprometedores sejam postados. E mais, adotou uma medida de proteção daqueles que cometem falsidade contra demais leitores em seu blog. Oro para que o caro amigo Editor e Décios não estejam agindo como cúmplices das mentiras de um grupinho de fanáticos anti-adventistas.

(Sr. Adventista)



terça-feira, 26 de junho de 2012

Resposta - ADORNOS - A QUESTÃO DE COLARES, BRINCOS, PULSEIRAS E ETC



Eis os versiculos censurados, apagados do blog "exadventistas", para que todos tenham acesso:



Fiz um apanhado dos versículos que citam sobre o uso de adornos:




Versículos para meditação:

"Não seja o seu adorno o enfeite exterior dos cabelos entrançados, das guarnições de renda de ouro ou da compostura dos vestidos," (1 Pedro 3:2)

"Filho meu, não se apartem estas coisas dos teus olhos: guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso; Porque serão vida para a tua alma, e adorno ao teu pescoço. (Provérbios 3:21-22)

"E farás vestes sagradas a Arão teu irmão, para glória e ornamento." (Êxodo 28:2)

"Também farás túnicas aos filhos de Arão, e far-lhes-ás cintos; também lhes farás tiaras, para glória e ornamento." (Êxodo 28:40)

"Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe, Porque serão como diadema gracioso em tua cabeça, e colares ao teu pescoço." (Provérbios 1:8-9)

"Não defraudando, antes mostrando toda a boa lealdade, para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus, nosso Salvador." (Tito 2:10)

"Portanto o Senhor fará tinhoso o alto da cabeça das filhas de Sião, e o SENHOR porá a descoberto a sua nudez, Naquele dia tirará o Senhor os ornamentos dos pés, e as toucas, e adornos em forma de lua, Os pendentes, e os braceletes, as estolas, Os gorros, e os ornamentos das pernas, e os cintos e as caixinhas de perfumes, e os brincos, Os anéis, e as jóias do nariz, Os vestidos de festa, e os mantos, e os xales, e as bolsas. Os espelhos, e o linho finíssimo, e os turbantes, e os véus." (Isaías 3:17-23)

"Também te despirão as tuas vestes, e te tomarão as tuas belas jóias." (Ezequiel 23:26)

"E serás uma coroa de glória na mão do SENHOR, e um diadema real na mão do teu Deus." (Isaías 62:3)

"E, ouvindo o povo esta má notícia, pranteou-se e ninguém pôs sobre si os seus atavios." (Êxodo 33:4)

"Então os filhos de Israel se despojaram dos seus atavios, ao pé do monte Horebe." (Êxodo 33:6)

"Ah, ornamento de Israel! Nos teus altos foi ferido, como caíram os poderosos!" (2 Samuel 1:19)

"E tomaste as tuas jóias de enfeite, que eu te dei do meu ouro e da minha prata, e fizeste imagens de homens, e te prostituíste com elas." (Ezequiel 16:17)

"Como pendentes de ouro e gargantilhas de ouro fino, assim é o sábio repreensor para o ouvido atento." (Provérbios 25:12)

"E a glória do seu ornamento ele a pôs em magnificência, mas eles fizeram nela imagens das suas abominações e coisas detestáveis; por isso eu lha tenho feito coisa imunda." (Ezequiel 7:20)

"E entregar-te-ei nas mãos deles; e eles derrubarão a tua abóbada, e transtornarão os teus altos lugares, e te despirão os teus vestidos, e tomarão as tuas jóias de enfeite, e te deixarão nua e descoberta." (Ezequiel 16:39)

---------------------------------------------------------


"Porquanto o SENHOR tinha dito a Moisés: Dize aos filhos de Israel: És povo de dura cerviz; se por um momento subir no meio de ti, te consumirei; porém agora tira os teus atavios, para que eu saiba o que te hei de fazer." (Êxodo 33:5)

---------------------------------------------------------

"Os gorros, e os ornamentos das pernas, e os cintos e as caixinhas de perfumes, e os brincos," (Isaías 3:20)

"Agora, pois, que farás, ó assolada? Ainda que te vistas de carmesim, ainda que te adornes com enfeites de ouro, ainda que te pintes em volta dos teus olhos, debalde te farias bela; os amantes te desprezam, e procuram tirar-te a vida." (Jeremias 4:30)

"E ponha o rei oficiais em todas as províncias do seu reino, que ajuntem a todas as moças virgens e formosas, na fortaleza de Susã, na casa das mulheres, aos cuidados de Hegai, camareiro do rei, guarda das mulheres, e dêem-se-lhes os seus enfeites." (Ester 2:3)

"Também te despirão as tuas vestes, e te tomarão as tuas belas jóias." (Ezequiel 23:26)

"Castigá-la-ei pelos dias dos Baalins, nos quais lhes queimou incenso, e se adornou dos seus pendentes e das suas jóias, e andou atrás de seus amantes, mas de mim se esqueceu, diz o SENHOR." (Oséias 2:13)

"Com ela não se pode comparar o ouro nem o cristal; nem se trocará por jóia de ouro fino." (Jó 28:17)

"Assim vieram homens e mulheres, todos dispostos de coração; trouxeram fivelas, e pendentes, e anéis, e braceletes, todos os objetos de ouro; e todo o homem fazia oferta de ouro ao SENHOR;" (Êxodo 35:22)

"Quão formosos são os teus pés nos sapatos, ó filha do príncipe! Os contornos de tuas coxas são como jóias, trabalhadas por mãos de artista." (Cânticos 7:1)

"Regozijar-me-ei muito no SENHOR, a minha alma se alegrará no meu Deus; porque me vestiu de roupas de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como um noivo se adorna com turbante sacerdotal, e como a noiva que se enfeita com as suas jóias." (Isaías 61:10)

"E entregar-te-ei nas mãos deles; e eles derrubarão a tua abóbada, e transtornarão os teus altos lugares, e te despirão os teus vestidos, e tomarão as tuas jóias de enfeite, e te deixarão nua e descoberta." (Ezequiel 16:39)

"E a glória do seu ornamento ele a pôs em magnificência, mas eles fizeram nela imagens das suas abominações e coisas detestáveis; por isso eu lha tenho feito coisa imunda." (Ezequiel 7:20)

"Mais preciosa é do que os rubis, e tudo o que mais possas desejar não se pode comparar a ela." (Provérbios 3:15)

"Porque melhor é a sabedoria do que os rubis; e tudo o que mais se deseja não se pode comparar com ela." (Provérbios 8:11)

"Como pendentes de ouro e gargantilhas de ouro fino, assim é o sábio repreensor para o ouvido atento." (Provérbios 25:12)

"Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis." (Provérbios 31:10)

"Porventura esquece-se a virgem dos seus enfeites, ou a noiva dos seus adornos? Todavia o meu povo se esqueceu de mim por inumeráveis dias." (Jeremias 2:32)

"E vieram Jeosafá e o seu povo para saquear os seus despojos, e acharam entre eles riquezas e cadáveres em abundância, assim como objetos preciosos; e tomaram para si tanto, que não podiam levar; e três dias saquearam o despojo, porque era muito." (2 Crônicas 20:25)

"E eles serão meus, diz o SENHOR dos Exércitos; naquele dia serão para mim jóias; poupá-los-ei, como um homem poupa a seu filho, que o serve." (Malaquias 3:17)

"Eu te fiz multiplicar como o renovo do campo, e cresceste, e te engrandeceste, e chegaste à grande formosura; avultaram os seios, e cresceu o teu cabelo; mas estavas nua e descoberta." (Ezequiel 16:7)

"E, mais ainda, mandaram vir alguns homens, de longe, aos quais fora enviado um mensageiro, e eis que vieram. Por amor deles te lavaste, coloriste os teus olhos, e te ornaste de enfeites." (Ezequiel 23:40)

"Agora, pois, que farás, ó assolada? Ainda que te vistas de carmesim, ainda que te adornes com enfeites de ouro, ainda que te pintes em volta dos teus olhos, debalde te farias bela; os amantes te desprezam, e procuram tirar-te a vida." (Jeremias 4:30)

"Então todo o povo arrancou os pendentes de ouro, que estavam nas suas orelhas, e os trouxeram a Arão." (Êxodo 32:3)

"E Arão lhes disse: Arrancai os pendentes de ouro, que estão nas orelhas de vossas mulheres, e de vossos filhos, e de vossas filhas, e trazei-mos." (Êxodo 32:2)

"E foi o peso dos pendentes de ouro, que pediu, mil e setecentos siclos de ouro, afora os ornamentos, e as cadeias, e as vestes de púrpura que traziam os reis dos midianitas, e afora as coleiras que os camelos traziam ao pescoço." (Juízes 8:26)

"O teu pescoço é como a torre de Davi, edificada para pendurar armas; mil escudos pendem dela, todos broquéis de poderosos." (Cânticos 4:4)

"Assim vieram homens e mulheres, todos dispostos de coração; trouxeram fivelas, e pendentes, e anéis, e braceletes, todos os objetos de ouro; e todo o homem fazia oferta de ouro ao SENHOR;" (Êxodo 35:22)

"Sacode-te do pó, levanta-te, e assenta-te, ó Jerusalém: solta-te das cadeias de teu pescoço, ó cativa filha de Sião." (Isaías 52:2)


Como podem ver, o uso de adornos exteriores (jóias) na bíblia não nos demonstra algo muito promissor, porém o uso de adornos interiores (virtudes) é que nos mostram algo bastante promissor.


(Sr. Adventistas)

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Colossenses 2 e a sombra do que haveria de vir




O texto de Colossenses 2:16-17 diz:

“Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.”

Alguns, equivocadamente utilizam estes versículos para justificar uma suposta abolição dos mandamentos. Façamos porém um análise para ver se tal afirmação tem fundamento.

Analizemos primeiramente o que seriam as sombras das coisas futuras segundo Êxodo 29:

“Isto é o que lhes hás de fazer, para os santificar, para que me administrem o sacerdócio: Toma um novilho e dois carneiros sem mácula,  E pão ázimo, e bolos ázimos, amassados com azeite, e coscorões ázimos, untados com azeite; com flor de farinha de trigo os farás,”

“E farás chegar o novilho diante da tenda da congregação, e Arão e seus filhos porão as suas mãos sobre a cabeça do novilho;  E imolarás o novilho perante o SENHOR, à porta da tenda da congregação.”

Percebemos que haviam cerimônias que representavam o papel de cristo, a exemplo do sacrifício do cordeiro. Poderíamos dizer que o sacrifício do cordeiro era uma representação, uma sombra, do que seria o sacrifício de Jesus que é o cordeiro de Deus.

Vejamos se há alguma outra festividade que seja representação do papel de Cristo:

“E aos quinze dias deste mês é a festa dos pães ázimos do SENHOR; sete dias comereis pães ázimos. No primeiro dia tereis santa convocação; nenhum trabalho servil fareis;” (Levítico 23:6-7)

“E os filhos de Israel que ali se acharam celebraram a páscoa naquele tempo, e a festa dos pães ázimos, durante sete dias.” ( 2 Crônicas 35:17)

Vejamos que o livro de Lucas fala algo sobre certa festa:

“Estava, pois, perto a festa dos ázimos, chamada a páscoa.” (Lucas 22:1)
“Chegou, porém, o dia dos ázimos, em que importava sacrificar a páscoa.” (Lucas 22:7)

Percebemos então que também a festa dos ázimos era uma representação, comemorando a páscoa que seria a ressurreição de Jesus.

Aprofundemos no assunto sobre festas e cerimônias para ver o que encontramos:

“Tocai a trombeta na lua nova, no tempo apontado da nossa solenidade. Porque isto era um estatuto para Israel, e uma lei do Deus de Jacó.” (Salmos 81:3-4)

“E disse ele: Por que vais a ele hoje? Não é lua nova nem sábado. E ela disse: Tudo vai bem.” ( 2 Reis 4:23)

“Mas no dia da lua nova será um bezerro sem mancha, e seis cordeiros e um carneiro; eles serão sem mancha.” ( Ezequiel 46:6)

Percebemos então que a sombra do que haveria de vir seriam as festas que representavam o papel de cristo, como a páscoa e os sacrifícios. Festas estas que eram acompanhadas de cerimônias.

Mas será que os 10 mandamentos também teriam esta função de representar o papel de Cristo? Poderiam ser os mandamentos comparáveis à festividades e cerimônias? Logicamente não. Portanto o texto de Colossenses 2 não trata da abolição dos mandamentos, embora nos indique que as festividades que representavam o papel de Jesus já não eram mais necessárias. Haja vista que Jesus já havia cumprido o papel a que estas festividades buscavam representar. Ou seja, tais festividades eram a sombra do corpo de Cristo, o cordeiro era a representação do corpo de Cristo sendo sacrificado, assim como a páscoa eram uma sombra da ressurreição de cristo.

Mas o que o sábado estaria fazendo no meio do texto de Colossenses 2 se os mandamentos não são cerimônias nem festividades?

1ª Possibilidade
Vejam o que a bíblia diz sobre sábados:

E farei cessar todo o seu gozo, as suas festas, as suas luas novas, e os seus sábados, e todas as suas festividades. (  Oséias 2:11)

Perceba que a promessa de Deus era abolição dos sábados na forma de festividades. Ou seja aqueles sábados contidos em cada mês, não o regular sábado do sétimo dia, mas aquilo que hoje tomamos por feriados.

Mas como diferenciar quando a bíblia fala do sábado do 4º mandamento ou dos feriados?

Há uma regra simples!  Quando a bíblia se refere aos sábados no contexto de festas e cerimônias, geralmente está falando de feriados, quando porém se fala de leis e estatutos como em:

“Porque não executaram os meus juízos, e rejeitaram os meus estatutos, e profanaram os meus sábados, e os seus olhos iam após os ídolos de seus pais.” (Ezequiel 20:24)

Então a referência é ao sábado dos mandamentos.

Os feriados judaicos exigiam uma comunhão com Deus e uma cessação de trabalho, porém acompanhada de festividades ou solenidades, mais ou menos como hoje, quando festejamos determinado dia comemorativo.

Veja que o texto de colossenses fala sobre comida e bebida, assim, também por este motivo é mais apropriado crer que se estava falando das festividades. Porque os sábados de comidas e bebidas eram os feriados.

“Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.”

De modo algum o sábado poderia ser visto como “âncora” se referindo aos 10 mandamentos, porque está no mesmo contexto dos sábados citados nas cerimônias de festas e não no sábado dos mandamentos. Porém, mesmo que se referisse ao sábado dos mandamentos, e significasse sua abolição, o versículo ficaria sem sentido! por que se aboliria um mandamento deixando os outros 9! E ficaria totalmente sem cabimento adotar uma lei de Moisés com apenas 9 mandamentos. Portanto, apoiados em que passagens bíblicas tirariam então os outros 9 mandamentos para que a lei deixasse de ser exigida?

Notamos portanto que sempre que se fala de sábados no contexto de cerimônias ou celebrações estamos falando de feriados. Porém quando se fala de sábado no contexto de leis morais, estamos falando do 4º mandamento.

“Porque não executaram os meus juízos, e rejeitaram os meus estatutos, e profanaram os meus sábados, e os seus olhos iam após os ídolos de seus pais.” (Ezequiel 20:24)

“Cada um temerá a sua mãe e a seu pai, e guardará os meus sábados. Eu sou o SENHOR vosso Deus.” (Levítico 19:3)

Mas como podemos ter certeza de que os feriados poderiam ser referidos com sábado? Vejam o que diz o livro de Levíticos:

“Mas aos dez dias desse sétimo mês será o dia da expiação; tereis santa convocação, e afligireis as vossas almas; e oferecereis oferta queimada ao SENHOR. E naquele mesmo dia nenhum trabalho fareis, porque é o dia da expiação, para fazer expiação por vós perante o SENHOR vosso Deus.” (Levítico 23:27-28)

“Nenhum trabalho fareis; estatuto perpétuo é pelas vossas gerações em todas as vossas habitações. Sábado de descanso vos será; então afligireis as vossas almas; aos nove do mês à tarde, de uma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso sábado.” (Levítico 23:31-32)

“Ao primeiro dia haverá santa convocação; nenhum trabalho servil fareis..” (Levítico 23:35)

“Sete dias oferecereis ofertas queimadas ao SENHOR; ao oitavo dia tereis santa convocação, e oferecereis ofertas queimadas ao SENHOR; dia de proibição é, nenhum trabalho servil fareis.” (Levítico 23:36)

Veja agora como Deus se refere a todos estes feriados como sendo sábado:

“Além dos sábados do SENHOR, e além dos vossos dons, e além de todos os vossos votos, e além de todas as vossas ofertas voluntárias, que dareis ao SENHOR.” (Levítico 23:38)

Portanto identificamos quais seriam os sábados cerimoniais de que fomos desobrigados a observar. E o texto continua:

“Porém aos quinze dias do mês sétimo, quando tiverdes recolhido do fruto da terra, celebrareis a festa do SENHOR por sete dias; no primeiro dia haverá descanso, e no oitavo dia haverá descanso.” (Levítico 23:39)

Veja o encerramento do tratamento destes episódios em:

“Assim pronunciou Moisés as solenidades do SENHOR aos filhos de Israel.” (Levítico 23:44)

O texto de colossenses 2 trata justamente disto, das solenidades e não das leis morais. Portanto, de forma alguma, serve de justificativa para se deixar de guardar os mandamentos.

2º Possibilidade (tese pessoal)
Contextualização

Vamos analisar os versículos dentro do contexto de (Colossenses 2) a partir do verso 14, acompanhe na bíblia.

“Tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz; e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.”

Aqui demonstra um evento que é a justificativa para a citação do versículo 16 e 17, portanto para entender o contexto em que os versículos 16 e 17 foram escritos devemos então entender antes o verso 14.

Vejamos primeiro quem são estes principados e potestades:

“Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há, foram ordenadas por Deus. Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação. Porque os magistrados não são um terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a potestade. Faze o bem e terás o louvor dela. Porque ela é ministro de Deus para o teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus e vingador para castigar o que faz mal” (Rm. 13:1-4).

Pegarei uma outra tradução bíblica que nos dará um melhor entendimento do papel das potestades e principados neste contexto de Colossenses 2:

“Havendo riscado a cédula que era contra nós nas SUAS ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.” (Colossenses 2:14)

Aqui nos mostra que havia uma cédula de dívidas contra nós nas ordenanças das potestades e principados.

A interpretação é de que tais ordenanças eram as regras absurdas impostas pelos líderes na época quanto a vários procedimentos, como a guarda dos sábados por exemplo. Jesus se referiu a estas regras de várias formas, uma delas é o chamado “fermento”.

“E ordenou-lhes, dizendo: Olhai, guardai-vos do fermento dos fariseus e do fermento de Herodes.” (Marcos 8:15)

“E Jesus disse-lhes: Adverti, e acautelai-vos do fermento dos fariseus e saduceus.” (Mateus 16:6)

“Então compreenderam que não dissera que se guardassem do fermento do pão, mas da doutrina dos fariseus.” (Mateus 16:12)

“Ajuntando-se entretanto muitos milhares de pessoas, de sorte que se atropelavam uns aos outros, começou a dizer aos seus discípulos: Acautelai-vos primeiramente do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia.” (Lucas 12:1)

Isto faz todo sentido com o seguinte verso de Colossenses 2:

8 - “Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;”

Uma demonstração do que seriam tais ordenanças está nos versos 20 e 21 de Colossenses 2.

“Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como:  Não toques, não proves, não manuseies?”

Portanto identificamos quem seriam os principados e potestades e o que seriam as ordenanças.

Agora analisemos o porquê de tal aviso em Colossenses 2 através do verso 4.

“E digo isto, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas.”

Aprofundemos no verso 18

“Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão,”

Conclusão: O contexto de Colossenses 2 indica que pessoas simpatizantes das ordenanças antigas, aquelas regras absurdas criadas por fariseus e outros lideres, estavam se infiltrando na igreja e incomodando os membros.  Tentando ditar regras aos demais membros. Fazendo de si como ponto de referência. Usando as regras humanas que foram abolidas por Jesus como padrão mínimo aceitável.

Porém Colossenses 2 deixa claro que a dívida que tínhamos para com tais líderes já foi quitada.

14 - “Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.”

Como Deus ordenou que seguíssemos as ordens destes líderes, nossa incapacidade de seguir tais regras absurdas se tornou um peso de dívida porque está escrito.

Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus”

Pelo que está escrito, a dívida gerada por estas ordenanças foram reconhecidas, Porém Jesus pagou esta dívida também na cruz, pois o Seu sacrifício nos redime de toda e qualquer dívida. Tal dívida para com as ordenanças era, portanto, como uma nota promissória contra nós e que Jesus riscou.

15 - “E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.”

O verso acima demonstra que Jesus tomou a dívida dos principados e potestades, os despojando, e demonstrou isto publicamente. Isto é como se Jesus tivesse tomado a nota promissória das mãos dos principados e potestades e dissesse:
- Deixa comigo que eu pago!
Trazendo para Si, o triunfo através deles.

Aí entra finalmente os versos:

16 - “Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,”

Não cabe a mim interpretar tal texto, deixarei que o próprio Colossenses 2 interprete este versículo.

18 - “Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão,”

A bronca, digamos assim, era pela insistência de alguns em tentar fazer outros engolirem determinadas regras, cerimônias, e todos aqueles detalhes agregados por homens à lei de Deus e que geriam tudo quanto o temente a Deus fazia, desde o comer, beber, vestir, festas, até a guarda dos sábados.

Eis a bronca aqui:

“Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como:
Não toques, não proves, não manuseies?


Rudimentos do mundo eram as tradições e costumes criados por homens. Costume estes que eram assimilado por potestades e principados e transmitido aos fiéis como regras, que segundo o poder atribuído por Deus a eles, deveriam ser obedecidas.
Porém tais ordenanças foram abolidas por Jesus e a antiga dívida que se tinha para com tais ordenanças também foi paga na cruz.


Essência

Tendo entendido o contexto de Colossenses 2, tomemos agora a essência do versículo 16 e 17:

“Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.”

Aqui está dizendo para que não julguemos o cristão pelo cerimonialismo, porque todo cerimonialismo era uma REPRESENTAÇÃO das coisas que viriam porque o corpo desta representação é Cristo.

Em resumo geral:

Não devemos nada à estas potestades e principado, porque Jesus pagou nossas dívidas para com suas ordenanças, portanto que estes não vos julgue também pelo cerimonialismo, porque todo cerimonialismo era uma sombra, ou seja, uma REPRESENTAÇÃO das coisas que aconteceriam porque o corpo desta representação é Cristo.


Conclusão

Aqui deixa entendido que existiam as cerimônias que REPRESENTAVAM o papel do corpo de Jesus, como se fossem sua sombra, dentre elas poderíamos citar o sacrifício do cordeiro, por exemplo. Mas estas representações eram apenas a sombra, porque o corpo é de Cristo.
Portanto não tem mais sentido julgar um cristão por este não continuar observando tais cerimônias. E os principados e potestades não nos podem cobrar coisa alguma, porque a dívida que tínhamos para com suas ordenanças foram tomadas por Cristo, riscadas, encravada na cruz e escrita com Seu sangue.

PAGO!

Dado a natureza cerimonial do assunto, devemos crer que os sábados em questão sejam dias cerimoniais de representação do papel de Cristo. Os sábados então não seriam festas, mas sim o que temos hoje como feriados e feriados não são necessariamente festas.


3ª Possibilidade (uma interpretação pessoal do contexto)


Acompanhe esta interpretação do texto de Colossenses 2 à partir do verso 3.

Porque em Jesus estão escondidos toda a sabedoria e conhecimento.

E digo isto, para que ninguém os enganem com palavras que pareçam fazer sentido.

Porque embora eu esteja distante, em pensamento estou com vocês, feliz em ver como estão mantendo a organização e a firmeza de sua fé em Cristo.

Como aceitaram o Senhor Jesus Cristo, então também façam como ele.

Apegados e instruídos à partir dele, confirmando isto através da fé, do modo como foram ensinados por ele, e nessa fé se tornando abundante vossas ações de caridade.

Mas tenham cuidado, para que ninguém os dominem, utilizando-se de filosofias e fino trato, segundo regras de bons modos dos homens, segundo coisas fúteis do mundo, e não segundo o ensinamento de Cristo;

Porque Jesus tem em seu corpo toda a plenitude da divindade;

E estão perfeitos, seguindo os ensinamentos dele, que é o chefe de todo governante e sacerdote.

Porque nele vocês também estão garantidos na salvação, salvação em Cristo e não por terem se despido dos pecados da carne.

Fomos sepultados, com Cristo, através do batismo, e com ELE ressuscitamos pela fé no poder de Deus, que ressuscitou Cristo dentre os mortos.

E quando estávamos mortos em pecados e sem sinceridade na nossa carne, nos tornou vivos juntamente com ELE e perdoou todas as nossas ofensas,

Riscando a lista de transgressões que representavam dívidas quanto às regras destes homens, e que de certa forma nos condenava, tirando esta lista do meio de nós e pagando-a na cruz.

Portanto, ninguém vos julgue (segundo tais preceitos humanos), pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,

Até porque estas coisas são uma sombra, um tipo de representação das coisas futuras, uma demonstração do corpo Cristo.

A conclusão que tiro deste texto é de que o apóstolo estava ensinando a tomarmos a Cristo como exemplo, seguindo a lei conforme Cristo nos ensinou e não conforme determinações humanas. E que estamos ligados diretamente à Cristo e não mais através daquelas representações cerimoniais, sombra do que seria o papel do nosso Salvador. Os sábados em questão foram incluídos apenas porque eram os principais “alvos” das regras humanas, que procuravam ditar sua forma de observância. Assim, determinar se o 4º mandamento está contido na referência destes sábados é irrelevante.



4ª Possibilidade


Refere-se propriamente ao 4º mandamento, porém trataria-se apenas de uma repreensão.
(tese da qual ainda me faltam dados)

(Sr. Adventista)

domingo, 24 de junho de 2012

À procura de um novo herói

(Menino) Superman, você é forte?
(Superman) Sim acho que sou!
(Menino) O senhor consegue partir um mar ao meio?
(Superman) Bem eu tenho muita força, mas abrir um mar acho que é meio impossível!

(Menino) The Flash, você é mesmo rápido?
(The Flash) Claro que sou, posso correr mais rápido que qualquer coisa!
(Menino) Consegue correr mais rápido do que a a luz?
(The Flash) Mas que pergunta é essa? Ninguem consegue correr mais rápido do que a luz, algo rápido assim teria que ser a própria luz!

(Menino) Jaspion, que tamanho tem seu robô gigante?
(Jaspion) Bem... Ele é muito grande, quase alcança o céu!
(Menino) Ele conseguiria medir o oceano usando só a concha das mãos?
(Jaspion) Isso é impossível! Gigante algum consegue fazer isto!

(Menino) Bruce Lee você conseguiria vencer mil homens sem usar uma metralhadora?
(Bruce) Bruce Lee, com uma espada ou nunchaku eu consigo facilmente derrubar 50!
(Menino) Não senhor Bruce Lee o senhor só poderia usar uma queixada de mula!
(Bruce) Mas que tipo de coisa é esta? Nem mesmo eu poderia com mil homens, ainda mais usando uma queixada de mula!


Depois de um tempo todos os heróis do planeta terra se reuniram para tentar saber por que os meninos do planeta passaram a ser tão exigentes.

Mas por que será que este menino anda perguntando tantas coisas para nós super-heróis?



A música que Satanás mais odeia

Eis a música que Satanás não suporta ouvir. Por que será?



Castelo Forte
Alessandra Samadello

Jeová Castelo Forte é, o Deus leal e protetor
E se vacila nossa fé, poder nos dá em Seu amor
Destrói o perspicaz ardil de Satanás
A fim de o derrotar com Seu poder sem par
E aos seus provê descanso e paz

Se a nós quiserem devorar os mais cruéis demônios vis
Jamais nos pode assombrar um tal poder com seus ardis
Satã, o tentador, e vil acusador
Jamais nos vencerá, pois foi vencido já
Ali, na cruz do Salvador

Poder, o nosso nada faz, sem Deus virá a perdição
O Pai por Cristo força traz, e assim nos vem a proteção
E se a morte atroz, chegar enfim a nós
Jesus nos salvará, no Céu então dará
Louvor a Deus a nossa voz!

http://7todaverdade.blogspot.com.br/2010/04/como-ganhar-partida-da-vida.html

Fernanda Lara : Eu Tenho Que Orar






Eu Tenho Que Orar
Fernanda Lara

Eu sei que sozinho nada sou
Somente contigo sou vencedor
Pra conseguir me levantar
Somente aos Teus pés eu preciso estar
E quando o mal me faz desistir
Tenho que entregar meu coração a Ti
E em Ti eu vou buscar poder
Basta te ouvir.

Eu tenho que orar, Senhor.
Estou ouvindo o Teu chamado
Eu tenho que orar, Jesus.
Diante de Ti estou prostrado.

E quando o mal me faz desistir
Tenho que entregar meu coração a Ti.
E em Ti eu vou buscar poder
Basta te ouvir.

Eu tenho que orar, Senhor.
Estou ouvindo o Teu chamado
Eu tenho que orar, Jesus.
Diante de Ti estou prostrado.

Eu tenho que orar, Senhor.
Estou ouvindo o Teu chamado
Eu tenho que orar, Jesus.
Diante de Ti estou prostrado.

Quando estou fraco
Só em ti me torno forte
E quando pequeno
Tu me tornas um gigante.

Eu tenho que orar, Senhor.
Estou ouvindo o Teu chamado
Eu tenho que orar, Jesus.
Diante de Ti estou prostrado.

Eu tenho que orar, Senhor.
Estou ouvindo o Teu chamado
Eu tenho que orar, Jesus.
Diante de Ti estou prostrado.

(E quando o mal me faz desistir)
Tenho que entregar meu coração a Ti.
E em Ti eu vou buscar poder
Basta te ouvir.

Eu tenho que orar, Senhor.
Estou ouvindo o Teu chamado
Eu tenho que orar, Jesus.
Diante de Ti estou prostrado.

A CONVERSÃO DE UM PASTOR BATISTA

Ele encontrou a esperança num DVD de Terror

Testemunho de Shelley Lubben – Ex-Atriz Pornô

Testemunho de Nick Vujicic



Veja sobre o casamento de Nick vujicic em: http://setimodia.wordpress.com/2012/02/20/evangelista-e-palestrante-motivacional-nick-vujicic-supera-se-mais-uma-vez/

Testemunho Dr. Milton Afonso, dono da Golden Cross

sábado, 23 de junho de 2012

Bíblia fácil – Lei

A verdade sobre os mandamentos


Bem, depois deste Brainstorm que o amigo chamou de “confusão” e que considero normal, creio que o amigo pode agora arrazoar sobre algumas coisas que lhe passarei e o amigo estará livre para pesquisar sobre o assunto:

- Que era proibido cozinhar (Êx.16:23).
- Que era proibido lavrar, arar, e colher (Êx. 34:21).
- Que era proibido fazer fogo (Êx. 35:2-3).
- Que era proibido apanhar lenha (Num.15:32-36).
- Que era proibido carregar cargas (Jeremias 17:21-22).
- Que era proibido praticar o comércio (Neemias 13:15-17).

Todas estas coisas são preceitos judiciais e não leis morais. Pesquise sobre moral e leis. Não apenas biblicamente, o amigo encontrará muita informação sobre isto em livros sobre ética, se assim preferir.

Quando Jesus disse que não veio para abolir, mas para cumprir, Ele demonstrou isto claramente ao cumprir também a lei romana e pregar tanto a importância de se observar os mandamentos como se observar os preceitos judiciais vigentes em cada época. Prova disto é que durante o Julgamento não foi encontrado lei alguma romana que condenasse Jesus, como conseqüência o mandaram para ser julgado por SEU povo. Também não houve condenação alguma de Jesus por transgressão dos mandamentos. Ou seja Jesus cumpriu fielmente todas as leis. Inocente perante Deus e os homens. Foi condenado por ser o Rei dos judeus.

Cada um de nós temos que obedecer tanto as leis de Deus como os preceitos judiciais dos homens, o que ocorre é que, assim como os preceitos judiciais de Israel não poderiam contrariar a lei que eram os mandamentos. Os nossos preceitos judiciais de hoje também não podem contrariar os mandamentos.

E estudar não significa, necessariamente, compreender. O que quis mostrar ao amigo é que embora o amigo tenha buscado conhecimento, não procurou o entendimento.

O que é o entendimento? Hora o entendimento é buscar a verdade, de forma que o que aprendemos esteja em harmonia com o que lemos. Quando estudamos algo e encontramos pontos que parecem não harmoniosos e aparentemente contraditórios, não significa que as doutrinas ali contidas estejam erradas, mas sim que as conclusões de nossos estudos estão incorretas.

As leis morais nós encontramos em Êxodo 20, enquanto que, os preceitos judiciais, nós encontrado em Êxodo 21. Convido o amigo a visitar o seguinte link que é uma página da bíblia da versão católica: http://www.bibliaonline.com.br/vc/ex/21.

O caro amigo algumas vezes se referia a “leis somente para os israelitas”. Observe então no versículo que passei, “Êxodo 21:1”. Perceberá então que não é uma visão adventista, nem minha. Mas a visão de qualquer cristão estudioso da palavra.

Como evidencio isto?

Se uma pessoa não israelita de algum outro povo, matasse, poderia ser condenado por Deus no juízo? Claro que sim! Mas uma pessoa não israelita poderia ser condenado por não guardar um preceito judicial de israel? Claro que não! Mas poderá ser condenado se desrespeitar os preceitos judiciais de sua própria nação. Porque os “bandidos” também são pecadores. Ou seja, sonegação fiscal é pecado, assim como transgredir qualquer uma das outras leis constitucionais. Claro que não seremos punidos segundo os preceitos de Israel, mas sim segundo os preceitos de nossa nação. Por isto as leis até o momento não nos obrigam a desobedecer os mandamentos, porque nossos lideres também foram orientados por Deus na criação de nossa constituição, que está em harmonia com os mandamentos.

"Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus." (Romanos 13:1)

Leia todo o texto de Romanos 13 e perceberá que isto é bem claro.

Veja o início do surgimento das leis cerimoniais em Êxodo 25, que trata da construção de todo o lugar e das coisas relativas aos rituais cerimoniais, progredindo até o detalhamento das cerimônias.

Portanto os mandamentos permanece. Por isto nos versículos do novo testamento o amigo não encontra:

Guardai os preceitos judiciais;
Guardai as leis cerimoniais;

Mas sim:

Guardai os mandamentos;

E Jesus em vários versículos disse claramente sobre os mandamentos, porém nunca nos exigiu os preceito judiciais, nem as leis cerimoniais.

“Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;” ( Mateus 19:18)

“Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei.” ( Tiago 2:11)

* Portanto se não cometeres adultério, nem matares, mas transgredires o sábado, estás feito transgressor da lei.

“Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe.” ( Lucas 18:20)

“Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe. ( Marcos 10:19)

“Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.” ( Romanos 13:9)

“Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério” (Mateus 5:32)

“Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.” (Mateus 19:9)

“Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.” (Romanos 7:7)

Está claro que os mandamentos são as leis escritas nas tábuas entregues a Moisés

Portanto se amamos a Deus, guardamos os mandamentos e aquele que diz que conhece a Deus e não guarda SEUS mandamentos é mentiroso.

“Porque Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e quem maldisser, ou o pai ou a mãe, certamente morrerá.” (Marcos 7:10)

“Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá.” (Mateus 15:4)

“Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;” ( Efésios 6:2)

“Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.” (Mateus 19:19)

“Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe.” (Marcos 10:19)

“Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;” (Mateus 19:18)

Viu em quantos versículos os mandamentos são exigido?

Mas, por que o mandamento do sábado, do não ter outros deuses, do não ter imagens de escultura e do não dizer o nome de Deus em vão não são mencionados?

A resposta é:

Porque ninguém se atrevia a contestar estas verdades que se referem às verdades sobre Deus. Portanto não haviam problemas quanto aos 4 primeiros mandamentos, que se resumem em amar a Deus sobre todas as coisas.

Deus esteja convosco.


(Sr. Adventista)