segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Sobre a Divindade de Cristo



Exemplo em função:
O Pai é o Juiz e o Filho o advogado. O Juiz é maior do que o Advogado.  


Exemplo em ofício:
Então eu estava com ele, e era seu arquiteto; era cada dia as suas delícias, alegrando-me perante ele em todo o tempo; Provérbios 8:30

Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. 1 Coríntios 3:10

Em posição:
Pai e Filho.


Em essência:
Ambos representam o amor e a Justiça.

Em caráter:
Ambos são completamente santos, em Deus, não habita qualquer tipo de mal.

Em natureza:
São Divinos e eternos, onicientes, onipresentes e onipotentes, onde se escondem todos os tesouros da sabedoria e das ciências.

3 comentários:

  1. Desculpe intervir, não é para me mostrar mais certa do que o sr.adventista, mas acho que o exemplo de Coríntios se refere a Paulo como arquiteto. Jesus é o alicerce.
    Em provérbios refere-se à sabedoria que acompanhava a obra do Senhor.

    ResponderExcluir
  2. Sim amiga, mas as palavras de Paulo ajuda a exemplificar aquele pensamento.

    "Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus. Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele.
    Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo."

    Na Criação, Deus colocou Jesus como fundamento:

    "Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez." João 1:3

    Assim trabalham em conjunto, porém, em ofícios diferentes.

    ResponderExcluir
  3. Quando uma pessoa mesmo na sua sinceridade, coloca suas convicções doutrinárias acima da razão, mesmo que inconscientemente; ele infelizmente não consegue captar o significado simples de determinado texto; porque passa a ignorar o Contexto, e ao invés de Interpretar, começa a fazer "associação" de certas narrativas com aquilo que ele crê.
    Ou seja, "forçosamente" essa pessoa tenta fazer com que tal texto se adapte às suas crenças; e desta maneira, corrompe a "essência" da Mensagem.

    E, o resultado não é outro, senão, distorções.

    No livro de Provérbios, o sábio Salomão usa da sua grande sabedoria para deixar muitas advertências, exortações, conselhos sob vários aspectos. Para chamar a atenção do leitor sobre a extrema necessidade do "pôr em prática" o conhecimento ou entendimento. Pois, sabedoria significa "aplicar" o saber.

    E uma coisa que chama a atenção, é o fato dele utilizar-se de uma figura de linguagem chamada "PROSOPOPEIA" para dar mais "ênfase" sobre a importância do que ele quer transmitir; que é exatamente expôr a "Excelência da SABEDORIA", sendo ela mesma a "Protagonista".

    A prosopopeia, é um estilo literário ou figura de retórica, que visa a dar personalidade à "coisas", como se elas possuíssem sentimentos e por sua vez manifestasse ações que são próprias de seres humanos. E é exatamente este estilo que foi utilizado pelo sábio Salomão para descrever as "particularidades" da sabedoria.

    Ou seja, Salomão atribui a ela uma "personificação", e faz com ela mesma "FALE".

    No capítulo 7:4-5, ele começa associando a Sabedoria com o Entendimento, quando adverte quanto a prudência de se guardar da Mulher alheia, "astuta e sedutora". (mulher adúltera)

    "Não clama, porventura a sabedoria, e o entendimento não faz ouvir a sua voz ?" Prov. 8:1.

    "Entendei ó simples a prudência; e vós, "néscios", entendei a sabedoria." Prov. 8:5.

    Veja que no Vs "1" não só a sabedoria, mas o entendimento também "faz ouvir a sua voz" (pois fala).

    -Em 8:22 em diante, a Sabedoria é apresenta ainda mais sublime, pois aqui ela é parte do próprio Deus Criador que é manifestada pelo Seu imenso poder criativo. O referido texto atribui a criação de todo o Universo a um só Ser.

    Observe que, o testemunho (fala) da própria Sabedoria:
    -Vs 26 ao 29 ela diz: "Ainda ELE não tinha feito a terra..."
    -Vs 27 "Quando ELE preparava os Céus, aí estava eu..."
    -Vs 28 "Quando firmava as nuvens de cima..." (quem firmava ?) R. ELE, o Criador. (3ª pessoa/Singular).
    -Vs 29 "Quando fixava o mar..." (quem fixava ?) Ele -3ª pessoa/Singular.
    Mesmo que no Vs 30 a Sabedoria se apresenta como "Arquiteto" do Criador, isto não quer dizer absolutamente ser ELA um outro Ser Divino "dissociado" do Criador, mas sim os Seus próprios atributos em AÇÃO.

    Em momento algum, a Sabedoria sugere uma "pluralidade" de pessoas na criação. Pela ausência do pronome pessoal plural (3ª pessoa/"NÓS"). Ademais, os Verbos, os artigos, pronomes estão todos no Feminino; para se referir exatamente à Sabedoria (Ela).

    E não a um terceiro Ser à parte do Criador.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.