domingo, 30 de novembro de 2014

Resposta - Fatos históricos sobre o (Neo-)Trinitarianismo Adventista

"Ofereço provas irrefutáveis no livro AConspiração Advenitista que erra quem pensa que o adventismo crê na trindade dos credos cristãos, isto é, a trindade bíblica. Até mesmo a maioria esmagadora dos adventistas não sabe disso.  "

Em suma: Luciano Sena conhece o adventismo melhor do que os próprios adventistas.

E no que se baseia este conhecimento de Luciano Sema? Será que visitou a cidade berço do adventismo?

Não!

Será que visitou o acervo histórico que trata de toda a história do adventismo?

Também não!

Ellen White por exemplo, era metodista, mas oh!!!! Melhor é não levar em consideração este fato!

Vamos corrigir este texto de nosso amigo Luciano Sena, que demonstra não querer conhecer de fato o adventismo?

A profecia das 2300 tardes e manhãs não é uma falsa profecia, ela é bíblica e se cumpriu no ano de 1844 segundo os cálculos que se pode conferir ainda hoje.

Pessoas que passam a ser adventistas não deixaram o trinitarianismo, pelo contrário, pessoas como Ellen White que era trinitariana continuaram sendo trinitarianas como sempre foram. Os próprio fundadores (os tais anti-trinitarianos) incluíram a doutrina da trindade desde a fundação da igreja, estranho não?!

E como o movimento adventista era composto por cristãos da mais diversas denominações, cada um cria na trindade segundo o que era ensinado em suas próprias igrejas.

Os livros de Ellen White que falam das três pessoas da trindade não deixam dúvidas de que Ellen White cria no Pai, Filho e Espírito Santo, três pessoas coeternas em um único Deus. Ellen White sempre foi trinitariana.

A trindade não APARECE como sendo crença adventista! O Adventismo do sétimo Dia já SURGIU, contendo esta crença, desde sua fundação. E não foram novos adventistas que ajudaram a compor esta doutrina, mas os próprios fundadores e co-fundadores, que tempos atrás Luciano Sena insistia em dizer serem TODOS anti-trinitarianos! Também estranho, não!?

A verdade é que crenças particulares não foi a fonte de origem das doutrinas adventistas, mas sim os estudos feitos em cima da Bíblia quando da formação das doutrinas fundamentais que fariam parte da Igreja Adventista do Sétimo Dia que então seria fundada.

E entre estas doutrinas bíblicas está a doutrina da Trindade! Mas qual visão da doutrina da Trindade?

A resposta é, a visão bíblica. que foi o único material consultado!

Luciano Sena então teria que afirmar de que os Adventistas do  Sétimo Dia não creem na mesma doutrina da trindade que os demais cristãos, desde a sua fundação, porque os adventistas criam na doutrina da trindade apenas pelo que puderam encontrar na Bíblia!

E esta é mesmo a verdade querido irmão Luciano e o que consta em nosso acervo histórico. Os adventistas não herdaram uma visão da trindade segundo nenhuma das religiões dos componentes do movimento adventista. Como todas as demais crenças, eles a refizeram com o uso da Bíblia. A doutrina se desenvolveu mesmo com o passar dos anos e contínuos estudos da Bíblia.

Torna-se estranho então afirmar de que a visão trinitariana adventista não é a mesmo da ortodoxa, sabendo que a visão trinitariana desenvolvida no decorrer dos anos é baseada na Bíblia, assim como as demais doutrinas como os mandamentos de Deus, encarnação de Cristo, ressurreição, e todas as demais doutrinas ortodoxas cridas pela comunidade cristã atual!

Agora, por que só na questão da trindade é que os Adventistas do Sétimo Dia chegariam à uma conclusão diferente enquanto que nas demais doutrinas comuns chegariam à mesma compreensão ortodoxa?

Percebemos então que este "abutriamento" em torno da questão da trindade é com único objetivo de tentar tornar a Igreja Adventista uma seita por uma das doutrinas mais facultadas como sendo indício de sectarismo quando constatada a sua ausência, a trindade.

Sendo que a IASD surgiu oficialmente já contendo a doutrina da trindade, sob uma perspectiva unicamente Bíblica, embora incompleta, pois seu desenvolver se deu plenamente no passar dos anos, não há como dizer que a IASD alguma vez na história tenha sido sectária, por conta da falta da doutrina de Trindade.

Portanto é estranho dizer de que a visão da trindade adventista tenha sido diferente da ortodoxa, o mais coerente seria dizer que não estava ainda completa, o que é bem diferente!

Embora já tivessem a crença da Trindade incluída desde a fundação, materiais destinados a desenvolver esta doutrina surgiram anos depois.

Hoje temos a doutrina da trindade já desenvolvida pelos próprios Adventistas do Sétimo Dia. Se é a mesma ou não das demais Igrejas, cabe a cada um adquirir o livro intitulado "A Trindade" e comparar.

https://www.cpb.com.br/produto/detalhe/7728/a-trindade

O que é bem melhor do que confiar nas opiniões pessoais de nossos amigo Luciano Sena contido em seu livro conspiracionista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.