quarta-feira, 29 de maio de 2013

Quem lê os livros de Ellen White?

A resposta é: Cristãos de praticamente todas as denominações e até os não cristãos.

Espírito da profecia, uma luz menor que
guia à luz maior, a Bíblia


Espíritas também lêem os livros de Ellen White, jornalistas lêem os livros de Ellen White, médicos, educadores, psicólogos, professores de ética, enfim, pessoas de várias crenças e áreas do conhecimento humano, seus livros estão praticamente em todo o mundo, sendo obras da escritora cristã mais traduzida de toda a história.

Tais livros guardam um tesouro de conhecimento de coisas que estão no céu e na terra e das coisas que envolvem o grande conflito entre o bem e o mal que notamos em todo o globo terrestre. Neles há revelações sobre mistérios da ciência, da história e até do futuro, enquanto a profetiza nos revela os bastidores de tudo que ocorreu nos eventos bíblicos e na luta do bem contra o mal.

Por que Jesus repetiu o nome de Pedro por três vezes? Como os cristãos sinceros foram salvos da invasão de Jerusalém? O que aconteceu com o povo de Deus no período da Igreja Romana apostatada? Como será nosso encontro com nosso pai Adão? Como e de onde Cristo virá e como será o grande momento de sua vinda? Por que Deus permitiu que certas coisas acontecessem e que vemos relatados nas incríveis história da bíblia? Como se deu a transformação dos animais pacíficos em animais hostis e porque as plantas passaram a desenvolver venenos e espinhos?

Por que o homem não vive mais tanto quanto antigamente? Por que haviam antigamente homens gigantes? Por que Deus decidiu destruir muitos povos da antiguidade e por que Deus nos deu as leis dietéticas de levíticos e as leis cerimoniais?

Sobretudo tais obras respondem à grande pergunta:

Qual é a vontade de Deus para nós nos dias de hoje?

O Espírito de Profecia, nos revela aquilo que Deus já revelou ao seu povo através dos profetas que infelizmente não colocaram em papel toda a sabedoria e ensinamento que Deus lhes passou. Apenas uma pequena parte destes ensinamentos e da história de cada profeta foi incorporado à Bíblia!

De fato a bíblia é completa e perfeita, mesmo assim Deus sempre mandou seus profetas, trazendo várias recomendações que visavam aperfeiçoar a vida daqueles que são fiéis à Deus.

Como surgiu o judaísmo? Por que Deus permitiu o surgimento desta religião? Por que houve o surgimento das sinagogas e das igrejas? Por que Jesus era religioso? Por que Deus não revelou explícitamente desde o princípio que a divindade era composta de três pessoas?

Isto e muito mais você encontra em quase uma centena de livros que falam de várias áreas do conhecimento e que adaptam tudo que temos e que fazemos atualmente ao contexto da vontade Divina.

Livros que mostram como viver de forma cristã no mundo de hoje, com todos os seus conflitos e dilemas. Livros que mostram que é possível viver com todo conforto, modernidade estando ao mesmo tempo em harmonia com aquilo que Deus espera de nós.

Em um mundo conturbado e confuso com várias religiões, Deus não deixou seu povo à deriva, por mais uma vez, entregou através de um de seus profetas, recomendações que ensinam o povo de Deus a viver cada contexto históricos de acordo com os princípios bíblicos.

Você pensa que é impossível viver naturalmente nos dias de hoje praticando TUDO aquilo que está escrito na bíblia? Pois os livros de Ellen White mostram que não apenas é possível, mas necessário!

Seus livros basicamente ensinam como aplicar cada um dos ensinos bíblicos ao nosso dia-a-dia, às nossas relações, ao nosso trabalho e às nossas necessidades. Mais do que isto, nos ensinam como viver neste mundo repleto de modernidades, sem transgredir os mandamentos de Deus, seguindo cada uma de SUAS recomendações.

O melhor de tudo é que cada uma das recomendações é baseada em princípios bíblicos, extraídos da bíblia e trazido para nosso contexto, de modo que nos mostra onde encontrar, NA BÍBLIA, a respostas para nossos dilemas atuais.

Você passa a ver a bíblia com os mesmos olhos daqueles que viveram na época dos profetas, recebendo revelações e informações detalhadas, dia-a-dia.

Se pudéssemos ter escritas cada palavra proferida por um profeta de Deus desde a antiguidade, não haveria onde se colocar tantos livros. O mais interessante de tudo é que TODA a sabedoria proferida por tais profetas estão condensadas na Bíblia, de forma que encontramos ali os mesmos princípios que Deus sempre pregou, desde o início, através de seus profetas, quando ainda não existiam os livros da Bíblia que temos hoje.

Imagine se tivéssemos tão somente toda a sabedoria de Salomão e todas as tecnologias e todas as obras de conhecimento que ele produziu! Sabedoria esta que ajudou a guiar o povo de Deus à prosperidade, segundo a vontade Daquele que criou a terra.

Esta sabedoria é derramada de tempos em tempos e profetas são utilizados para passar estas verdades e onde são, muitas vezes, ignoradas, mas sempre há um grupo de filhos fiéis e sinceros que se lembram das antigas coisas e tornam para o caminho do Senhor.

As obras de Ellen White nos lembram da Bíblia e nos torna para ela. Repetindo em cada um de seus livros, de parágrafo a parágrafo, versos bíblicos nas quais a sabedoria de seus livros está firmada. Não há lugar da bíblia aparentemente oculta que não receba uma pequena luz de forma a nos fazer entender o plano de Deus e o sentido de cada verso estar ali e o qual importante é até o verso aparentemente menos significante.

Cada verso contido na Bíblia tem um propósito e representam a condensação de uma ampla sabedoria que só obtemos através dos ensinamentos do Espírito Santo, que nos guia à todas as verdades. Mas para termos o Espírito Santo e sermos guiados à toda a verdade é necessário que tenhamos um corpo adequado onde o Espírito Santo possa habitar, um corpo limpo, uma mente limpa e por consequência uma alma limpa.

Só assim Deus pode nos falar diretamente, sem a necessidade de seus profetas, fazendo de cada um de nós, um porta-voz da verdade, poque ELE faz conhecer a nós, dia-a-dia, mais e mais das suas verdades de vida, porque Deus é vida.

Assim são as obras dos profetas, que nos preparam para receber a mensagem de Deus, através da Bíblia e da atuação do Espírito Santo. Convencidos da verdade, retornamos aos caminhos de Deus e à vontade de Deus para nossa vida, para que ELE possa fazer em nós morada, como templos vivos, agradáveis de se habitar.

Porque somos o templo do Espírito Santo, de modo que mesmo que não sejamos agraciados com os dons de um profeta, tendemos a manifestar a mesma vida santa dos ungidos de Deus, sendo também separados, cada um para um ministério segundo o dom que o Espírito Santo nos concede.

E os seus olhos se abrem para a verdade e as coisas começam a fazer sentido, sua vida se torna mais doce, as palavras de Deus mais suaves e a vontade de Deus magnífica.

Quão bom é aprender a se agradar em fazer a vontade de Deus! Que prazer os profetas tinham em fazer a vontade de Deus mesmo em meio à todas as dificuldades?! Isto não é algo para ser entendido, mas vivido!

53 comentários:

  1. A intenção do autor desse artigo, não é outra, senão enaltecer a pessoa da Sra E. White e naturalmente, menosprezar as Escrituras dos Profetas como um todo.
    Por mais que a IASD negue que Ellen White é colocada acima das Escrituras Sagradas, opiniões e posicionamentos como estes acima, "desmente" as próprias declarações Adventistas a respeito do teor das suas crenças na suposta profetisa.
    Ou seja, na realidade, as atitudes desses "crentes" faz com que, a LUZ MAIOR (As Escrituras) sejam suplantada pela suposta "luz menor". Obviamente que não declaram isso abertamente; porém tudo isto não deixa de estar implícito nas suas próprias palavras e "zelo" pela sua "profetisa".
    Zelo este, que os "denunciam" a cada palavra sobre essa tal Mulher Norte-Americana.

    Mas, no caso do referido artigo, tudo está de uma forma bém, EXPLÍCITA, ou seja, que a "luz menor" veio para ofuscar a LUZ MAIOR. PASMEM !!

    A verdade, é que a cada dia o Sr. Adventista se supera em suas falácias, que tende a dar cada vez mais, uma maior credibilidade a E. White, em detrimento dos Escritos dos autênticos Profetas.

    Exemplo: Em relação a "profetisa" ele escreveu:

    "Tais livros guardam um tesouro de conhecimento de coisas que estão no céu e na terra e das coisas que envolvem o grande conflito entre o bem e o mal..."
    -E MAIS: "Neles há revelações sobre mistérios da ciência, da história e até do futuro, enquanto a profetiza nos revela os bastidores de tudo que ocorreu nos eventos bíblicos e na luta do bem contra o mal."

    Vejamos outra opinião (do sr.adventista), agora a respeito dos Profetas Bíblicos:

    "O Espírito de Profecia, nos revela aquilo que Deus já revelou ao seu povo através dos profetas que infelizmente não colocaram em papel toda a sabedoria e ensinamento que Deus lhes passou. Apenas uma pequena parte destes ensinamentos e da história de cada profeta foi incorporado à Bíblia!"

    cont..

    ResponderExcluir
  2. -Definitivamente, no fundo, no fundo, toda essa "falácia" tem um propósito maior, que é o de certificar que os escritos de Ellen White foram completos, enquanto que os Profetas ISRAELITAS e Porta-vozes de DEUS falharam. É uma "Indução" clara para tentar fazer as pessoas acreditarem que Ellen White além de completar todo o "suposto ensinamento" que faltou, também (segundo ele), esses são "tesouros" de conhecimentos de coisas que estão nos Céus e na terra...

    Em resumo: Segundo a opinião desse cidadão sr. adventista, os Escritos atribuídos a Sra. White contém TODAS as respostas em se tratando de assuntos Bíblicos e proféticos, cujas respostas, os Profetas das Escrituras deixaram de relatar, e desta maneira demonstrando serem incompetentes em suas funções; e consequentemente foram Omissos para com as coisas de DEUS.

    -Este é o reflexo do fanatismo religiosos cego e doentio, onde "certas" declarações ao serem proferidas em defesa de algumas idéias, e de alguém que se auto-promoveu a "Mensageira do SENHOR", onde as suas ditas bases além de serem forjadas usando como apôio materiais de terceiros; os seus leitores ainda têem a audácia de "propagar" de tal forma que, querem fazer acreditar que isso aparenta ser superior até aos Escritos que são Verdadeiramente o fundamento Inspirado pelo ETERNO, que são as Escrituras Hebraicas e os Profetas.

    E como se não bastasse, têm a Insensatez de citar a Falsa predição da pseudo "profetisa" (no tópico: Se o Islamismo fosse a Besta do Apocalipse); onde ela "desmente" TODOS os Profetas de DEUS, ao "profetizar" que, a velha JERUSALÉM jamais seria reconstruída. Esse "delírio" de EGW está contido também no Livro Primeiros Escritos, Pg. 75.

    As Escrituras dizem exatamente o contrário. Prova é que parte da profecia já se cumpriu relativo a "Reconstrução" de Jerusalém (a partir de 1948), e o "Retorno" das tribos de Israel à sua terra natal. Porém, o período Verdadeiramente Messiânico será o tempo em que as profecias se cumprirão de forma cabal; assim como está profetizado.

    E não, de "faz de conta" como querem alguns.

    Ou seja, as palavras da Dona White é uma declaração absurda que contradiz veementemente todos os Profetas, que são sinônimas das próprias Promessas de DEUS no tocante à Nação de Israel, e que são "Indubitavelmente" irrevogáveis.

    ResponderExcluir
  3. Estas opiniões, certamente são reflexos de quem trocou o certo pelo duvidoso; isto é, substituiu as Escrituras Sagradas pelo chamado "espírito de profecia"; que nada mais é, do que um compilado cheio de Contradições por ser um produto de fraudes resultantes da desonestidade tanto de seus idealizadores, quanto, da parte daqueles que defendem e propagam tais FRAUDES como se fossem Verdades Reveladas.

    E o interessante é que, este suposto "espírito" ao mesmo tempo que se diz confirmar as Escrituras, também se opõe aos próprios pronunciamentos Divinos. Já que, hora confirma, hora nega. Este o "espírito" do engano. Basta um pequeno conhecimento Bíblico para "descartá-lo" de vez.

    É como diz um grande Sábio: "A melhor maneira de se esconder uma Mentira, é entre DUAS VERDADES ".

    Como se pode perceber, os escritos de EGW é sem dúvida nenhuma, uma espécie de SOFISMA, e dos mais perigosos; porque ao enaltecer "Exageradamente" a Verdade em certos pontos, faz com que, os seus Leitores sejam totalmente INCAPAZES de enxergarem as terríveis contradições neles contidos, pelo simples Fanatismo exacerbado; e que em consequência e se tornam impotentes no sentido de fazerem quaisquer questionamentos contrários pelo excesso de Insensatez; e por preguiça e excesso de confiança, acabam optando justamente por aquilo que, aos seus olhos parecem estar "aparentemente" esclarecidíssmo... explicadíssimo... !?

    No entanto, sequer têem a noção do que realmente significa o "artifício" do SOFISMA (que é uma Mistura da verdade c/ o erro; em que o resultado não é outro senão a Mentira).

    Ora, se caso tivessem tal noção e o mínimo interesse pela Verdade, iríam "a fundo" nas Investigações e jamais seriam manipulados por tão pouca coisa; como de fato são.

    Por enquanto, fico por aqui.

    ResponderExcluir
  4. Eis um exemplo clássico de Interrogação capciosa e/ou tendenciosa: (abaixo)

    "Por que Deus não revelou explícitamente desde o princípio que a divindade era composta de três pessoas ?"

    -A ignorância talvez não seja tão ofensiva tanto quanto a Rebeldia; mas, tem lá, as suas agravantes.

    A "tendência" no teor da pergunta acima, está chamando DEUS de Mentiroso !

    O autor do referido questionamento, talvez de forma "Ingênua" e movido por uma idéia pré-concebida, mal sabe que neste tipo de pergunta já está "embutido" uma descrença que automaticamente põe em dúvida a própria Voz de DEUS quando se Revelou ao seu servo Moisés no Monte SINAI; que acatou e escreveu com uma clareza tão inquestionável, de maneira que, o povo de DEUS (Israel), não tivessem nenhuma razão para levantarem sequer alguma dúvida a respeito da UNICIDADE do ETERNO. Pois, é uma garantia oriunda do próprio DEUS.

    Em Sua Revelação a Moisés, não há "margem" para dúvidas e interrogações nesse sentido. Obviamente, que Deus não revelou da forma como quer os Trinitarianos ou Trinitaristas; porque ELE não é um ser humano para que "minta"; e JAMAIS se contradiz. Quem somos nós, ou, que é o homem para duvidar e questioná-LO, se ELE mesmo Se Revelou como sendo UM, e tendo Moisés como testemunha "ocular" de Sua Singularidade ??

    Essa idéia Trinitariana, além de ser anti-Escriturística, é também uma "forçação de barra" tão grande, em que eles têm a audácia de tomar a liberdade e classificar o Seu Criador de acordo com as suas imaginações "férteis" para adequar às suas conveniências. Em outras palavras, eles tentam colocar a Deus dentro dos seus propósitos; para tentar dar algum sentido às suas "Ideologias"; aos seus dogmas.

    Se o Criador fosse uma Divindade composta, de acordo com essa crença Trinitariana, então, ELE não foi Verdadeiro em Sua Revelação, e induziu Seu servo Moisés a escrever Mentiras, quando esse foi taxativo em DEUT. 6:4, onde diz:

    "Escuta ó Israel, o ETERNO é nosso DEUS, o ETERNO é UM.

    -De outra maneira (como quer os crentes da Trindade), o porta-voz de DEUS teria escrito mais ou menos assim:
    "Houve, ó Israel, o ETERNO é "nossos Deuses", o ETERNO é uma "Unidade Composta".
    -Já que, asseveram que o termo Elohim (Deus) é um plural de pessoas; ou seja, TRÊS pessoas em Um Deus. Logo, teriam que ter o mínimo de coerência com a sua própria crença. Ou seja, ao afirmarem a existência de três pessoas que são Deus, então deveriam ser honestos também para declararem a sua Fé em três Deuses.

    Ou então, não inventam "moda" para "mergulharem" numa Blasfema contradição sem fim.

    cont...

    ResponderExcluir
  5. O Título Elohim é plural, porque é um termo que alude a Infinita Majestade do Altíssimo. É outra forma sinônima relativo à Grandeza de DEUS, como EL Shaday, que significa "O Todo Poderoso". O Supremo e Único Soberano é um só SER. Não se trata de "pessoas", porque pessoa é uma referência ao ser humano" e limitado. Mas, ELE é Espírito e Muitíssimo além da compreensão humana.

    Portanto, o termo é um Plural de Majestade, porque ELE é Majestoso; e não tem nenhuma relação com algum "plural de pessoas".

    O conceito trinitariano tende a limitar o Todo Poderoso, e colocá-lo no mesmo nível de suas deturpadas imaginações, conforme as crenças filosóficas e pagãos que o Cristianismo herdou; mas fizeram uma pequena modificação para não admitirem o seu politeísmo.

    -Ou seja, para não professarem diretamente a crença em 3 Deuses, optaram pelo "artifício" do engano, onde o suposto Deus Único na "verdade" é composto de Três. Ou os três equivalem a UM. Uma "artimanha" com o propósito fazer uma "diferenciação" das Nações pagãs, numa tentava de evitar serem taxados de Politeístas e IDÓLATRAS.

    Mas, isso tudo de nada adiantou.

    Bém, e JESUS ? Ora, a suposta Divindade de Jesus foi "arranjada" e imposta à força pelos seus seguidores, através dos "sanguinários" Concílios Romanos, que promoveram-no a "Deus Filho". Contradizendo o Pronunciamento do Altíssimo que declarou que nenhum outro Deus se formou, nem antes, e tampouco houve depois Dele; sendo que Ele é o primeiro e último. Isaías 44:6.

    Portanto, ELE não tem nenhum filho no sentido Literal, tampouco há outro que sequer se assemelha aos Seus Atributos Infinitos. Haja vista que, TODOS os demais seres Celestes são criaturas. E UM só é o Criador de tudo e todos.

    Os Teólogos Cristãos além de "reinterpretar" Deut. 6:4 à sua maneira, ainda fazem questão de "fechar os olhos" para todas as citações de Isaías 42, 43, 44, 45. Ou melhor, para toda as Escrituras dos Profetas.

    A Cegueira Religiosa pode contaminar na mesma proporção de uma doença contagiosa. Mas, a diferença é que o seu portador tem a opção de recusar... se quiser.

    Basta abrir os olhos, abandonar a "bengala" e enxergar por si só.

    Paz do Eterno.

    ResponderExcluir
  6. A Igreja Adventista da Promessa não reza pela cartilha de Ellen G White, veja:

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Adventista_da_Promessa

    Dados Atuais[editar]

    A Igreja Adventista da Promessa está presente na Argentina, Bolívia, Brasil, Camarões, Chile, Colômbia, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, Índia, Moçambique, Nigéria, Paraguai, Peru, Portugal, Quênia e Uruguai, totalizando 77.302 Adventistas da Promessa nos 18 países onde se encontra estabelecida.
    Os Pontos de Fé da Igreja Adventista da Promessa são:[editar]

    1) A BÍBLIA SAGRADA – A PALAVRA DE DEUS Conforme Isaías 34.16, cremos que a Bíblia Sagrada é o livro do Senhor. Inspirada, Revelada e Iluminada pelo Espírito Santo, foi produzida por homens santos, II Tm. 3.15-17, II Pd. 1.20-21, Rm. 15.4.
    a. É verbal: Provenientes de Deus: O Testemunho de Jesus: Mt 5.17-18; Jo 10.34-35; Mt 22.43-45. Os textos são inspirados: 2 Tm 3.16, Ex 24.4, Is 30.8, 2; Sm 23.2, Mt 4.4,7; Lc 24.27,44; I Co 2.13; Ap 22.19. A Bíblia diz que suas palavras vieram da parte de Deus.
    b. É plena: Todas suas partes são inspiradas. 2 Tm. 3.16; Rm. 15.4.
    c. É autoritativa: Sua inspiração lhe concede autoridade. Jo. 10.35; Mt. 4,7,10-15, 22.29; Lc. 16.17. Sua autoridade é divina.
    d. É inerrante: Não contém erros. Hb. 6.18; Jo. 17.17.

    2. A Criação e a Triunidade Divina Cremos que a criação de todas as coisas inclusive do homem como ser humano, foi obra das mãos de Deus, Gn 1.1, 26, revelado, nessa ação, pela Divindade Jo. 1.3; Hb 1.2; Jó 33.4; Sl 104.30. Cremos na Triunidade Divina: Pai, Filho e Espírito Santo. O Deus único, revelado nas três pessoas da Santíssima Trintade, Jo 1.18; 15.26; Mt 28.19; 2 Co. 13.13.

    3. Criação, Queda e Restauração do Homem O homem saiu perfeito das mãos de Deus, mas, pelo livre arbítrio, pecou pela transgressão da ordem divina, no Éden, Gn 1.26-27; 2.16-17; 3.1-6, 17-19. Ali mesmo, Deus deu ao homem a promessa da redenção, Gn 3:15. Essa Promessa divina cumpriu-se em Jesus, o Redentor prometido e enviado ao mundo, para remissão do pecador, Lc 19.10; At 5.30-31.

    4. Jesus: "Mediador e Salvador" Cremos que Jesus, o Filho de Deus, foi enviado ao mundo para cumprir a divina promessa da redenção. Morrendo na cruz pelos nossos pecados, como Cordeiro de Deus, Jo 1.29, tornou-se nosso único Mediador e salvador, Jo 14.6; 1Tm 2.5; Lc 2.11; Jo 4.44.

    5. Arrependimento e Conversão São os dois passos decisivos para o Pecador que aceita Jesus como Salvador e Senhor de sua vida.
    Em virtude de a pregação de Jesus ser um chamado ao arrependimento, Mc 1.15, Pedro no Pentecostes, começou o seu diálogo com a multidão falando da necessidade desse arrependimento, At 2.38, cujo resultado é a conversão que é fruto do Espírito Santo, capaz de levar o arrependido a mudar a direção de sua vida, do caminho da morte para o caminho da vida eterna, At 3.19; 26.18-20; 1Ts 1.9.

    6. O Batismo do Arrependimento Cremos que o batismo é a porta de entrada à comunhão da igreja. Deve ser realizado na forma de imersão, para cumprir o seu simbolismo, Mt 3.6, 16; Rm 6.3; Cl 2. 12, e em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Mt 28:19.

    Continua..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continuando...

      7. Batismo no Espírito Santo Cremos no batismo no Espírito Santo, como promessa anunciada, Is 44.3; JI 2.28-30, como promessa confirmada, Mt 3.11; Lc 24.49; At 1.5, como promessa cumprida, At 2.1, 33. Essa bênção divina não se limitou ao Cenáculo, mas acompanhou a Igreja de Deus e chegou até nós, At 2.39, 10.44-46, 19. 1-6. Cremos, também, que as línguas estranhas são o sinal do batismo no Espírito Santo, como referidas nos textos acima, 1Co 14.2.
      8. Dons Espirituais Cremos nos dons espirituais como dádiva divina á igreja de Deus. Cremos que eles operam para aquilo que for útil quando o Espírito Santo quer, I Co 12.7, 11. Conforme a relação de 1 Coríntios 12. 8-10, são 9 os dons espirituais: 1) Palavra da sabedoria, 2) Palavra do Conhecimento, 3) A Fé, 4) Dons de Curar, 5) Milagres, 6)Profecia, 7 ) Discernimento de Espíritos, 8) Variedades de Línguas e 9)Interpretação de Línguas. Esses dons são, portanto, obra exclusiva do Espírito Santo, 1 Co 12.11, e se manifestam para a edificação da igreja, 1ICo14.12.
      9. Ordenanças Instituídas por Cristo Cremos nas ordenanças como cerimônias religioas-espirituais, dados por Cristo à sua igreja. São elas: O Batismo por imersão, Mt 3.1, 6; Jo 3.23, e a ceia do Senhor, Lc 22:19-20; 1Co 11.23-25; 10.16. Deve fazer parte da cerimônia da ceia, o Lava-Pés, como instituído por Jesus, Jo 13:4-17.
      10. Reverência às Coisas Santas A reverência é uma atitude de profundo respeito do ser humano às coisas santas. O crente deve reverenciar: a Deus, Ec 5.1; 1Tm 3.15. Tudo deve ser feito em respeito à palavra de Deus, Lv 27. 28-32.
      11. A Sã Doutrina Denomina-se sã doutrina o conjunto de doutrinas bíblicas. Há muitos ensinos religiosos que configuram heresias e doutrinas estranhas; por isso, a sã doutrina deve ser a prova da verdade. Com base nisso, o próprio Jesus citou doutrinas de homens, Mc 7.7, e o autor da carta aos hebreus lembra que há doutrinas estranhas, Hb 13.9. Nesse sentido a sã doutrina existe para colocar a verdade eterna na sua real posição, Tt 1.9; 1 Tm 1.10.
      12. Santificação no Porte e na Conduta Cristã Cremos que o crente em Jesus torna-se "nova criatura”. A partir daí, sua maneira de viver, referente ao porte cristão e à conduta do caráter, deve refletir Cristo na vida da pessoa. As formas velhas do procedimento mundano não se coadunam mais com a mente renovada pelo santo evangelho. Em todas as circunstâncias da vida, o crente deve ser luz para não produzir escândalos, Fp 2.15; 1Co 10.321; 1Pe 3.2-4.
      13. Abstinência e Temperança Cremos na lei que regula o direito aos alimentos permitidos e declarados limpos, especialmente no que se refere às carnes, conforme o capítulo 11 de Levíticos. As referências às coisas imundas passam por toda a Bíblia, para orientar os fiéis na obediência à palavra soberana de Deus. Jó 14.4; Is 65.4; 66.17; 2 Co 6.17 e Ap 18.2.
      14. A Oração e sua Eficácia Cremos que a oração é o meio de o crente falar com Deus. É na oração que ele agradece, louva e suplica ao senhor, que lhe responde, o que é maravilhoso e benéfico ao crente que ora com fé naquele que tudo pode, Sl 69.13; Is 59.7; 1Rs 18.36-38. Embora a oração possa acontecer em várias circunstâncias e em momentos diferentes, Is 38. 2-5; Jn 2. 1, adotamos, para os trabalhos regulares e oficiais, a oração de joelhos, como forma de adoração e reverência, e em conjunto, Fp 2.10; Rm 14.11; At 20.35-36; At 1.14; 12.5.
      15. Cura Divina Cremos que Jesus pode curar as enfermidades, pois é promessa de sua palavra, Mc 16.18; At 4.30; Tg 5.16. A cura divina pode ser alcançada pela imposição das mãos, Mc 16.18, pela oração confiante, Tg 5.16, e pela unção com óleo, Tg 5.14, ministrada pelo pastor ou pelo presbítero. Há casos em que se manifesta os dons de curar 1Co 12:9.

      Continua...

      Excluir
    2. Continuação...

      17. Sábado, dia de Repouso Cremos que o sábado é o dia de repouso cristão, que foi abençoado e santificado por Deus, na criação, Gn 2.2. Na entrega da lei, no monte Sinai, o sétimo dia, denominado sábado, aparece como o dia abençoado e separado para o repouso do povo de Deus, Ex 20:8-11. A semana permanece, portanto, como formada na criação, composta por sete dias; logo, o sétimo dia continua sendo o dia de repouso. Em toda a Bíblia, não há nenhuma menção de mudança do dia de sábado para outro qualquer. Jesus confirmou a bênção da criação, dizendo: O Sábado foi feito por causa do homem, Mc 2.27, o que equivale a dizer: enquanto o homem existir sobre a face da terra , o sábado lhe será o dia de repouso.

      18. Distinção das leis Moral e Cerimonial Cremos que há distinção entre a lei moral e a lei cerimonial. A lei moral é composta por dez mandamentos, Dt 4.13, e foi escrita pelo próprio Deus, em duas tábuas de pedra, Ex 31.18. É chamada de lei perfeita, Sl 19.7, lei da liberdade, Tg 2.12, lei de Deus, Rm 7:22 e 25, a verdade, Sl 119.142; não é sombra, porque é chamada lâmpada e luz, Pv 6:23; foi guardada dentro da arca, que por sua vez, estava no lugar santíssimo do Tabernáculo, Ex 25.10-22; Lv 16.2. A lei cerimonial contem todas as instruções referentes ao trabalho do santuário, e, por ordem de Deus, foi escrita por Moisés em um livro, Dt 31.24, guardada fora da arca, ao seu lado, 25-26.Todos os regulamentos religiosos e festivos de Israel estavam nessa lei, que, por isso, é chamada lei de ordenanças, Ef 2.15; Cl 2.14-16. Era considerada sombra das coisas futuras, Cl 2.17; Hb 10.1; portanto, não se confunde com a lei moral. As duas aparecem nitidamente separadas, em I Co 7.19.

      19. Manutenção da Obra: "Dízimos e Ofertas" Cremos que o dízimo é uma determinação legal a todos filhos de Deus. Foi instituído para a manutenção do ministério eclesiástico, Num 18.21, como ordena a Bíblia: Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, Ml 3.10. O dízimo representa a décima parte dos proventos da pessoa. Dessa forma, o crente que é fiel entrega o dízimo em obediência à Palavra e numa forma de louvor e agradecimento a Deus. Já as ofertas são voluntárias, uma vez que o crente contribui segundo suas condições e o seu coração, 2 Co 9:7.

      20. Submissão às Autoridades e Liberdade de Consciência A Bíblia determina que haja submissão, por parte dos crentes, às autoridades seculares, Rm 13. 1-7, e às autoridades religiosas, Hb 13.7 e 17. A liberdade de consciência é um direito garantido a todo cidadão, pela Constituição Nacional. Isso garante ao Crente exercer a sua fé, sem constrangimentos ou censuras. A consciência cristã deve ser, também, praticada e respeitada, Dn 3.12-18; At 21.37-40; 22.25-29.

      21. O Casamento, o Lar e a Família Cremos que o casamento entre um homem e uma mulher é a base e a segurança da família, pois um lar não é feito de pedras frias da casa (o edifício), mas , essencialmente, de amor, compreensão, respeito, comunhão e submissão, o que só se pode conseguir numa família legitimamente constituída sob as bases legais e sob a bênção do Deus eterno. Por isso Paulo aconselha que todo casamento seja realizado no Senhor, isto é, conforme a vontade de Deus, 1 Co 7.39.

      22. O Ministério Eclesiástico Cremos que o ministério eclesiástico começou em Cristo, na escolha dos doze discípulos e, depois, dos setenta, Mt 10.1-6; Lc 10. 1-2. A escolha e a ordenação passou pelo ministério apostólico, seguindo, através da historia da igreja, até nossos dias, At 13.1-3; 1Tm 4.14; Tt 1.5.Cremos que há na Bíblia, dois graus de consagração: diaconato e presbítero, At 6.1-6; 1Tm 3.1,2 e 8-11; 1 Pd 5.1). Os títulos-pastor, missionário, evangelista e obreiro - dizem respeito à função e não ao oficio.

      Continua...

      Excluir
    3. Continuação...

      23. Imortalidade condicional Cremos que o homem é mortal por natureza. Na morte, ele permanece em estado de inconsciência, Ec 9.5, 10; IS 38.18-19; Sl 146.3 e 4, e só voltará à vida pela ressurreição, Jo 5.28-29; 1Co 15.51-54; 1Ts 4.15-16, quando, então, os justos herdarão a recompensa e receberão a coroa da vida, Lc 14:14; 2 Tm 4.6-8. Só quem possui a imortalidade inerente é Deus, 1Tm 1.17; 6.15-16.

      24. O Axioma da ressurreição Cremos que Jesus morreu em uma quarta-feira e ressuscitou três dias e três noites depois, período que terminou no sábado, ao pôr-do-sol, exatamente 72 horas depois que fora deposto na sepultura, Mt 12.40; 28.1-6. Esse assunto é bastante extenso; por isso damos aqui apenas o resumo do que ele encerra.

      25. A Segunda Vinda de Cristo Cremos no advento de Cristo; por isso, somos adventistas. Jesus cumpriu seu ministério terreno, Jo 17.4, morreu e ressuscitou, subindo ao céu, de onde viera, At 2.23-24; Mc 16.9 At 1.9. Voltará, em sua segunda vinda, para buscar os redimidos, salvos por ele, Jo 14.3; Fp 3.20; Hb 9.28, e essa vinda será visível e pessoal, At 1.10-11.

      26. A Ressurreição dos Mortos Cremos na ressurreição dos mortos, como declara Paulo, em Atos 24.14: “Tendo esperança em Deus, como estes mesmos também esperam que há de haver ressurreição de mortos, assim dos justos como dos injustos”. A ressurreição dos justos dar-se-á por ocasião da volta de Jesus, Lc 14.14; a dos ímpios, após o milênio, Ap 20.5. A morte, para o justo, é chamada de sono, pois ele acordará ao som da última trombeta, 1ITs 4.14-16.

      27. O Milênio Cremos que haverá um período de mil anos, chamado milênio, que acontecerá exatamente entre as duas ressurreições: começará com a ressurreição dos justos e terminará com a dos injustos, Ap 20.4-6. Durante esse período, a terra estará vazia e assolada, como o abismo, Jr 4.23-26; Ap 20.1-3. Os justos salvos estarão nos céus, Jo 14.1-3; Fp 3.20, ali realizarão o juízo dos ímpios e dos anjos maus, Sl 149.7-9; 1Co 6.2-3; Ap 20.4. Findo o Milênio, os ímpios ressuscitarão, Ap 20.7, e logo, empreenderão, sob o comando se satanás, a última batalha deles contra o povo de Deus; mas serão destruídos pelo fogo eterno e se tornarão cinza sobre a terra, Ml 4.3; Ap 20.9-10. Jerusalém, a cidade eterna, será colocada na terra renovada, para todo o sempre, Ap 21.1-7.

      28. O Juízo Final Cremos que todo ser humano passará pelo juízo divino, Sl 9.8; Ec 12.14, que será feito com base na santa e imutável lei de Deus, Ec 12.13; Tg 2.8-12. e esse processo determinará qual seja a recompensa de cada um, Rm 2.5-8; 2 Co 5.10.

      29. A Extinção do Mal Cremos que o mal entrou no mundo através da transgressão de nossos pais, Gn 3.17-18, e que o pecado e a morte passaram para toda a humanidade, Rm 5.12. Com a Volta de Jesus, tudo se acabará neste mundo. Assim, a causa do mal será eliminada e os seus efeitos serão cessados, Ap 21.4; 20.1-15

      30. A Nossa Terra: ‘‘Lar dos Remidos” Cremos que a nova terra será o lar eterno dos remidos do Senhor: promessa há, através da Bíblia, garantindo aos salvos esse lar de paz e vida eterna, Is 65.17-19; Is 35.1-10; 2 Pd 3.13; Ap 21.1; 22.1-5.
      Por ser uma igreja totalmente baseada na Bíblia pode ser chamada de a igreja sem mácula.

      Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Adventista_da_Promessa

      Excluir
    4. Faltou A DOUTRINA 16:

      16. Os Dez Mandamentos Cremos que a lei moral, contida nos dez mandamentos (Êxodo 20.3-17 e Deuteronômio 5.6-21), deve ser observada pelo crente em Cristo Jesus, Ec 12.13; Rm 2.13. Cremos que a Lei é eterna e não findou na cruz do Calvário, Mt 5.17; Sl 7-8. Ao contrário do que muitos ensinam, a morte de Jesus na cruz não anula a obediência aos seus ensinamentos. Dessa forma, a guarda aos dez mandamentos é a prova de que amamos a Deus, Jo 14.21; 15.10; 1Jo 2.4; 3.24.

      Excluir
    5. E se não rezam pela cartilha de Ellen White, como explica que tenham basicamente as mesmas doutrinas, inclusive o sábado.

      Sendo que os próprios do grupo do amigo atribuem as deiferenças entre as igrejas adventistas das demais protestantes às obras de Ellen White?

      O amigo então tem que se decidir se, para ti, os adventistas tiraram seus ensinamentos da bíblia ou dos livros de Ellen White, e não ficar nesta dúvida cruel sem saber qual teoria defender.

      A IASD assume Ellen White como sendo um profeta inspirado. Reconhecemos seus conselhos assim como o povo na época reconheceram a Neemias. Nem tudo o que foi revelado e aconselhado pelos profetas encontramos na bíblia, nem por isto, deixaram de ouvir as orientações de Deus em cada período da história.

      E a estes Deus teve dito as mesmas coisas que repetiu através da Sra. Ellen White, um profeta menor, devidamente inspirado, que defende a Bíblia e nos convence a seguir as leis ali escritas e a zelar por tudo que há escrito nas escrituras como sendo doutrinariamente válidas ainda para os dias de hoje.

      Como a guarda dos mandamentos que os amigos tanto desprezam.

      Excluir
    6. Chegastes a muitas conclusões hein senhor adventista? Apenas postei as doutrinas da "Igreja Adventista da Promessa". Acho que muitos descontentes deveriam visitá-la, pois muitos estão em conflito por causa de EGW, não é mesmo?

      Excluir
  7. Quem realmente percebeu a necessidade de se guardar o Sábado, a partir daquele movimento Adventista, não foi Ellen White, mas sim um Capitão da Marinha que fazia parte do Movimento Adventista de 1843/44 chamado: Joseph Bates.

    E de quem ele copiou este costume na época ?

    Resp.:Dos Cristãos/Batistas do Sétimo dia, que já guardavam o Sábado a mais de 200 anos antes. Podemos encontrar registros dos primeiros Batistas do 7º dia, desde 1617 na Inglaterra; e posteriormente tiveram um crescimento maior quando se estabeleceram também nos Estados Unidos, após o ano 1700.

    Ademais, consta que E. White só passou a se convencer sobre a guarda do Sábado a partir de 1846, após o seu casamento com Tiago White.

    Ora, que profetiza é essa, que precisa ser convencida por outros a respeito de "certas verdades", ao invés de ser ela quem deveria chamar a atenção do povo sobre a observância das leis de DEUS ?!

    Pelo visto, ela chegou bém atrasada !

    Logo, é falso a informação Adventista, de que são eles os "restauradores" da verdade do Sábado. Até porque "restaurar" significa "Restabelecer", ou seja, estabelecer novamente (recuperar algo perdido).
    Mas, como assim ? Se os primeiros destinatários do Sábado que são os Judeus, sempre observaram este Mandamento ? (com algumas exceções é claro). E também, temos conhecimento dos Batistas do 7º dia, ser observadores deste Mandamento desde 1.617 na Inglaterra (!?).

    Então, qual é a intenção da IASD, de se "apresentar", como sendo os "verdadeiros" restauradores do Sábado, mesmo conscientes de que esta afirmação, não é verídica ?!

    ResponderExcluir
  8. Pois é Joel, inclusive o Sábado segundo a calendário gregoriano, pode ser um SHABAT espúrio, veja no link:

    http://calendariolunissolar.blogspot.com.br/

    E Calendário segundo a tora, para o sexto mês hebreu(Lunissolar)...no link:
    https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/q71/s720x720/544825_3319842971509_1182096546_n.jpg

    ResponderExcluir
  9. olá sr. adventista, tenho dúvidas, não sou uma Expert na bliblia; tenho muita a aprender, tenho acompanhado seus muitos comentários a respeito dos contextos que na bliblia se encontram, então pensei se por gentileza vc poderia me explicar melhor a ligação da srª Hellen Wite com o espirito de profecia e a biblia, ainda nao consigo compreender muito bem esse assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula,

      Saudações em cristo jesus!

      Veja a explicação que responde parte de sua pergunta:

      O TESTEMUNHO DE JESUS É O ESPÍRITO DA PROFECIA

      DOUTRINA FUNDAMENTAL NÚMERO 18 DA IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA:
      (NÃO SERIA USURPAÇÃO?)
      O DOM DE PROFECIA
      Um dos dons do Espírito Santo é a profecia. Este dom é uma característica da Igreja remanescente e foi manifestado no ministério de Ellen G. White. Como a mensageira do Senhor, seus escritos são uma contínua e autorizada fonte de verdade e proporcionam conforto, orientação, instrução e correção à Igreja. Eles também tornam claro que a Bíblia é a norma pela qual deve ser provado todo o ensino e experiência.
      Razões bíblicas: Joel 2:28 e 29; Atos 2:14-21; Hebreus 1:1-3; Apocalipse 12-17; 19:10 |

      Aqui há um grande malabarismo com textos bíblicos para querer provar que TESTEMUNHO DE JESUS é o espírito de profecia de egw, contudo é O TESTEMUNHO DO PRÓPRIO JESUS E DE SEUS SEGUIDORES FIÉIS desde a era apostólica que é o verdadeiro ESPÍRITO DA PROFECIA.

      Veja bem, no livro do apocalipse, os textos sobre TESTEMUNHO DE JESUS:

      Apocalipse
      1.2 o qual atestou a palavra de Deus e o TESTEMUNHO DE JESUS CRISTO, quanto a tudo o que viu.
      1.9 Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus, achei-me na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do TESTEMUNHO DE JESUS.
      12.17 Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm O TESTEMUNHO DE JESUS; e se pôs em pé sobre a areia do mar.
      19.10 Prostrei-me ante os seus pés para adorá-lo. Ele, porém, me disse: Vê, não faças isso; sou conservo teu e dos teus irmãos que mantêm O TESTEMUNHO DE JESUS; adora a Deus. Pois O TESTEMUNHO DE JESUS É O ESPÍRITO DA PROFECIA.
      20.4 Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar. Vi ainda as almas dos decapitados por causa do TESTEMUNHO DE JESUS, bem como por causa da palavra de Deus, tantos quantos não adoraram a besta, nem tampouco a sua imagem, e não receberam a marca na fronte e na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos.

      veja bem! pelo livro do Apocalipse o testemunho de Jesus vem da época apostólica, tanto que João estava preso em Patmos por causa do TESTEMUNHO DE JESUS… MUITOS OUTROS FORAM DECAPITADOS POR TESTEMUNHAREM DE JESUS; Veja bem! a IASD surgiu depois de 1844, então não pode querer ter exclusividade do verdadeiro “TESTEMUNHO DE JESUS”, QUE É O ESPÍRITO DA PROFECIA”.

      Outra, quantos Cristãos no mundo hoje estão tendo seu sangue derramado, sendo martirizados por causa do NOME DE JESUS, OU SEJA, POR TESTEMUNHAREM DE JESUS….E pasme, são Cristãos de qualquer denominação ou de denominação nenhuma… São apenas simples Cristãos pobres em situação adversas no mundo muçulmano e Países como Coréia, China e outros; basta ver o mapa dos países que mais perseguem e matam Cristãos..

      Vale o ditado: “Aquilo que os olhos não vê o coração não sente.”

      Então pretender que O TESTEMUNHO DE JESUS seja algo exclusivo dos IASD, através dos escritos de Ellen G. White, extrapola o que diz a bíblia e menospreza o MARTÍRIO DE MILHÕES DE CRISTÃOS EM TODAS AS ÉPOCAS.

      O ESPIRITO DA PROFECIA QUE É O TESTEMUNHO DE JESUS, QUE querem(TEM A PRETENSÃO) de usurpar, dizendo tratar-se do ministério de Ellen G White, através de seus escritos.

      Continua...

      Excluir
    2. Continuando...

      Significado de palavras importantes para este texto:

      A CONSEQÜÊNCIA DA “PRETENSÃO” PODE VIR A SER A "USURPAÇÃO”, Veja O SIGNIFICADO DE DAS DUAS PALAVRAS:

      Significado de P R E T E N S Ã O
      s.f. Ato ou efeito de pretender.
      Aspiração infundada a talento, a honras, a consideração.
      Suposto direito a alguma coisa.
      Desejo ambicioso.
      Exigência.
      Vaidade, orgulho, presunção.
      Excessiva confiança em si próprio.
      pl. Impostura, bazófia, jactância; extrema vaidade; tendência exagerada e ridícula a inspirar conceitos que não merece.
      (Do lat. Praetensus)
      Sinônimos de Pretensão
      Sinônimo de pretensão: afectação, amaneiramento e pedantismo
      Fonte: http://www.dicio.com.br/pretensao/


      Significado de U S U R P A Ç Ã O
      Sinônimos: calúnia mesquinhez ciúmes inveja ROUBO DEFRAUDAÇÃO espoliação FALSIFICAÇÃO USURPAÇÃO extorsão chantagem ladroeira PIRATARIA depredação dilapidação exploração furto latrocínio malversação muamba pilhagem rapto ratonice rombo subtraçao mais…
      Relacionadas: usurpar usurpador mais…
      1. U S U R P A Ç Ã O
      Enviado por Érico Ramos (RJ) em 28-09-2008
      É uma ação forçada para retirar uma coisa de alguém, ou ainda, exercer sem qualquer legitimidade uma função.
      Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus (Filipenses 2:5-6)
      2. U S U R P A Ç Ã O
      Enviado por Viviane Arruda (MA) em 15-09-2008
      É uma ação forçada para retirar uma coisa de alguém, ou ainda, EXERCER SEM QUALQUER LEGITIMIDADE UMA FUNÇÃO. É um tipo de crime praticado com freqüência e através do recurso às novas tecnologias, umas vezes inadvertidamente, outras intencionalmente.
      Segundo o Art. 161 do CP, usurpação é a EXPLORAÇÃO TORPE DO CRÉDITO – parte integrante do patrimônio – em detrimento do que, compelido pela necessidade, recorre ao auxílio financeiro do onzenário, que, assim constrói sua fortuna sobre a ruína econômica de outrem.
      3. U S U R P A Ç Ã O
      Enviado por Dicionário inFormal (SP) em 07-05-2008
      Ato ou efeito de usurpar. Aquele que se apodera de algo por meio de violência, OU NÃO.
      Ele usurpou o cargo do chefe.
      OU, ela usurpou o namorado da melhor amiga.
      Fonte:
      http://www.dicionarioinformal.com.br/usurpa%C3%A7%C3%A3o/
      OBS:
      Minha a colocação de algumas palavras em maiúsculo…
      Postado por Cristão Livre às 20:24

      Fonte do texto acima - http://www.adventistalivre.blogspot.com.br/2012/06/o-testemunho-de-jesus-e-o-espirito-da.html

      Excluir
    3. Olá amiga paula fernanda, é uma satisfação tê-la conosco.

      Alguns textos introdutórios:

      "Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo." 2 Pedro 1:21

      Profetas e profecias sempre foram algo presente em toda a história do povo de Deus e a importância primordial de se ter profetas entre o povo de Deus encontramos em:

      "Onde não há revelação divina, o povo se desvia; mas como é feliz quem obedece à lei!" Provérbios 29:18

      Os profeta tem uma ligação direta com a Lei de Deus, portanto estes vêm para lembrar ao povo de Deus as leis do Senhor. E a Bíblia nos diz sobre o período do fim:

      Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. João 14:26

      Para entender sobre o que Jesus falava, leia todo o capítulo 14 do livro de João.

      Vemos então que os profetas têm ligação direta com o Espírito Santo, a Pessoa que inspira tais pessoas, no que se refere à lembrar o povo em cada período da história sobre a Lei de Deus.

      Vimos então sobre Profecia, Profetas, Lei e Espírito Santo.

      Quando Jesus disse que nos enviaria um consolador, que nos faria lembrar de todas as coisas, estava se referindo do SEU testemunho, segundo lemos em João 14. Ou seja, quando este consolador falasse, estaria testemunhando de Jesus.

      Então lhe mostrarei o que talvez seja o elo que falte em seu entendimento:

      Jesus sempre foi o intermediário entre Deus e o homem, então, em todas as vezes que havia uma revelação direta da parte de Deus à seus profetas, o testemunho, segundo o qual o Espírito Santo inspirava seus profetas, provinha de Jesus. Assim o testemunho de Jesus era passado para os profetas.

      Por isto a Bíblia se refere ao espírito de profecia como sendo o Testemunho de Jesus, porque é o meio pelo qual Deus sempre utilizou para passar recomendações à seu povo.

      "E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia." Apocalipse 19:10

      E nem por isto este testemunho perde a característica no tocante à Lei:

      O qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto. Apocalipse 1:2

      Toda esta linguagem que encontramos nos apocalipse serve para dizer apenas uma coisa, de que assim como na antiguidade o povo de Deus sempre contava com profetas entre eles, assim também ocorreria no tempo dito pelo Apocalipse.

      Ou seja:

      Teríamos profetas entre nós, enviados da parte de Deus, inspirados pelo Espírito Santo, trazendo o testemunho de Jesus e nos lembrando de tudo quanto havia sido escrito na Lei.

      Todas estas qualidades citadas acima é resumida em um termo que encontramos na Bíblia que consiste em, Espírito de Profecia.

      (...)

      Excluir
    4. Deste modo, quando a Bíblia nos diz que haverá um povo que tem o testemunho de Jesus, como em Apocalipse 12:17 e Apocalipse 14:12, está apenas nos dizendo que tal povo teria um profeta entre eles, atuando segundo aquele propósito firme e específico delineado pelas escrituras, nos apresentando a Lei e a pessoa de Jesus Cristo.

      Os adventistas Crêem que Ellen White foi uma dessas pessoas escolhidas para fazer este trabalho, porque, possui obras construídas segundo o perfil delineado pelas escrituas. Infelizmente é a úncia que, até agora, os adventistas reconhecem como sendo uma profeta verdadeira, pelo fato de ser a única em nosso tempo, cujas obras não tratam de revogar, nem o atigo, nem o novo testamento.

      Também porque suas obras se harmonizam com a Bíblia de forma integral. As explicações de Ellen White estão sempre acompanhadas de versos Bíblicos, à partir dos quais tirou suas afirmações, bem como explicações detalhadas de certos trecos difíceis da Bíblia.

      Mas o fator primordial que testemunha acerca de seu dom, são as revelações acerca de fatos históricos e a existência de respostas para uma vasta quantidade de dúvidas que até então os cristãos não conseguiam explicar.

      A Bíblia então é explicada em seus mínimos detalhes.

      Ou seja, enquanto outros candidatos à profetas modernos como Maomé, Joseph Smith e Alan Kardek impõem uma obra em substituião ao antigo Testamento ou ao novo Testamento ou a Ambos, de forma contrária, Ellen White se dedica a colocar TODA a Bíblia em evidência, sem tirar ou acrescentar qualquer livro à ele.

      A Bíblia que Ellen White utiliza é a mesma que temos hoje, nada de livros apócrifos, nem outra fonte de inspiração senão a Bíblia que estamos acostumados a ler.

      Ellen White nos ensina a examinar tudo segundo as escritura e a adequarmos nossa vida segundo os princípios bíblico, levando em consideração o contexto apresentado por Jesus e a SUA vontade para os tempos em que nos encontramos hoje.

      Então respondendo resumidamente à pergunta da amiga:

      A Bíblia aponta para o Espírito de Profecia, Ellen White manifesta o Espírito de Profecia, que por sua vez, aponta novamente para a Bíblia.

      Ellen White foi portanto, apenas mais um profeta menor, encarregado de fazer as mesmas coisas que os profetas faziam antigamente, entregar orientações da parte de Jesus aos filhos de SUA igreja, de forma a ajudá-los a passar por este período conturbado de descrença e falta de esperança, onde a igreja se mostra confusa e divida, sem, aparentemente, ter quem os guie de volta à unidade na vontade de Deus.

      Seus escritos hoje não encontram nem mais, nem menos dificuldades de aceitação do que encontravam as palavras dos profetas de antigamente. A diferença é que hoje as orientações são passadas através de livros, perpetuando-se através dos tempos, ao invés de serem transmitidos apenas de boca-a-boca como era feito na antigüidade.

      Excluir
    5. A obra resultante, sim é especial, pois vem para restaurar, tanto a fé, como o estilo de vida original em que viviam o povo de Deus na antiguidade. Nisto se encontram as revelações mais surpreendentes sobre as mais diversas áreas do conhecimento humano, como medicina, psicologia, educação, alimentação. Enfim suas obras são completas, atendendo à todas as necessidades de cada cristão do mundo moderno. Obras literárias de valor inegável, apreciada e lida por muitos médicos, educadores, nutricionistas, psicólogos e sobretudo, por cristãos.

      Excluir
  10. Minha cara, me desculpa a intromissão, mas os escritos de Ellen White está ligado a muitas outras coisas, menos ao Espírito de profecia e as Escrituras ou a verdade.
    Por exemplo, isto que chamam "espírito de profecia", tem uma ligação direta à muitos plágios, à Fraudes (desonestidade); à muita cegueira por parte dos seus adeptos; e principalmente, à muito lucro por parte da Instituição Adventista, que são os primeiros a defendê-la, por ser os mais "interessados" na propagação dessas literaturas; por causa do resultado que isso proporciona:

    -Primeiro: O lucro que vem da compra desse "material" (e que convém aos chefes).

    -Segundo: A alienação mental completa dos membros em relação à Instituição Adventista; ou seja, através destes escritos, os "fiéis" mantém viva a falsa esperança de que são os supostos "Remanescentes".

    Então, esse é o "espírito" que está por detrás desta "obra", bem como por detrás dos interesses da liderança maior (Conferência Geral/Estados Unidos), de onde se originou esta crença.

    Esta, é infelizmente, a triste realidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Joel, poderia me explicar melhor quando o senhor diz, que os escritos de ellen white está ligado á muitos plágios e fraudes? que fundamentos o sr. para tal afirmação?

      Excluir
    2. Sra.Paula, fundamento e provas é o que não falta contra esta obra atribuída à sra. White, e que diz ter teria recebido por "inspiração Divina", na realidade é uma "mescla" de obras alheias + uma boa parte "parafraseada" de assuntos da própria Bíblia; e até plágio de "Poemas Épicos" (Ficção) nessa "Obra" supostamente Inspirada.

      Mas, pelo "tom" da tua pergunta, se percebe que é mais uma adepta desses escritos. E caso seja mais uma fiel leitora dela com um certo grau de fanatismo por tais escritos, logo, seria quase que inútil eu ficar aqui apresentando provas e mais provas sobre isto; porque alguém nestas condições certamente duvidaria até mesmo de um Anjo, caso este viesse para avisar. Isto, é mais que notório no meio Adventista.

      Então, se tiver interessada em saber a verdade, investigue; cave fundo. Pois o volume de literaturas de fontes confiáveis que existe sobre isto, é assustador.

      Agora, se não quiser se decepcionar com o resultado de uma possível investigação; então deixe como está; fazendo de conta que os livros de Ellen White são autênticos. Ademais, causaria uma certa estranheza caso alguém nunca tivesse ouvido pelos menos falar sobre essas fraudes.

      Contudo, mesmo que não houvesse provas da falsificação dessas literaturas, um estudante com o mínimo de conhecimento Bíblico, logo vai perceber que a linha de raciocínio traçada por ela, são desconexos. Além do exagero no emprego de idéias para expôr certo tema. Comportamento bém característico de quem delirava muito. Ou seja, "Viajava na Imaginação".

      Por exemplo, todas aqueles absurdos que E.White descreve sobre supostos acontecimentos antes e depois da falsa "queda" de Satanás; boa parte ela retirou do "Poema Épico": O paraíso perdido de John Millton. Um escritor Inglês que viveu no século XVII. Veja:

      Vou colocar aqui só uma pequena amostra:

      Em 1667 John Milton, autor da obra fictícia LOST PARADISE escreveu:

      -"Satanás e seus asseclas do mal se reúnem em uma reunião concelho para planejar seu trabalho contra Deus..."

      Agora, veja o "plágio" astuto que Ellen White escreve sobre o mesmo tema, dizendo que, depois que Satanás foi expulso do céu ...Ele consultou com os seus anjos, e um plano foi colocado para trabalhar ainda contra o governo de Deus.

      Esta declaração e muito mais, encontrava-se repetida em livros como: Primeiros Escritos, O Grande Conflito, O DTN, Patriarcas e Profetas e etc.
      cont..

      Excluir
    3. Outro: John Millton escreveu:
      "Jesus vai ao Pai a oferecer-se como um sacrifício para a salvação do homem. O Pai aceita o sacrifício e glória e honra concede para o Filho"

      Ellen White:
      "Ela também descreve, que: "assistida" pelo Anjo, VIU Jesus a aproximar-se do Pai para oferecer a Si mesmo em favor do homem. E segundo ela, depois de muito "esforço e muita luta", então o Pai aceita a oferta filho."

      -O intrigante, é que nenhum profeta verdadeiramente inspirado, sequer escreveu alguma coisa nem parecido com isso que ela descreve. Talvez a intenção dela era atrair a curiosidade dos desavisados, que pela ignorância pudesse ver em tais escritos algo de muito extraordinário; e obviamente seriam (e ainda são) alvos muito fáceis de ser enganados. Isto, sem falar que segundo, era constantemente acompanha por um Anjo. É outra idéia que não faz sentido, comparado à forma de DEUS tratar com os Profetas do "A.T".

      Outra "Imaginação Fértil" - Escreveu E.White:

      "Santos anjos, muitas vezes visitaram o jardim, e deram instruções a Adão e Eva sobre o seu trabalho e também ensinou-lhes sobre a rebelião e queda de Satanás Os anjos advertiram-os de Satanás e os advertiu a não se separarem um do outro em suas atividades, pois eles poderiam ser colocados em contato com este Inimigo caído"

      -Este é outro exemplo de "delírio" dela, tirado das Ficções de John Millton. Pois não há qualquer informação Bíblica, que eles encontravam-se separados no momento do "comer do fruto". Muito pelo contrário, as melhores Traduções Bíblicas indicam que eles estavam juntos.

      Obs.:A idéia de uma separação entre Adão e Eva não é bíblica e foi imaginado por Milton no Livro 9 do seu "Conto fictício do Éden."

      Todavia, os pastores "adoram" fazer seus sermões baseando puramente num conto. Quantas e quantas vezes, eu assisti pastores Adventistas e outros também, pregarem exatamente igual ao POEMA ÉPICO de John Milton. E o que é bem pior, "distorcendo" a verdade das Escrituras Sagradas, em prol de idéias estranhas. Fazendo acréscimos à Palavra de DEUS.

      Excluir
    4. Sr joel, não. eu nao sou uma fanatica, mas é que esse tema que trata de ellen white ainda nao tenho muita compreensão e o que procuro aqui é que de uma forma resumida eu possa enteder. Se os escritos de ellen white são plágios e fraudes como o sr mesmo diz, fiquei pensando se os adventista que procuram se basear na biblia, não saberiam disso?

      Excluir
    5. Ouça uma de suas obras, narrada pela voz de Cid Moreira, o livro não é longo, então não lhe tomará muito tempo:

      http://www.youtube.com/watch?v=Po89RxoqOFs&list=PL5CBE0CAEF612510A

      Excluir
    6. Então, Paula Fernandes; eu também vivenciei o mesmo que você e milhares de Adventistas ainda estão vivenciando. Já passei por esse dilema; pois fiquei por mais de 20 anos exatamente assim, ou seja, fiquei todo este período dentro da IASD "pensando" e acreditando "piamente" em tudo que os "Mestres" diziam ser toda a verdade. Principalmente, em se tratando dos escritos de Ellen White. Até que tive os olhos abertos.

      Mas, o grande problema de muitos, está exatamente na questão do "pensar ou achar", que tudo que houve dos púlpitos, é sinônimo de toda a verdade. Ao invés de fazer uso de sua racionalidade dada pelo Criador, o que fazem é "terceirizar" as razões de sua Fé. Isto é, ao invés de buscar preferem apenas "assimilar".

      É como bem diz um sábio provérbio: "O ACHAR é a mãe de todos os erros".

      O grande problema, e que, quando alguém passa a fazer parte de alguma Denominação Religiosa com toda sua "sinceridade", e se submete a todos os seus ensinos sem nunca confrontá-los com as Escrituras, e principalmente quando "apostam" toda a sua confiança nos líderes; então significa que tal pessoa dificilmente irá "questionar" alguma coisa, porque a sua mente já está sendo CONDICIONADA a crer em tudo sem duvidar.

      E obviamente, estará pensando estar 100% "seguro" para que tenha algum tipo de desconfiança e decida proceder uma investigação mais profunda sobre quaisquer assuntos Escriturístico.

      Infelizmente, para estas pessoas, a palavra "Prudência" já ficou no esquecimento.

      Se acaso os Adventistas procurassem se basear puramente na Palavra de DEUS, segundo a tua opinião, nesse caso a maioria deles já teriam se deparado com "enes" disparates de Ellen White em relação às escrituras dos verdadeiros profetas. Mas, não é bem isso que ocorre.
      cont..

      Excluir
    7. Bém, você disse que quer entender Ellen White de uma forma resumida, não é ?

      Ok, então preste atenção: Deut. 18:20 diz: "Porém o profeta que presumir SOBERBAMENTE de falar alguma palavra em Meu nome, que Eu não lhe tenho mandado... o tal profeta morrerá".

      Este é um dos versos que pode ser perfeitamente aplicado a ela. Pois, para quem não sabe Ellen White profetizou falsamente acerca de Jerusalém.
      No Livro Primeiros Escritos pg 75, ela escreveu: "VI QUE A VELHA JERUSALÉM JAMAIS SERÁ RECONSTRUÍDA...". Nesta página, ela estava reprovando a atitude de alguns de sua época que, segundo ela, tinham a intenção de ir a Jerusalém pregar sobre aquele anúncio da iminente volta de Jesus (O que não ocorreu). E ainda diz que esses estavam sendo enganados por Satanás.

      Quer dizer então, que aquela mensagem estava "restrita" somente aos "Patrícios" dela, ou seja, os Norte-Americanos ? (para pensar)

      Mas, voltando ao assunto, a profecia dela falhou "espalmadamente". Veja que E.White faleceu em 1915; Mas a partir de 1948 pela decisão da ONU, foi criado um Novo Estado de Israel e boa parte dos Judeus voltaram da dispersão para a sua Terra natal. E Jerusalém foi "Reconstruída" novamente. Exceto o Templo, pois é parte de profecias futuras. Jogando por terra a falsa "visão/predição" de E.White.

      Ademais, sabendo que a sra. E.White "recheou" os seus livros de obras de outros, e até de escritos Fictícios, como de fato está provado que fez, então, como ela e/ou a Liderança Adventista poderiam ainda continuar atribuindo a ela o título de "Profetiza" ou Mensageira do SENHOR ? Ainda mais, quando a Bíblia diz claramente que basta uma só palavra falsa para desmascarar um pretenso profeta !?

      Vale lembrar que os próprios Teólogos Adventistas citam Mateus 7:16 para apoiar as suas pregações; sendo que este texto é usado por eles para identificar o verdadeiro do falso Profeta:

      Mat. 7:16 Diz: "Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?"

      Então, a pergunta é: Os frutos produzidos por E.White como: A sua conduta, falsas declarações, apropriação indevida de obras alheias e Falsas profecias; a coloca em que "situação" segundo a Palavra de DEUS ?
      -Será que alguém assim pode ser considerada uma Mensageira do SENHOR ?

      E as coisas complicam ainda mais, porque ela mesma escreveu que cada palavra de seus escritos seria de origem e inspiração Divina. Então, o que é isto senão, BLASFÊMIA PURA ?!

      Outro fator importante, é que muitos tomam os escritos dela como uma "luz menor" (como dizem), mas esta suposta luz está repleta de idéias que na luz MAIOR (As Escrituras) elas sequer são sugeridas; mas são acréscimos estranhos e vergonhosos que ela atribui à Inspiração de DEUS; e que inclusive são desses escritos a crença do "pseudo" Grande Conflito e outras Superstições.

      Portanto, ao invés de você querer obter de "terceiros" um resumo sobre a pessoa e obra de EGW, o mais sábio e "prudente", seria que você mesma fizesse uma investigação minuciosa e chegasse a tua própria conclusão; para não cair no mesmo erro daqueles que só escutam e concordam. Ou como outros que desacreditam sem antes investigar.

      Eu não estou aqui para te convencer, mas para te alertar. E a decisão em favor ou contra a verdade, é exclusivamente tua.

      Fique na paz do Altíssimo.

      Excluir
    8. Amiga paula fernanda, peço desculpas pelo amigo Joel. Peço que não leve em consideração suas atitudes, algumas vezes ele fica assim, passando do ponto. Ele está melhorando, mas é algo gradativo, peço então que a amiga tenha paciência.

      Excluir
    9. Bem Paula Fernanda, Esta é uma acusação bastante tendenciosa dos críticos. Se eu disser para á amiga, que á “MANGA É AMARELA” creio que vai ficar um pouco complicado entender á que manga estou me referindo.
      Portanto além de recorrermos ao contexto imediato temos também que recorrer ao contexto amplo de tal citação.

      Portanto recomendo á amiga para não lê os livros de Ellen G. White, mas que se possível estude, pois ele requer mais atenção.

      Eis o resumo e logo a baixo a sua fonte:

      Quando Ellen White se referiu à Jerusalém que jamais seria reconstruída, se refere ao TEMPLO e a restauração do sacerdócio judaico, com a arca da aliança encontrada e posta no seu devido lugar. Ela se refere “a alguns que estão em grande erro, pois querem ir à cidade”. Acreditam “que tem uma obra a ser feita ali” e diz que isso é inútil, pois levaria tempo e recursos demais para fazer uma obra que Deus não pediu. O que Deus pediu é que tempo e recursos financeiros sejam investidos na obra do terceiro anjo e não em voltar a Jerusalém. A Crítica de Ellen White nessa passagem de Primeiros Escritos foi aos movimentos que dizem que “devemos voltar a Jerusalém”. Hoje esse movimento é conhecido como DISPENCIONALISMO e se tornou famoso pela série de livros “Deixados para trás”. O objetivo desse movimento é reconstruir o TEMPLO e deixou de ser uma ideia religiosa, para se tornar uma ameaça mundial. A reconstrução do templo necessita da destruição da mesquita que está construída em seu lugar e isso causaria a revolta de um bilhão de muçulmanos. Reconstruir a VELHA CIDADE importa em remodelar toda a cidade atual, expulsando os Palestinos em definitivo. Enquanto o povo de Deus se esforça para pregar a mensagem do terceiro anjo, os evangélicos dispensacionalistas se esforçam em construir o Templo e a Antiga Jerusalém, o que poderá causar a grande crise final do mundo.

      Como os leitores de Ellen White entenderam essa afirmação? Que não havia luz no ensino popular da “era vindoura”, que não há importância bíblica na volta dos judeus à Palestina, que Jerusalém nunca seria reconstruída no período de um milênio futuro. Ela não falava sobre a possível reconstrução política de Jerusalém, mas de uma reconstrução profeticamente importante da antiga Jerusalém. Continuar pensando daquela maneira enfatizava ela, era mergulhar mais uma vez nos enganos de Satanás e afastar-se da verdade presente.

      http://centrowhite.org.br/perguntas/perguntas-sobre-ellen-g-white/respostas-as-criticas-do-ex-pastor-adventista-simmy-kleivland/

      http://centrowhite.org.br/perguntas/perguntas-sobre-ellen-g-white/predicoes-nao-cumpridas/

      Gentilmente:

      Gênes Soares.

      Excluir
    10. Paula Fernanda, é como já disse a você, examine esses assuntos você mesma e chegue a tua própria conclusão, se realmente estiver procurando a Verdade. Mas, não pare por aí; procure confrontar com as Escrituras para saber se há nela algum apôio para aquilo que você está examinando.

      Bém, certas conclusões são bem óbvias, isto é, os defensores de EGW sempre fazem um esforço "escomunal", e se levantam em favor desses escritos para não admitirem a NÃO autenticidade de tal obra.
      Quando alguém se esforça decentemente em prol de uma boa causa, é muito positivo, mas quando essa pessoa distorce, inventa, e faz "inserções" ao texto para conseguir o seu propósito; está agindo com desonestidade e consequentemente "encobrindo" um erro.

      Tem gente que tem um "vício" de fazer conjecturas descabidas sobre quaisquer situações, acrescentando "pensamentos" que definitivamente não fazem parte do Contexto que está sob análise. Pois foi exatamente isto que fez o sr. Gênes.

      Veja bém, qualquer criança que ler as opiniões expressas de E.White no livro P. Escritos pg. 75, irá perceber que ela não está falando de outra coisa, senão, da Cidade de Jerusalém, e sequer sugeriu alí qualquer referência a reconstrução de TEMPLO. Outra coisa, dizer que E. White estava fazendo menção a outros movimentos, é um "disparate" e tanto. Pelo fato de que ela está "discordando" que os recursos destinados àquela mensagem, fossem "estendido" também à pregação em Jerusalém, como queriam alguns do próprio movimento Adventista.

      Do contrário, como poderia alguém se meter em administrar recursos (dinheiro) alheio ? Seria como se a Igreja Adventista se metesse na Administração da Igreja Católica. Logo, não há sentido algum nessa "defesa" do sr. Genes. Não tem nexo.

      Portanto, Ellen White em hipótese alguma teve a intenção de falar sobre (contra):
      Reconstrução política, ou Templo, ou Remodelar a Cidade, ou Expulsar os Palestinos (como foi dito tendenciosamente). Mas ela disse "literalmente" que VIU (teve uma Visão) que Jerusalém (Cidade) jamais seria RECONSTRUÍDA.

      Mas, já que o sr. Genes textualmente afirmou que na "verdade" a sra.White estava falando de uma "Reconstrução profeticamente importante da antiga Jerusalém"; então a situação piora mais um pouco.

      Vejam bem, que esses "fãs" ao tentarem defender algo "indefensável" se coloca contra a própria Escritura por falta de conhecimento "sólido". Porque, se E.White tratava, nesse caso, da "Reconstrução Profética", ou seja, duvidando da Restauração futura de Jerusalém, então o equívoco dela é maior ainda e falou contra DEUS. E Porque ?

      Bém, para quem ainda desconhece as profecias Messiânicas, quero lhes informar que o Templo será o "PENHOR" da verdadeira Nova Aliança (Era de PAZ Messiânica). Isto é, a era Messiânica tem tudo a ver com o Templo Sagrado. Pois, a sua existência é parte "inseparável" da profecia. Logo, não resta dúvida que ele será reconstruído. E a ocupação de Jerusalém por outros povos, e nem a presença da Mesquita no lugar do Templo, representará algum "empecilho" para que a profecia seja cumprida.

      Foram os próprios Profetas que, inspirados por DEUS, predisseram a "reconstrução" do Templo; e não tem absolutamente nada a ver com "dispensacionalismo" Cristão.
      cont...

      Excluir
    11. Em Isaías cap. 2 está dito: (vs 2) "Nos últimos dias, acontecerá que o monte da CASA (Templo) do SENHOR será estabelecido no cimo dos montes... e para ele se afluirão TODOS os povos"
      (vs 3) "Irão muitas Nações e dirão: Vinde e subamos ao monte do SENHOR e à CASA do DEUS de Jacó... porque de Sião sairá a Lei e a palavra de SENHOR de JERUSALÉM".

      Ou seja, muitos dos Gentios (Nações) reconhecerão e buscarão o DEUS de Israel em Jerusalém. E não o contrário como pregam esses apologetas com idéias antissemíticas.

      Ezeq. 37:26-28 diz que: "Deus fará uma Aliança de PAZ perpétua com ISRAEL. E o Seu SANTUÁRIO será estabelecido para sempre no meio deles, e eles (os Judeus) serão o Seu povo."

      Vejam a clareza da Profecia: "As Nações saberão que EU sou o SENHOR que Santifico a ISRAEL, quando o Meu SANTUÁRIO estiver PARA SEMPRE no meio deles". Ezeq. 37:28.

      Mesmo que as profecias apontam claramente para a Restauração final de Israel, muitos ainda ignoram; porque já foram "catequizados" pelo Teólogos Cristãos, de que os Judeus perderam a última chance de ser povo de DEUS, por ter supostamente rejeitado o Messias. Isto, é o que "pensam".

      Mas, as profecias, ao contrário do que pregam, estão "gritando" que Israel está "indubitavelmente" de acordo com a Profecias em aguardar esperançosos a vinda do SEU Messias. Tentem compreender que o Rei Messias de Israel e também predito pelos Profetas, não é o mesmo dos Cristãos.

      Portando, se pretendem ter a verdade, examinem corretamente as Escrituras (V.T) ao invés de insistirem em falar pelos "Cotovelos".

      Zac. 14:9 (Período Messiânico): "O SENHOR será Rei sobre toda a terra; naquele dia, UM só será o SENHOR, e UM só será o Seu nome." (aqui não há lugar p/ a suposta trindade, que é mais uma vez descartada neste texto).

      Até mais.

      Excluir
    12. Que comentário "CÍNICO" este que vc postou em 20 de Agosto às 12:00h, não é mesmo Sr. Adventista ? Aliás, é só + um. Pedir desculpas por mim ?

      Está querendo enganar a quem com essas tuas dissimulações, sr. Adventista ?

      Continua achando que os teus "argumentos" convencem em alguma coisa ?

      Excluir
    13. Sim convencem, o amigo está derrotado, veja:

      http://novotempo.com/videos/bibliafacil/?video=151

      Ninguém pode com Cristo.

      Excluir
    14. Ah, é mesmo ? Não brinca !
      O que chamam de "Bíblia Fácil" é o velho e falho método da manipulação de texto. Pode também ser chamado de "Teologia colcha de Retalho". Onde se "arranca" um verso de diferentes contextos para supostamente fundamentar uma doutrina. NADA a ver.

      É uma metodologia bém fraquinha, pois não tem sustentáculo nenhum. Além do mais, quaisquer assuntos do "No Testamento" requer um malabarismo terrível por parte de quem está expondo determinado tema; porque os seus próprios autores não chegaram a nenhum consenso em suas exposições, e acabaram desmentindo um ao outro.

      E como se não bastasse, o pastor/apresentador contradisse o próprio texto inicial (Heb. 9:27); onde o autor de hebreus não tinha em mente uma 2ª morte. Não se trata aqui de discordar ou concordar com o autor. Mas o que estou dizendo, é que a afirmação dele é categórica: "Ao homem está ordenado a morrer UMA SÓ vez, e após isso, o juízo. "Uma só" nesse texto, é uma só mesmo e "ponto final", e não 2 e nem 3 como ensina a IASD baseado em Apoc. 1:7.

      Ou seja, o referido texto não apóia a afirmação inicial do pastor, pois contradiz os demais textos que trata do mesmo assunto.

      Outra coisa: Citar o texto de Daniel 7:10 para fundamentar esse estudo, é ser no mínimo "sem noção". Porque esta passagem não tem nada a ver com o assunto abordado. Pois nesta passagem de Daniel, tratou-se do Julgamento das Insolências do "Chifre Pequeno".

      Como é cruel este "artifício" de isolar versos de seus contextos mais amplos.

      E o que é bem mais intrigante neste ensino, é que, ao mesmo tempo em que crêem em uma suposta expulsão de Satã do Céu e que segundo pregam, ele teria sido vencido na "Cruz"; contudo, não chegam a lugar nenhum; pois ensinam que haverá um Tribunal Celestial e alí estará presente nada mais nada menos que o Diabo de "novo", e ainda com a função de Acusador !? Ou seja, um Ser que fora expulso de lá e vencido cá, ainda terá a autoridade de fazer acusações diante de DEUS ?!

      Que contra senso !

      E o que é pior, os pecados que são por nós confessados, e que o próprio DEUS garante esquecê-los para sempre, a Teologia Adventista contradiz a DEUS e afirmam que tais pecados continuarão ainda constando em livros. Parece que esse Deus não é Onisciente, porque tem que fazer algumas anotações constando que tal pecado foi ou não perdoado, para não haver confusão na hora do julgamento. MISERICÓRDIA !!

      Onde está isto na Bíblia, se não nas invencionices da "profetiza" ?
      Então é com este "álibi" que você espera derrotar alguém, sr. Adventista ?

      Esse ensino ao invés de instruir, complica, e pode dar até câimbras no cérebro de quem pretende entendê-lo. Pode-se perceber um montão de "Interrogações" na cabeça dos pobres alunos, porém, acabam concordando com os disparates, e saem dali "achando" que receberam a verdade.

      Que pena !

      Excluir
    15. Amigo, Joel, caso não tenha percebido, as pessoas deixaram de postar comentários neste espaço. Se o amigo tivesse um pouco de consciência, saberia o motivo. Sei que o amigo imagina que esteja "por cima da carne seca" com suas observações voltairianas acerca dos assuntos, mas infelizmente, a realidade é bem diferente.

      Sei que o amigo imagina que as pessoas estejam "fugindo e se escondendo" diante dos argumentos que o amigo crê fazerem sentido, ou envergonhadas, por se depararem com suas magníficas explanações.

      Mas devo ser franco para com o amigo.

      O amigo precisa se tratar e procurar um bom especialista em desvio de personalidade, porque o amigo tem deixando o demais participantes perplexos e sem jeito de argumentar, pois o amigo tem agido de uma forma que foge da conduta comum.

      Acaso o amigo conversa com as pessoas com quem interage no dia-a-dia da mesma forma com que tem feito aqui? Se o amigo considera normal o modo como tem tecido seus comentários é bom que trate de se auto-analizar, pois está passando uma má impressão aos demais participantes à seu respeito.

      Se as pessoas pensarem que o amigo não está fazendo pleno uso de suas faculdades mentais, ninguém mais irá se dispor a sequer conversar ou contestar o amigo. Já ouviu falar que com louco não se discute?

      Serei mais sincero, para que o amigo perceba, na realidade, o que está fazendo.

      É impossível manter um diálogo com vossa pessoa, pois o amigo trata apenas de despejar suas própria credulidade e não dá abertura para uma conversa saudável. Qualquer pessoa tem receio de conversar com o amigo, mas não é pela sua "eximia capacidade de ser incontestável", é receio mesmo, o mesmo receio que alguns tinham em conversar com um outro antigo participante deste blog, de nome Adailton..

      Deixei de dialogar com o amigo para privar-me da responsabilidade de promover um mal maior ao amigo. Não é de minha vontade lhe causar qualquer tipo de prejuízo à vossa consciência.

      Mas devo alertar a oamigo, que a instigação através de comentários é normal, entretanto quando isto se torna algo crônico, de forma que não se volta mais à forma serena de dialogar, isto pode demonstrar um problema sério e que não deve ser ignorado.

      (...)

      Excluir
    16. O amigo deve se lembrar que todas as pessoas são dignas de respeito e que o amigo não tem o direito de assediar moralmente quem quer que seja. Sei que isto pode ocorrer, até sem percebermos, mas quando isto se torna uma realidade da qual a pessoa assediadora não consegue se livrar, pode chegar ao ponto de ficar preso à este engajamento obcessivo.

      O amigo deveria se lembrar do que o irmão Felipe havia dito ao amigo, aquilo era para o seu bem. O amigo pode imaginar que o problema esteja em todas as demais pessoas que procuram interagir com o amigo, julgando-as nescias, ou desprovidas da perfeita razão, mas já parou para pensar se, talvez, o problema esteja no amigo?

      Com estas atitudes, na vida real as pessoas se afastariam de você e aqui neste blog não tem ocorrido de forma diferente.

      E antes que o amigo desenvolva algum pronto raciocínio a fim de jogar a razão dos fatos, novamente à favor da vossa pessoa, lembre-se de que estará apenas continuando a repetir o que o amigo tem feito já a algum tempo, bem como aquilo ao qual lhe alertei. Ninguém aqui faz questão de estar com a razão, mas de cada um compartilhar as suas razões, de forma saudável e equilibrada.

      Desta forma, o querido amigo não é obrigado a estar sempre com a razão, ou ter sempre uma opinião melhor a fim de estar acima das demais pessoas para se sentir bem. Se nossas palavras forem egoístas a fim de causar o bem somente a nós mesmos, jamais poderemos ser chamados de filhos de Deus, porque Deus sobretudo é amor.

      Não devemos pretender que as outras pessoas façam a nossa própria vontade, mas devemos respeitar a vontade que cada uma escolheu.

      Pense no que eu lhe disse e pense no modo como irá me responder, porque então saberei se o amigo é de fato a pessoa com alguma dose de inocência que descrevi neste comentário, ou aquela que descrevi cerca de uma semana antes de o amigo aparecer aqui neste blog, e o amigo se lembrará.

      Excluir
    17. Sr. Adventista, o teu CINISMO é tão grande, que às vezes chega a ser cômico, se não fosse tão desagradável esta desfaçatez descarada !

      Eu nunca dei indicativo que estou por cima da "carne seca". Por outro lado você não está com moral nenhuma de escrever todas essas bobagens que escreveu ao meu respeito. Você sabe dos comentários insanos sem nenhuma edificação que vossa pessoa (que se vangloria de ser um Cristão) tem dirigido a mim nos últimos dias. Eu pelo menos, discuto idéias com coerência e argumento sobre aquilo que sei das Escrituras e da história. E você ?

      Reveja a "baixeza" de comentários teus nas últimas horas rapaz ! Tenha hombridade de admitir que você não falou nada de útil ultimamente. Porque, só se preocupou em denegrir as minhas palavras e a minha pessoa que você nem conhece. Mas, ao contrário de você, eu discuti idéias, discuti as Escrituras, mas também denunciei as Fraudes de tua "profetiza", e as interpretações "tendenciosas" Adventista, que você parece desconhecer o que é ?

      Você mente, quando atribui a mim, a culpa pela ausência das pessoas que comentavam aqui. A sra. Maria Gonçalves por exemplo, deixou muito claro o motivo pelo qual iria deixar de postar aqui. Na época ela conversava com você e o Gênes e desistiu de ficar perdendo o tempo de ler tantos comentários sem sentido e sem nexo algum da parte de vocês dois.

      Mas, tudo bém, já que é tua vontade, eu vou deixar só você e seu "irmão" Adventista trocando elogios. Porque pelo visto, só há lugar aqui para "puxa saco", e eu não possúo esse tipo de "qualidade". Elogio sim, quando a pessoa está com a razão e argumenta com coerência os textos Bíblicos, mas não sou fã de gente cínica e hipócrita e que ainda almeja herdar o Céu.

      Me fez uma pergunta inconveniente, então vou te fazer também.

      Você é sempre assim "Dissimulado" tentando passar para os outros aquilo que você não é ? É cínico com os seus "irmãos" de fé na Igreja também?

      Você já viu o comportamento do Macaco, que mexe na calda do outros e "esconde" a dele ? Então...

      Eu creio que para alguém que tem a coragem de defender MENTIRAS, também é capaz de coisas bem piores.

      Eu sou uma pessoa autêntica sr. Adventista, não sou nenhum "Camaleão" como você demonstra ser. Ok ?

      Você se irrita, porque não tem argumentos sólidos para continuar sustentando essas coisas "sem futuro" que você traz aqui.

      Aliás, você deveria ser o primeiro a pôr em prática estas regras do Blog que colocou aí. O exemplo tem que começar em casa.

      Enfim, eu não necessito de tratamento como sugeriu. O problema, é que você não é humilde o bastante para admitir que está errado em tuas colocações. Aí, parte para o plano B, que é a tática desonesta de tentar convencer os outros que você é o "santinho" e os outros é do "Mal", não é mesmo ?

      Você faz muito bem o papel de político "sujo", que difama o seu oponente diante dos eleitores para tentar ficar com a "glória".

      Excluir
    18. Sr. Adventista, o teu CINISMO é tão grande, que às vezes chega a ser cômico, se não fosse tão desagradável esta desfaçatez descarada !

      Eu nunca dei indicativo que estou por cima da "carne seca". Por outro lado você não está com moral nenhuma de escrever todas essas bobagens que escreveu ao meu respeito. Você sabe dos comentários insanos sem nenhuma edificação que vossa pessoa (que se vangloria de ser um Cristão) tem dirigido a mim nos últimos dias. Eu pelo menos, discuto idéias com coerência e argumento sobre aquilo que sei das Escrituras e da história. E você ?

      Reveja a "baixeza" de comentários teus nas últimas horas rapaz ! Tenha hombridade de admitir que você não falou nada de útil ultimamente. Porque, só se preocupou em denegrir as minhas palavras e a minha pessoa que você nem conhece. Mas, ao contrário de você, eu discuti idéias, discuti as Escrituras, mas também denunciei as Fraudes de tua "profetiza", e as interpretações "tendenciosas" Adventista, que você parece desconhecer o que é ?

      Você mente, quando atribui a mim, a culpa pela ausência das pessoas que comentavam aqui. A sra. Maria Gonçalves por exemplo, deixou muito claro o motivo pelo qual iria deixar de postar aqui. Na época ela conversava com você e o Gênes e desistiu de ficar perdendo o tempo de ler tantos comentários sem sentido e sem nexo algum da parte de vocês dois.

      Mas, tudo bém, já que é tua vontade, eu vou deixar só você e seu "irmão" Adventista trocando elogios. Porque pelo visto, só há lugar aqui para "puxa saco", e eu não possúo esse tipo de "qualidade". Elogio sim, quando a pessoa está com a razão e argumenta com coerência os textos Bíblicos, mas não sou fã de gente cínica e hipócrita e que ainda almeja herdar o Céu.

      Me fez uma pergunta inconveniente, então vou te fazer também.

      Você é sempre assim "Dissimulado" tentando passar para os outros aquilo que você não é ? É cínico com os seus "irmãos" de fé na Igreja também?

      Você já viu o comportamento do Macaco, que mexe na calda do outros e "esconde" a dele ? Então...

      Eu creio que para alguém que tem a coragem de defender MENTIRAS, também é capaz de coisas bem piores.

      Eu sou uma pessoa autêntica sr. Adventista, não sou nenhum "Camaleão" como você demonstra ser. Ok ?

      Você se irrita, porque não tem argumentos sólidos para continuar sustentando essas coisas "sem futuro" que você traz aqui.

      Aliás, você deveria ser o primeiro a pôr em prática estas regras do Blog que colocou aí. O exemplo tem que começar em casa.

      Enfim, eu não necessito de tratamento como sugeriu. O problema, é que você não é humilde o bastante para admitir que está errado em tuas colocações. Aí, parte para o plano B, que é a tática desonesta de tentar convencer os outros que você é o "santinho" e os outros é do "Mal", não é mesmo ?

      Você faz muito bem o papel de político "sujo", que difama o seu oponente diante dos eleitores para tentar ficar com a "glória".

      Excluir
    19. Bem Paula Fernanda, não sei se a amiga está acompanhando o que tenho exposto até o presente momento.
      Ratifico não é difícil de descobrir a tendenciosidade dos críticos de Ellen G. White.

      A ira deles contra o Espírito de Profecia e de tal nível, que eles não conseguem enxergar os seus disparates na interpretação, não veem que essa ira é similar ao próprio ser que se opõem ao próprio Deus.
      Apocalipse 12:17;19:10

      “E o dragão irou-se contra a mulher e foi fazer guerra ao resto da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus Cristo”.
      “...porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia”.

      Paula lembra-se da minha ilustração? “MANGA É AMARELA”. Por isso a importância do contexto amplo “contexto histórico” para se entender tal citação
      Esse tem sido o erro número 1 dos críticos.

      Veja a exposição e logo a baixo sua fonte:

      “A declaração de que a velha Jerusalém nunca seria reconstruída (também acrescentada em agosto de 1851) indica claramente que alguns estavam esperando que ela fosse reconstruída no futuro. Obviamente esta expectativa de uma futura reconstrução, e não a imediata ida lá, era o olhar “para a velha Jerusalém” que ela identificou com a “era por vir” do milênio (por definição, uma era futura).97 Na verdade os escritores da era por vir enfatizavam repetidamente a futura reconstrução de Jerusalém como a gloriosa capital durante o milênio”.
      “Portanto é óbvio que a negação, por parte da Sr.ª White, de que a velha Jerusalém seria “reconstruída”, refere-se ao tempo do milênio, e não á alguma reconstrução na era presente”.

      Fonte: http://centrowhite.org.br/perguntas/perguntas-sobre-ellen-g-white/o-ajuntamento-de-israel/

      Bem Paula agora quanto ás profecias bíblicas, os críticos continuam com essa exegese defeituosa do sionismo e de outros movimentos que confundem e aplicam mal as profecias do AT.

      O próprio Jesus em Mateus 21:42-43 nos fala:

      42 Diz-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta por cabeça do ângulo; pelo Senhor foi feito isso e é maravilhoso aos nossos olhos? 43 Portanto, eu vos digo que o Reino de Deus vos será tirado e será dado a uma nação que dê os seus frutos.

      Bem Ana Paula, se os críticos preferem continuar neste sionismo, fazer o que! pois não dão credito ao mestre Jesus o maior mestre do AT.

      Eles não conseguem enxergar a realidade que a profecia se aplica, não dão ouvidos a Jesus, mas preferem continuar no erro, pois o rejeitaram e ainda o rejeita. Eles preferem continuar na ignorância e mesmo QUE consigam construir o templo literal, jamais conseguirão construir um caráter digno que produza os frutos de um verdadeiro crente, e nisto reside o fator preponderante, pois jamais entrarão na nova Jerusalém que não é construída por mãos humanas, mas preferem adentrar em uma construída por eles mesmos, construída em cima dos frutos da sua própria imaginação.

      Gentilmente:

      Gênes Soares.



      Excluir
    20. Sr. Gênes, permita-me fazer uma observação; já que você deixou uma "brecha", quando endereçou algumas "indiretas" aos que você chama de "críticos" de tua "profetiza". E apesar dos teus argumentos infundados, eu vou me ater somente a uma questão que você citou, que é parte do texto de Mateus 21.

      Este: (Vs 43) que disse: "Portanto, eu vos digo que o Reino de Deus vos será tirado e será dado a uma nação que dê os seus frutos."

      Então, baseado neste "verso" eu te pergunto: Que Nação é essa que supostamente recebeu um Reino, que por exclusividade pertence a ISRAEL ? Já que o próprio texto diz isto claramente, que: Foi tirado de deles (Israel) e dado a outro. Então quem é esse outro ?

      Conhece alguma profecia de que o povo Judeu seria substituído por outro povo ? Ou, o que as profecias realmente dizem, é exatamente o contrário ?

      -Não seria ROMA, que por "Usurpação" pretendem ser os herdeiros desse Reino, e ainda por conveniência deixaram esses escritos de "caráter" antissemita para confundir a cabe dos incautos ? O que acha ?

      Meu caro, se vocês "examinassem" as Escrituras como deveria, já teríam percebido de "cara" que este texto é uma grande MENTIRA Romana, que foi escrito com o propósito de "jogar por terra" a verdade Divina. E parece que conseguiu (pelo menos em parte).

      Mas, fazer o quê ? Pelo visto, vocês não querem obter a verdade; uma vez que se mostram suficientemente satisfeitos com o "alimento" que recebem.

      Excluir
    21. Bem Joel infundado foi a vossa argumentação quanto a citação da Sr.ª Ellen G. White, isto sim é o que ficou visível.
      Agora quanto a vossa indagação, os versos 41 e 42 do cap. 21 de Mateus responde a vossa inquietude.

      Portanto todo o VERDADEIRO ISRAEL ESPIRITUAL DE DEUS, ou seja, todos os que entendiam e não rejeitaram na profecia a vinda de Jesus, e os que já tendo a presença de Cristo e o confirma como a pedra ANGULAR.

      Portanto PEDRO e JOÃO ainda continuam a abrir os olhos dos Judeus carnais que ainda não conseguem enxergar a verdade revelada.
      Atos: 4:10-11
      10 saibam os senhores e todo o povo de Israel que por meio do nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem os senhores crucificaram, mas a quem Deus ressuscitou dos mortos, este homem está aí curado diante dos senhores.11 Este Jesus é ‘a pedra que vocês, construtores, rejeitaram, e que se tornou a pedra angular’.

      Portanto todo o Israel espiritual de Deus tanto os do AT; quanto os do NT estarão reunidos e juntos com o seu Deus.
      Apocalipse 7.

      Pois o povo de Deus o Israel espiritual é constituído de toda tribo, povo, língua e nação.
      Eles estarão dentro da gloriosa cidade á nova Jerusalém que vem do céu. Apocalipse 24:14;14:1.

      Gentilmente:

      Gênes Soares.



      Excluir
    22. versos complementares.

      " Pois o povo de Deus o Israel espiritual é constituído de toda tribo, povo, língua e nação. Apocalipse 5:9; 14:3".

      Excluir
    23. Correção:
      Onde se lê Apocalipse 24:14 lê se Apocalipse 22:14.

      Excluir
  11. Muito bem feita a vossa exposição Sr. adventista.

    Creio que o Cristão Livre deveria se desprender desse espírito ante- adventista, para que assim possa entender o que realmente a bíblia diz sobre ela mesma.

    Gentilmente:

    Gênes Soares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim caminhamos, adquirindo mais conhecimento acerca das coisas de Deus.

      Excluir
    2. Que Deus continue dando conhecimento ao irmão e principalmente PACIÊNCIA para poder continuar lidando contra a astúcia de satanás.

      Pois ele desde o principio tem usado o seu método que é o poder da mente sobre a mente, pois ele pretende coitado jogar a verdade por terra e tentar aniquila-la, mas quem já está por terra e vai ser aniquilado é ele mesmo e o seu fim já está decretado nos livros do NT, por isso o seu intento em anular as verdades que revelam o seu caráter maligno.
      Dentre os livros o que ele mais odeia digo com toda a convicção é o Apocalipse, pois não vai ter como fugir do lago de fogo.
      Outra tentativa é de tentar transferir para o ser humano a sua culpa inicial, não tem como fugir de sua responsabilidade Deus assim decretou o seu fim, e como está perto.

      Portanto irmão Sr. Adventista creio que o irmão não precisa ser pescador, para poder entender de isca.

      Gentilmente:

      Gênes Soares.

      Excluir
  12. O crédulo supersticioso consegue enxergar o "Diabo" em tudo que vê, lê ou escuta. É uma paranóia exacerbada que os impede de enxergar a realidade simples das coisas.

    A "estratégia" da liderança em relação aos membros, é exatamente esta, que é levá-los a tal nível de "Alienação", que esses "fiéis" na sua simplicidade e ignorância, acabam absorvendo tais idéias. Principalmente no que se refere a fazer qualquer tipo de questionamento que coloque em "Cheque" as doutrinas da Igreja.

    Cria-se o pensamento de que agir assim, é estar influenciado pelo tal Diabo que eles crêem. Usar de prudência e buscar explicações, para os mais fanáticos é sinônimo de Rebeldia. E acham que estão a pecar contra os supostos "ungidos" de Deus. Quanto ignorância !

    Outra coisa:O "Satã" descrito pelo Cristianismo nunca será aniquilado, pois não existe.

    E como bem lembrou a Maria Gonçalves, que, faltou bém pouco para que o Apocalipse não fizesse parte do "Canon" do chamado "Novo Testamento". Se caso tivessem decidido pela não "adição" deste livro na Bíblia, não haveria tantos argumentos em prol de um suposto "Grande Conflito" e "Aniquilação final do Satã". Mas, ocorreu que o livro acabou sendo inserido pela política mais forte; que foram aqueles que estavam "apadrinhados" com o Imperador pagão Constantino.

    Os Evangelhos por exemplo, segundo a história, consta que existia "Centenas" deles. Mas, por conveniência dos que tinha maior influência, foram escolhido somente 4 Evangelhos (que diziam ser inspirados).
    -Agora, cabe perguntar: Como é que homens comprometidos com o "Paganismo" tem alguma autoridade ou discernimento espiritual para decidir sobre o que é ou não "autêntico" ou sobre o que é ou não Inspirado por DEUS !?

    Que situação "embaraçosa" para esses que se levantam e dizem possuir toda verdade; mas que, infelizmente fecham os olhos para essa triste realidade !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Diabo é só um Mito "senhor" Adventista, e portanto, "Inofensivo". Ao contrário de certas atitudes "características" de quem não tem o mínimo de argumentos plausível para "tecer" um comentário descente e coerente, e então utiliza desses "subterfúgios" que são condutas bém típicas dos COVARDES.

      Ah ! Eu estava me esquecendo que você adquiriu essa "herança" diretamente da tua professora idolatrada; aquela mesma que se auto-intitulou "profetiza". (rs)

      E se você "adora" pronunciar este nome, significa que só tem ele em mente.
      Acertei ?

      Excluir
    2. Se você não é de Cristo, por opção é daquele a quem chama mito, mesmo que não acredite nele.

      João 8:44 e também Salmos 52:3

      Que Deus lhe tire a amargura do coração. Estarei orando.

      Excluir
    3. Acredito que deixei claro pra você, que não sou mais um Idólatra.
      E também, não sou eu algum "cúmplice" de mentiras; que advoga em favor de literaturas fraudulentas.

      Amargurado, eu ? Só na tua cabeça.
      Orar por mim com este "cinismo" todo ? Porque ao invés disso, não ora m teu próprio favor, pedindo a DEUS para purificar a tua mente dessas crendices; e dessa hipocrisia ?

      Excluir
    4. Sim, o amigo deixou bem claro que se apostatou da fé que professava. Entendi bem sua situação.

      Procure se acalmar, durma um pouco. Estarei orando pelo amigo.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.