terça-feira, 2 de abril de 2013

É possível ao homem seguir TODA a bíblia?

Principios contidos nos ensinamentos culturais

A resposa é: DEVE-SE!

Percebemos que na bíblia existem muitas recomendações de cunho cultural, que nos levam a indagar se é possível seguir toda a bíblia. Isto se deve ao fato de que tais recomendações, em seu OBJETIVO, serviam apenas para adequar os cristãos à uma cultura da época.

Um bom exemplo disto é a questão do véu, de onde, ainda hoje, é possível de se extrair a seguinte pergunta:

Biblicamente é obrigatório o uso do véu?

Uma pessoa com pouco contato com a Bíblia, diria APENAS que não é preciso mais usar o véu nos dias de hoje, apoiando-se no fato de que o uso do véu era algo da cultura local. Entretanto, se não explicarmos bem esta questão, parecerá que existem ensinamentos redundantes na bíblia, ou ainda pior, encontraremos desculpas para se deixar de seguir algumas recomendações julgando serem apenas uma questão de cultura.

Neste ponto entra o TESTEMUNHO, atavés do qual aprendemos que TODA a bíblia é inspirada e útil para o ensino e que toda recomendação que nela está escrito se constitui lei.

Mas como funciona isto? Expliquemos de uma forma bem simples!

Embora a questão do véu seja irrelevante nos dias de hoje o PRINCÍPIO por trás de tal passagem DEVE ser observado. O ensinamento contido na passagem que fala sobre o uso do véu, nos ensina que devemos RESPEITAR a cultura local. Naquela época, uma mulher que andava sem o véu, trazia vergonha para si e para seu marido, pois era vista como uma mulher indecorosa e poderia até ser confundida com uma prostituta.

Quando nos propomos a seguir TODA a bíblia, devemos extrair os princípios de cada ensinamento que a bíblia nos apresenta, portanto, mesmo que haja alguma recomendação que pareça não fazer sentido nos dias de hoje, os princípios nobres por trás de cada ensinamento, deve ser guardado, pois foi JUSTAMENTE por isto que Deus preservou tais testemunhos em SEU Livro Sagrado.

Devido às pessoas não se ligarem ao testemunho e por vezes se prenderem somente à letra da lei, ocorrem equívocos, como o que encontramos na passagem do rico e Lázaro. Muitas pessoas sinceras, especialmente alguns espíritas, acreditam que esta passagem constitua em um ensinamento sobre imortalidade da alma, por observarem a história mas ignorarem o princípio pregado por trás de tal história.

Na referida passagem, Jesus, através de parábolas, nos ensina o PRINCÍPIO de que não há diferença entre ricos e pobres na questão da salvação e que ambos estão aptos a herdarem o reino dos céus. Muitos porém ignoram o princípio e acabam transformando a parábola em algo literal e fazem da parábola uma doutrina. O que devemos fazer, porém, é formar doutrinas à partir de princípios, pois estes são universais e servem à todas as épocas.

Não somente à partir de recomendações contidas em histórias, parábolas, ou narrativas de acontecimentos, mas podemos também e PRINCIPALMENTE extrair princípios através de exemplos, atavés de TESTEMUNHOS.

Quando Deus guardou o sábado em Gênesis, seu exemplo foi mais que uma pregação ou uma ordem, ou uma lei direta sobre o princípio moral do sábado. Quando Deus ou uma das pessoas da Trindade dá um exemplo, este exemplo se torna um princípio, tão poderoso e importante quanto qualquer palavra dita por Deus ou qualquer pessoa da Trindade.

A Bíblia TODA é um testemunho. Quando Jacó se arrependeu e pediu as bênçãos de Deus, isto se tornou um princípio, quando Sansão deu sua própria vida pela causa de Deus, isto também se tornou um princípio. Quando Moisés tirou as sandálias para andar em solo sagrado, isto se tornou um princípio.

Quando Jesus, personificado no Arcanjo Miguel, não proferiu palavras ofensivas contra quem o acusava injustamente, isto também se tornou um princípio.

Seguir a bíblia, é mais do que seguir as leis explícitas ou as recomendaçoes dos profetas, é também seguir os ensinamentos passados através dos exemplos. Sendo assim não há em toda a bíblia, sequer, um único versículo inaproveitável. Pelo contrário, quando buscamos a Bíblia com fome e sede, conseguimos extrair dela muito mais gordura e muito mais nutrientes do que poderíamos supor.

São faxos de luz que antes nossos olhos não viam, mas que graças à atuação do Espírito Santo, abrindo nosso entendimento, conseguimos enxergar claramente, como se estivessem iluminadas pela luz do próprio Deus, pois na verdade, está!

Em Jesus vemos todos estes princípios condensados, em sua maneira de ser, de agir, de tratar as pessoas e de pregar a Palavra.

Em relação ao Novo Testamento, muitas vezes procuramos fazer doutrinas à partir das palavras de Jesus, ou dos apóstolos, mas ignoramos aquilo que é mais importante, seus exemplos. Não há falsa doutrina que possa subsistir, quando a comparamos com o proceder das pessoas que andaram debaixo da sombra de Deus.

Se uma doutrina não estiver em conformidade com os testemunhos apresentado na bíblia, é mentirosa, mas toda doutrina, que é pregada À LEI e AO TESTEMUNHO, esta provém de Deus.

Na bíblia encontramos excelentes exemplos provindos de profetas como Abraão, Isac, Jacó, Moisés, Elias, Eliseu, Jeremias, Salomão, Davi, Noé e muitos outros, separados, escolhidos pelo Santo dedo de Deus, que nos servem de exemplo, sobre o que é bom e o que é ruim. Examinai TUDO, retende o BEM, esta é a forma correta de se estudar as escrituras.

Devemos reter tudo aquilo de bom que Deus quis nos mostrar. Nenhuma atitude deve passar desapercebida aos olhos do Cristão que lê atento, devemos ler cada palavra preciosa e cada ensinamento e cada princípio testemunhado, por este livro que FALA conosco e dialoga com a nossa mente.

Assim seguimos TODA a Bíblia, quando extraímos os princípios, de tudo que nos é testemunhado.

Que Deus abençôe a cada um, dando o entendimento necessário, para compreender a cada dia, mais das escrituras.


(Sr. Adventista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.