quinta-feira, 9 de julho de 2015

Comentário - O inferno existe?

A existência de um lugar de tormento do ímpios é inegável, porém, biblicamente o inferno não existe.

A palavra inferno é uma designação grega e que foi colocada para substituir várias palavras que existem na Bíblia em versos que no sentido original, referem-se à Sepultura, Sheol, Gehenna, Hades, Mundo dos Mortos.

Assim não podemos tomar todas estas coisas como que se referindo a uma coisa só!

A mistura destes termos como se fossem uma coisa só a que se chamaria de inferno é que possibilita a crença de que se esteja falando de um inferno na concepção que muitos irmãos têm hoje.

O "inferno" nos moldes que a igreja acredita, ocorrerá porém somente quando da volta de Cristo para os ímpios e que se refere ao Lago de Fogo e Enxofre, onde os pecadores, devidamente dotados de seus corpos ressurretos, serão atormentados!

As referências a Sepultura, Sheol, Gehenna, Hades, Mundo dos Mortos, precisam ser vistas conforme a compreensão hebraica!

Nestes versos não são invocadas a figura do "inferno de Dante".

Cada palavra indicava uma crença específica e diferenciada uma das outras!

E o que acontece então quando pegamos a doutrina grega do inferno e aplicamos à todos estes versos?

Confusão querido irmão! Sheol, Gehenna, Hades, dentre outras ilustrações passam então a perder seu real sentido para receber o sentido grego do "local de punição dos mortos" chamado inferno.

Portanto, em nenhum local da Bíblia onde está escrito "inferno" se trata de uma referência ao local de punição dos mortos segundo o que ensina a filosofia grega!

Trata-se de um local que se refere aos mortos, segundo VÁRIAS compreensões POPULARES hebraicas!

O que a Bíblia faz é usar conceitos contidos nesta crença para ilustrar algo NO FUTURO. E não presente, necessariamente, como traz implícito o inferno grego.

Assim não podemos aplicar a estes versos como que significando um inferno grego. Porque estaremos aplicando um conceito cultural através de uma palavra, ao invés de atentar ao seu real significado segundo as várias Palavras originais ilustrativas que trazem, cada uma em si, o seu próprio significado e que ao final nos dão uma OUTRA compreensão dos versos onde lemos todos hoje tão somente como "inferno".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.