terça-feira, 19 de junho de 2012

Testemunho de um Ex-Pastor



Trechos:

“Um dia pela manhã eu estava dirigindo uma reunião na Igreja do João Paulo e entrou um homem que se identificou como adventista do sétimo dia e me chamou de muitos nomes horríveis. Lembro-me que havia quase duzentas pessoas presentes.”

“Resolvi estudar por mim mesmo e peguei alguns materiais de diversos escritores evangélicos e preparei uma refutação para auxiliar os membros da igreja que me procurassem.”

“Tornei-me um grande opositor da Igreja Adventista. Conhecia todos os versos e textos bíblicos para combatê-los.”

“Um amigo de infância que faço questão de citar o nome (José Pereira Filho) me convidou para assistir uma conferência na Igreja Adventista a qual ele fazia parte, eu prometi a ele que iria, e fui. Quando cheguei à igreja e vi a maneira dos cultos, fiquei incomodado pela frieza das pessoas.”

“A pregação feita pelo evangelista não me convenceu. “Refutei” tudo que ele havia ensinado, até levei duas amigas que estavam no culto a desacreditar da mensagem. Fiquei depois mantendo contato com alguns jovens da igreja adventista.”

Testemunho em:

4 comentários:

  1. Já li este artigo. Foi uma conversão de uma pessoa de outra igreja à igreja adventista. Até agora, nada de estranho. Mas escrevo-lhe porque tenho uma pergunta a fazer sobre o Êxodo, 21, onde se fala das leis sobre escravos hebreus. Então, os israelitas tinham escravos do seu próprio povo? Não percebi muito bem.

    ResponderExcluir
  2. Olá estimada amiga Maria Gonçalves,

    "Os hebreus eram inicialmente, um pequeno grupo de pastores nômades, organizados em clãs ou tribos, chefiadas por um patriarca. Conduzidos por Abraão, deixaram a cidade de Ur , na Mesopotâmia, e se fixaram na Palestina (Canaã a Terra Prometida), por volta de 2000 a.C." (http://www.historiamais.com/hebreus.htm)

    Parece até uma analogia e em verdade é, pois estes na verdade não eram escravos mas "servos", uma analogia ao emprego formal, como o de carteira assinada por exemplo, nos dias de hoje. Um emprego do tipo onde o senhor fornece alojamento para o empregado e sua família, como um capataz por exemplo. Mais semelhante à época do feudalismo. Onde se haviam os senhores donos das terras e meios de produção e os servos que serviam a estes senhores.
    Tais pessoas trabalhavam em troca de que o senhor provesse suas necessidades, roupas, alimentos ou até mesmo uma esposa. Hoje seria mais ou menos como pegar um mendigo, levar para sua casa, dar-lhe o básico que precisa para viver dignamente em troca de seu trabalho e fidelidade. Ou seja, o senhor cuidará do seu servo e o servo trabalhará para o seu senhor. É diferente de hoje onde temos casas próprias, dado pelo governo, e compramos roupas, trazidas pelo governo, e comemos em restaurantes, que pagam o governo. Ou seja, hoje temos por senhor que cuida de nossa sociedade o próprio país na forma do governo. Estes são os principados e potestades. Digamos que hoje trabalhamos para um mesmo senhor, a federação, em seu território que abrange todo o país. Em troca este nos dá tudo que precisamos, basta ver a lei constitucional que garante, alimentação, diginidade, moradia, etc. etc.

    Como vê não é uma coisa de outro mundo. Porém na época do êxodo, o estilo de vida lembravam mesmo uma escravatura, ao se olhar de longe, por que os senhores poderiam inclusive castigar físicamente seus servos (hoje isto nos é feito, moralmente, ou financeiramente). Este tipo de castigo físico ocorria porque éra o meio educacional que conheciam na época, que mudou com o tempo através dos ensinamentos de Deus e que foi desaparecendo depois das obras e ensinamentos de Jesus.

    Qual a diferença da "escravatura" hebraica para a "escravatura" africana?

    Porque os servos hebreus eram regidos por uma lei, com a aprovação de Deus. Esta lei garantia certos direitos ao servos hebreus, assim como nossos direitos constitucionais, recebiam alforria depois de alguns anos, recebiam restuições caso seu senhor lhe causasse algum dano desnecessário, irreparável.

    Depois do tempo previsto o servo poderia "decidir" se gostaria de permanecer com seu senhor ou não (um luxo que os escravos africanos não tiveram). Muitos servos por amor ao seu senhor e à família constituída debaixo de sua proteção, sendo bem tratado e não lhes faltando nada, muitos deles preferiam continuar servindo ao seu senhor. E um servo na época era muito mas muito caro mesmo, portanto um senhor pensava duas vezes antes de colocar suas vidas em risco. Porque seria como pegar sacos de dinheiro e jogar fora, além de perder um servo fiel e confiável.

    Por que Deus não proibiu esta prática de servitude?
    Ora porque servir é uma virtude!
    Hoje servimos a sociedade e ao país, trabalhamos para eles de forma que henriqueçam cada vez mais, nos retribuindo com atendimento de nossas necessidades. Dando-nos segurança, meios de produção, moradia, assitência básica etc.

    Portanto hoje, a tecnologia nos deu ainda mais dignidade, enquanto que no período do êxodo, a tecnologia e os meios disponíveis não permitiam aos servos hebreus tanto conforto.

    Hoje também se traírmos ou formos desobedientes às leis de nosso senhor, nação brasileira, também recebemos castigos, repreensão e reeducação.

    Perceba então que não estamos muito diferentes dos "escravos" das época antiga.

    Então sim os israelitas tinham escravos do seu próprio povo, assim como hoje o governo e a federação, tem "escravos" do próprio povo.

    Atenciosamente.

    ResponderExcluir
  3. Sr. adventista, apreciei a sua explicação embora me ache afortunada por viver neste tempo. Os servos eram tratados como gente inferior devido à sua pobreza, foi o que concluí. Portanto, a sociedade dos israelitas era uma sociedade de classes, apesar de estarem constituídos em tribos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Percebe que a conclusão da amiga também se aplica à nosso tempo. Mas não é a servitude que está errada, e sim o preconceito dos que pensam que a superioridade é medida pela riqueza.

      "Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser ser grande, será vosso serviçal; E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos. (Marcos 10:43-44)

      Jesus foi o maior servo de todos, seu senhor era o próprio Deus. Viveu em pobreza como o servo mais pobre, do Senhor recebeu tudo que precisava. E qualquer um de nós que não nos tornarmos pobres diantes do mundo, dependente únicamente do nosso Senhor, jamais seremos chamados de servos de Deus, nem de santos, nem de salvos.

      O mundo feriu e matou o servo de Deus, a dívida foi quitada. Satanás feriu o filho de Deus e agora deve pagar. Deus toma então para si os filhos de satanás, porque o sangue de Cristo não tem preço que possa pagar e lança Sua fúria sobre satanás, cujas dívidas pelas ofensas contra Deus, este nunca poderá pagar. Jesus porém pagou todas as nossas dívidas e o cheque emitido através da lei aos que não o conheceram em carne foi compensado. Enoque, Moisés, Elias e outros que Deus havia tomado fiado para si, usando como fiador o Seu filho Jesus, também foram quitados.

      Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus. (Coríntios 6:20)

      Sim, somos servos comprados, servindo agora à um bom Senhor.

      Atenciosamente.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.