quarta-feira, 7 de agosto de 2013

O modelo da ressurreição - Parte II

Leia antes a Parte I

Pessoalmente acredito que a opinião adventista de que estes corpos que os santos hão de ter, após a ressurreição, seriam corpos glorificados é a que melhor explica a condição física do homem, segundo o que nos é relatado na Bíblia. Pois se Jesus pode transformar o caráter humano pervertido, por que não haveríamos de crer que, pelo mesmo poder, Jesus possa restaurar também o degradado e pervertido corpo humano de volta à semelhança de Adão, onde a carne não era corrupta nem levava o homem pecar?

A Bíblia apresenta que, após a conversão e o 'tornar nova criatura', o homem passa, moralmente, a andar em espírito, tendo então uma mente inclinada às coisas espirituais. Ao mesmo tempo, afirma que o homem convertido continua suscetível aos desejos da carne pecaminosa.

Assim sendo, devemos crer de que Paulo se referia justamente à isto, quando falava sobre a corruptibilidade e a incorruptibilidade do corpo, mencionando a conversão deste corpo corrupo, para um corpo incorrupto, completando o a obra que Cristo inicia em cada pessoa, quando previamente reveste o caráter corrupto, por um caráter incorrupto, através da conversão.


Acerca do revestimento da incorruptibilidade

Com isto, creio que harmonizamos a questão no que se refere aos corpos espirituais que os santos hão de ter por ocasião da volta de Cristo. A alma dos santos habitarão em corpos, que habitarão em casas, e habitarão a nova terra. Estes corpos então não serão mais estimulados pelos parazeres da carne, mas sim pelos prazeres espirituais, das coisas elevada, coisas como altruísmo, benignidade, bondade e todas aquelas características manifetadas através de Jesus Cristo e que se refletem hoje nos santos que passam pela transformação passando a serem movidos pelas coisas espirituais e se agradando delas.

Tendo já uma consciência espiritual e com a chegada de um corpo espiritual, nós os salvos, estaremos completamente transformados e incorruptíveis. Permaneceremos com a mesma mente, inclinada às coisas espirituais, mas também permaneceremos com corpos de carne e osso, mas agora também inclinados às coisas espirituais.


Acerca do princípio da vida neste planeta

Esta forma de visualizar os assuntos em torno da questão dos corpos espirituais, permite até que se dê uma explicação para o fato de Adão e Eva terem se sentido nus após pecarem. Em verdade, após pecarem, as vestes de glória que estava sobre eles os deixaram. Sentido falta desta veste, sentiram-se nus e mais do que isto, ficaram indefesos contra o pecado.

Podemos ter um vislubre do que seriam os efeitos destas vestes ou revestimentos no aspecto físico da pessoa humana, através da glória de Deus que ficou impressa no rosto de Moisés quando desceu do monte Sinai após receber as táboas contendo os mandamento. Moisés teve que se cobrir, porque os homens não suportavam ver o brilho em seu rosto.

A reação de Adão e eva seriam por motivos opostos, ou seja, justamente porque não tinham mais aquele vislumbre de glória a cobrir-lhes, trataram de cobrir a sua nudez.

Deste modo a árvore da vida seria a representação de uma escolha, no que se referia a permanecer ao lado de Deus com estes benefícios que impediam o pecado de atuar na vida do ser humano ou rejeitá-Lo a fim de poderem conhecer sobre o bem e o mal.

Ao comer do fruto, Adão e Eva conheceram o mal e o pecado, a glória que estava antes sobre eles se retirou e ficaram nus e segundo o que escolheram, teriam que enfrentar e resistir ao pecado por suas próprias forças. Mas satanás sabia que sem tais proteções o homem estaria totalmente indefeso e passíveis de estar sob sua influência. Deus em sua oniciência também sabia e tratou de alertar ao homem.

Adão e Eva entendiam que ao desobedecer, estariam rejeitando esta proteção Divina de incorruptibilidade que os envolviam, mas na tentação da serpente imaginavam que com a desobediência estariam permintindo a si mesmos serem como Deus, com a capacidade de se auto governarem através de seu próprio entendimento.

Mas conheceram que o siginificado maior de pecado é a separação de Deus. Ao escolherem provar do fruto e de uma nova vida, também escolheram se privar da incorruptibilidade que os revestiam, levados pelo desejo que tinham de fazerem de si mesmo deuses.

Destituídos da graça da proteção que estava sobre eles, perceberam que não se tornaram como deuses, e agora, indefesos, passaram a sofrer tormentos de dúvida, vergonha, medo e arrependimento. Ao provar do fruto, o revestimento de incorruptibilidade foi retirado, os olhos de Adão e Eva se abriram para o entendimento do que era o mal e perceberam o mal no que fizeram ao desobedecer à Deus e se lembraram do que Deus havia dito sobre a morte de quem provasse do fruto.

O próprio Jesus Cristo abdicou da proteção divina que estava sobre ele para ser tentado no deserto e ser provado, mas Cristo venceu à tentação que Adão e Eva não conseguiram vencer, a tentação de colocarem a sua própria vontade acima da vontade de Deus.

Isto nos mostra que o modelo do corpo espiritual que teremos, será a exata condição que Adão e Eva tinham antes de caírem em pecado, estando então o homem, novamente, revestidos da incorruptibilidade e livres da ameaça do mal.


A condição do corpo humano hoje

O corpo que antes era protegido do pecado, tornou-se indefeso e à partir de então, o inimigo maligno que a bíblia chama de Diabo e Satanás tratou de acelerar o processo de entranhamento do mal na mente e no corpo de cada ser humano, plantando ali as sementes da morte tão presente nas más obras humanas dos dias atuais. Hoje o homem furta e mata, mas este mesmo homem também acaba padecendo por meio de uma vingança familiar, ou uma intervenção policial. Mulheres adulteram e acabam sendo mortas por seus companheiros. Homens mentem,criam inimigos e acabam colhendo aquilo que plantaram ou permitiram ser plantado dentro de si mesmos. As sementes da morte é plantada no íntimo de governantes que roubam e deixam morrer vários de seus semelhantes por falta de assistência. Homens cobiçam e tiram o pouco que resta de quem não tem, deixando-os à mingua e à morte.

Sementes da morte é o que o pecado planta dentro de cada pessoa, que outrora se agradaram nas coisas que acabam por corromper a saúde física, mental e espiritual de cada ser humano. Vemos esta degradação enquanto, um jovem, que nasceu como uma criança inocente, perde suas vestes da inocência, sendo coberto cada vez mais pela corruptibilidade e capacidade de praticar, o mal, que Adão e Eva um dia desejaram conhecer.

Na história, homens adoraram outros deuses e sacrificam seus próprios filhos. Homens amaram a si mesmos, procurando estabelecer a sua vontade egoísta por onde alcançava seu poder. Criaram por si mesmos seus próprios princípios de moralidade e estabeleceram seus próprios conceitos de certo e errado.

Quem ama demais a si mesmo se perde, como satanás se perdeu. O amor de Deus é diferente, porque cria e se doa, incondicionalmente, criando vida e salvando vidas.

Mas mesmo conhecendo o caráter bondoso de Deus, homens tomam o nome de Deus em vão e zombam de sua presença, afastando de si a sua proteção e permitindo a abreviação do resultado dos seus pecados. Como loucos, se colocando à mercer dos seus próprios inimigos e da morte, e não apenas isto, mas também à mercê do maior dos inimigos que é Satanás e de seus demônios.

E os que não houvem a voz de Deus, trabalham dia e noite além da necessidade, pois criam para si muitas necessidades, e quando as suprem, arrumam novas necessidades. Em seu dia-a-dia, comem mal e dormem mal e chegam no final de semana esgotados, não fazendo uso do descanso, nem das boas coisas que Deus criou, nem da água, nem dos nutrientes das frutas, nem das noites de sono, nem do dia de descanso.

Corpos cansados e sobrecarregados, escravizados pelo pecado que trouxe ao homem, excassez e necessidade onde antes havia abundância. Alimentam suas mentes e corpos com coisas más, colocando-se à mercê de doenças, tanto físicas, quanto psicológicas e principalmente morais.

De tudo tiramos que o corpo é algo importante e que faz parte da pessoa humana, e que para resolver o problema das fraquezas materiais, Deus haverá de eliminar o pecado do mundo e restaurar o mundo que Ele criou originalmente fazendo tudo novo e ainda melhor.

Teremos corpos glorificados e restaurados à perfeição original de Adão e Eva, e não teremos marcas alguma do pecado, nem cicatrizes, nem imperfeições, seremos todos jovens, belos, saudáves, felizes e completamente realizados. Continuaremos a observar as estrelas no céu e a usufruir da água, do sabor das frutas, do gostinho das ervas, de um abraço amigo e de um afago irmão.

Teremos a companhia de muitos animais, em um mundo belo e magnífico onde ouviremos o canto dos pássaros e sentiremos os perfumes das rosas, que não terão mais espinhos. E teremos principalmente a companhia de Deus e poderemos conversar face-a-face, Cristo nos mostrará os resultados do pecado nas cicatrizes de suas mãos e de sua costela e poderemos ver a glória que Jesus manifestou ao transfigurar-se aos seus discípulos.

Teremos alguém totalmente homem e totalmente divino caminhando entre nós e vivendo entre nós. Desfrutaremos de seu amor e carinho eterno, ele será o nosso Rei. E todos nós, como irmãos, seremos uma família composta por filhos de Deus e príncipes herdeiros deste mundo. Em um reino eterno, governado por um rei Justo e amoroso, que conhece o ser humano e passou pelas terríveis dificuldades que passamos e que nos ama incondicionalmente.

(Sr. Adventista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.