segunda-feira, 6 de julho de 2015

Comentário - Significado da palavra "seita"

A palavra seita possui dois sentidos, um no bom sentido, e outro em sentido pejorativo!
No bom sentido, seita quer dizer um pequeno grupo que se difere dos demais!
No sentido pejorativo, significa um grupo que ensina doutrinas heréticas!
Um exemplo de seita no bom sentido, como um irmão bem disse anteriormente, seriam os cristãos na época apostólica!
Mas confesso-te isto que, conforme aquele caminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas. Atos 24:14
Neste sentido enquadrado por Paulo, de um pequeno grupo que se diferem dos demais, por guardar TUDO quanto está escrito na LEI e nos PROFETAS, podemos considerar a Igreja Adventista do Sétimo Dia uma seita sim! Porque ainda hoje pregam TUDO que está na LEI como válidos ainda atualmente. Bem como ensina TUDO que está contido nas palavras dos profetas, ensinamentos, recomendações e PROFECIAS! Bem como reconhece um profeta oficialmente entre eles (nós).
No sentido pejorativo, a IASD jamais poderia ser considerada uma seita porque possui em seu corpo de doutrinas todas as doutrinas essenciais do Cristianismo! O que difere a IASD das demais igrejas porém é o fato de guardar o sábado (sendo que há várias outras igrejas que guardam o sábado, como a Batista), a doutrina do Santuário, que hoje é parcialmente ensinada em muitas outras igrejas, embora ainda não faça parte do conjunto de doutrinas fundamentais destas igrejas, como o é na Igreja Adventista. E a do juízo que é uma doutrina distintiva da Igreja Adventista!
Portanto, dizer que a IASD é uma seita só porque prega a doutrina do juízo investigativo é algo sem cabimento! Existem várias igrejas cristãs que possuem doutrinas distintivas, nem por isto são tachadas de sectárias!
Pessoas que assim tacham estas igrejas, agem puramente por preconceitos! A grande maioria, que usam o termo seita, a fim de aplicar à religião alheia, sequer conhecem de fato a doutrina distintiva que tal igreja prega! Taxam-na de seitas, porém, apenas porque tais doutrinas lhes parecem estranhas! O que não é de se admirar, pois toda doutrina é estranha, se não a conhecemos baseadas na palavra de Deus!
Agora ocorre que para muitos as doutrinas são estranhas, porque não tem o costume de estudar a Bíblia! Daí acham que uma doutrina é herética ou contrária à bíblia, só porque nunca leu ou estudou algo a respeito na Bíblia sagrada, devido a negligenciarem o estudo diário deste Livro que deveria ser o PADRÃO DE VIDA DE TODO CRISTÃO!
Por outro lado temo também Ellen White, que em seus livros insiste de que devemos fazer de toda a Bíblia nosso PADRÃO DE VIDA até a vinda de Cristo! E por estimular os cristãos a estudarem a Bíblia e a ensinarem novamente TUDO que há contido ali, é que a IASD tem sido também taxada de seita: Primeiro porque aceita um profeta moderno entre eles, segundo porque incluem em seu estilo de vida, regras de saúde que incluem a abstenção de certos alimentos condenando pela Bíblia.
Este guardar a Bíblia e os Profeta, é o principal quesito usado por desinformados a fim de dizer que a IASD seja uma seita! Porém não no bom sentido, mas no pejorativo!
Como se guardar o sábado, abster-se de carnes imundas, praticar a modestia no vestuário a abstenção de jóias que não sejam utensílios funcionais, da ostentação, procurar uma alimentação mais saudável e um cuidado maior com a saúde e integridade do corpo, fossem heresias terríveis contra a vontade de Deus!
O que vemos portanto é que a acusação de sectarismo provém de um pequeno número de professos cristãos, que tem por intuito discriminar a IASD entre as demais igrejas, por puro preconceito! Porque não gostam da maneira como os Adventistas guardam os mandamentos de Deus e as recomendações Bíblicas!
E se portam como se houvesse uma disputa para ver quem TEM mais verdades!
A IASD é uma família mundial composta de pessoas que tão somente gostam de praticar um estilo de vida mais saudável, em conformidade com as recomendações Bíblicas, que preferem o sábado ao domingo e que Crêem na doutrina do Santuário e do Juízo investigativo! Sendo que sábado, Santuário Celestial e estilo de vida mais saudável é compartilhado por várias outras igrejas! Tendo então nós, os adventistas, como doutrina distintiva, a doutrina do Juízo Investigativo! Doutrina a qual acusam de heresia, sem ao menos terem estudado, de forma profunda em fontes primárias adventistas!
Deixemos o preconceito de lado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.