sábado, 26 de outubro de 2013

12 passagens da Bíblia que provam a Trindade Celeste



3 comentários:

  1. Com algumas mensagenzinhas especiais para o amigo Cristão Livre e nossos amigos do blog "exadventistas".

    ResponderExcluir
  2. Todos os crentes, sem exceção, ao defender o seu ponto de vista sobre determinada crença, alegam se basear unicamente na Bíblia que é a sua regra de fé. Até aí tudo bém. Mas, o que essas pessoas não se dão conta ou não admitem, é que na parte chamada "Novo Testamento" mesmo que exista elementos que aparentemente favorece às certas idéias, por outro lado, também há o contexto mais amplo que o desabona.
    É exatamente por essa razão, que a Bíblia não pode ser apresentada ao leitor utilizando-se do método de versos isolados "aqui e acolá" (arrancados do seus contextos) da forma como foi feito por este senhor Wanderley, e que é uma prática comum no meio Religioso. Além do mais, ele acusa a outros que não vê os textos da forma como ele vê, de Ateus e/ou enganados por Satanás. Infelizmente, esta atitude continua sendo ainda um dos maiores equívocos na visão Adventista em relação àqueles que têm um entendimento diferente sobre as Escrituras. Isto além de ser um fato, é também um hábito corriqueiro de uma boa parte dos seus pregadores.

    Bem, apesar da grande maioria dos Cristãos aceitarem esse Credo "Trindade" como regra de fé, o faz pelo fato de tal Dogma ter sido uma crença inquestionavelmente estabelecida por meio de votação em Concílios Romanos e imposta como uma "verdade" pelas Autoridades Católicas mais influentes da época. Porém, a própria história da Igreja mostra que esta discussão se arrastou por séculos até ser imposta "à força". Isto é um fato inegável, pois é comprovado pela história Eclesiástica.

    O caro sr. Wanderley é categórico em afirmar que estas doze referências Bíblicas que ele citou, provam uma Trindade, ou seja, um Deus composto por três personalidades. O curioso é que ele mencionou versos somente do novo testamento; ademais, deu muito mais ênfase a um texto de autoria da IACR, e inserido em Mat. 28:19. Assim como 1ª João 5:7-8, que também é outro texto que teve o seu conteúdo alterado para "reforçar" uma idéia que eles queriam "fazer valer". Então, é muito fácil perceber a desonestidade intelectual dos "pais da Igreja" ao abusar do "poder" e usar de má fé para atingir os seus propósitos.

    Logo, se foi necessário agir desta maneira, é porque, mesmo para eles, esta doutrina não se encontrava expressamente clara na Bíblia [e não está]; por isso os efetuaram acréscimos indiscriminados em prol das suas "Ideologias".

    Na verdade, muitas passagens do "novo testamento" dão margem para várias interpretações. Porque não há uma unanimidade nas próprias idéias dos seus autores em descrever sobre determinados personagens ou fatos. Basta fazer uma análise mais aprofundada sobre a visão de cada um deles, para se chegar a conclusão, que essas crenças foram sendo desenvolvidas gradativamente, até culminar com o Evangelho de João, onde em princípio, a preocupação parece ser ignorar a sua origem terrena e atribuí-lo sua "Divinização" e por conseguinte, também Criador. Contrariando vários pronunciamentos do próprio DEUS, o Pai, de que todo o Universo e criaturas foram criados pelo poder de Sua própria ordem (Palavra).

    Sobre 1ª João 5:7-8 por exemplo, ele (o sr.Wanderley) afirmou que mesmo ignorando a parte do texto que ele reconhece ser espúria, contudo, ainda assim é possível provar alí uma "Trindade". Será ? Vejamos então:

    O texto sem o "acréscimo" diz: (v 7) - E o Espírito, é o que testifica, porque o Espírito é a verdade. (v 8) - E três são os que testificam: O ESPÍRITO, A ÁGUA E O SANGUE.
    -Sejamos honestos, aonde existe uma Trindade neste texto ? Ora, uma "Trindade" de Espírito + Água + Sangue ?
    O sr. Wanderley apenas leu a expressão "três" nesta passagem e já tirou sua própria conclusão precipitada, pois já tem em mente um conceito pré-concebido, e sempre que depara com o nº 3, parece que automaticamente aciona o "sensorzinho" da crença da Trindade.

    ResponderExcluir
  3. Outro texto citado - Efésios 4:5-6

    O próprio verso "6" esclarece que há UM só DEUS e PAI de "TODOS", o qual é sobre "TODOS". Ora, esse texto de maneira alguma apóia uma Trindade; já que o pressuposto Trinitariano afirma que DEUS compõem-se de Três pessoas "Co-iguais". Mas esta passagem claramente diz que há UM só que está sobre TODOS.
    Logo, aqui também não apóia a idéia de "Co-igualdade" conforme o conceito Trinitariano. Ademais, bastaria apenas 1 ou 2 uma passagem da Escrituras (V.T) para "jogar por terra" esta falsa premissa:
    - Em ISAÍAS 46:5 o Criador diz: "A quem Me COMPARAREIS para que Eu lhe seja igual...?"
    - ISAÍAS 46:9: "Lembrai das coisas passadas da antiguidade: que Eu Sou DEUS, e não há outro, Eu Sou DEUS, e não há outro SEMELHANTE a Mim".

    Ou seja, estas passagens dispensa comentários.
    = = = = = =
    * João 14 - Esta é outra passagem que muitos ignoram o conteúdo do verso "1" que diz: "Não se turbe o vosso coração; credes em DEUS [referido-se ao Pai] e credes também em mim [referindo-se a ele - Jesus]. Mas, cadê o terceiro ? Será que Jesus se esqueceu dessa terceira "pessoa Divina" ? Ou, a lógica é que, nem mesmo ele acreditava em uma 3ª pessoa Divina ?

    E será que ele próprio se considerou como Deus ? ou são apenas pressupostos de alguns ?

    E finalmente, uma passagem que é uma "pedra no sapato" dos Trinitarianos e que responde a minha indagação acima - (João 17:3). O referido texto diz: "E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único DEUS verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste".

    -Primeiro ponto: O próprio Jesus destacou a importância de (conhecer) a Unidade "absoluta" de Deus, o Pai. Inclusive como um requisito para a VIDA ETERNA. E a ele (Jesus) como um "enviado".

    -Segundo ponto: Ele (Jesus) sequer fez menção de um terceiro ser. Se caso ele cresse e ensinasse sobre um terceiro Ser Divino, não teria também mencionado como sendo importante para a "Vida Eterna" ? Ou ele não julgou ser importante ?Ou ainda, será que se esqueceu ?

    Vale lembrar, que ele não diz que a "vida eterna" dependia de conhecer a ele e o Pai (como ambos sendo DEUS), mas o título DEUS Verdadeiro em Jo. 17:3, é reivindicado somente ao Pai.

    Portanto, nenhuma das 12 passagens apresentadas, não fundamentam a crença em um Deus Triúno ou Trindade. Além do mais, não há qualquer sentido nessa idéia de que Deus subsiste em três pessoas [sendo o Pai, o Filho e o Espírito], sendo "co-iguais", isto é, que cada um dos três são plenamente Deus, PORÉM, não admitem uma crença em TRÊS DEUSES. Ou seja, se contradizem dentro da proposta que eles mesmos "criaram". Certamente, um artifício para fugir do "Triteísmo" ou Politeísmo; e obviamente "Maquiar" a TRANSGRESSÃO do Primeiro Mandamento da Lei de DEUS.

    O verdadeiro DEUS Criador do Gênesis 1 e de Deut. 6:4, não compôem-se de "pessoas" e muito menos três como querem os adeptos dessa filosofia "Platônica"; mas um só Ser Todo-Poderoso Espiritual e Indivisível. Por isso é o único e verdadeiro ELOHIM. Os demais seres são criaturas subordinadas a Ele, que é o Originador de tudo e fonte da vida de toda a existência.

    Paz a todos.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.