sábado, 1 de setembro de 2012

Anjos - Quem são?

Está sendo produzida uma série, que, dentre outros, trata "SIMBOLICAMENTE" sobre os anjos:




Entretanto como demorará certo tempo até ser terminada, eis um pouco sobre os anjos:

Anjos significam mensageiros.

As criaturas que servem e adoram diretamenente diante do trono de Deus recebem este nome porque são enviados por Deus a todo universo com tarefas específicas.

Portanto a bíblia pode muito bem chamar a homens de anjos, ou até as próprias pessoas da trindade como anjos. Uma vez que estes se manifestem com o propósito de trazer uma mensagem ao ser humano.

Por prática, anjos se referem aos seres celestiais que vivem junto com Deus e o servem, ao contrário do que se pensa, nem todos os anjos possuem asas, e algumas classes de anjos possuem mais que duas asas.

Os nossos anjos da guarda, por não poderem se vistos em sua forma angelical, adotam aparência humana ao se comunicar com o homem. Portanto quando falamos de anjos em nosso meio estamos nos referindo diretamente a anjos que podemos ver no dia a dia, vestidos de mendigos por exemplo.

Ou anjos que nos advertem à mente: - Não vá por ali!

Na bíblia, Jesus e Deus também assumem o papel de mensageiros e são chamados de anjos. No livro de apocalipse nos deparamos com diversos versículos que se referem a Jesus como Anjo, uma vez que este atua no papel de transmissão de uma mensagem.

Os anjos são seres corpóreos, porém não carnais, significa que embora não morram, podem se ferir, ou terem seus corpos destruídos. Isto não é algo contraditório, uma vez que no céu haverá uma árvore capaz de curar todos os males da humanidade. E a propriedade regenerativa humana pode ser algo limitado, entretanto, para seres que estão diretamente ligados a Deus, a perfeição e o tipo de recuperação dos anjos é um caso a se intrigar.

Os anjos atuam em uma dimensão que não vemos, está em algum lugar entre a esquerda e a direita, frente e trás, o acima e o abaixo, o dentro e o fora. Tão próximos que podem nos tocar e mesmo que o fizessem não os veríamos. Por que o lado de onde nos tocam, não conseguimos entender nem enxergar. Esta dimensão espiritual só se enxerga espiritualmente.

Anjos, mesmo disfarçados de pessoas podem ser sentidos pelos cristãos, mas estes geralmente aparecem em momentos onde estamos fracos na fé, portanto não os reconhecemos.

Se pudéssemos enxergar esta dimensão espiritual, veríamos anjos de Deus lutando contra anjos de Satanás em defesa do ser humano. Batalhas tão terríveis que é impossível imaginar.

Cada vez que nos aproximamos do pecado, anjos maléficos aparecem para nos tentar, porém ao cair, quando nos arrependemos, o anjo maléfico, muitas vezes não nos deixa pacíficamente. Nesta hora, o anjo da guarda muitas vezes tem que afastar o espirito mau à força.

Quando ao invés da tentação, algum anjo caído tenta contra a vida de um ser humano, o próprio Jesus segundo a liberdade que o homem der para o filho de Deus atuar em sua vida, se encarrega de retringir a ação de satanás.

Satanás não pode fazer mau livremente às ovelhas do rebanho de Jesus, nem àqueles que não se entregaram totalmente à satanás. O plano de salvação colocou um preço pela humanidade e o sacrifício de Jesus o pagou, assim a humanidade toda pertence à Jesus. Este pagamento não foi feito à Satanás, mas ao próprio Deus. Satanás então só pode abduzir aqueles que de espontânea vontade rejeitar à Jesus e ao Espírito Santo.

Quando esta rejeição se torna repetitiva e finalmente, definitiva, os anjos, com tristeza, saem de perto da pessoa, porque a pessoa rejeitou conscientemente a Deus. Então esta pessoa passa a pertencer a satanás e não sente mais remorso, nem arrependimento, torna-se imagem de satanás e uma ferramenta à seus propósitos.

Os anjos então, além de servir de testemunha da conversão de um cristão e uma testemunha das transgressões do homem não convertido, também serve de protetor pessoal de cada ser humano contra a legião de demônios que operam neste mundo.

Não fosse a morte, cada homem seria tentado e sofreria de doenças, da velhice, e da dor até a volta de Jesus.

Não fosse a restrição de Jesus através do plano de salvação, o domínio de Deus e a proteção dos anjos, satanás trataria de vingar-se de Deus através da humanidade, causando-lhe sofrimento incessante e sem restrições.

O homem é incapaz de lutar contra Deus e SEUS anjos, mas pode servir muito bem de escudo, objeto de troca e barganha com um Deus que ama a humanidade sobretudo. Por isto satanás tem interesse no ser humano. O objetivo original de satanás era o de provar que o livre arbítrio verdadeiro daria o direito da pessoa escolher entre o bem e o mau e seguir pelo caminho que escolher sem sofrer punição pela escolha do mau.

Satanás alegava que, como os anjos estavam constantemente sob as leis de Deus, então não tinham livre arbítrio, pois ao escolher a liberdade do mau, seriam destruídos. Portanto a lei de Deus seria uma ditadura e o livre arbítrio seria uma mentira e todos os anjos seriam escravos obrigados a obedecer à Deus contra sua própria vontade.

O plano de salvação foi um meio de mostrar que o livre arbítrio é algo real e verdadeiro, que as criaturas de Deus escolhem o lado do bem não porque Deus impõe, mas porque amam ao seu Criador.

A história do pecado na terra servirá para mostrar que é impossível a existência de um mundo em harmonia, onde existe o pecado. E que a vida só é possível em um mundo onde o pecado não habita, pelo próprio bem e felicidade das criaturas.

Deus jamais permitiria que o homem vivesse eternamente em pecado, com a dor da culpa, o ódio e ainda sofrendo como serviçais de satanás que trataria apenas de rebaixar a humanidade e humilhá-la.

A humanidade que Deus colocou acima dos anjos, satanás procurava colocar debaixo de seus pés. Ao invés de servir ao homem, satanás procurou fazer com que a imagem e semelhança de Deus se curvasse e adorasse ao Diabo.

Com a morte de Jesus na cruz ficou clara as intenções de Satanás em subjulgar as criaturas de Deus e fazer com que elas o adorassem. Em um mundo de suposta liberdade para os anjos e escravidão para o homem. Satanás quis criar um mundo reinado por anjos, tendo a humanidade como seus vassalos. Exercendo o livre arbítrio de não terem lei alguma que restringissem suas ações.

Queriam para os anjos, um mundo tal qual temos hoje para os seres humanos.

Mas a própria história demonstrou o fracasso deste mundo idealizado por satanás, cujo destino não é outro senão a própria destruição.

Onde a lei de Deus não está, o próprio Deus não está, e onde Deus não está a criação se corrompe e sem manutenção se desgasta até se destruir. Satanás jamais poderia assumir o papel de Deus, porque sequer consegue evitar que este mundo se destrua. Em verdade queria montar seu império sobre as boas obras de Deus, mesmo sabendo que não teria poder suficiente para manter tal mundo sob seu império.

Satanás não se importava com a criação de Deus, inclusive os anjos, tudo o que ele queria era continuar sendo eterno e adorado por anjos e sendo servido com as obras de Deus. Ser um suposto deus de um mundo de plena liberdade, sem as leis de Deus e suas restrições.

(Sr. Adventista)

2 comentários:

  1. Olá, sr.adventista. Um anjo pode ser simplesmente um ser humano dotado de bondade desde a sua origem, desde que foi formado no seio materno. Deus só o guia através do espaço e do tempo para se encontrar com as pessoas necessitadas de amor. Um anjo tem família, a sua «carreira» começa desde criança e ele não sabe ainda que Deus o está conduzindo. É um ser sensível e transparece-lhe nos gestos e no olhar inocente uma certa sapiência que ele próprio ignora possuir. Também ele vai ter que saber gerir enquanto cresce esta espiritualidade inata.
    Estou dizendo isto porque já vi um. Um anjo sem asas. Um dia irá ser adulto, formará a sua própria família, e deixará esta terra como qualquer mortal. Esta é a minha experiência com anjos. Extra-bíblica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem dera, os cristãos hoje cressem como a amiga. Deus tem enviado muitos de seus mensageiros 'anjos' para o meio de nós, porém costumeiramente os temos ignorados.

      Há muitas pessoas boas, preparadas por Deus para uma missão especial. Alguns para aliviar o sofrimento da humanidade, outros para trazer esperança, alguns para levar a mensagem do evangelho e da salvação, mas muitos deles, para dar um singelo exemplo de amor.

      Considero pessoas como Madre Teresa, como anjos:

      https://www.bibliaonline.com.br/acf/1co/13/1+#v1

      E todos somos anjos quando ajudamos a levar adiante a obra de Deus, usando nossos dons para levar esperança e aliviar o sofrimento de nossos semelhantes.

      Em minha infância conheci uma senhora de idade, muito boa, jamais vi criatura mais dócil, tratava a todos que se achegavam como se fossem parentes e as crianças como se fossem seus netos, sempre com um leite quente com chocolate e pão para oferecer.

      Este tipo de exemplo é algo que fica e a gente jamais esquece!

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.