terça-feira, 18 de março de 2014

Resposta - AS VERDADES QUE AS SEITAS TEMEM:O CÉU E O INFERNO!

Estes nossos irmãos realmente não aprendem!

Mais um daqueles corriqueiros comentários impedidos de serem postados em blogs ditos "apologéticos" mas que de apologético, demonstram não terem nada:




UMA "IMORTALIDADE DA ALMA" SEGUNDO UMA VISÃO "HAVAINA"

Amigo Heuring Felix Motta, façamos algo interessante!

Ao invés de lermos os versículos com os óculos gregos da imortalidade da alma, olhemos com os óculos havaianos onde inferno seja o magma abaixo da terra (aquele que, por vezes, sai através das erupções vulcânicas). E que as linguagens relacionadas se refira a vulcão, lago de fogo e enxofre (lava após se expelida do vulcão), dentre outros. Visão esta, onde alma, ou espírito, seja a própria pessoa, o ser integral (corpo, alma, espírito).

Releia, então, todos aqueles versos que o amigo utilizou para defender a crença grega acerca do inferno:


2 Pedro 2:4 – Deus então teria lançado os anjos ao interior da terra, ficando ali na escuridão em meio à lava, reservados para o juízo! Queda feia hein!

“Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo;”

Tiago 3:6 – A língua é inflamada pelo magma ardente.

“A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.”

Lucas 12:5 – Deus lança pessoas no magma ardente, após a morte.

“Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei.”

Marcos 9:43 – O magma é uma fogo que nunca se apaga! Verdadeiramente é.

“E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga,”

Mateus 5:22-29 – Pessoas e mais pessoas sendo jogadas no inferno (lava ardente), abertura é o que não falta no Havaí (vulcão).

“Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.”

E assim prossegue com os demais versos, veja, por exemplo o caso de Sodoma e Gomorra onde, com os olhos “havaianos”, ali ficaria provado que o inferno é mesmo o lago de fogo e enxofre que está debaixo da terra e que vemos expelidos pelo vulcão! Mais até do que a parábola do Rico e Lázaro, segundo a doutrina grega da imortalidade da alma!


Veja que uma conclusão destas seria bastante fácil de refutar, bastando abrir algum túmulo para ver se algum corpo foi retirado ali para ser lançado, por Deus, no inferno (magma que está abaixo da terra)!

Porém, em se tratando da visão grega é impossível, pois não há como se checar se a alma (enquanto etérea) foi levada para algum lugar! Ou se de fato a alma morreu (deixou de estar viva)!

Mas existe uma outra visão! Onde a alma não morre de imediato, nem vai para outro lugar, mas que permanece em um estado de inconsciência, sendo reservada para o juízo!

Onde inferno, significa tão somente segundo cada caso:

- sepultura

- morte

- inferno (lago de fogo e enxofre que haverá no futuro)


(* sem o tal item: além);

Agora releia novamente todos os verso que o amigo colocou, agora com a visão bíblica acerca do estado dos mortos!

Perceberá que esta visão acerca do inferno também se encaixa perfeitamente naqueles versos.

E há algo que parece confirmar esta interpretação e que se trata do:

Silêncio dos mortos!!

E então o que surge no cenário?

R: Espiritismo!


Em suma:

Visão grega: O inferno é um lugar presente de tormento eterno para uma parte separada do corpo e que é etérea. Não pode ser provada porque não pode ser verificada na prática.

Visão “havaiana”: O inferno é o lugar onde há o magma, e a pessoa fica no mesmo estado em que os ímpios estarão após o julgamento final (segundo a imortalidade da alma), com seus corpos.  Pode ser refutada, pois pode ser verificada na prática. Mas ainda haveria um argumento de sustentação pois os “mortos” poderiam estar no magma com um novo corpo, reconstruído.

Visão bíblica: O inferno (de tormento) é o lago de fogo e enxofre, que haverá por ocasião do juízo final e condenação dos ímpios! No demais verso, seus significados seriam referências à sepultura e morte.

Dica:

Releia agora novamente todos aqueles textos que o amigo apresentou, usando a teoria da imortalidade da alma, porém agora eliminando o elemento ‘além’! Ou seja, o inferno poderia significar, então, apenas sepultura, morte ou tormento!

O amigo perceberá que o problema das divergências de entendimento acerca do estado dos mortos não está nas escrituras, mas sim nos óculos que usamos para lê-la e interpretá-la!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.