terça-feira, 27 de agosto de 2013

Ampliação da Lei?

Muitos cristãos sinceros, por desinformação, julgam ser a lei de Deus algo específico e não abrangente às relações humanas no que tange a fazer o bem. Muitos perguntam: Onde está o amor ao próximo?

Em verdade Jesus resumiu os mandamentos em amar a Deus e ao próximo, baseado no que diz as próprias escrituras antigo-testamentárias.

À Partir do capítulo 19 de Levítico, vemos os mandamentos de Deus sendo repetidos, porém, de uma forma ampliada que inequívocamente nos ensina que o significado dos mandamentos é muito mais amplo do que a cristandade, de hoje, pressupõe. Vejamos alguns versículos:

11 - "Não furtareis, nem mentireis, nem usareis de falsidade cada um com o seu próximo;"
12 - "Nem jurareis falso pelo meu nome, pois profanarás o nome do teu Deus. Eu sou o Senhor."
13 - "Não oprimirás o teu próximo, nem o roubarás; a paga do diarista não ficará contigo até pela manhã"
14 - "Não farás injustiça no juízo; não respeitarás o pobre, nem honrarás o poderoso; com justiça julgarás o
teu próximo."
16 - "Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não te porás contra o sangue do teu próximo. Eu sou o Senhor."

Como vemos estes mandamentos influem até mesmo na relação que temos hoje, no dia-a-dia e no trabalho. Todos estes mandamentos, juntamente com os que se seguem do verso 17 em diante, são explicações, na forma de exemplo, de como os mandametos podem ser violados.

A verdade é que a ampliação do significado da Lei se estende, desde antes deste capítulo, até o fim desta Bíblia que temos hoje em mãos.

De modo que quando cometemos um pecado, seja ele qual for, este será devidamente enquadrado na Lei de Deus, podendo ser em um, dois, ou vários mandamentos.

Segundo a Bíblia, apanhar do que sobra da colheita, não permitindo que pobres, estrangeiros e viúvas se sustentem com o que haveria de estar ali, é uma transgressão da lei de Deus. Este ato egoísta envolve cobiça, furto e pode ter como consequência, a morte prematura daquele que não tem de onde tirar o seu sustento.

O próprio Deus resume a lei, da mesmíssima forma como Jesus resumiu:

18 - "... mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor."

Que é também confirmado por Paulo:

"Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo." (Romanos 13:9)

Deus explica mais detalhadamente, por exemplo o porque de não se poder guardar ódio de um irmão:

19 - "Não odiarás a teu irmão no teu coração; não deixarás de repreender o teu próximo, e por causa dele não sofrerás pecado."

A Bíblia nos revela que se você odiar seu irmão ao ponto de desejar-lhe a morte, para Deus, é como se você já o houvesse matado.

Deste modo, se encontramos algum pobre pelo caminho, não devemos nos furtar a ajudá-lo. Esta expressão é comum de se achar na bíblia, de modo que o não furtar refere-se muito mais do que à um roubo, ou um assalto. Furtar não apenas é tomar, mas também deixar de dar:

E podemos não apenas furtar nosso irmão mas também, nos furtar à ele. Furtar também é deixar de assumir uma responsabilidade que nos compete (prevaricação). Ou usufruir do trabalho de alguém sem dar-lhe a devida parte nos lucros.

13 - "Não oprimirás o teu próximo, nem o roubarás; a paga do diarista não ficará contigo até pela manhã."

A opressão é também uma forma de furto, ao privar-lhe da dignidade. Trazer privações ao seu próximo é também uma forma de furto. Furto, é tirar indevidamente e também deixar de dar a parte que à cada um compete.

Deus entregou as coisas deste mundo para toda a humanidade, portanto se cobiçamos, concentrando todas as riquezas em nossas mãos, prejudicando ao próximo, estamos transgredindo a Lei.

Os impostos é uma boa exemplificação! Todas as riquezas deste nosso país pertencem aos brasileiros, por isto, sempre que alguém se dispõe a lucrar com nossos recursos ou usufruir deles em maior escala que os demais, deverá devolver a parte que cabe aos demais, na forma de impostos.

Assim, sonegar impostos equivale a furtar ao seu irmão, negando-lhe a devida assistência que provêm dos governos (saúde, educação, segurança, dentre outros), bem como o crescimento do seu próprio país.

Analizemos as atitudes do nosso dia-a-dia, para ver como Deus tem notado cada erro que nós cometemos, olhemos para a  Lei a fim de enxergar os pecados que cometemos, e assim nos arrependermos e recebermos o perdão de Deus que é ilimitado.

A Lei nos aponta cada traço mínimo de sugeira, ao passo que Jesus nos limpa de todos eles, moldando nosso caráter, nos fortalecendo, nos dando dignidade e o perdão de que necessitamos, para viver em paz e com a consciência tranquila.

Experimente!

25 comentários:

  1. Iniciando o vislumbre do caminho correto.

    ResponderExcluir
  2. Cristão Livre, o irmão poderia descrever-me de forma mais abrangente a respeito desse caminho?
    Se der, ficarei muito grato.

    Atenciosamente:

    Gênes Soares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Genes,

      Saudações cristãs

      "Quem AMA os outros CUMPRIU A LEI."(Romanos 13:8);
      "A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.

      Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.

      O amor não faz mal ao próximo. De sorte que O CUMPRIMENTO DA LEI É O AMOR."

      Romanos 13:8-10

      O TEXTO DIZ "LEI" e não apenas "DEZ MANDAMENTOS".

      "A LEI DO AMOR É MUITO MAIS ABRANGENTE", do que apenas pensar que se guarda os dez mandamentos.

      O BOM SAMARITANO, QUE NÃO ESTAVA ENTRE OS QUE DIZIAM OBEDECER OS DEZ MANDAMENTOS, contudo socorreu o ferido a beira da estrada, enquanto que o LEVITA E O SACERDOTE, que guardavam os dez mandamentos, inclusive o "shabat", do calendário hebreu, passaram de largo.

      Saúde e paz!

      cristão livre.

      Excluir
    2. De fato Cristão Livre, o amor é a base central não somente para a lei dos dez mandamentos, mas para tudo que rege o universo.
      Portanto Deus é esse centro ele é a base ele é o próprio amor.
      A lei dos dez mandamentos se constitui apenas um resumo e este mesmo resumo se constitui o centro para toda a escritura.

      O próprio Jesus assim sintetizou.
      É o que está relatado em Mateus 22: 34-40.

      Portanto o amor tem que ser com DEUS e também com o PRÓXIMO.

      Esse amor tem que ser verdadeiro, e para ser verdadeiro tem que ser completo, pois não podemos muda-lo e tão pouco adapta-lo ao nosso estilo de vida.
      Portanto não devemos somente conhecer, mas também coloca-lo em prática nas nossas vidas.

      Gentilmente:

      Gênes Soares.

      Excluir
    3. Genes,

      Sintetizando para entender com vejo este assunto:

      GUARDAR OS "DEZ MANDAMENTOS" É SINÔNIMO DE AMAR A DEUS E AO PRÓXIMO?

      É verdadeira esta afirmação?

      Muitas vezes ouvi esta afirmação; Muitos blogs e sites a usam; até que resolvi pensar melhor sobre ela; vejam o que concluí

      Não vejo a afirmação de que “Amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo com a ti mesmo” seja um resumo dos “dez mandamentos”, veja porque:

      Os dez mandamentos não falam de amor.

      Veja bem - Sobre os DEZ Mandamentos,
      há a concordância que:

      1 - Não ter outros Deuses, Só Nosso Criador;
      2 - Não fazer/ter/adorar/imagens;
      3 - Não falar o nome de Deus em vão;
      4 - Lembra-te do sábado(Descanso -repouso);
      5 - honrar pai e mãe;
      6 - Não matarás;
      7 - Não adulterar;
      8 - Não furtarás;
      9 - Não dirás falso testemunho:
      10- Não cobiçarás.

      - Os quatro primeiros - fala-nos do verdadeiro Deus e fuga da idolatria - ( NÃO FALA DE AMAR A DEUS OU DE SERMOS AMADOS POR ELE);

      - Os seis seguintes - (FALA-NOS DE NÃO PREJUDICAR O PRÓXIMO, MAS NÃO DE AMÁ-LO E SER AMADO POR ELE)

      - O Quarto mandamento - Fala-nos de responsabilidade para com Deus e para com nosso próximo, pois trata do descanso semanal - penso que deve ser dedicado ao descanso do trabalho e comunhão com Deus.


      Quando Jesus disse:

      Mateus 22:38
      "Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas."

      Ele disse TODA LEI E PROFETAS, e não os dez mandamentos e os profetas!

      Quando a Bíblia fala "lei" nem sempre se refere aos dez mandamentos; e quando diz "mandamentos", nem sempre também se refere aos dez mandamentos, veja por quê:


      Os dez mandamentos são uma fração dos mandamentos(LEIS) do Senhor contidas no Torah.

      O Torah tem 613 mandamentos que devem ser estudados junto com o Talmude, para entender a alma do povo Judeu.

      - 248 mitzvot eram(são) mandamentos positivos, como por exemplo a diretriz de que o Judeu deve cuidar da viúva e do órfão;

      - 365 eram mandamentos negativos (são), como por exemplo a advertência de que o Judeu não deve aceitar suborno;

      E Assim por diante...

      Portanto vendo por este ângulo e sabendo que a bíblia foi escrita por Judeus, e que quando fala em mandamentos, temos a obrigação de permitir outros além dos dez.
      Ajudado em consulta ao livro "o Físico" - páginas 410 e 414. Contém fatos históricos.

      ======================

      Então, sobre esta afirmação de que "AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AO PRÓXIMO COMO A TI MESMO", tratar-se de resumo dos dez mandamentos, pode ser UM PARADIGMA OU UM SOFISMA.

      ===

      Penso que Jesus quis mostrar que guardar os dez mandamentos não é sinônimo de amar, veja porque:

      Quando da parábola do Bom Samaritano(LUC 10:25 A 37), os dois zelosos guardadores da lei, ou seja o LEVITA E O SACERDOTE, que viviam no ministério da lei, PASSARAM DIRETO PELO MORIBUNDO A BEIRA DA ESTRADA, Pois os dez mandamentos não os condenava por não socorrê-lo(FALTOU O AMOR); CONTUDO O BOM SAMARITANO, pertencente aos perdidos, como diziam, compadeceu-se dele e o socorreu(PLENO DE AMOR). O Bom Samaritano vivia no Ministério do Espírito e não no ministério da lei.

      PERGUNTA 1: O BOM SAMARITANO GUARDAVA OS DEZ MANDAMENTOS? guardava o sábado?
      PERGUNTA 2: O LEVITA E O SACERDOTE GUARDAVAM OS DEZ MANDAMENTOS? guardavam o sábado?

      (Já li que a bíblia não pode ser interpretada com base na parábolas, mas não foi na bíblia que li isto)

      Continua...

      Excluir
    4. Continuação...

      Para hoje:
      (Guardar o sábado no contexto do novo testamento,acatando o que Paulo disse em Colossenses 2:16 e 17 e Romanos 14:5 e 6)

      Quando do Grande julgamento, Jesus dirá:

      Mateus 25
      31 Quando, pois vier o Filho do homem na sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;
      32 e diante dele serão reunidas todas as nações; e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos; 25 33 e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à esquerda.
      34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
      35 porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes;
      36 estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e fostes ver-me.
      37 Então os justos lhe perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? 38 Quando te vimos forasteiro, e te acolhemos? ou nu, e te vestimos?
      39 Quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos visitar-te?
      40 E responder-lhes-á o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes.

      Veja a seqüencia da narração em Lucas 10: 25 a 37, quando o Interprete da Lei perguntou:

      Mestre que farei para herdar a Vida eterna? (Lucas 10:25)

      Termina com a resposta do próprio interprete da Lei dizendo o termo: "O que usou de misericórdia para com ele."

      Veja: Os dez mandamentos não ensinam a se comportar como o Bom Samaritano se comportou, pois caso contrário o Sacerdote e o Levita, que os guardavam, teriam socorrido o homem assaltado e ferido.

      O Levita e o Sacerdote, guardavam os dez mandamentos, contudo negaram a misericórdia.

      Guardar os dez mandamentos não é sinônimo de amar ao nosso próximo.

      Entenda o que Jesus quis ensinar.

      ===

      Lucas 10:
      25 E eis que certo homem, intérprete da Lei, se levantou com o intuito de pôr Jesus à prova e disse-lhe: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
      26 Então, Jesus lhe perguntou: Que está escrito na Lei? Como interpretas?
      27 A isto ele respondeu: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
      28 Então, Jesus lhe disse: Respondeste corretamente; faze isto e viverás.
      29 Ele, porém, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: Quem é o meu próximo?
      30 Jesus prosseguiu, dizendo: Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e veio a cair em mãos de salteadores, os quais, depois de tudo lhe roubarem e lhe causarem muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o semimorto.
      31 Casualmente, descia um sacerdote por aquele mesmo caminho e, vendo-o, passou de largo.
      32 Semelhantemente, um levita descia por aquele lugar e, vendo-o, também passou de largo.
      33 Certo samaritano, que seguia o seu caminho, passou-lhe perto e, vendo-o, compadeceu-se dele.
      34 E, chegando-se, pensou-lhe os ferimentos, aplicando-lhes óleo e vinho; e, colocando-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e tratou dele.
      35 No dia seguinte, tirou dois denários e os entregou ao hospedeiro, dizendo: Cuida deste homem, e, se alguma coisa gastares a mais, eu to indenizarei quando voltar.
      36 Qual destes três te parece ter sido o próximo do homem que caiu nas mãos dos salteadores?
      37 Respondeu-lhe o intérprete da Lei: O que usou de misericórdia para com ele. Então, lhe disse: Vai e procede tu de igual modo.
      ===================================

      No juizo o amor triunfará

      Moral da história:

      Se vamos obedecer aos mandamentos, não nos comportemos como O LEVITA, O SACERDOTE, MUITOS ESCRIBAS, MUITOS FARISEUS E MUITOS MAIORAIS DO TEMPLO, que secamente aplicavam a lei, sem um olhar de bondade , perdão, amor e misericórdia,.

      "O CUMPRIMENTO DA LEI É O AMOR".

      CONCLUINDO:

      Não sabemos se Jesus vai perguntar sobre pontos divergentes de doutrinas e regras outras, mas com certeza as manifestações de amor, Ele vai.

      Excluir
  3. Cristão Livre gostaria que o irmão analisasse com mais carinho o meu ultimo comentário.

    Gentilmente:

    Gênes Soares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Genes,

      É muito complexo analisar e julgar o que vai no íntimo das pessoas, só Deus mesmo. Outra, tem gente que não ama nem o próximo que vê, então como vai amar a Deus que não pode ver?

      Excluir
    2. Cristão Livre, não se trata de julgar o íntimo das pessoas.

      Trata-se apenas de aferir o coração humano com o de Deus, pois como o irmão bem disse somente ele conhece o nosso íntimo.
      Imagine se Deus não tornasse visíveis tais princípios, cada uma iria basear os seus sentimentos na sua própria razão.
      Veja no quão absurdo o ser humano pode chegar quando se utiliza de sua própria moral para poder conduzir os seus sentimentos.

      Muitos matam, e falam que assim procederam por amor, outros roubam e falam que roubaram por amor etc...

      Portanto o ser humano longe de Deus perde por completo a sensibilidade á noção da verdadeira moral e do verdadeiro amor.
      Portanto só conhecemos o verdadeiro amor quando permitimos que Deus entre em nós na pessoa do Espírito Santo, ele nos guia, orienta e confirma como devemos proceder, ele é quem vive em nós, o “eu” carnal com suas regras e sentimentos são eliminados.
      Pois bem, quando isso ocorre internamente não discutiremos o que devemos fazer , pois o Espírito santo já nos mostra o que tem que ser feito, pois Deus não duela consigo próprio o Espirito santo confirma a lei no nosso intimo, pois ela é espiritual. Romanos cap. 7.

      Portanto a lei mostra quem é um cristão carnal, o cristão espiritual não duela com a lei espiritual tentando aniquila-la ou modifica-la, pois á lei divina apenas nos mostra a verdadeira liberdade que encontramos na pessoa de
      Cristo.

      Gentilmente:

      Gênes Soares.






      Excluir
    3. Verdade o que você deu a entender. A Lei aplicada friamente e secamente não leva a nada a não ser a morte, contudo o Espírito vivifica, porque nos ensina a olhar e a viver a bondade, a misericórdia, o perdão e etc; características estas não inclusas nos dez mandamentos.

      Excluir
    4. O Amor é benévolo e protetor.

      Quando amo sinto necessidade de fazer o bem.

      Quando amo sinto também á necessidade de proteger o que é bom.

      Traduzindo, Esse é o amor de forma visível.

      O Espírito Santo leva o ser humano a confirmar em sua mente e coração a lei dos dez mandamentos e mais ele mostra de forma CLARA que a LEI DOS DEZ MANDAMENTOS é SANTA, e o mandamento da mesma além de SANTO ele também é JUSTO e BOM. (Romanos 7:12).

      Romanos 13:9 e 10
      9. Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás, e, se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
      10. O AMOR NÃO FAZ MAL AO PRÓXIMO de sorte que o cumprimento da LEI é o AMOR.

      Entendeu agora? O NÃO... NÃO pois o amor é PROTETOR.

      Bem já está mais que CLARO que os mandamentos aqui mencionados fazem parte dos Dez mandamentos, esses mandamentos NÃO FAZEM MAL AO PRÓXIMO porque o seu cumprimento SE CONSTITUI O AMOR.

      Portanto repito, o Espírito Santo confirma a lei dos dez mandamentos no intimo do ser humano, pois ela é ESPIRITUAL, SANTA, JUSTA, E BOA e seu cumprimento É O AMOR.

      Portanto irmão não relute contra essa verdade.

      Gentilmente:

      Gênes Soares.









      Excluir
    5. Então diga-me qual do DEZ Mandamentos fala de Perdão, tolerância, bondade e misericórdia?

      Excluir
    6. (Só uma opinião, podem ignorar este comentário)

      Os mandamentos nos mostram aquilo que devemos deixar de praticar, ou seja o mal.

      A maior demonstração de amor é quando nos privamos de fazer mal ao próximo.

      Deste modo, quem deixa de praticar o mal, cumpre a lei do amor.

      A Lei nos mostra o mal que temos feito para com Deus e para com o próximo.

      Coisas como Perdão, tolerância, bondade e misericórdia são frutos que provém do Espírito, expressos através de um coração que não mais pratica a iniquidade (contínua transgressão da Lei).

      Coisas como adultério, fornicação, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
      Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, são frutos que provém da carne.

      A Lei combate as obras da carne e não as obras do Espírito, desta forma a Lei é santa e o mandamento santo, justo e bom. Porque nos diz que ninguém pode praticar o bem sem antes deixar de praticar o mal.

      Excluir
    7. No Meu entendimento, não praticar o mal é obrigação e não manifestação espontânea de amor. Amar não se faz por leis ou por decretos, apenas e simplesmente a pessoa ama.

      é claro que quem ama não vai prejudicar ao próximo, contudo o amor excede as leis e os decretos.

      Excluir
    8. Sim, o não praticar o mal é uma obrigação! O não matar é uma obrigação, o não furtar é uma obrigação, o não cobiçar é uma obrigação, o não adulterar é uma obrigação, o honrar pai e mãe é uma obrigação. Concordo plenamente com o amigo!

      O amor excede as leis e os decretos? Também concordo com o amigo.

      O amor porém, não vem de nós mesmos, é um dom de Deus! Deus é amor, mas nós não somos, nós apenas temos amor. Da mesma forma não somos ódio, nós temos ódio.

      Os frutos do Espírito se traduzem no amor à Deus e ao próximo enquanto que os frutos da carne se traduzem no desamor à Deus e ao próximo.

      As pessoas deixam de amar a Deus e ao próximo, para amarem muito a si mesmas. Por isto Jesus nos disse para amarmos ao próximo como a nós mesmos. A transgressão da Lei é fruto do amor egoísta, dirigido à si mesmo, aos seus prazeres e unicamente às suas próprias necessidades.

      Os frutos do Espírito, porém, são justamente o contrário, é o amor solidário, compartilhado, que não atende tão somente as suas próprias necessidades.

      Porque o pecador também ama, mas a si mesmo e somente a si mesmo e por causa disto transgride os mandamentos. Aquele que ama a Deus não há de transgredir os 4 primeiros mandamentos e aquele que ama ao seus semelhante não haverá de transgredir os 6 últimos mandamentos.

      Porque o cumprimento da Lei é o resultado natural de todo aquele que ama a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

      Excluir
    9. Bem não existe perdão sem uma ação incorreta, a lei dos dez mandamentos se constitui no preventivo á qualquer ação que venha a colocar em risco a sua base existencial que é o AMOR.

      Portanto a lei é a garantia da existência do verdadeiro amor.

      Cristão livre não tem como o irmão lutar contra essa realidade, a menos que a sua pessoa queira apagar mentalmente esses mandamentos que se encontram inclusos na lei espiritual dos dez mandamentos.( Romanos 7).

      Até quando o irmão continuará relutando?

      Gentilmente:

      Gênes Soares.

      Excluir
    10. Quem disse que sou contra os mandamentos? Só disse que não se ama por decretos e leis, o resto ficou por sua conta, ok?

      Excluir
    11. Bem eu não disse que o irmão é contra os mandamentos, mas sim em relutar contra a sua base que é o amor.

      Romanos 13:10
      10. O AMOR NÃO FAZ MAL AO PRÓXIMO de sorte que o cumprimento da LEI é o AMOR.
      Apocalipse 3:19.
      (19) Repreendo e disciplino aqueles que eu amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se.

      Portanto o amor é benévolo e protetor.

      Por isso muitas vezes o amor diz não, para proteger á sua própria existência.

      Gentilmente:

      Gênes Soares.

      Excluir
    12. Penso que nosso diálogo já está em "luping" há muito tempo, portanto, de repetição em repetição, esgotou-se.

      Excluir
    13. Justamente devido a vossa redundância em não aceitar a realidade dos fatos.

      Gentilmente:

      Gênes Soares.

      Excluir
  4. Os mandamentos indicam os atos que impedem que obtenhamso uma profunda relação com Deus e nossos semelhantes.

    Quando deixamos de transgredir os mandamentos o amor vem naturalmente.

    Como em nossas famílias, onde as regras e proibições dos pais, nos impedem de fazer mal à nossos irmãozinhos.

    Nossos pais não precisam dizer que precisamos amar nossos irmãozinhos, a própria convivência pacífica nos ensinará isto.

    Amor não é algo que se explique, ou que se ensine, é algo que se dá o exemplo.

    Primeiro, antes de tudo é preciso erradicar os maus exemplos, e cessar a prática do mal. Somente quando uma família deixa de praticar o mal uns aos outros é que poderão começar a desenvolver laços fraternos de cuidado e amor.

    10 pontos essenciais foram criados por Deus, para permitir a recuperação gradativa de SEU povo a fim de que pudessem entender verdadeiramente o que é o amor.

    Mas como eu disse, o conhecimento do amor vem pelo exemplo e nisto encontramos Cristo Jesus.

    Assim o cumprimento da lei, naturalmente resulta em um povo amando a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

    Os 10 mandamentos das táboas de pedra foram ampliadas, nos livros da lei e dos profetas. O resultado do cumprimento foram condensados no próprio Jesus e nos mandamentos que ele proferiu do fundo de seu coração.

    O resultado de se observar a lei é que, com o tempo, passamos a amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, quando nos empenhamos em seguir toda a lei e tudo aquilo que Deus fala ao nosso coração.

    ResponderExcluir
  5. Sr adventista, você disse:
    Quando deixamos de transgredir os mandamentos o amor vem naturalmente.
    Se for assim, os fariseus eram cheios de amor a Deus e ao próximo, não acha?
    Ao meu ver o amor se manifesta pela atuação do Espírito Santo (e esse é seu fruto).
    Hebreus 7:19 confirma o que o irmão Cristão livre disse "pois a lei em nada aperfeiçoou".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em verdade, amigo Cesar Faller, boa parte dos fariseus jamais deixaram de transgredir os mandamentos. Viviam de aparências, eram como sepulcros caidados como nos revela Jesus Cristo.

      Quanto a outra parte, muitos se converteram diante das pregações de Jesus, e se destituiram do cargo de fama que tinham para se tornarem humildes seguidores de Cristo. Estes eram pessoas boas que praticavam o bem e com sinceridade ensinavam sobre a Palavra de Deus que tinham.

      Eram conhecidos por fazer o bem e por orarem e terem uma comunhão muito grande com Deus. Mas infelizmente quanto a muitos ali, as aparências eram apenas fachadas de um coração sombrio e cheio de orgulho.

      Jesus denunciou a hipocrisia dos fariseus. Aqueles que faziam o bem de boa vontade seguiram a Cristo, outros, que viviam de aparência, não puderam resistir ao ouvir a verdade pregada por cristo, se arrependeram e se tornaram também seguidores de Cristo.

      Um bom exemplo de pessoas benditas entre o povo, é Saulo, que era uma pessoa temente a Deus, zeloso da lei e que possuía bom coração. Mas estava enganado e agindo do lado errado, quando então Cristo também o chamou e se tornou uma das maiores figuras da Bíblia cristâ.

      Saulo era amante da Justiça e fazia o bem, combatendo a injustiça, mas infelizmente via aos cristãos como seus inimigos. Mas seus olhos se abriram e passou a ver que estava errado e Paulo pôde então demonstra, através de suas cartas, aquilo que havia guardado em seu coração.

      Profundo seguidor e defensor da lei, bastou ter um encontro com Cristo, para seu coração produzir frutos em abundância, como a figueira, predita na parábola, e no caso de Paulo, esta figueira deu tantos frutos que se envergou.

      Profetas como Elias e Eliseu, não conheceram a Jesus, mas assim como Abraão, foram fiéis e irrepreensíveis aos olhos de Deus, estes manifestaram os bons frutos, porque andavam com Deus e como Davi, seus corações certo dia passaram a bater no mesmo ritmo do coração de Deus.

      Esta é uma metáfora para dizer que passaram a entender a Deus, Cristo é Deus. O amor de Cristo se derramou neles e alcançaram isto através da fidelidade e contínua e extrema comunhão com Deus.

      E só se pode ter comunhão verdadeira com Deus quando estamos de acordo com seus mandamentos, livres de qualquer culpa e de qualquer condenação. Porque Cristo lava nossos pecados.

      Assim não precisamos temer a lei, pois sempre que tropeçarmos haverá cristo para nos levantar e nos limpar. A cada pedido de perdão em arrependimento pela transgressão da lei que representa a vontade sublime de Deus, recebemos perdão e nos tornamos totalmente limpos e irrepreensíveis.

      Alei não aperfeiçoa, pois a sua função é nos preparar para Aquele que nos aperfeiçõa que é Cristo Jesus mediante a atuação do Espírito Santo que nos leva ao arrependimento.

      A função da lei é nos entregar prostrados e arrependidos, para que Cristo nos Limpe e nos dê graça. Mas após a conversão, assim como Elias, Moisés, Jacó, tantos outros, passamos a andar segundo os princípios da lei. Assim andamos com Deus e compartilhamos do caráter de Cristo, tendo sido feitos novas criaturas que andam na luz e não mais nas trevas. Deus segura-nos pela mão e então passa a nos guiar. A antiga vida de pecados passou, o que está por vir é uma vida de santidade, não por nossos esforços, mas pela atuação direta e constante do Espírito Santo nos convencendo de que o pecado não vale a pena, e pela atuação de Jesu que transforma nosso caráter dia-a-dia a fim de sermos cada vez mais semelhantes a ELE.

      Assim Cristo nos aperfeiçõa, para que possamos ter um caráter aperfeiçoado onde o pecado não habite, mas tão somente a vontade de seguir a Jesus e ser fiel à Deus em todo momento.

      Lei e fé andam Juntas, porque a lei mostra os nosso tropeços, onde Cristo corre a nos levantar, a fim de que sigamos no caminho reto e justo, rumo à salvação, na companhia constante de Cristo e na comunhão com Deus, o Deus cujo caráter é manifesto na SUA Palavra.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, Gene Soares. COMPREENDE MUITO BEM O PAPEL DA LEI OU DE QUALQUER LEI DE DEUS - SEJA A DE SAÚDE OU A MORAL ETC.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.