terça-feira, 11 de março de 2014

Resposta - Imortalidade da Alma e Ressurreição – como conciliar tais doutrinas? (Parte 2)

O Ladrão na Cruz


"E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso." (Lucas 23:43)

Realmente o verso dá a entender que o Ladrão subiria ao paraíso, naquele dia, mas será que de fato isto aconteceu?

"Foram, pois, os soldados, e, na verdade, quebraram as pernas ao primeiro, e ao outro que como ele fora crucificado; Mas, vindo a Jesus, e vendo-o já morto, não lhe quebraram as pernas." (João 19:32-33)

Percebemos que o dia se passou, o sábado chegou, mas o Ladrão ainda não havia morrido! Mas somente Jesus!

Então nos perguntamos, mas e quanto a Jesus, será que ELE sim subiu ao paraíso naquele dia? Vejamos o que diz a Bíblia:

Disse-lhe Jesus: Não me toques; porque ainda não subi ao Pai, mas vai a meus irmãos e dize-lhes que subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus. João 20:17

Este verso fala de Cristo ressuscitado, revelando que ainda não havia subido ao Pai, logo, não apenas o ladrão, mas Jesus também não subiu naquele dia para o paraíso!

Outra pergunta: Será que se Jesus realmente dissesse que levaria o ladrão junto com ele naquele dia para o paraíso, estaria se referindo a levá-lo como alma desencarnada?

Veja o que diz a Bíblia:

"abriram-se os túmulos e muitos corpos de santos, já falecidos, foram ressuscitados;
 e saindo dos túmulos depois da ressurreição de Jesus, entraram na cidade santa e apareceram a muitos." (Mateus 27:52-53)


É justamente neste quesito que a ressurreição contraria o estado intermediário! Porque o estado intermediário se mostra desnecessário!

Em verdade um estado intermediário não teria serventia alguma! Nem para Deus nem para a humanidade! Uma vez que já existe uma planejamento completo de restauração através da ressurreição.

O ladrão poderia, então, muito bem fazer parte daquele grupo de santos ressuscitados, mas a bíblia não fala nada a respeito. Mas a bíblia nos mostra que o procedimento padrão é ressuscitar a todos os santos mortos no dia da SUA vinda.

Uma coisa concluímos, de que Jesus e o Ladrão não se encontraram naquela sexta-feira, no paraíso, pois o Ladrão não havia morrido e Cristo ainda não havia subido.

 Então como conciliar aquela afirmação de Jesus com o que lemos relatado acerca deste evento?

A resposta é, reavaliar, tanto a tradução quanto a interpretação que estamos fazendo em cima do verso de Lucas 23:43 e escolher a que melhor tradução/interpretação que se harmoniza com a Bíblia:

Um detalhe importante é que a vírgula que lemos em nossa bíblia não existe no original e foi colocada a fim de dar um sentido a algo que parece de duplo sentido e que no original consta algo como:

"Em verdade te digo hoje estarás comigo no paraíso"

No caso de se levasse em conta os versos em torno do assunto, se fosse para colocar a vírgula em algum lugar, teria que ser:

 "Em verdade te digo hoje, estarás comigo no paraíso"

E de fato existem bíblias onde consta a vírgula neste lugar, embora a imensa maioria das bíblias coloque a vírgula antes da palavra 'hoje'.

Fora isto, deveríamos ler, em nossas bíblias o verso como está no original grego, sem vírgula alguma, deixando então à cargo do contexto bíblico nos dar o verdadeiro sentido das palavras de Jesus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.