sábado, 23 de junho de 2012

O novo movimento



Criei este espaço para que os amigos possam dar suas opiniões a fim de definirmos este novo movimento que temos acompanhado em vários sites e blogs, a exemplo do http://www.exadventistas.blogspot.com.br, no que acreditam, no que não acreditam, princípios fundamentais, versículos que usam de base para suas crenças.

O primeiro quesito é a definição:

Como ninguém se pronunciou, utilizarei a definição que, segundo meus estudos, se mostra mais apropriada.

O segundo quesito sãos:

ORIGENS;
CRENÇAS.

 Como ninguém se pronunciou, adotarei o que meus estudos demonstram


1 - DEFINIÇÃO

Este novo movimento trata-se de uma seita antidenominacional, que tem como doutrinas fundamentais a salvação únicamente pela fé e a abolição dos mandamentos, especialmente do sábado. Adotando como regência de conduta, únicamente a corretude natural de todo cristão. Crêem únicamente o novo testamento da Bíblia como regra de fé. 

Adotam alguns livros como guias doutrinários, como o intitulado "A Nuvem Branca" de Dirk Anderson e A "Mentira Branca" de Walter Rea. Acreditam que tais pessoas tenham sido agraciadas com revelações de verdades bíblicas.


2 - ORIGENS

Esta seita tem origem à partir de discidentes de várias denominações. Porém é comum encontrar integrantes que ainda frequentam alguma igreja, atuando como uma espécie de espião delator, procurando confundir demais membros de denominações e persuadi-los a fazerem parte de sua seita antidenominacional.



3 - CRENÇAS

Possuem uma liberdade de crença, permitindo que cada um decida as doutrinas a serem seguidas, desde que não entrem em conflito com suas doutrinas fundamentais.


3.1 - Doutrinas fundamentais

1) Invalidade dos mandamentos nos dias de hoje;
2) Invalidade e renegação da guarda do sábado;
3) Repúdio a qualquer forma de organização denominacional;


3.2 - Crenças mais comuns:

Estas são algumas das crenças mais adotadas neste meio.


1) O sábado, assim como os demais mandamentos da Lei de Moisés haveria sido abolido quando da morte de Jesus na Cruz, ao Cristo dizer: "Está consumado" em  (João 19:30);
2) O sábado, bem como os demais mandamentos haveriam sido dados apenas ao povo de Israel.
3) A igreja verdadeira é aquela que não participa de denominações, mantendo sua fé em Cristo através da leitura do novo testamento e livros que apoiam suas crenças fundamentais.
4) Repúdio à prática de entrega do dízimo.
5) Repúdio à prática da observância de cultos e pregações religiosas.


Conclusão sobre o blog "exadventistas":

O objetivo do citado blog é o de propagar a intolerância contra o adventismo. O administrador procura reunir uma série de argumentos e falsos relatos de forma a criar um arquivo contendo supostas evidências que denigram a imagem da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

O público alvo são pessoas de outras religiões insatisfeitas com a metodologia evangelística adventista, que por vezes atraem pessoas de outras denominações.

Como não possuem argumentos bíblicos sólidos, seus ataques se focam geralmente em atentados contra a moral de líderes e pastores adventistas, bem como os fundadores da IASD.

Não obstante também procuram atacar as doutrinas e forma de organização adventista, de forma a, pelo medo, evitar que as pessoas de tenham um contato maior com o adventismo.

No dito blog existem pessoas que se camuflam de ex-adventistas, como também houve aqueles que se camuflavam propriamente de adventistas.

Vários relatos contidos no site são falsos e muitos que alegam serem ex-adventistas, jamais se batizaram na igreja.

Alguns contribuidores do referido blog tratam-se de pessoas que foram disciplinadas e por não mudarem sua conduta tiveram seus laços com a instituição cortados definitivamente. Porém há pelo menos um caso de uma jovem que, segundo ela, ainda freqüentava a instituição, em uma espécie de espionagem.

O objetivo do blog é principalmente apontar o dedo contra qualquer coisa do meio adventista passível de ser ridicularizada ou posta em dúvida.

Seus idealizadores não seguem doutrinas, não congregam, não pertencem à religião alguma, reúnem-se secretamente e combatem princípios bíblicos como so 10 mandamentos.

Trata-se portanto de uma seita que procura esconder a identidade com o fim de combater toda forma de religião.

Os sectários pertencentes a este grupo acreditam que a salvação depende única e exclusivamente de aceitar o sacrifício de Cristo.

Não crêem no juízo e portanto consideram salvos aqueles que crêem em Cristo. Crêem também que as obras não contribuirão nem para salvação nem para a perdição, estando o cristão, então, livre para praticar certas coisas mesmo que estejam em desacordo com princípios bíblicos.

Este grupo combate não apenas toda forma de religião, mas também, os livros do antigo testamento. Propõem então uma forma mais "livre" de cristianismo, onde o cristão é desarraigado de qualquer obrigação bíblica, tanto cerimonial como judicial e até moral.

Existe um certo "grupinho" entranhados no dito blog e que pertencem à grupos céticos que atuam em uma parte oculta da internet. Estes por sua vez combatem toda e qualquer forma de organização baseada na crença teológica, inclusive a crença em Cristo.

Os participantes do blog, ao contrário do que se pode pensar, não são compostos estritamente de ex-adventistas, a maior parte pertence a uma religião e utilizam o blog apenas como fonte de informação.

O número de membros participantes ativos é bastante limitado e não chegam a uma dezena. Atualmente o blog é "carregado nas costas" pelos colegas comentarista Editor, N.A.C e Décio.

Mas há outros contribuintes que eram até bastante ativos, como a Noiva ( que passou a usar o pseudônimo de Jovem Revolucionária e Adailton Piropo (que se passava por adventista sem houver sido batizado nem freqüentar a igreja).

Alem de comentaristas esporádicos que contribuem por um breve período.

Tais pessoas trabalham com o intuito de desmoralizar a Igreja Adventista do Sétimo Dia perante a sociedade, ao mesmo tempo que combatem qualquer forma de organização religiosa baseada no seguimento integral da bíblia.

A proposta oferecida pelos administradores do blog é a observação de instruções elaboradas por centros de estudos apologéticos como CACP.

Propõem que os cristãos hoje sejam guiados pela apologética, usando a razão e o estudos de pessoas como Flávio Martinez.

Este tipo de movimento faz parte de um movimento global que culminará na instituição de uma nova ordem mundial que pretende evitar que problemas religiosos acontecidos no passado como a santa inquisição, volte a se manifestar nos dias de hoje.

Assim propõem uma forma de religião "mais racional", sacrificando princípios bíblicos em prol de se criar uma sociedade menos restritiva. Onde um cristão leve uma vida mais semelhante daqueles que não são cristãos e removendo empecílios gerados pelas várias crenças religiosas.

Propõem uma forma mais liberal de religião, onde não haja diferenças gritantes entre religiosos e não religiosos.

Pretendem que eliminando diferenças religiosas, contribuam para a criação de uma sociedade mais harmoniosa.

Abrem então caminho para uma religião baseada unicamente na crença em um Cristo. Sem os ditos "males" gerados pela ideologia bíblica. Liberdade total diante das leis divinas, adotando-se convenções que visem a criação de uma sociedade mais feliz, organizada e padronizada.

Fato é que o Adventismo tem sido o movimento que mais tem alertado sobre e combatido tal coisa. O movimento que mais tem procurado evitar o abandono dos mandamentos de Deus e a destruição da tradição de que toda igreja deve estar fundamentada inteiramente na bíblia.

Os apologetas que fazem parte deste movimento pretendem que o seguimento do antigo testamento seja tratado como uma forma de heresia. Tratando portanto de rotular como seita, qualquer religião que insista em guardar mandamentos do antigo testamento supostamente revogados pelo novo testamento.

A existência de Ellen White como profetiza e manifestação do Espírito de Profecia é a luz atual mais incômoda para tais intenções.

Uma vez que sendo ela uma verdadeira profetiza, suas obras não deixam dúvidas de que a igreja não deve se afastar dos princípios bíblicos e que as igrejas devem manter a bíblia e toda a bíblia como sua única regra de fé e prática, desde o antigo até o novo testamento.

Este novo movimento tem proposto também em rotular como heresia, qualquer tentativa de interpretação das profecias bíblicas de forma a apoiar uma igreja baseada nos princípios bíblicos como regência da vida cristã.

Este movimento propõe a adoção bom senso e aceitação da palavra de estudiosos antes da palavra de profetas.

Pretendem que profetas não são confiáveis e que cabe ao homem interpretar a bíblia de uma forma menos espiritual.

No mesmo passo defendem a adaptação de verdades encontradas ao contexto, tornando a vida dos cristãos menos restritiva. Desapoiam totalmente a mudança do contexto cristão em prol de uma verdade. Justamente a proposta contida nas dezenas de livros de Ellen White.

Por isto os adventistas acreditam que os livros de Ellen White fazem parte do testemunho de Jesus, porque é a única fonte confiável de informação extra-bíblica que fortalece a fundamentação da igreja e da vida cristã nos princípios bíblicos.

Os livros de Ellen White apóiam desde o Gênesis, na instituição do sábado e as regras de alimentação em Levíticos até as profecias do apocalipse como fonte de informação da forma como a igreja deve proceder.

E os livros de Ellen White são dispensáveis, se uma pessoa realmente lê a bíblia e faz dela sua regra de fé, pois os livros de Ellen White, apenas mostram as verdades esquecidas, as verdades ignoradas e as respostas para profecias que o homem tratou de ignorar e jamais tentar decifrar.

O único movimento interessado realmente em buscar a Deus de todo coração, foram os mileritas que mesmo equivocados, se mostraram dispostos a receber novas verdades que pudessem representar uma luz naquele período onde a bíblia estava sendo esquecida e suas verdades deixadas de lado.

O adventismo hoje é a maior forma de oposição ao abandono das verdades bíblicas em prol de convenções humanas que visem facilitar a vida de um cristão nos dias de hoje.

Os dias de hoje são difíceis para um cristão justamente porque o mundo está cada vez mais entranhado no pecado. A única maneira de tornar mais fácil a convivência de um cristão com o mundo, nos dias de hoje, seria realmente abandonar muitos dos princípios bíblicos.

Mas a bíblia nos adverte sobre a igreja que se deita com o mundo. Um cristão que abandona princípios bíblicos, em prol de ser melhor aceito pelo mundo, está abraçando e beijando o mundo que Deus pretende destruir.

Não há meio termo, ou se acredita em tudo que está na bíblia e faz dela um guia para toda a sua vida, ou nada feito. Deus não tolerará uma vida parcialmente dedicada à ELE. Um servo come da comida do seu Senhor, se veste da roupa do seu Senhor e vive de acordo com as instruções do seu Senhor.

O Cristão quer salvação, mas também quer ter a chance de poder aproveitar as coisas do mundo.

O movimento do blog dos ex-adventistas propõem então em uma forma de crença onde se possa ter ambos. Por isto se mostra bastante atrativos para alguns.

(Sr. Adventista)

3 comentários:

  1. Acredito que a Igreja Adventista é a única igreja verdadeira e que salva... NÃO HÁ OUTRA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo Manoel Santos, peço que não faça propaganda denominacional neste espaço!

      Atenciosamente.

      Excluir
  2. Repito o que postei num outro tópico:nesse blog "ex-adventistas",seu comentário só é publicado se vc concordar com o artigo publicado,caso contrário,o "Sr Editor" não permite.Se alguém ligado a esse blog(ou ao blog "Nitroglicerina Pura",que também não publicou meus comentários)estiver lendo esse comentário,que comunique aos responsáveis pelo mesmo.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.