sábado, 6 de maio de 2017
A Bíblia e Ellen White erraram ao prever a existência de escravos na volta de Cristo?
Olá, irmão Ronaldo Amancio, me desculpe mas esta conclusão não é do irmão. Mas trata-se de uma alegação já antiga e que vem sido repetida.
"Então os reis da terra, os príncipes, os generais, os ricos, os poderosos — todos os homens, quer escravos, quer livres, esconderam-se em cavernas e entre as rochas das montanhas." Apocalipse 6:15
"Também obrigou todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, a receberem certa marca na mão direita ou na testa," Apocalipse 13:16
O irmão entende a razão destes trechos Bíblicos mas não entende os trechos de Ellen White? Ellen White cometeu equívoco ao usar a mesma linguagem bíblica?
Mas ao que se referem estes escravos descrito no Apocalipse? Algumas traduções utilizam atualmente a palavra "servo" no lugar de "escravo". Entretanto, quando a Bíblia diz escravo quer dizer escravo mesmo, um servo em regime compulsório. Não precisam ser escravo ao estilo do Israel antigo nem ao estilo da escravatura norte americana.
Exemplo de escravaturas modernas:
Regimes totalitários, que proíbem bíblias, que fazem os civis trabalharem para o estado e que impõem a pena de morte para quem pratique a religião cristã. Mulheres onde a cultura faz com que tratem seus maridos como seus senhores, impondo, por exemplo, que a mulher inclusive morra queimada junto com o corpo do marido ao tornar-se viúva.
Imigrantes chineses ilegais, mantidos em compartimentos totalmente fechado por concreto, trabalhando fora de seus países.
Regimes de trabalho em alguns lugares da china que obrigam as pessoas a trabalharem todo o tempo, exceto nas suas poucas horas de sono e seu tempo de alimentação.
Trabalhadores de madeireiras ilegais, dragas de areia ilegais, extrações ilegais, onde tudo que é encontrado fica com o seu senhor, ficando sempre com uma dívida que nunca acaba, enquanto tenta pagar trabalhando, sob pena de morte caso tente abandonar o trabalho. Jovens que servem de "aviõezinhos" para o tráfico.
Mas no contexto tanto bíblico quanto de Ellen White, o exemplo usando era da escravatura de suas épocas mesmo, isto porque criam na iminente volta de Jesus em seu tempo, algo que as próprias escrituras nos incentiva a considerar.
Todos os apóstolos, incluindo Paulo, João, escreveram suas cartas adotando que Cristo viria em seu tempo (exemplo em 1 Tessalonicenses 4:15).
São profecias de possível cumprimento em seu tempo, mas de cumprimento certo, ainda que no futuro, quando da volta de Cristo.
Todo escritor inspirado escreve segundo as coisas que existem em seu tempo, usando isto que conhecem como modelo e exemplo. Isto não contradiz verdades eternas e cumprimento das profecias, que haverão de ocorrer conforme profetizado, ainda que as coisas sejam um pouco diferente quando esta se cumprir, a exemplo da escravatura, que embora diferente da época Bíblica e de Ellen White, ainda haverá no futuro.
Um abraço.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.