terça-feira, 7 de julho de 2015

Resposta - Qual o conceito de Ellen White a respeito de Calvino?

http://mcapologetico.blogspot.com.br/2015/07/qual-o-conceito-de-ellen-white-respeito.html


"Por algumas vezes, adventistas achando que eu por ser presbiteriano, devo ter o mesmo conceito místico que eles tem de Ellen White, em torno de Calvino, rapidamente trazem a tona os pecados e intolerância, que geralmente se atribuem a Calvino. "

Não entendi? Aquela imagem foi criada para dizer de que o irmão tem, sobre Calvino, o mesmo conceito que os adventistas tem sobre Ellen White?

Ou deu-lhe uma pontada na consciência ao comparar tal imagem como o que é dito na Bíblia:

"Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis." (Mateus 7:16-20)

E o irmão considera sim Calvino como profeta, querido irmão! Porém não no conceito a que o irmão comparou!

Este verso acima proferido por Cristo NÃO se trata de profetas no sentido daqueles que são chamados a uma missão especial e que recebe correntemente sonhos e visões, como a assim comparada Ellen White, mas sim, dos chamados "embaixadores de Cristo", ensinadores.

A pergunta é:

Calvino foi um "embaixador de Cristo", um ensinador?

Veja: calvinistas são seguidores de Calvino assim como milleritas eram seguidores de Miller .

Quando lemos os dados históricos sobre os  reformadores John Wycliffe, Jan Hus e Jerônimo de praga (que consta inclusive no livro O Grande Conflito de Ellen G. White), notamos um ótimo exemplo de fé e fidelidade. Tais homens foram tornados santos, purificados a ponto de merecerem a morte por martírio.

Por conta disto, PELO BOM EXEMPLO, arrastaram multidões de seguidores! Com certeza estes foram embaixadores de Cristo aqui na terra.

Creio ser neste sentido que foi construída aquela imagem!

Calvino não foi um profeta, mas sim um obreiro! Assim como Miller foi um obreiro e Martinho Lutero foi um obreiro, reformadores!

A obra delegada a este foi a de reforma.

E o irmão é seguidor de Calvino e o vê como um profeta ensinador e não tão somente como um obreiro da reforma!

Por isto o amigo, assim como outros, carregam consigo a designação de Calvinistas (seguidores de Calvino).

Assim como existiam os Hussitas (seguidores de Jan Hus).

Não convém julgar, portanto mesmo que Calvino fosse aquelas coisas descritas na imagem, isto não denegriria A OBRA, em favor da reforma, feita por este obreiro.

Porém coloca um cheque, sim, na questão de ele supostamente ter sido um profeta ensinador como os seus seguidores o colocam!

As igrejas cristãs, como o irmão sempre gosta de citar, ortodoxas, e isto inclui a Adventista, reconhecem Hus como um verdadeiro profeta PELO EXEMPLO (somado aos seus ensinos)! Indiscutível!

Porém, em se tratando de Calvino esta suposição de:

"O reformador tem reconhecimento histórico dentro do cristianismo, independente de qual denominação pertence."

Não é bem assim! Há controvérsias!

Há aqueles que detestam calvino de paixão e de maneira alguma o aceitam, tanto por suas doutrinas quanto por seu exemplo!

Agora vamos incluir o dom de profecia na questão, já que o irmão citou Ellen White.

Calvinistas (e isto colhi da opinião do amigo, juntamente com a do irmão Galli), não veriam problema "algum" na relação dos adventistas com Ellen White se os adventistas a vissem como um profeta ensinador (como estes tomam a calvino), ao invés de uma profetiza de visões e revelações diretas da parte de Deus.

Porque assim como Galli, consideram a Ellen White como tão somente iluminada, por entenderem que parte de seus escritos (justamente aqueles que corroboram com suas crenças pessoais) estão em conformidade e apoio com as verdades Bíblicas e históricas cristãs.

O que colocaria Ellen White na posição de obreira.

Ver debate: http://www.ia-cs.com/2015/06/debate-os-escritos-de-ellen-g-white.html


Então vamos colocar as coisas no lugar:

Para os adventistas:

Ellen White = profetiza (dom de profecia);
John Wycliffe = profeta ensinador;
Jan Hus = profeta ensinador;
Martinho Lutero = obreiro.
Calvino = obreiro.

Para calvinistas:

Ellen White = obreira (equivocada ao acreditar que seria profeta, dizendo verdades, mas sendo atormentada por espíritos de demônios);
John Wycliffe = profeta ensinador;
Jan Hus = profeta ensinador;
Martinho Lutero = obreiro;
Calvino = profeta ensinador;

Isto é o que consegui extrair de meus estudos!

Agora veja que interessante:

Para alguns não adventistas e não calvinistas:

Calvino = obreiro (onde calvinistas estariam equivocados ao tomá-lo como profeta ensinador, dizendo verdades, mas sendo influenciado por Satanás);

Para outros não adventistas e não calvinistas:

Calvino = obreiro da reforma;

Em se tratando do irmão, que incluiu a si mesmo na questão contida em seu artigo, o que está errado?

O fato de ver Calvino como um PROFETA (ensinador)!

É por isto que o irmão não gostou do que disse Ellen White:

"“Deus estava ainda a preparar OBREIROS para ampliar a Sua causa"

Calvino merecia mais reconhecimento, pelo menos de um profeta ensinador como Hus e Wycliffe, não!?

2 comentários:

  1. Boa noite irmão Sr Adventista.
    Obrigado por se dedicar aos estudos apologéticos, se preparando assim, para defender sempre a verdade.
    Que Deus continue o abençoando e lhe concedendo sabedoria e oportunidades, para você continuar crescendo no conhecimento das Escrituras, defendendo assim a fé de Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço. O apoio de irmãos faz uma enorme diferença no trabalho que fazemos.

      Que Deus o abençoe ricamente querido irmão.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.