segunda-feira, 6 de julho de 2015

Conentário - Os estudos adventistas

Que bom que pensa assim querido irmão Weverton. Não sou contra o estudo de doutrinas através de teólogos das mais variadas religiões, pelo contrário. Boa parte da teologia adventista foi construída com a adjuda de obras de teólogos presbiterianos, batistas, metodistas, católicos, dentre outros. De fato o próprio adventismo foi construído graças à união de idéias de pessoas de várias denominações que decidiram colocar a Bíblia como ponto de fundamento de estudo de doutrinas!
Matthew Henry, Oscar Cullmann, são alguns nomes que contribuíram e muito para a formação da teologia adventista.
O que estou criticando, querido irmão, é justamente o fato de não encontrarmos denominações, que assim como a IASD, pregue a doutrina do Juízo de forma completa! Isto porque tratam do julgamento das nações, do julgamento da babilônia, do julgamento dos ímpios, dos julgamento dos anjos caídos, do julgamento da besta e do anti-cristo, mas NÃO tratam do julgamento dos justos que é para a salvação.
Devido a IASD ser a única igreja a assumir esta doutrina oficialmente e pregá-la sem medo, muitos tem usado esta doutrina para afirmar de que a IASD seja uma igreja sectária. Como se tratar da questão do julgamento dos salvos fosse uma terrível blasfêmia!
O irmão está certo, muitos teólogos, conhecidos e renomados, demonstram pontos importantes acerca do santuário e do juízo incluindo o julgamento pré-advento! Porém estes mesmos teólogos são deixados de lado, em relação a este assunto em suas próprias denominações! Não são tratados de hereges, como tratam aos teólogos adventistas, mas também não dão muita bola para o que eles ensinam acerca do julgamento dos Salvos, que é aquele que JUSTIFICA, QUEM será salvo, ou seja, o julgamento de JUSTIFICAÇÃO.
Daí fica um ar de que todo aquele simbolismo do cerimonialismo não teria qualquer significado EMBORA teólogos nas mais diversas religiões, de fato ensinem o significado dos simbolismos e afirmem categoricamente que há um santuário no céu e que serviu de exemplo para o santuário terrestre. Que apresentam a Jesus como Sacerdote e Sumo-sacerdote da ordem de Melquisedeque que era sacerdote e rei.
Mas quem disse que tais teologias entram nos estudos correntes dos irmãos das mais variadas denominações? Tais estudos ficam meio de lado para quem o quiser buscar! Os pastores não ensinam de fato o simbolismo bíblico e a interpretação das profecias de forma completa nas igrejas!
INFELIZMENTE, as pessoas para terem acesso a estes estudos de uma forma fácil e acessível precisam recorrer a materiais adventistas, porque tais materiais não existem em suas próprias denominações! E o motivo é este mesmo que o irmão apresentou:
“A maioria despreza Israel e isso também é um erro grave, todas as profecias bíblicas escatológicas envolvem o Povo Hebreu e essa Teologia Católica da Substituição Absoluta ainda permeia os Corações de boa parte dos Teólogos Protestantes.”
E devido ao fato de não se ensinar esta teologia erudita, digamos assim, nas escolas dominicais é que então vemos indivíduos que acham que certas doutrinas em outras denominações sejam fábulas ou heresias, sem ao menos tomar conhecimento de que há teólogos em suas próprias denominações que desenvolveram materiais suficientes para dar base para certas doutrinas.
E temos realmente que analisar os materiais de teólogos, independente da religião que professe e escolher o que estiver mais próximo daquilo que a Bíblia defende! Concordo com o amigo!
Mas temos que FAZER ISTO!
O que critico é o fato de ISTO não estar sendo feito e pessoas por pura ignorância, ou preconceito, se disporem a atacar de forma ignorante, ou preconceituosa, a religião alheia, apenas porque não conhece que em sua própria religião há teólogos que defendem parcialmente ou totalmente certas doutrinas!
Os irmãos em suas mais diversas denominações que estão a se esforçar em estudar a bíblia nas escolas sabatinas ou dominicais, que se preocupam em achegar-se cada vez mais a Deus através da pessoa de Jesus Cristo, nada tem a ver, com esta parte que, ao invés de estudar mais a Bíblia, perdem tempo a tentar combater a religião alheia, sem ao menos ter um formidável conhecimento PRIMÁRIO acerca de suas doutrinas.
Particularmente sonho com o dia que estes, que se julgam sábios e conhecedores das mais diversas religiões, comecem a dar ouvidos e a ler mais livros de grande quantidade de folhas, de materiais teológico de ensinadores de suas próprias denominações. Ao invés de sair pela internet a copiar argumentos repetitivos, feito por pessoas nada eruditas, tão somente para ter com o que atacar uma religião com a qual particularmente não simpatize!
Portanto creio que é estudando a Bíblia e começando a ler mais materiais teológicos sérios e menos bobagens que tais pessoas sairão do preconceito, para o devido conhecimento de que nenhuma religião possui TODA A VERDADE!
O adventismo bem sabe disto, porque herdou o sábado dos batistas, o método de estudo dos metodistas, a reverência e frequência nos cultos dos católicos, enfim aprendemos muitas coisas de nossos irmãos denominacionais!
Porém quando se trata de adventismo há alguns que querem implantar uma certa forma de receio, tratando a IASD de herege ou sectária, a fim de que irmãos não se interessem em conhecer acerca das doutrinas que temos a contribuir!
E neste quesito, temos a contribuir com doutrina do Santuário e Juízo Investigativo! Pois as demais doutrinas todas são ensinadas pelas demais denominações, sendo que o Santuário já é facilmente encontrado INCLUÍDO em materiais de teólogos em diversas religiões.
Porém o Juízo investigativo, ainda tem sido um TABU, e nisto até mesmo as pesquisas e conclusões de teólogos reconhecidos tem sido deixado de lado! Isto tem incentivado a gerar um tipo de preconceito!
Toda religião conhece que de alguma forma os justos precisam passar por uma SELEÇÃO, a fim de que se conheça, QUEM haverá de fazer parte da primeira ressurreição de Cristo e que de alguma forma, O CÉU, precisa tomar ciência daqueles que serão levados por Cristo!
Porém isto não é colocado sob o aspecto de doutrina! E por consequência, é tomado por alguns, como heresia! Tão somente por este conhecimento, ainda que parcial, não ser colocado doutrinariamente dentro de suas igrejas!
Fica um ar de que heresia seja algo que se manifeste como desconhecido à Igreja Cristã! E nisto, filtram não apenas heresias de fato, mas também verdades Bíblicas a que se clareou o conhecimento!
Portanto não é o fato de uma doutrina não existir ou não ser pregada em sua religião que indique que se trate de uma heresia. E também não é o fato de uma religião não pregar certa doutrina que signifique que tal doutrina não exista na Bíblia!
Então, tomemos cuidado para não doutrinar nossas mentes através do medo do assimilamento de heresias, ao ponto de chegarmos a não aceitarmos mais novas verdades Bíblicas! Porque isto é muito perigoso, a Bíblia tem ainda muitas revelações a nos dar e que são de suma importância a fim de nos preparamos para a volta de Jesus, especialmente neste tempo do fim! E se negligenciarmos a busca de conhecimento, poderemos acabar nos dando muito mal.
Portanto, busquemos o conhecimento, para não nos estagnarmos no preconceito e na ignorância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.