terça-feira, 30 de abril de 2013

O desapontamento e o que esta experiência trouxe




Muito se tem falado sobre o desapontamento adventista, porém, todos os críticos tem procurado fazer isto com cuidado, de forma a não deixar trasparecer certos fatos que procuram colocar para debaixo do tapete.


Quem eram os milleritas?

Ora os milleritas eram pessoas das mais diversas denominações da época como Presbiterianos, Batistas, Metodistas, Católicos e várias outras.


Quem eram os adventistas?

Ora os adventistas, movimento que surgiu do desapontamento, eram compostos pelas mesmas pessoas que compunham o movimento milerita e que passaram pelo desapontamento! Neste ponto, muitos retornaram para suas antigas denominações, outros se apostataram, mas outros, deram continuidade aos estudos da bíblia e restauração das verdades ignoradas.


O que aconteceu para que dos milleritas surgissem os adventistas?

Um Batista Millerita chamado Guilherme Miller, cometeu um equívoco ao interpretar uma parte final de uma profecia! Presbiterianos, Metodistas, Católicos, bem como outros, se equivocaram em aceitar uma marcação de datas para a volta de Cristo. Acertaram porém em se unirem como irmãos, deixando as crenças pessoais de lado e vivendo por um bom tempo contentes e alegres experimentando algo que talvez nunca mais na história se experimentou! Uma confraternização verdadeira entre irmãos de mesma fé, que não julgavam seu semelhante por placa de igreja, mas pela esperança na volta de Cristo.


Por que ocorreu o desapontamento?

Para filtrar os corações sinceros, daqueles que haviam sido levados apenas pelo embalo dos acontecimentos.


Por que Deus permitiu o desapontamento?

Para haver um despertar da comunidade cristã, para que se lembrassem da antiga reforma, iniciada por heróis da fé como Wicliffe e Martinho Lutero e que ficou inacabada. Para demostrar que foi um erro, o cristianismo se dividir em várias religiões e se separarem por diferenças doutrinárias.


O que aconteceu após o desapontamento?

Pesssoas das mais diversas religiões decidiram se unir para encontrar uma verdade única, que se resume, naquilo e somente naquilo que diz a Palavra de Deus.

Utilizando as mesmas ferramentas que Martinho Lutero, recomeçaram à partir do zero, estudando exaustivamente a Bíblia, extraindo Dela e somente Dela as doutrinas verdadeiras.


Qual o papel de Ellen White no contexto do desapontamento?

Ellen White foi escolhida por Deus, para guiar aquele povo, segundo a forma como os profetas tem feito em toda a história.


Quando iniciou-se a construção das obras de Ellen White.

As obras de Ellen White foram construídas após a criação da Igreja Adventista do Sétimo Dia, seu papel era o de aprimorar este povo, para que obtivessem um estilo de vida semelhante aos demais povos debaixo da mão de Deus na história. Suas obras provêm orientações, disciplinas, instrução e conforto nas mais diversas áreas do conhecimento humano, tudo, segundo o plano que Deus para a humanidade.


Que provas temos sobre a Igreja Adventista do Sétimo Dia ser uma igreja profética?

As credenciais da Igreja Adventista do Sétimo Dia estão alicerçadas em doutrinas puramente bíblicas, contendo cada uma vários versículos de base contidos na Palavra de Deus. Bem como na verdade do mandamento do sábado e no reconhecimento das obras do Espírito de Profecia para nosso tempo, manifestado no ministério de Ellen G. White.


A Igreja Adventista do Sétimo Dia é uma seita?

NÃO! Porém também não é uma igreja comum. Devido a condensar, em seu corpo doutrinário, as verdades bíblicas e a repudiar doutrinas provindas da tradição, a exemplo do domingo como dia de guarda e a adoração à imagens. Por consequência destas características o adventismo pode até ser visto como uma seita, por ser diferente das demais, mas não por causa de suas doutrinas fundamentais que são as mesmas praticadas pelas religiões ditas puramente Cristãs atuais.


A Igreja Adventista se baseia em algum tipo de ministério?

Embora a Igreja dê ênfase ao ministério profético, de estudo e ensino da Palavra de Deus e a pregar um estilo de vida saudável, a igreja não se prende específicamente nestes aspectos. O que se diferente de muitas religiões onde há um enfoque em especial em apenas um tipo de ministéiro, como o de curas, o de milagres, o de exorcismo, o dom de linguas, dentre outros.


A igreja pratica todos estes outros ministérios?

Sim, mas de forma responsável. A Igreja Adventista do Sétimo Dia não simpatiza com a teologia da prosperidade, nem com com a teologia de linguas estranhas, nem com teologias como a do cair no espírito, ou ministéiros de cirurgias espirituais por possessão.


Quais doutrinas comuns das religiões da época que não foram incorporadas pela Igreja?

Doutrinas de origem pagãs, como a guarda do domingo, adoração de imagens, purgatório, céu e inferno presentes, tormento eterno, imortalidade da alma. Todos estes podem ser devidamente observados na obra da mitologia intitulada A divina comédia e o Inferno de Dante.


Qual a posição da Igreja em relação à prática do espiritismo?

A igreja condena toda e qualquer prática de consulta aos mortos, curas através dos mortos e vidência. A forma clássica de espiritismo moderno que temos hoje proveio pouco depois do surgimento da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Este tipo de crença encontrou terreno amplo em igrejas que aceitaram as doutrinas relacionadas com a imortalidade da alma mas é fortemente barrada no seio adventista.


Espírito de Profecia ou Espiritismo?

Sem dúvida, o Espírito de Profecia Bíblico! Segundo nossas crenças, Deus não utilizaria neste tempo do fim outros meios para comunicar suas verdades à verdadeira Igreja, senão o dom profético que fez parte da carteira dos mensageiros de Deus, também chamados profetas.


Lei ou graça?

Lei e graça! Não há como se separar a lei da graça. A pegunta que se deve fazer é: Quem é resultado de quem? Ora acreditamos que a Lei é resultado da graça.


Ressurreição ou reencarnação?

Ressurreição! Pois acreditamos que assim como Cristo, permaneceremos em sono inconsciente até o dia da ressurreição, onde receberemos corpos incorruptíveis. Nunca fomos nem jamais seremos como espíritos desencarnados.


Dízimo? Ofertas? Ou ofertas voluntárias?

Todos e deve ser dado segundo o propósito de cada um, como manifestação de sua gratidão, segundo o que diz a Bíblia. Sendo sagrado entre cada cristão e Deus, não cabendo a igreja exigir ou interferir neste sentido. Oferta voluntária é um compromisso assumido para com Deus e sua obra. São os obreiros, que oferecem-se a si mesmo como sacrifícios vivos à Deus, ou parte do que recebe, deixando de fazer a própria vontade, para fazer a vontade de Deus e se propõem a viver mais da graça que Deus lhes concedem.


Sacrifício?

O sacrifício deve ser diário e nele devemos entregar tudo que temos, bem como nosso corpos em sacrifícios vivos a Deus, nos abstendo de tudo que é mal, também usando com moderação tudo aquilo que é bom e incentivando os irmãos a fazerem o mesmo. Nisto está incluindo parte de nosso tempo que deve ser entregue à Deus, para o estudo diário de Sua palavra, da oração e da meditação ao qual chamamos de estudo devocional.


Prazer?

Ser fiel à vontade de Deus e perceber a cada dia nossa mudança de gostos e hábitos, na companhia aconchegante de Jesus, nosso professor.


Lazer?

Ao ar livre, em contato com a natureza, com a família e os irmãos a quem amamos, compartilhando do alimento e dos sentimentos cristãos que temos uns para com os outros.


Alimentação?

A mais natural possível, que evite doenças e nos traga mais longevidade e uma melhor qualidade de vida.


Concertos, Teatros, Cinema?

Todas as coisas nos são lícitas, porém algumas não convém a Cristo! A Igreja aconselha com vêemencia o abandono destas práticas ou uma seleção rigorosa baseada no estilo de vida Cristão que é operado na vida de cada um. O mundo não dá muitos espaços para as coisas cristãs, portanto, raramente encontraremos no mundo, algo que atenda às necessidades de um cristão. A igreja propõe, por si mesma, a dar esta forma de entretenimento aos jovens, quando possível.


Uso de jóias?

Jóias funcionais são permitidas, porém, mesmo estas, devem estar livres da ostentação de luxo e riquezas. O conforto é primordial e também a harmonia e beleza, não indicando necessáriamente o exagero.


Roupas?

Devem possuir o tom que revela quem a pessoa é interiormente. Deve transparecer o caráter de um cristão obediente e agradável aos olhos de Deus, que não cause escândalo nem aos demais irmãos nem à sociedade onde vive.


O que se pode fazer?

Tudo! Mas que seja para a honra e glória de Deus! Tudo que possa desonrar a Deus ou a imagem que Cristo colocou sobre o cristão como SEU representante aqui na terra, deve ser abandonado, evitado e se possível jamais fazer parte da vida do cristão.


O adventista é feliz?

Muito feliz! Pois passamos a nos agradar de tudo aquilo que faz bem à nossa mente ao nosso corpo e à nossa alma! Deus também fica feliz com isto e nos abençoa sobremaneira. Amamos a Jesus e por fazer as coisas que agradam a Jesus, amamos o que fazemos.


O que falta para um adventista ser completo?

A volta de Jesus! Um cristão que vive se preparando dia-a-dia para a volta de Jesus só estará completo quando a missão de cada um houver sido cumprida. Entrar com Cristo e os irmãos na Cidade Santa e continuar a praticar as boas coisas que aqui começaram, de forma plena.

3 comentários:

  1. Creio eu que, nem há a necessidade de entrar em detalhes quanto ao "caráter" do artigo acima. Mas, uma coisa a certa, para compactuar com inverdades do "tamanho" destas, são necessárias ter algumas "qualidades".

    1º- O fanático tem que ser bém néscia e sem noção do que é a Verdade ou Palavra de DEUS.
    2º- A tal pessoa, realmente tem que ter o hábito de jogar o lixo embaixo do tapete (como já foi revelado aqui).

    Porque alguém em sã consciência, e que conhece pelo menos o básico do que é a verdade Escriturística, jamais teria a audácia de vir a público expressar sua opinião em defesa de uma falsidade tamanha, como foi aquela do movimento do "ADVENTO" de 1843/1844.

    Pensando bém, o fanatismo Religioso além de ser prejudicial ao seu portador e a Sociedade como um todo, é também o primeiro passo para a Blasfêmia contra DEUS; pela cegueira que essa traz.

    Um entre tantos absurdos afirmados por Ellen White, um deles é atribuir a DEUS a culpa dos disparates sobre aquela falsa profecia. Ou seja, que foi "propósito" de Deus que, aqueles que por conta própria sem mais nem menos, resolveram anunciar uma FALSA mensagem com base em uma "interpretação" Distorcida fundamenta em apenas um verso Bíblico.

    Todo picareta que fracassa em seus "Planos", sempre procura se isentar do se erro. Neste caso, Ellen White para apresentar uma "saída", atribuíu a DEUS, a culpa e o prejuízo do que eles chamam de "grande desapontamento".

    A falsa Profecia de Guilherme Muller, caracterizou-o como um falso Profeta; mas pelo menos ele reconheceu o seu erro e abandonou aquela idéia maluca. Ao contrário de E.White, que para justificar a permanência no Engano, "criou" outro maior ainda, e colocou DEUS no meio dessa atrapalhada toda.

    Esta atitude, nada mais é do que, taxar DEUS de enganador, que, utilizaria de uma falsidade para supostamente revelar uma verdade.

    Esse é um caso inédito, onde, segundo o posicionamento Adventista, uma Mentira "dá a luz" a uma suposta verdade; e pior, seria uma "obra" do próprio Deus.

    Que ofensa !

    É muito fácil desmascarar picaretas. Por exemplo a IASD sustenta que houve um "equívoco" na interpretação de Guilherme Muller em relação a interpretação de Daniel 8:14 (que o sr.Adventista omitiu), que por sinal, não tem absolutamente NADA a ver nem com nenhuma Profecia Messiânica, e muito menos ainda com a conhecida "interpretação" Adventista.
    Pois bém, a versão Adventista, é que, DEUS é o responsável pela conclusão ERRADA que Muller chegou sobre Daniel 8:14; ou seja foi Ele quem induziu ao ENGANO aquele movimento e os lavaram ao "Grande Desapontamento". Como se Deus coadunasse com trapaças; Mentiras que ocasionaram muitos e muitos prejuízos; tanto materiais como psicológicos. Talvez até irreversíveis !

    Somente pessoas sem nenhum escrúpulo e desonestas, é que são capazes de "criar" uma falsa imagem do que realmente ocorreu naquele evento, com o propósito de tentar encobrir seus erros, e com isso continuar escondendo a "verdadeira" identidade.

    "Desapontamento para filtrar corações sinceros... ?!"
    Ou falta de caráter de quem idealizou essa desculpa esfarrapada e Blasfema contra Deus para se isentar da responsabilidade Cível?!?!

    Se fosse nos dias atuais, não faltaria Artigos no Código Penal para, no mínimo serem processados e pagarem pelos prejuízos causados a tantas pessoas sinceras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que todos observem seus comentários, para que conheçam como se dá o assédio que satanás pratica julgando a humanidade e tudo que ocorre neste mundo.

      Este mesmo tipo de julgamento que o amigo Joel faz à pessoas e à igrejas, é o que o inimigo nos faz, dia e noite. Com o intuito de esconder a verdade, atrás de meias verdades cujo contúdo total é o engano e a mentira.

      A Palavra do Senhor nos diz:

      "Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão." Lucas 6:37

      A Igreja Adventista é muito conhecida e apreciada no mundo. Mas amigo Joel, quem te vê e quem te conhece?

      O que se coloca como juiz dos cristãos se tornará réu de juízo! És tu este?

      Excluir
    2. Sr. Adventista, se eliminar de vez este personagem Mitológico da tua crença, certamente a tua "fé" vai ficar bem "vazia"; porque sempre faltará alguma coisa que você julga de extrema importância.

      Você demonstra uma superstição tão grande, que parece que, ninguém mais pode exercer sua liberdade de expressão, e tecer comentários sobre determinados assuntos, ou trazer a lume o outro lado da moeda sobre qualquer acontecimento que muitas vezes são omitidos o seu lado "B". Na maioria das vezes, isso ocorre por conveniência.

      Ou seja, tudo que mostra os podres da Instituição Adventista ou até mesmo contraria as suas doutrinas; na tua cabeça é obra do tal Satanás.
      A tua crença não é diferente dos crentes da Universal.

      Não faço julgamento nenhum ! qualquer um que quiser buscar pela história sobre aquele movimento Adventista de 1844, vai perceber o "fiasco" que foi aquilo; e também, o enorme prejuízo que ocasionou às pessoas que, perderam casas, terras, fazendas. Alguns doaram suas propriedades e outros venderam quase de graça o que tinham; porque criam piamente que iriam para o Céu.

      Então, se tiver alguém querendo esconder a verdade sobre aquela FARSA de 1843/1844, é própria IASD e você também, pois é conivente com a Mentira.

      A Igreja Adventista paralelamente a TJ era conhecida como uma seita perigosa nos USA até 1980. Só passou a ser tratada como Igreja "Cristã" depois que fizeram uma "Aliança" com a ICAR com a aceitação da doutrina espúria da Trindade.

      Tornou-se conhecida, porque virou uma Empresa Multinacional.

      Então não me venha com essa conversa mole, que você não me engana não.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.