terça-feira, 9 de maio de 2017
As bebidas inclusas nas ofertas de libações ao Senhor
A bebida posta em oferta, irmão Billy, era para ser queimada ou para beber? Seguindo esta lógica, o cristão poderia também fazer uso do escremento de animais, uma vez que também eram queimados junto com as ofertas (Levitico 4:11)? Estas ofertas também tinham aroma agradável, irmão?
Veja, irmão, que não podemos usar uma lógica simples, no que se referem a estes assuntos. O agradável das ofertas é em um outro sentido, o do oferecimento da oferta e a disposição do arrependido em si. O que estava em questão não era o olfato ou o paladar de Deus, mas a disposição humana.
Bebida e comida eram bens valiosos entre o povo, por isto ofereciam estas coisas. Outra coisas é que daquilo que se podia participar nas ofertas, somente os sacerdotes faziam uso, porque eram tomadas como coisas santas (Levítico 7:6), os mesmos que eram proibidos de usar bebida alcoólica, percebe?
Libação, irmão: "ato que consiste na aspersão de um líquido em intenção de uma divindade." (Dicionário comum) era para aspergir e não para beber.
O mal a que me referi acerca da bebida é nos seus efeitos segundo o ato de ingerir, irmão. A plantinha da maconha por exemplo, lá na natureza não é má. Mas a maconha que utiliza-se para entorpecer esta é má, irmão, como toda droga.
Temos que usar de entendimento e buscar o sentido (espírito) daquilo que Deus recomendou, não nos prendendo somente à letra, irmão, conforme Cristo nos exemplificou.
E o irmão usando a lógica perceberá que Deus permitia o uso de bebida nas ofertas, para aspersão, mas não para ingestão. Isto mostra, irmão, que o problema não era referente a uma impureza cerimonial, mas que o problema estava na questão de INGERIR mesmo o álcool, uma vez que o seu uso para outro fim não era proibido dentro do santuário!
Assim, irmão, o profano estava no ingerir do álcool. Enquanto a bebida colocada nas ofertas era colocada santa, digamos assim, a bebida colocada para dentro do corpo, era considerada profana:
Não bebereis vinho nem bebida forte, nem tu nem teus filhos contigo, quando entrardes na tenda da congregação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações;
E para fazer diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo," Levítico 10:9,10
E percebe a contradição, irmão? Por conta de bebida ser usada junto às ofertas do santuário, o irmão considera que haja justificativa para sua permissão! Mas com versos claros proibindo uso de bebida (ingestão propriamente dita) no santuário o irmão não considera que haja justificativa para sua proibição?
Quanto a Números 6:5, irmão, a questão do uso do cabelo sem cortar era uma questão de identificação, não era com propósito de separar o nazireu de algo profano, usar cabelo curto não era profano.
Porém a Bebida foi categorizada como algo profano, ao Deus falar aos sacerdote e veja mais:
"De tudo quanto procede da videira não comerá, nem vinho nem bebida forte beberá, nem coisa imunda comerá; tudo quanto lhe tenho ordenado guardará." Juízes 13:14
A bebida é colocada aqui em par com comidas imundas!
Veja que esta recomendação era algo tão sério que nem da uva no cacho poderiam fazer uso, eliminando qualquer risco de desobediência à ordem de Deus (Números 6:3).
Parecido com esta recomendação, o profeta diz que quando a bebida do vinho alcoólico se mostra atrativa, não é nem para olhar!
"Para quem são os ais? Para quem os pesares? Para quem as pelejas? Para quem as queixas? Para quem as feridas sem causa? E para quem os olhos vermelhos? Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando vinho misturado. Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. No fim, picará como a cobra, e como o basilisco morderá.
Os teus olhos olharão para as mulheres estranhas, e o teu coração falará perversidades. E serás como o que se deita no meio do mar, e como o que jaz no topo do mastro. E dirás: Espancaram-me e não me doeu; bateram-me e nem senti; quando despertarei? aí então beberei outra vez." Provérbios 23:29-35
O profeta não aconselha a tomar desta bebida com cuidado, para não se embriagar, pelo contrário, nos diz que o melhor é nem olhar para este tipo de bebida! E aqui desenha a bebida como sendo traiçoeira e peçonhenta como a cobra.
E a recomendação do apóstolo de Cristo em um último estágio de reeducação do povo de Deus afim de voltar ao propósito original de Deus para a humanidade:
"E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;" Efésios 5:18
Uma pessoa se embriaga, irmão quando já toma propositalmente o primeiro gole sabendo que o vinho não é do puro suco da uva, mas o alcoólico. O homem escolhe este tipo de vinho ao invés do que é o puro da uva, pelos seus efeitos. O embriagar-se irmão, não é somente o ficar bêbado. Quando se está mais animadinho a pessoa já se encontra embriagada. Quando o álcool alivia a tensão, a pessoa já está se embriagando. O "estar de fogo" é apenas o grau final do processo de embriagues, mais do que isto, só o coma alcoólico.
Assim, Deus dá sabedoria ao profeta para comparar o vinho alcoólico a uma cobra traiçoeira e peçonhenta, isto nos lembra caráter de quem, irmão? Por seus efeitos, a bebida está a serviço de Deus ou de Satanás?
Um abraço.
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