terça-feira, 13 de agosto de 2013

A criação no Éden e a entrada do pecado


Questionando as escrituras



Acerca da natureza da serpente 

Ora, Moisés foi incumbido por Deus a escrever o relato da Criação. Assim o relato da criação é restringida pela capacidade de análise e percepção e interpretação daquele que está sendo inspirado.

No relato sobre a entrada do pecado no Éden,  inicialmente percebemos Moisés dando uma explicação sobre a peculiaridade da serpente, baseado em seu entendimento.

Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? (Gênesis 3:1)

Percebemos que a conclusão sobre a astúcia se deu por base no procedimento da serpente, enquanto esta argumentava com Eva.

Devemos nos perguntar: Moisés conhecia o comportamento daquele animal antes? Será que aquele animal sempre procedeu naturalmente daquela forma?

Concluímos que a observação da parte de Moisés era a de que a serpente era astuta pelo modo que agiu para com Eva, uma descrição baseada na observação e não no conhecimento.


Acerca do conhecimento da serpente

"Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal."  (Gênesis 3:4-5) 

Neste ponto devemos nos perguntar: A serpente conhecia o bem e o mal? Desde quando a serpente conhecia sobre o bem e o mal? De que modo a serpente conheceu sobre o bem e o mal?

Concluímos que a serpente conhecia sobre o bem e o mal.


Acerca do conhecimento de Deus

"Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente,"  (Gênesis 3:22) 

Notamos que o conhecimento do bem e do mal já existia da parte de Deus e disto perguntamos: Como a serpente obteve este mesmo conhecimento? Por que a serpente quis passar este conhecimento para Eva? E por que a serpente mentiu quanto ao resultado deste conhecimento?


Acerca do destino da serpente

"Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida. E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar."  (Gênesis 3:14-15) 


Acerca de Satanás

"Então o Senhor disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor, e disse: De rodear a terra, e passear por ela." (Jó 1:7)

A origem de Satanás era de rodear e passear pela terra.

Já sabemos que a serpente do Éden atuou de forma a corromper Adão e Eva, e teve êxito, colocando-os em um estado de profunda desgraça, fazendo-os perder todas as bênçãos que tinham recebido, inclusive o jardim que possuíam.

Sabemos também que Satanás, na terra, atuou de forma a corromper Jó, mas não logrou êxito, mesmo colocando-o em um estado de profunda desgraça, fazendo-o perder todas as bênçãos que tinha recebido, tudo que possuía.


O intento da serpente e de Satanás

Percebemos que o intento, tanto da serpente como de Satanás é a de tentar a humanidade a fim de fazê-la pecar contra o Senhor. Notamos que o resultado de suas ações se constitui em um estado de desgraça sobre a humanidade.

Seriam a serpente e Satanás, dois agentes distintos, com o mesmo intento?


Acerca do rei de Tiro

"Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados. Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti." Ezequiel 28:13-15

Notamos que o rei de Tiro, também esteve no Éden, como a serpente, notamos que, tal como satanás, era um anjo. Também notamos que tinha acesso à visitar à Deus, como Satanás o tinha no livro de Jó. Aqui porém diz que o rei de Tiro um dia se achou em iniquidade.


Acerca do rei de Babilônia

"Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! como foste lançado por terra tu que prostravas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte; subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo". Mas às profundezas do Sheol você será levado, irá ao fundo do abismo!" (Isaías 12:15)

Percebemos que este rei esteve no céu e foi lançado para terra, e deseja subir novamente ao céu, estabelecendo-se acima do trono de Deus.


Acerca das semelhanças nas descrições destes personagens

Semelhanças da serpente e de Satanás
Criaturas que, além da humanidade, também conhecem o bem e o mal.
Tentam a humanidade.
Trazem desgraça para a humanidade.
Usam de ardis e persuasão em seus diálogos.

Semelhanças da serpente e do rei de Tiro
Ambos estiveram no Éden.
Praticam a iniquidade (desobediência à Deus).

Semelhanças da serpente e do rei de Babilônia
Foram jogados por terra;
Prostravam a humanidade;
Foram amaldiçoados por Deus.

Semelhança de Satanás e do rei de Tiro
Origem angelical.

Semelhanças de Satanás e do rei de Babilônia
Ambos eram criaturas angelicais.
Em certo momento se encontraram na terra.
Denotam capacidade de subir novamente ao céu.

Semelhanças do rei de Tiro e do rei de Babilônia
Estiveram junto de Deus;
Se cobriam de glória;
Eram perfeitos em seus caminhos até caírem em iniquidade;
Eram vaidosos;
Tinham extrema proximidade com Deus;

Semelhanças da serpente, de Satanás, do rei de Tiro e do rei de Babilônia.
Atuam corrompendo o povo de Deus.


Conclusão mais lógica:

A serpente, bem como os reis de Tiro e Babilônia atuam em primeira pessoa, corrompendo a humanidade. Satanás porém se difere, porque utiliza de outras pessoas para seu intento, como demonstrado em Jó. Mas é possível que tanto a serpente como os reis de Tiro e Babilônia, tenham sido, também, seres manipulados por satanás.

Os seres manipulados estariam então personificando, nas descrições bíblicas, as características daquele que os manipulavam, Satanás, remontando sua origem, e o que aconteceu para esta criatura estar rodeando e passeando pela terra, bem como seu objetivo:

Origem: Céu;
Função: Querubin ungido da guarda
Caráter original: Estrela da manhã, perfeito em seus caminhos, desde o dia em que foi criado, até que se achou iniquidade nele;
Aparência: Modelo de perfeição, cheio de sabedoria e de perfeita beleza;
Desejo: Subir ao céu acima das estrelas de Deus e exaltar o seu próprio trono;
Destino: Atirado por terra;

Passsagem: Jardim do Éden;
Vestimenta: Pedras preciosas;
Caráter: Vaidoso, astuto;
Destino: Ferir o calcanhar da semente da descedência de Eva e ter sua cabeça esmagada;

Habitação atual: Terra;
Caráter: Mentiroso, enganador, tentador, corruptor de homens e nações;
Destino: Sheol, fundo do abismo;


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.