sábado, 23 de junho de 2012

A verdade sobre os mandamentos


Bem, depois deste Brainstorm que o amigo chamou de “confusão” e que considero normal, creio que o amigo pode agora arrazoar sobre algumas coisas que lhe passarei e o amigo estará livre para pesquisar sobre o assunto:

- Que era proibido cozinhar (Êx.16:23).
- Que era proibido lavrar, arar, e colher (Êx. 34:21).
- Que era proibido fazer fogo (Êx. 35:2-3).
- Que era proibido apanhar lenha (Num.15:32-36).
- Que era proibido carregar cargas (Jeremias 17:21-22).
- Que era proibido praticar o comércio (Neemias 13:15-17).

Todas estas coisas são preceitos judiciais e não leis morais. Pesquise sobre moral e leis. Não apenas biblicamente, o amigo encontrará muita informação sobre isto em livros sobre ética, se assim preferir.

Quando Jesus disse que não veio para abolir, mas para cumprir, Ele demonstrou isto claramente ao cumprir também a lei romana e pregar tanto a importância de se observar os mandamentos como se observar os preceitos judiciais vigentes em cada época. Prova disto é que durante o Julgamento não foi encontrado lei alguma romana que condenasse Jesus, como conseqüência o mandaram para ser julgado por SEU povo. Também não houve condenação alguma de Jesus por transgressão dos mandamentos. Ou seja Jesus cumpriu fielmente todas as leis. Inocente perante Deus e os homens. Foi condenado por ser o Rei dos judeus.

Cada um de nós temos que obedecer tanto as leis de Deus como os preceitos judiciais dos homens, o que ocorre é que, assim como os preceitos judiciais de Israel não poderiam contrariar a lei que eram os mandamentos. Os nossos preceitos judiciais de hoje também não podem contrariar os mandamentos.

E estudar não significa, necessariamente, compreender. O que quis mostrar ao amigo é que embora o amigo tenha buscado conhecimento, não procurou o entendimento.

O que é o entendimento? Hora o entendimento é buscar a verdade, de forma que o que aprendemos esteja em harmonia com o que lemos. Quando estudamos algo e encontramos pontos que parecem não harmoniosos e aparentemente contraditórios, não significa que as doutrinas ali contidas estejam erradas, mas sim que as conclusões de nossos estudos estão incorretas.

As leis morais nós encontramos em Êxodo 20, enquanto que, os preceitos judiciais, nós encontrado em Êxodo 21. Convido o amigo a visitar o seguinte link que é uma página da bíblia da versão católica: http://www.bibliaonline.com.br/vc/ex/21.

O caro amigo algumas vezes se referia a “leis somente para os israelitas”. Observe então no versículo que passei, “Êxodo 21:1”. Perceberá então que não é uma visão adventista, nem minha. Mas a visão de qualquer cristão estudioso da palavra.

Como evidencio isto?

Se uma pessoa não israelita de algum outro povo, matasse, poderia ser condenado por Deus no juízo? Claro que sim! Mas uma pessoa não israelita poderia ser condenado por não guardar um preceito judicial de israel? Claro que não! Mas poderá ser condenado se desrespeitar os preceitos judiciais de sua própria nação. Porque os “bandidos” também são pecadores. Ou seja, sonegação fiscal é pecado, assim como transgredir qualquer uma das outras leis constitucionais. Claro que não seremos punidos segundo os preceitos de Israel, mas sim segundo os preceitos de nossa nação. Por isto as leis até o momento não nos obrigam a desobedecer os mandamentos, porque nossos lideres também foram orientados por Deus na criação de nossa constituição, que está em harmonia com os mandamentos.

"Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus." (Romanos 13:1)

Leia todo o texto de Romanos 13 e perceberá que isto é bem claro.

Veja o início do surgimento das leis cerimoniais em Êxodo 25, que trata da construção de todo o lugar e das coisas relativas aos rituais cerimoniais, progredindo até o detalhamento das cerimônias.

Portanto os mandamentos permanece. Por isto nos versículos do novo testamento o amigo não encontra:

Guardai os preceitos judiciais;
Guardai as leis cerimoniais;

Mas sim:

Guardai os mandamentos;

E Jesus em vários versículos disse claramente sobre os mandamentos, porém nunca nos exigiu os preceito judiciais, nem as leis cerimoniais.

“Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;” ( Mateus 19:18)

“Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei.” ( Tiago 2:11)

* Portanto se não cometeres adultério, nem matares, mas transgredires o sábado, estás feito transgressor da lei.

“Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe.” ( Lucas 18:20)

“Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe. ( Marcos 10:19)

“Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.” ( Romanos 13:9)

“Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério” (Mateus 5:32)

“Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.” (Mateus 19:9)

“Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.” (Romanos 7:7)

Está claro que os mandamentos são as leis escritas nas tábuas entregues a Moisés

Portanto se amamos a Deus, guardamos os mandamentos e aquele que diz que conhece a Deus e não guarda SEUS mandamentos é mentiroso.

“Porque Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e quem maldisser, ou o pai ou a mãe, certamente morrerá.” (Marcos 7:10)

“Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá.” (Mateus 15:4)

“Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;” ( Efésios 6:2)

“Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.” (Mateus 19:19)

“Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe.” (Marcos 10:19)

“Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;” (Mateus 19:18)

Viu em quantos versículos os mandamentos são exigido?

Mas, por que o mandamento do sábado, do não ter outros deuses, do não ter imagens de escultura e do não dizer o nome de Deus em vão não são mencionados?

A resposta é:

Porque ninguém se atrevia a contestar estas verdades que se referem às verdades sobre Deus. Portanto não haviam problemas quanto aos 4 primeiros mandamentos, que se resumem em amar a Deus sobre todas as coisas.

Deus esteja convosco.


(Sr. Adventista)

18 comentários:

  1. SR. Adventista, boa noite.

    Queria me desculpar, mas o irmão abandonou o debate anterior.Precisa esgotar os temas.

    Por isso vou insistir nas perguntas que lhe fiz.

    Quando o Sr. condena o seu irmão por trabalhar no sábado, mas ao mesmo tempo paga e usa tais serviços em sua residência no sábado que nada tem a ver com a parte espiritual.

    Reflita se dentro do que acredita está sendo fiel.

    Novamente vou fazer mais algumas citações espero que desta vez o Sr. leia.

    Em se tratando do dia sagrado, os cristãos de um modo geral, contrariamente aos adventistas e do Sr., usufruem dos serviços todos os dias e não ficam condenando quem quer que seja por causa de sábado ou domingo. Sabe a razão?

    1º Jesus ordenou que um homem carregasse a cama pela cidade no sábado;

    2º Colossenses 2:16 Portanto, ninguém pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber , ou por causa dos dias de festa, ou lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisa futuras, mas o corpo é Cristo;

    3º Romanos 14:5 ‘Um faz diferença entre e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em seu próprio ânimo. Aquele que faz caso do dia para o Senhor o faz.” ( Veja agora a advertência bíblica mais à frente que vale para o Sr.: Romanos . 14:10 “ Mas tu, por que julgas teu irmão?)

    Não devemos condenar ninguém por causa de sábado. Entretanto desculpe-me, vou ratificar mais uma vez: o Sr. faz isso seguidamente contrariando a Bíblia!
    __________


    Antes de repetir a pergunta que até agora o Sr. não respondeu, quero dizer que usei o termo “chicoteamento moral” que nada tem, dentro do contexto que estou perguntando, com o chicoteamento físico. O irmão sabe disso. Porém, apenas por conveniência, está se fazendo de desentendido.

    Agora aquela pergunta hipotética que o Sr. está com medo de responder:

    Dois irmãos da IASD foram condenados e chicoteados moralmente por trabalhar no sábado, inclusive pelo Sr. Porém por coincidência um está trabalhando numa cia elétrica e o outro numa cia telefônica, ambos no sábado.
    O Sr. os condenou porque considerou o trabalho deles, uma profanação, uma prostituição, um pecado. Porém contraditoriamente sabe que no exato momento em que está usando a energia ou o telefone em sua casa , NO SÁBADO - aqueles irmãos que o Sr. condenou porque considera que estão pecando - . AINDA ASSIM USA TAIS SERVIÇOS REALIZADOS POR SEUS IRMÃOS NO SÁBADO.

    POR ISSO REPITO: VEJA SE HÁ CABIMENTO NISSO. E O PIOR É QUE O Sr. CONSEGUE DORMIR SEM PESO ALGUM DE CONSCIÊNCIA.

    Obs 1: O uso de energia elétrica e do telefone no sábado em sua residência e na residência dos adventistas, na maior parte das vezes nada tem a ver com o serviço espiritual.

    Obs 2: Não estou condenando o produto, mas a ilicitude original aquela que o Sr. condena o tempo todo do sábado!

    Obs 3: A última pergunta que lhe fiz põe a nu sua contradições. Ela é café pequeno perto do que o Sr. comete. Por quê? Porque o Sr. faz diversas condenações, pois considera todos os cristãos que não guardam o sábado, no mesmo nível de: adúlteros, prostitutas, assassinos, idólatras, mentirosos e tudo mais que não presta.

    Obs. 4: Por isso espero que o Sr. responda a última pergunta que lhe fiz. Afinal a esperança e a última que morre. OU SERÁ QUE ESTÁ COM MEDO DE RESPONDER?

    Um abraço fraternal.

    Anônimo X.

    ResponderExcluir
  2. Primeiro temos que esgotar a as questões que estão em aberto. Ok?

    Um abraço.

    Anônimo X.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então devemos debater sobre seguir uma preceito moral que até os israelitas deixaram de seguir? O preceito do apedrejamento?

      E não fui eu quem o condenou, foi o próprio amigo, que condenou as prostitutas e os ladrões.

      Aceitamos os bens lícitos provindos de transgressores do sábado, assim como aceitamos também o pão da prostituta e a cevada recém preparada do ladrão. E com certeza não dormimos preocupados por aceitar tais coisas.

      Removemos irmãos que tenham adulterado, entretanto quando os visitamos, não rejeitamos coisa alguma que nos ofereçam.

      Mas é claro, o caro amigo pode ignorar isto e repetir pelo resto da vida o vosso jargão sobre, utilizar energia do sábado. Isto pouco importa, porque é uma opinião do amigo. E opinião, cada um tem a sua.

      Quem disse que o trabalho no sábado seria um, furto, ou uma prostituição foi o amigo. Quem disse que chicoteamos pessoas também foi o amigo.

      Não fui eu, nem os adventistas, nem a bíblia. Então que o amigo continue crendo nisto, se isto lhe conforta e o amigo não abre mão.

      Qualquer coisa, o artigo está aí para o amigo tentar contestar. Se mudar de idéia e quiser apresentar algo além da própria opinião, estarei à disposição.

      Atenciosamente.

      Excluir
  3. Querido irmão Sr. Adventista, boa noite.

    Não condenei quem quer que seja. Apenas levantei questões para que o irmão refletisse.

    Quando compramos qualquer mercadoria, qualquer pessoa que está nos vendendo, seja ela quem for, é pecadora; assim como nós somos.

    Daí que não estou me referindo ao produto, uma vez que arroz, feijão, energia, seja lá o que for não tem pecado. É até ilógico
    defender tal tese.

    Pois bem, mas veja se concorda comigo:

    a) Uma pessoa roubou o pneu é quer vendê-lo. Não demos comprar, não por causa do pneu, mas por causa do roubo.

    b) Uma pessoa quer dar uma oferta à Igreja, mas declara ao pastor que dará o dinheiro que arrecadar do tráfico de drogas. É evidente que o erro não está no dinheiro, mas na forma ilícita: o tráfico de drogas;

    c) Alguém furta uma televisão e a dá de presente para outra pessoa. O erro não está na televisão, mas no furto.

    Em todos os exemplos que dei o erro está na origem, não no produto em si.

    Vou agora reformular a minha hipotética pergunta:

    Dois irmãos da IASD foram disciplinados na Igreja que frequentam por trabalharem no sábado. Um deles está trabalhando numa cia elétrica e o outro numa cia telefônica.
    Eles foram disciplinados porque o trabalho deles no sábado, foi considerado uma profanação, uma prostituição, um pecado.

    Porém no exato momento em que os irmãos adventistas estão usando a energia ou o telefone em suas casas, NO SÁBADO, aqueles irmãos que foram disciplinados por transgredirem a Lei, estão trabalhando. Esta energia ou telefone está sendo paga.

    O erro está no uso no trabalho, na energia ou do telefone? É evidente que não! Inclusive eletricidade é trabalho essencial para o funcionamento de hospitais, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil etc.
    Mas não é para acender lâmpadas, ligar fogão e chuveiro elétricos, usar geladeira, gás de rua, telefone, dependendo da situação, etc. em casa para serviços não espirituais. Afinal os serviços são pagos e há pessoas trabalhando neste dia.

    A ilicitude a que estou me referindo refere-se a beneficiar-se do uso trabalho no sábado, o qual inclusive gerou a punição dos hipotéticos irmãos da IASD! Ainda mais quando o uso dos mesmos não são essenciais e pagamos por eles.

    Por isso irmão o que estou redarguindo não é sobre a eletricidade, telefone ou gás de rua. Eletricidade, telefone e gás de rua não tem pecado. Mas sobre o fator que gerou a disciplina: Trabalho no sábado.

    Como pode os irmãos que estão trabalhando no sábado estarem cometendo ilicitude e os irmãos que o condenaram servir-se ao mesmo tempo dos serviços oriundos dos irmãos que estão trabalhando, não estarem pecando também?

    É este o meu questionamento. Não há coerência!

    Por outro lado não há um única citação no Novo Testamento para guardarmos o sábado.

    Há ainda três passagens bíblicas que relativizam o sábado.

    1º Jesus ordenou que um homem carregasse a cama pela cidade no sábado;

    2º Colossenses 2:16 Portanto, ninguém pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber , ou por causa dos dias de festa, ou lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisa futuras, mas o corpo é Cristo;

    3º Romanos 14:5 ‘Um faz diferença entre e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em seu próprio ânimo. Aquele que faz caso do dia para o Senhor o faz.


    Querido irmão, sei que é uma pessoa sincera quando defende o sábado. Mas peço que também veja sinceridade naqueles que como eu tem um entendimento diferente.

    Creio que no fundo devemos valorizar o que nos une e não os que nos afasta.

    Cada pessoa tem a sua compreensão. Mesmo entre os eruditos; eles não concordam entre si nas interpretações bíblicas.

    Não estou com isso dizendo que não devemos debater; dialogar.

    Mas no fundo, querido irmão; só Deus nos faz compreender o que o estudo e mesmo uma leitura não faz.

    Um abraço fraternal e que Deus continue a abençoá-lo ricamente, em nome de Jesus.


    Anônimo X.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amigo Anônimo X,

      Preparei uma resposta ontem, porém decidi meditar um pouco mais sobre o assunto:

      Não encontrei em lugar algum um raciocínio que me permitisse comprender a massa central de vosso questionamenoto, que creio ser importante para elucidar ao amigo.

      Infelizmente o único lugar em que encontrei alguma luz foi em:

      http://setimodia.wordpress.com/2011/12/16/conselhos-de-ellen-g-white-sobre-trabalhos-aos-sabados-em-instituicoes-medicas-adventistas-e-nao-adventistas/

      Que apresenta um contexto e uma colocação do sábado nos valores expressos pelo amigo. Após ler e analizar, me pareceu bem dizer ao amigo o seguinte:

      Concluo o seguinte: Segundo os moldes que o amigo apresentou, que é o mesmo molde abordado por Ellen White quanto a um dos valores do sábado:

      "Ele nos tem dado seis dias nos quais podemos trabalhar para nosso sustento e Ele reservou somente um dia para Si. Pretendemos defraudar o Criador dos céus e da terra roubando Seu tempo reservado"

      Portanto devo admitir que a opinião do amigo está em harmonia com princípios adventistas, portanto tem fundamento, assim tenho que adotar também este ponto de vista para dar uma resposta que satisfaça o amigo.

      Não tenho muita certeza disto mas o estudo que tive me leva a crer que:

      Talvez não devamos repreender nem disciplinar o irmão que trabalha em uma hidrelétrica, pelos mesmos motivos que não repreendemos nem disciplinamos quem trabalha em hospitais em cargos ESSENCIAIS. Visto que a energia é um bem essencial no mundo de hoje, tão importante como a própria assitência médica, porque a energia elétrica é uma parte essencial, necessária ao funcionamento também de hospítais, postos de saúde, iluminação pública e serviços de segurança como o de polícia. Dando suporte para outros serviços essenciais como de abastecimento de água e telefonia.

      Outro fator que me leva a aceitar isto é porque a energia elétrica não é produzida essencialmente de trabalho manual.

      Assim utilizar a energia no sábado não constiria em uma transgressão, porque é necessária para fins indispensáveis, conforme o amigo colocou em:

      "O erro está no uso no trabalho, na energia ou do telefone? É evidente que não! Inclusive eletricidade é trabalho essencial para o funcionamento de hospitais, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil etc."

      Poderíamos também levar em conta coisas como conservar alimentos (geladeira), garantir segurança à noite através da luz e uso de aparelhos eletrônicos para fins evangelísticos.

      E este tipo de serviços tem dois caráter:

      Além do privado tem o público, e o cristão mesmo que não consuma a energia privativamente, é obrigado a pagar pela iluminação pública e outras taxas obrigatórias. Portanto não há como se deixar de pagar pela energia produzida no sábado.

      Além disto a energia elétrica não pode ser armazenada e é produzida constantemente, utilizando-se ou não. Toda a energia disponível que não é utilizada é desperdiçada. Portanto os cristãos utilizando ou não a energia esta continuará sendo produzida de forma que atenda a todos ficando disponivel a todos.

      Existem outros serviços desta natureza como o de saneamento na forma de esgoto e água tratada. Aos quais também pagamos taxas mesmo sem sua utilização.

      Não tenho um estudo aprofundado, mas creio que até os judeus estiveram sujeitos ao pagamento de serviços executados pelos romanos no sábado.

      Se o amigo concordar com essa idéia poderíamos buscar fontes oficiais da igreja quanto ao assunto. Estou disposto a abanonar meu ponto de vista por este que manifestei, se os resultados me parecerem corretos.

      *Devo fazer um estudo mais aprofundado sobre, impostos e taxas regulados por preceitos judiciais diante dos preceitos morais.

      Atenciosamente.

      Excluir
    2. Sr.Adventista, bom dia.


      Se não me engano os judeus em Israel que guardam o sábado, não fazem uso, por exemplo, do elevador. Acredito que é por considerarem ser este um serviço não essencial.

      Quanto à geladeira realmente ela conserva alimentos.
      Mas chuveiro e fogão elétricos, lâmpadas acesas, quando não usada para fins evangelísticos, gás de rua, no sábado. o que tudo isso tem a ver com serviço espiritual?

      Creio firmemente que nada. Contudo isso é pago no sábado. É sobre está questão que tenho me referido.

      De forma alguma estou condenando o produto! Mas o recebimento de um trabalho, que por ser realizado no sábado, é condenado ilícito, mas ao mesmo tempo pago.

      É isso que não consigo entender!

      Um abraço.

      Anônimo X.

      Excluir
    3. Servitude! Creio que precisamos estudar a relação entre trabalho e servitude, usando Jesus como exemplo.

      http://www.youtube.com/watch?v=l0cOVszTnEo

      Atenciosamente.

      Excluir
  4. Querido irmão, assisti ao vídeo do um bonito trabalho feito pela Rede Social Adventista tendo O Dr. Rogério Gusmão como um dos líderes.
    Muito bonita mesma a ação social.

    Até aí tudo bem, haja vista que nenhuma pessoa de bem, mesmo que não seja cristã, será contra um trabalho que salve vidas e direcione para o bem!

    A minha problematização é para atividades que são pagas no sábado e nada têm a ver com serviço espiritual ou em ajudar o próximo.

    Chuveiro e fogão elétricos, lâmpadas acesas, quando não usada para fins evangelísticos ou para ajudar o próximo, gás de rua. O que o uso residencial destas coisas no sábado tem a ver com serviço espiritual ou em bem ao próximo? NADA!

    Contudo isso é pago no sábado. É sobre está questão que tenho me referido! Não há lógica!

    De forma alguma estou condenando o produto! Mas o recebimento de um trabalho, que por ser realizado no sábado, é condenado ilícito pela IASD, e fraternalmente digo; pelo irmão.

    Mas ao mesmo tempo os adventistas pagam os serviços que usam no sábado para atividades não evangelísticos ou voltada para o bem.

    Como criticar então quem está trabalhando no sábado e ao mesmo tempo fazer uso de tal trabalho considerado como pecado em sua casa?



    Obs 2: Pessoalmente não vejo nenhum mal algum em trabalhar no sábado, inclusive já citei os versos bíblicos em que me baseio.

    Obs e: De forma alguma estou condenando o produto! Mas o recebimento de um trabalho, que por ser realizado no sábado, é considerado ilícito, novamente ratifico, pela IASD, mas ao mesmo tempo usado e pago por seus membros em suas casas.


    Um abraço.

    Anônimo X.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então questionarei o amigo:

      " o recebimento de um trabalho, que por ser realizado no sábado, é considerado ilícito"

      O caro amigo consegue sustentar este argumento, com base bíblica ou um estudo? Que não seja tão somente a vossa opinião?

      Porque se formos deixar de lado a bíblia para seguir a opinião do amigo teremos sérios problemas.

      O que indigna o amigo é que o amigo espera que ao se seguir o mandamento do sábado, as pessoas se coloquem em um contexto de privações e sofrimento.

      Mas isto não seria para estar em harmonia com a bíblia. Mas sim para estarem em harmonia com vosso conceito de que ninguém pode guardar o sábado sem "pagar" por isto com privação e sofrimento.

      O que o amigo considera ilógico é que um adventista guarde o sábado sem sofrer as privações e sofrimentos supostamente impostos por Deus aos seus guardadores.

      Ou seja, guardar o sábado, sem no entanto sofrer, nem passar necessidade, para o amigo é uma incoerência.

      Guardar o sábado, sem no entanto deixar de usufruir de coisas que os não guardadores usufrui, parece uma incoerência.

      Considera incoerêcia também "criticarmos" não guardadores da lei, enquanto continuamos a conviver com eles, aceitando seus produtos e serviços.

      Porém a incoerência quem comete é o amigo, porque este nunca foi o objetivo do sábado. O sábado não deve ser da foram como o amigo pensa que deva ser. Simplesmente todo o vosso conceito e entendimento está baseando neste ponto central de sofrimento, ignorando completamente o exemplo de Jesus.

      Alguns dizem, o sábado representa um dia de privações, portanto, não aceito que adventistas adotem uma postura que contradiga meu pensamento. Usar de conforto no sábado é incoerência, já que é ilícito perante meu pensamento de que o sábado deve ser um dia de conforto e a bíblia me apoia nisto.

      Do que adianta dizerem que guardam o sábado e não passarem este dia em privações? Sem tomar banho de água fria para eles verem o que é bom? Sem deixar de acender lâmpadas, ficando no escuro para verem o quanto é impossível guardar o sábado nos dias de hoje? Sem acenderem fogo quando surgir um imprevisto, tendo que suportar a fome até o pôr do sol!

      Se fizessem assim aí sim estariam sendo coerentes e guardando o sábado como se deve guardar.

      Porque do jeito que guardam, não tem sofrimento algum, nem descoforto, nem privações. Que tipo de sábado é este?

      Só pode ser de Satanás, porque a bíblia deixa bem claro que o sábado de Deus é um dia de privação, sofrimento e morte para os desobedientes.

      No entanto guardam um sábado light, sem apedrejamento, sem privações, cotrariando a essência do sábado que é fazer as pessoas perderem o emprego e ficarem um dia inteiro longe do conforto, do lazer e das facilidades oferecidas pelo mundo.

      Eles não entendem que não podem usar água, nem energia, nem trasporte, nem nada no dia de sábado. Do modo que fazem nunca perceberão o quanto o sábado é detestável.

      Se fizessem exatamente como eu penso, veriam que o sábado é um dia impossível de guardar e parariam com essa mania de querer guardar mandamentos no dia de hoje e passariam a viver somente pela fé verdadeira, jogando fora aquelas leis absurdas que Deus criou para o povo de Israel.

      Atenciosamente.

      Excluir
  5. Querido irmão Sr. Adventista, bom dia.

    O meu questionamento central não são estes que o Sr. comentou.

    Daí que me baseando nas três situações bíblicas que já citei, não vejo como o trabalho no sábado; ser considerado como adulterar, roubar e matar.

    O meu questionamento prende-se tão-somente ao fato de que se um irmão da IASD trabalhar no sábado isto é considerado “pecado” e motivo para disciplina. Porém os adventistas pegam ônibus no sábado até para fazer concurso, como junto com outros irmãos da IASD já fiz, para depois do por do sol, realizar minha prova. Além de usar serviços residenciais no sábado que não são essenciais e pelos quais pagam no sábado.

    Comprar um pão ou uma fruta no sábado é pecado? Mas por que consertar um pneu furado não é? Por que acender o fogão ou ligar um chuveiro elétrico não é? Por que usar gás de rua no sábado não é? Por que pegar um ônibus ou táxi no sábado não é? Por que acender uma lâmpada no sábado que não seja para fins evangelísticos, ou para ajudar o próximo, em nossas casas não é pecado? Tudo o que citei é pago e há pessoas trabalhando!

    Do mesmo modo o uso de muitas coisas que não são essenciais no sábado! Como pode pessoas serem disciplinadas por trabalhar no sábado e no exato momento, no exato momento, os adventistas estarem usufruindo do fruto do pecado que estão condenando: Condeno o pecado, “trabalho no sábado”, e sirvo-me dele.

    Seria como se visse por meio do espelho alguém trabalhando, “pecando no sábado”, que foi condenado, como a IASD faz, e ao mesmo tempo usufruísse de tal trabalho. Desculpe-me, mas isso é um discurso sem pé nem cabeça. não há coerência!

    De modo algum estou condenando o conforto ou ajudar o próximo. Tendo em vista que o meu questionamento nada tem a ver com serviço espiritual ou em ajudar o próximo!

    O que questiono é a estranha lógica da IASD! Que fere qualquer princípio do Direito e da lógica!

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Sr Adventista, um comentários seu chamou minha atenção:


    "Talvez não devamos repreender nem disciplinar o irmão que trabalha em uma hidrelétrica, pelos mesmos motivos que não repreendemos nem disciplinamos quem trabalha em hospitais em cargos ESSENCIAIS. Visto que a energia é um bem essencial no mundo de hoje, tão importante como a própria assitência médica, porque a energia elétrica é uma parte essencial, necessária ao funcionamento também de hospítais, postos de saúde, iluminação pública e serviços de segurança como o de polícia. Dando suporte para outros serviços essenciais como de abastecimento de água e telefonia."

    Mas transporte, forças armadas, farmácias, hidrelétricas, internet,borracharias, postos de gasolinas, televisão, padarias e mercados. São ou não essenciais?

    Obs: Certa vez fui a mercado comprar produtos, tendo em vista que a pessoa responsável não assumiu o compromisso, para poder fazer o almoço e alimentar o pregador e o conjunto da IASD que estavam sem almoçar.

    Att.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estimado amigo Anônimo X,

      O sábado é um descanso natural, tão natural quanto o descanso de nosso corpo nas noites de sono.

      Quando dormimos, apenas os serviços essencias são executados, todas as outras atividades são reduzidas drásticamente e algumas deixam de serem executadas.

      Assim também é o sábado, não é necessário que cessemos todas as atividades para que descansemos neste dia, mas que cessemos aqueles desnecessários e reduzamos os demais.

      Assim como o coração durante o sono continua a bater porém em ritmos essenciais, assim também deve ser nosso sábado. Como um coração que bate muito lentamente para manter a vida. Porque se o coração parar por completo, morremos. Assim também é com a nação que guarda o santo sábado.

      Caminhe o amigo, pela cidade num dia de domingo à tarde. Veja como trabalham as farmácias, as borracharias, as forças armadas, os mercados e padarias. O amigo perceberá uma cidade quase deserta, com um ou outro entrando na única farmácia aberta da região. Uma ou outra borracharia 24h aberta para socorrer emergências.

      A própria cessação do trabalho formal implica no descanso das demais atividades que sustentam este trabalho. A gasolina do domingo não é usada para ir para o trabalho, mas para visitar os familiares. A farmácia não funciona com o intuito exclusivo de vender, mas de não deixar a população sem assistência alguma.

      Quer ter um vislumbre do que poderia ser o sábado, caminhe na cidade no dia de domingo, visite um quartel no dia de domingo ou feriado, visite os sistemas de telefonia perceberá que as pessoas conversam muito mais com a família do que com clientes.

      Se ao invés do domingo as pessoas guardassem o sábado e os guardadores fossem cada vez mais rigorosos, automaticamente todos os serviços da cidade diminuiriam ao ponto de trabalhar apenas naquilo que é essencial. O que determina a forma como o sábado será guardado é nossa atitude. O lento trabalho do comércio no domingo e feriados é apenas o reflexo do descanso de cada pessoa.

      Portanto deixemos de trabalhar no sábado e deixemos o Espirito nos guiar nas coisas essenciais, e o mundo inteiro se adaptará ao nosso descanso, passando também a descansar.

      Atenciosamente.

      Excluir
    2. Mas será que tal cidade é possível? Não apenas é possível como já existe uma cidade que guarda o sábado.

      Imagine um lugar onde não há pobreza, nem insegurança, não há desocupação. Onde as crianças brincam tranquilas. Onde todos disfrutam da serenidade. Um lugar que parece perfeito para se viver.

      http://novamenteadventistas.blogspot.com.br/2012/04/verdades-sobre-o-estilo-de-vida.html

      Excluir
  7. Sr. Adventista, mais alguns detalhes:

    O irmão escreveu o seguinte:

    “O caro amigo consegue sustentar este argumento, com base bíblica ou um estudo? Que não seja tão somente a vossa opinião?”

    RESPOSTA: Claro que sim. Saiba que no caso solicitado não há necessidade de argumento. Basta só ler a Bíblia.

    1º Jesus ordenou que um homem carregasse a cama pela cidade no sábado. Ellen White menciona no Desejado de Todas as nações, Pág. 206 que era uma cama;

    2º Colossenses 2:16 Portanto, ninguém pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber , ou por causa dos dias de festa, ou lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisa futuras, mas o corpo é Cristo;

    3º Romanos 14:5 ‘Um faz diferença entre e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em seu próprio ânimo. Aquele que faz caso do dia para o Senhor o faz.”

    Não devemos condenar ninguém por causa de sábado. São versos que estão na Bíblia. Atendi ao seu pedido?

    Quanto a sua alegação de que os versos abaixo:

    - Que era proibido cozinhar (Êx.16:23).
    - Que era proibido lavrar, arar, e colher (Êx. 34:21).
    - Que era proibido fazer fogo (Êx. 35:2-3).
    - Que era proibido apanhar lenha (Num.15:32-36).
    - Que era proibido carregar cargas (Jeremias 17:21-22).
    - Que era proibido praticar o comércio (Neemias 13:15-17).

    São preceitos judiciais e não leis morais. Contudo, isso muda as determinações divinas?

    Por que o Sr. exige a lei para determinados casos e para outros não aceita as sanções determinadas por Deus?

    Quero dizer que tenho um outro entendimento, mas estou seguindo a lógica adventista e ao questioná-lo; cobrando coerência. Só isso!

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O caro amigo não atendeu minhas solicitação, porque nenhum dos versículos citados pelo amigo trata da condenação de utilização de serviços no sábado. Pelo contrário os exemplos que temos de Jesus tratam da prestação e recebimento de serviços no sábado.

      Quanto a colossenses fiz uma análise recentemente, convido ao amigo a dar uma olhada.

      Quanto a Romanos, veja o contexto:

      "...Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo." (Romanos 14:10)

      Veja o significado do versículo que o amigo demonstrou:

      "De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus." (Romanos 14:12)

      Veja a opinião do apóstolo:

      "Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça." (Romanos 14:21)

      Percebe que o apóstolo ensinou que não devemos julgar, mas que o que come carne ou bebe vinho, ou faça outra coisa que leve o irmão a tropeçar ou se escandalizar está errado?

      O apostolo disse que não devemos julgar, porém isto não implica de que os desobedientes estavam certos.

      Veja:

      "Mas, se por causa da comida se contrista teu irmão, já não andas conforme o amor. Não destruas por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu." (Romanos 14:15)

      Ou seja, se por causa da tua comida (o que você come, como você come e a quantidade que você come, o seu irmão fica triste, você já não anda conforme o amor. Não destrua por causa da sua comida aquele seu irmão por quem Cristo morreu.

      Palavras fortes?

      Percebe que quando colocamos o versículo dentro do seu contexto percebemos que o apóstolo estava primeiro ensinando a não julgarmos, dizendo que isto é papel do juízo de Deus? Que em seguida o apóstolo repreendeu aqueles que criaram motivos para seus irmãos se indignarem? Através da comida e bebida? O apostolo portanto não estava liberando as pessoas a comerem da forma que acham correta, mas ao contrário estava repreendendo-os. Porém começou repreendendo os que que se exaltaram em indignação contre as atitudes do irmão. Posteriormente repreendeu o irmão que estava errado em sua conduta para com a comida.

      "Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão." (Romanos 14:13)

      Aqui ordena claramente que não devemos escandalizar o irmão, de forma que também o leve a tropeçar. Como por exemplo, pelo que comemos ou bebemos. E que os que se sentirem injuriados por estas coisas não devem se exaltar em condenação.

      Atenciosamente.

      Excluir
  8. Irmão, mas estou falando justamente da não condenação!

    ResponderExcluir
  9. Portanto não escandalizemos nosso irmãos por causa de comida, bebida ou sábado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com o amigo e toda igreja deve proceder deste modo, assim como Paulo deu exemplo, deixar que um Líder converse com a pessoa que causa escândalo. Cada um esteja seguro de si, deixando ao pastor e anciãos, a tarefa de advertir os membros. A questão do comer carne é muito presente na igreja adventista, a própria Ellen White tinha muito gosto pelo consumo da carne, antes de receber advertência, entretando hoje, ninguém entra mais em contedas por um membro comer ou não comer carne, desde que não seja uma das carnes condenadas biblicamente. Também houve a época em que se comentou sobre o refrigerante, sobre ir a festas de casamentos, formaturas, sobre jovens sair a noite para passear pela cidade, ou sobre utilizar certos serviços no sábado. Hoje tais coisas não são mais motivos de contendas embora haja alguns que condenem certas coisas.

      Entretanto adotamos um princípio, de não fazer nosso irmão tropeçar, ou atentar contra sua consciência.

      Por exemplo os jovens não vão ao cinema porque alguns irmãos mais antigos acreditam que sejam um lugar impróprio para cristão. Concordamos em evitar a Coca cola, porque contém cafeína assim como o café cujo consumo elemento denominado cafeína é visto como um escândalo entre muitos. Assim, se sabemos que um irmão não toma refrigerante algum, não oferecemos, nem insistimos, pelo contrário procuramos outra bebida para que este se sinta confortável. Hoje tais procederes se tornaram natural e raras vezes a igreja tem que lidar com problemas relativos à estas questões.


      Perceba uma coisa:

      o texto de (Romanos 14:15) é uma repreensão justamente para o que come veja:

      "Mas, se por causa da (tua) comida (seu irmão fica triste), (você que come) já não andas conforme o amor. Não destruas por causa da tua (sua) comida aquele (seu irmão) por quem Cristo morreu."

      Porque é uma questão de fé, se você acredita que determinado alimento é condenável, se comer já estará pecando contra vossa própria consicência, mas se acredita que pela bíblia, abstenção de certas coisas são desnecessárias, que então esteja seguro disto. Cada um esteja seguro de si. O que está fraco come legumes, o que está forte, acha que não precisa de legumes e come carne, novamente cada um esteja seguro de si.

      Portanto além do ensinamento de não julgar os que causam escândalo ao comer, também vem o ensinamento para o que comem para que não escandalizem seu irmão nem façam com que este tropece em sua fé.

      Creio que o amigo inverteu os valores destas passagens.

      Atenciosamente.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.