segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Qual a ligação entre Ellen White e o Espírito de Profecia e a Bíblia?



Alguns textos introdutórios:

"Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo." 2 Pedro 1:21

Profetas e profecias sempre foram algo presente em toda a história do povo de Deus e a importância primordial de se ter profetas entre o povo de Deus encontramos em:

"Onde não há revelação divina, o povo se desvia; mas como é feliz quem obedece à lei!" Provérbios 29:18

Os profeta tem uma ligação direta com a Lei de Deus, portanto estes vêm para lembrar ao povo de Deus as leis do Senhor. E a Bíblia nos diz sobre o período do fim:

Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. João 14:26

Para entender sobre o que Jesus falava, leia todo o capítulo 14 do livro de João.

Vemos então que os profetas têm ligação direta com o Espírito Santo, a Pessoa que inspira tais pessoas, no que se refere à lembrar o povo em cada período da história sobre a Lei de Deus.

Vimos então sobre Profecia, Profetas, Lei e Espírito Santo.

Quando Jesus disse que nos enviaria um consolador, que nos faria lembrar de todas as coisas, estava se referindo do SEU testemunho, segundo lemos em João 14. Ou seja, quando este consolador falasse, estaria testemunhando de Jesus.

Então lhe mostrarei o que talvez seja o elo que falte em seu entendimento:

Jesus sempre foi o intermediário entre Deus e o homem, então, em todas as vezes que havia uma revelação direta da parte de Deus à seus profetas, o testemunho, segundo o qual o Espírito Santo inspirava seus profetas, provinha de Jesus. Assim o testemunho de Jesus era passado para os profetas.

Por isto a Bíblia se refere ao espírito de profecia como sendo o Testemunho de Jesus, porque é o meio pelo qual Deus sempre utilizou para passar recomendações à seu povo.

"E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia." Apocalipse 19:10

E nem por isto este testemunho perde a característica no tocante à Lei:

O qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto. Apocalipse 1:2

Toda esta linguagem que encontramos nos apocalipse serve para dizer apenas uma coisa, de que assim como na antiguidade o povo de Deus sempre contava com profetas entre eles, assim também ocorreria no tempo dito pelo Apocalipse.

Ou seja:

Teríamos profetas entre nós, enviados da parte de Deus, inspirados pelo Espírito Santo, trazendo o testemunho de Jesus e nos lembrando de tudo quanto havia sido escrito na Lei.

Todas estas qualidades citadas acima é resumida em um termo que encontramos na Bíblia que consiste em, Espírito de Profecia.

Deste modo, quando a Bíblia nos diz que haverá um povo que tem o testemunho de Jesus, como em Apocalipse 12:17 e Apocalipse 14:12, está apenas nos dizendo que tal povo teria um profeta entre eles, atuando segundo aquele propósito firme e específico delineado pelas escrituras, nos apresentando a Lei e a pessoa de Jesus Cristo.

Os adventistas Crêem que Ellen White foi uma dessas pessoas escolhidas para fazer este trabalho, porque, possui obras construídas segundo o perfil delineado pelas escrituas. Infelizmente é a úncia que, até agora, os adventistas reconhecem como sendo uma profeta verdadeira, pelo fato de ser a única em nosso tempo, cujas obras não tratam de revogar, nem o atigo, nem o novo testamento.

Também porque suas obras se harmonizam com a Bíblia de forma integral. As explicações de Ellen White estão sempre acompanhadas de versos Bíblicos, à partir dos quais tirou suas afirmações, bem como explicações detalhadas de certos trecos difíceis da Bíblia.

Mas o fator primordial que testemunha acerca de seu dom, são as revelações acerca de fatos históricos e a existência de respostas para uma vasta quantidade de dúvidas que até então os cristãos não conseguiam explicar.

A Bíblia então é explicada em seus mínimos detalhes.

Ou seja, enquanto outros candidatos à profetas modernos como Maomé, Joseph Smith e Alan Kardek impõem uma obra em substituião ao antigo Testamento ou ao novo Testamento ou a Ambos, de forma contrária, Ellen White se dedica a colocar TODA a Bíblia em evidência, sem tirar ou acrescentar qualquer livro à ele.

A Bíblia que Ellen White utiliza é a mesma que temos hoje, nada de livros apócrifos, nem outra fonte de inspiração senão a Bíblia que estamos acostumados a ler.

Ellen White nos ensina a examinar tudo segundo as escritura e a adequarmos nossa vida segundo os princípios bíblico, levando em consideração o contexto apresentado por Jesus e a SUA vontade para os tempos em que nos encontramos hoje.

Então respondendo resumidamente à pergunta da amiga:

A Bíblia aponta para o Espírito de Profecia, Ellen White manifesta o Espírito de Profecia, que por sua vez, aponta novamente para a Bíblia.

Ellen White foi portanto, apenas mais um profeta menor, encarregado de fazer as mesmas coisas que os profetas faziam antigamente, entregar orientações da parte de Jesus aos filhos de SUA igreja, de forma a ajudá-los a passar por este período conturbado de descrença e falta de esperança, onde a igreja se mostra confusa e divida, sem, aparentemente, ter quem os guie de volta à unidade na vontade de Deus.

Seus escritos hoje não encontram nem mais, nem menos dificuldades de aceitação do que encontravam as palavras dos profetas de antigamente. A diferença é que hoje as orientações são passadas através de livros, perpetuando-se através dos tempos, ao invés de serem transmitidos apenas de boca-a-boca como era feito na antigüidade.

A obra resultante, sim é especial, pois vem para restaurar, tanto a fé, como o estilo de vida original em que viviam o povo de Deus na antiguidade. Nisto se encontram as revelações mais surpreendentes sobre as mais diversas áreas do conhecimento humano, como medicina, psicologia, educação, alimentação. Enfim suas obras são completas, atendendo à todas as necessidades de cada cristão do mundo moderno. Obras literárias de valor inegável, apreciada e lida por muitos médicos, educadores, nutricionistas, psicólogos e sobretudo, por cristãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.