terça-feira, 4 de setembro de 2012

Na Mira da Verdade - Quando ocorre o batismo do Espírito Santo? 14.08.2012

Perguntas:

Quando ocorre o batismo do Espírito Santo?
A mulher deve usar o véu na igreja?
O que é segunda morte?
Existe um dia especial para ser guardado?
O texto de I Cor. 5:11-14 apoia a excomunhão?
A Igreja Adventista do Sétimo Dia é uma seita?
Quando Jesus voltar, o Espírito Santo e Deus, o Pai virão nas nuvens também?
Se a resseureição será no fim dos tempos, por que Jesus disse ao ladrão que ele já iria ao céu?

11 comentários:

  1. Sr.adventista, bom dia.Lendo aqui em Génesis, 26,a história de Isaac e o rei Abimélec, vejo que se repete o mesmo episódio que aconteceu a Abraão quando este disse que Sara era sua irmã.Qual o motivo desta repetição de acontecimentos? Terá Abraão contado este episódio a Isaac e este, em vez de se aperceber que seu pai tinha cometido um erro, quando se lhe deparou uma situação de impasse, resolveu o assunto recorrendo ao exemplo do pai? Ou esta história fazia parte de narrativas orais cuja origem se perdeu no tempo, deturpando os factos e,consequentemente, o protagonista da história umas vezes era Abraão, outras Isaac?
    Outra pergunta: o rei dos filisteus tinha a mesma noção de pecado que os israelitas? Se alguém do seu povo tivesse tocado em Rebeca teria atraído um pecado.Problemas de tradução?
    Uma última questão: naquele tempo deitar-se com uma mulher não era problema...nem precisava do consentimento dela. Repare que Abimeléc diz:Pouco faltou para que qualquer homem do nosso povo se tivesse deitado com a tua mulher... Os filisteus não se casavam? Ou casavam-se só entre eles podendo divertir-se (à bruta) com mulheres estranhas?

    ResponderExcluir
  2. Reparei um pouco mais abaixo que Isaac se tornou rico pois o Senhor o abençoara.Vinde a nós o reino dos ricos, portanto. Muito diferente do reino de Deus.Isaac não se despojou da sua riqueza e se tornou eremita.Refletindo melhor, ele tinha uma missão: povoar a terra de Canaã com a sua descendência.Era necessário que fosse rico e poderoso.
    Não diga, sr.adventista, que eles viviam numa sociedade justa e que não fazia sentido haver miséria.Havia uma hierarquia em que as pessoas estavam tabeladas segundo as suas posses. Lembre-se dos servos e servas.E as leis eram duras para os servos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dizer que uma mulher bonita fosse uma irmã soa mais como uma desculpa comum da época. As pessoas daquela época temiam seus deuses e julgavam que alguns deuses condenavam mortalmente quem tomasse a esposa de outro, mas não era a mesa noção dos Israelitas, uma vez que não se importavam em matar o marido. Lembre-se que Davi matou um homem para roubar sua esposa e pesou-lhe a consciência mais tarde e o próprio Deus o castigou.

      Os filisteus no mínimo deveriam ter noção sobre o que é um casamento, senão não teriam tanta preocupação em não roubar a mulher do próximo, o mais provável é que se casassem. Casamento era um ritual comum na antiguidade, sendo comum também em muitas tribos nativas de hoje.

      Tanto a noção sobre adultério, como casamento, manifestado por culturas antigas, indicam que tais coisas existiam desde o princípio. A teoria adventista é de que naturalmente herdaram estes princípios dos ancestrais que mantinham um contato com Deus, desde a época de Caim e Abel, resquícios de leis morais que o povo antigo praticava.

      A bíblia nos mostra coisas interessantes:

      Entre um povo descrente, Deus dá prosperidade aos crentes, para que através de sua prosperidade o povo reconheça a Deus.

      Entre um povo crente, Deus dá humildade para que o povo aprenda a compartilhar.

      Entre um provo crente e humilde, Deus cria um mundo perfeito, onde não há desigualdade nem injustiça.

      Estamos progredindo para este último estágio, onde no céu alcançaremos novamente a perfeição, enquanto nação.

      Salomão foi muito rico, Jó foi rico, Davi foi rico, Abraão foi rico. Para se governar é preciso ter poder e "dinheiro". O poder vinha de Deus e o "dinheiro", Deus providenciava. Isto serve para nos mostrar que toda liderança pertence à Deus, este nos dá segundo a sua vontade:

      "Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus." (Romanos 13:1)

      Deus pode dar glória, mas também a pode tirar:

      "Então disse o SENHOR a Moisés: Escreve isto para memória num livro, e relata-o aos ouvidos de Josué; que eu totalmente hei de riscar a memória de Amaleque de debaixo dos céus." (Êxodo 17:14)

      Deus procurou mostrar seu poder e seu domínio interferindo o mínimo necessário na conduta dos reis da antiguidade.

      Quanto à questão sobre mulheres estranhas:

      Não eram apenas as mulheres, mas na atinguidade até os varões não estavam livres das maldades de alguns povos. No caso dos filisteus o homosexualismo não se mostrava tão entranhado na sociedade como fora com Sodoma e Gomorra. O povo em questão possuiam alguns princípios morais, mesmo que bastante deturpados.

      A pergunta é:

      De onde vieram estes princípios de que matar, adulterar, furtar e mentir é errado, praticados por civilizações desde os primórdios da humanidade?

      Atenciosamente.

      Excluir
    2. Obrigado, sr.adventista, pela sua paciência em responder-me. Às vezes, quando demora, fico preocupada.Anseio sempre que diga qualquer coisa,mesmo que me contrarie um bocadinho. Aliás, isso é salutar, põe o cérebro a trabalhar porque levanta novas questões.
      Ainda vou na Introdução do Grande Conflito. Acho que vou levar meses com cada capítulo.Não espere tão cedo pela análise.Tenho mais olhos que barriga.

      Excluir
    3. Estou passando por um período de avaliação e reforma, não se assuste com minha breve ausência. Leia o livro, será uma boa experiência. Continue mandando suas dúvidas, pois mesmo que demore um pouquinho, procurarei responder.

      Atenciosamente.

      Excluir
  3. Ok, sr.adventista. Reparei que o senhor está a intervir menos mas o debate do sr. Joel e do sr.Anónimo X também não pode ter muitas intervenções nossas, senão eles perdem o fio à meada.Mas eu tenho aqui qualquer coisa para esclarecer. Ora vejamos.Jacob enganou o seu pai e cheio de ambição impôs que o seu irmão lhe vendesse a primogenitura. Que homem tão traiçoeiro!Mas Deus quer que a sua semente seja como o pó da terra.Ora, para este Deus tão incipiente ainda na mente dos homens, os valores da honestidade não contam. Tudo vale para Jacó e Deus não liga a esses pormenores. Deus, na cabeça de Jacó,só será o seu Deus se o proteger, o alimentar e o vestir.Isto não quer dizer que ele não tenha que trabalhar mas Jacó impõe estas condições para aceitar o Senhor como seu Deus. Dá para pensar que se sucedesse alguma calamidade a Jacob este trocaria o Deus de Abraão e Isaac por outro deus qualquer. Mas como isso não sucedeu este pensamento não passa de uma hipótese.
    Vemos também em Génesis que os valores morais eram diferentes dos atuais e não era por isso que Abraão, Isaac e Jacob não eram abençoados.Será que um irmão adventista poderá servir-se da sua empregada doméstica como barriga de aluguer à semelhança da serva de Raquel chamada Bilha?Ou da serva de Lea chamada Zilpa?Seria aceite na igreja adventista ou seria disciplinado?Deus cria os costumes humanos ou deixa ao critério da humanidade escolher os costumes que melhor se adequem às necessidades do momento?Se for o último caso, então é o homem que cria a moralidade, tão diferente de época para época.Se for Deus, então este não é imutável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta foi uma ótima questão levantada pela amiga:

      Um bom verso bíblico para esta questão é:

      "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam." (1 Coríntios 10:23)

      "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma." (1 Coríntios 6:12)

      As pessoas se deixavam dominar por tradições e costumes, além de certas crenças. Exemplo disto era o de que se dissessem que sua mulher, por ser bela, se tratasse de uma irmã, escapariam de um possível assassinato por parte de cobiçadores. O que no fundo ocorria de fato.

      Quando um homem se casava com uma mulher que não lhe podia dar filhos, então recorria a uma concubina para dar continuidade à sua descendência.

      Havia também uma costume estranho, de entregar a própria mulher a um irmão, caso o homem fose estéril.

      Claro que todas estas coisas não eram da vontade de Deus, que criou Adão e Eva perfeitos, devidamente preparados para gerar filhos. Todas as mulheres seriam belíssimas e perfeitas, portanto os homens não matariam maridos de mulheres belas para tomar-lhes as esposas.

      O que vem ocorrido é uma tentativa humana de se adaptar às condições trazidas pelo pecado e garantir o prolongamento da vida. Porém, muitas destas coisas não, quando não ilícitas, também não convém a Deus.

      Os valores morais humanos variam de tempos a tempos, mas os valores morais de Deus jamais mudam. Deus respeita o livre arbítrio e ao contrário do que se pensa, ELE é capaz de compreender perfeitamente os dilemas humanos e as situações que levam as pessoas a atitudes estranhas e nada condizentes com SUA vontade e SUA lei.

      Deus procura reintroduzir suas leis entre os homens para restaurar a paz e harmonia, entretanto entende que por ser uma questão social e de cultura deve usar de muita paciência e sobretudo tolerância.

      Tolerância em relação à ignorância humana e não em relação ao pecado. Um dos métodos utilizados por Deus para dissolver estes costumes desagradáveis é fazer com que uma geração pereça enquanto a sua semente cresce sendo educadas nas leis de Deus.

      Isto aconteceu no Êxodo, onde o povo de Deus vagou pela terra até que a geração corrupta passasse. Porém Deus sabe tomar a melhor decisão para cada época, no caso do enganador Jacó, Deus trabalhou diretamente em sua mente e criou nele a vontade de se modificar.

      Deus deixa os costumes a critério da humanidade, desde que estes costumes estejam em harmonia com SUA vontade. Aí está o problema porque os homens criam costumes segundo a sua própria vontade em desacordo com as leis de Deus. Usam costumes e tradições às vezes como, tapa-buracos para o pecado, ao invés de usar a vacina definitiva no qual são as orientações de Deus.

      Deus sabe tudo, o passado, presente e futuro. Conhece cada sociedade e cada indivíduo melhor que ninguém. Tem a solução para todo e qualquer tipo de problema, mesmo os que parecem impossíveis de resolver. Mas o homem prefere caminhar com as próprias pernas, segundo sua própria vontade, tentando resolver sozinho os problemas gigantescos trazidos pelo pecado.

      (continua...)

      Excluir
    2. Deus não muda, sempre esteve sentado em seu trono esperando que a humanidade clamasse por seu nome, a fim de que ELE ajude os homens a suportar os problemas trazidos pelo pecado.

      Aqueles que confiam em Deus, esperam seguros de sua promessa. Deus fez com que um homem estéril tivesse um filho nascido de sua esposa que sobretudo já era de muita idade.

      Deus não usa de artifícios apoiando práticas erradas, se preciso Deus é capaz de fazer milagres, para mostrar ao homem que basta confiar em Deus para resolução todos os seus problemas.

      Portanto os erros morais não provinham da vontade de Deus, mas do próprio homem que não confiava em Deus.

      E Deus não muda, assim como jamais ordenou à qualquer homem tomar outra mulher para ter sua descendência garantida, também não o faz hoje. O que Deus nos diz é que guardemos seus mandamentos e confiemos, pois o necessário ELE fará.

      Se um adventista tentar burlar este princípio, estará cometendo os mesmos erros antepassados, portanto com certeza será disciplinado. Isto ocorre para que volte aos caminhos do plano de Deus sobre uma família alicersada em um casamento monogâmico sólido que preza pela fidelidade. Pra que o casla deposite a confiança, antes em Deus, do que nos costumes humanos.

      Muitos hoje são pessoas que trabalham, se enriquecem, sendo proclamados vencedores na vida. Mas quantos não estão repetindo os mesmos erros de Jacó? E um determinado dia encontram-se sozinhos e percebem que sua riqueza não proveio de bênção divina, mas de trapaças.

      Parecem tão miseráveis diante de reis como Davi e Salomão. Sua riqueza lhe servem de vergonha e não de orgulho. Jacó viu que não tinha mais prazer em nenhuma daquelas falsas bênçãos conseguidas através de enganos, mentiras, ou pagas injustamente com um prato de lentilha. Perdeu sua dignidade, seu caráter e sua tranquilidade.

      Tudo o que Jacó passou a querer então era a bênção de Deus e não deixou passar a oportunidade de lutar com ELE e obrigá-lo a dar a bênção que ele tanto precisava.

      Porque percebeu que havia trocado a bênção prometida de Deus, por uma bênção de seu pai, que diante das bênçãos de Deus era como um prato de lentilha.

      Jacó estava vendendo as bênçãos de Deus por um "prato de lentilha" mas graças a Deus se arrependeu.

      Atenciosamente.

      Excluir
  4. Sr. Márcia, bom dia.

    Muito boa a sua observação.

    Fique à vontade em relação ao debate, no outro tópico e faça os comentários que quiser.


    Infelizmente a Bíblia, seja o AT ou o NT, é lido de acordo com a conveniência de muitas pessoas.

    Quando há interesse há partes que são espiritualizadas, contextualizadas, simbolizadas, literalizadas etc., quando não, dependendo da crença ou da religião, isto não é seguido.

    É claro que todos os fatores citados (literal, simbólico0 acima citados são encontrados e existem na Bíblia. Claro que sim!

    Mas veja que é interessante a forma como os irmãos judeus e algumas pessoas pensam. Por quê? Porque não cumprem o que Deus determinou no passado, como por exemplo:

    Os mandamentos seguintes que foram ordenados por Jeová!

    - Que a lei do 4º mandamento do decálogo dizia para: parar as atividades no shabbat; (Êx 20:8-10) e (Dt. 5:12-15)
    - Que era proibido cozinhar (Êx.16:23).
    - Que era proibido lavrar, arar, e colher (Êx. 34:21).
    - Que era proibido fazer fogo (Êx. 35:2-3).
    - Que era proibido apanhar lenha (Num.15:32-36).
    - Que era proibido carregar cargas (Jeremias 17:21-22).
    - Que era proibido praticar o comércio (Neemias 13:15-17).

    E estava escrito claramente que qualquer um, fazendo qualquer trabalho, qualquer tarefa, seria morto (Êx. 31:14-15) (Êx 35:2); Núm. 15:32-36.

    Sem falar no olho por olho, dente por dentre.

    Para quem é cristão até entendo que não siga as prescrições acima que citei do Antigo Testamento. Porém como entender que os judeus não sigam as determinações de Deus?

    Quando levanto tais indagações, é interessante que aí usam o contexto histórico, cultural etc. Mas porque para outras questões não, como: Circuncisão, ser Israel o povo eleito etc.

    Usam a palavra perpétuo como sentido para sempre, mas em outras passagens não aceitam a perpetuidade ou a condicionalidade das determinações de Deus?

    É evidente que o contexto cultural, social, geográfico, histórico e a etimologia da palavra, entre tantos outros aspectos, devem ser observados. Claro que sim! Entretanto há que se ter coerência!

    Mas com certeza não há coerência de muitos no que se entende por literal, simbólico; bem como das implicações que daí resultam.

    Por isso quero parabenizá-la por não estar presa a muitos dogmas e ratificar que fique a vontade para participar, se assim desejar.


    Att.


    Anônimo X.


    ResponderExcluir
  5. Apenas corrigindo, pois meu teclado está com problemas:

    Sr. Maria Gonçalves, bom dia.

    Muito boa a sua observação.

    Fique à vontade em relação ao debate, no outro tópico e faça os comentários que quiser.

    Att.

    Anônimo X.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, Sr. Anónimo X. Infelizmente, sou mais questionadora do que comentadora.Não tenho o suporte doutrinário dado pelas variadas igrejas porque não frequento nenhuma.Às vezes, leio um livro ou outro mas há pouco tempo para o fazer.Agora estou gostando de ler o A. T. porque já vou compreendendo melhor o contexto histórico. Mas permaneço incrédula, não porque o queira, mas porque o que leio me deixa com mais dúvidas ainda.
    Se os judeus atuais que vivem em Israel seguissem o A.T. à risca não teriam acompanhado os tempos e teriam sido alvo de sanções económicas por parte de todos os outros países e estariam numa grande enrascada.As mulheres não teriam direitos e seria quase impossível viver nesse país.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.