domingo, 27 de outubro de 2013

Debate - Uso de bebidas alcoólicas



Sr. Adventista 8 de outubro de 2013 09:24

O vinho (suco de uva não fermentado) contém os mesmos benefícios do vinho (suco de uva fermentado), entretanto, sem seus malefícios. Seu argumento portanto é falho.

Ninguém que decide tomar da bebida alcoólica, decide se vai, também, se tornar ou não um viciado. Esta é uma pré disposição do indivíduo. Portanto, mais um argumento falho.

O que nos sobra é a Bíblia condenando o uso de bebida forte e jamais incentivando-a.

A Bíblia não trata do "uso moderado" de Bebidas fortes, mas tão somente do usar ou não usar!

A Bíblia não define doutrinariamente uma forma correta de se usar bebidas alcoólicas, mas apenas nos diz para que não usemos.

A questão é se à partir da Bíblia, definiremos nosso estilo de vida? Ou usaremos nosso estilo de vida a fim de interpretar a Bíblia?

Infelizmente é grande o número de padres que se tornaram alcoólatras, devido ao uso do vinho alcoólico nas missas, é possível encontrá-los incluídos em grupos de apoio como o dos alcoólicos anônimos.

A bebida alcoólica não é aliada à causa de Deus, mas inimiga, porque ainda hoje destrói lares e famílias. Não há bênção nesta bebida, mas tão somente no puro suco da uva extraído do fruto da videira. Que usado com moderação (aí sim usando o que é bom com moderação) evitamos de passar certos tipo de vergonha que ocorreu com um personagem bíblico que chegou a ficar nu.

Cortar tudo que é mal e usar com moderação aquilo que é bom!

A moderação portanto só se aplica ao que é bom! Tudo aquilo que é mal e que contêm a aparência do mal, deve ser rejeitado. Se não podemos apoiar sequer o que é bom, quando exagerado, quanto menos devmos apoiar aquilo que vemos causar, em nossa sociedade tanto mal, sem trazer benefício algum para a saúde e a convivência social, tal qual é o consumo de bebidas alcoólicas (ao contrário do que vemos ser pregados nas propagandas comerciais de bebidas alcoólicas).

E a bebida alcoólica, mesmo sendo lícita, ainda é uma droga, e atua como uma droga, só que com menos intensidade do que as drogas ditas pesadas, as ilícitas.

Por ser uma droga, o álcool deve ser tratado como tal. Problema algum há em usar o álcool para fins estritamente medicinais. Entretanto, jamais deverá ser usado como alimento.

Porque bebida alcoólica NÃO é alimento e seu uso nesta qualidade de alimento gera enormes prejuízos ao organismo.

Tenho um tio que se viciou em álcool na infância, tão somente por tomar uma garrafada na forma de remédios para acne, espinhas.

Pouco tempo atrás, tivemos que enterrá-lo, porque aquilo que veio com aparência inocente, tomou-lhe a família e a vida. É triste encontrar um tio querido no banco de um carro parado à frente de sua porta, escorrendo-lhe sangue pela boca, devido ao mal causado em seu fígado pelo consumo de álcool.

Deus sabia muito bem o que estava nos aconselhando, quando nos disse para nos afastarmos deste tipo de bebida. Não precisamos dela, e ela não nos trás nenhum bem que outra bebida 'in natura' não nos traria. Os seus prejuízos, não compensam o sabor e seus efeitos atrativos e que nos cocedem momentâneo e falso sentimento de prazer, relaxamento e alegria.

Devemos buscar estes sentimentos em Cristo, em uma comunhão diária com Deus, através do Espírito Santo.

Que Deus abra os olhos do amigo.



Reginaldo Oliveira 10 de outubro de 2013 01:19

O vinho (suco de uva não fermentado) contém os mesmos benefícios do vinho (suco de uva fermentado), entretanto, sem seus malefícios. Seu argumento portanto é falho.

Ninguém que decide tomar da bebida alcoólica, decide se vai, também, se tornar ou não um víciado.
Resposta: Ninguém? Onde está escrito que o fator genético é DETERMINANTE? Ele apenas influencia!! Logo seu argumeno é falho
Esta é uma pré disposição do indivíduo. Portanto, mais um argumento falho.
Resposta:
1- Pré- disposição NÃO IMPLICA em DETERMINAÇÃO
2-Paulo aconselhou timóteo a tomar vinho!!! E COMO PROVEI ACIMA o suco recém exprimido em pouco tempo já vai fermentando!!!! sERÁ QUE ELE FOI IRRESPONSÁVEL??
3-Jesus foi irresponsável ao fazer vinho? OU SERÁ QUE FEZ suco contrariando o costume judaico? e o texto? leia acima!!

O que nos sobra é a Bíblia condenando o uso de bebida forte e jamais incentivando-a.

A Bíblia não trata do "uso moderado" de Bebidas fortes, mas tão somente do usar ou não usar!
Resposta:
NÃO. Ela não condena, apenas desaconselha!!

Cortar tudo que é mal e usar com moderação aquilo que é bom!

A moderação portanto só se aplica ao que é bom! Tudo aquilo que é mal e que contêm a aparência do mal, deve ser rejeitado.
Resposta:
1-O texto não diz "aparência (externa)" ARC mas "especie"ARA e outras
2-O vinho é mal? Não!!! Apenas se usado em grande quantidade
3-A água é mal? apenas.... causa falencia dos rins
4-Vegetais causa mal?.... pode causar obesidade

Seu DISCURSO erra ao pressupor que toda bebida alcoolica tem os mesmos prejuízos!!! acorda!!! SÓ O VINHO TEM BENEFÍCIO! leia acima!!

A questão é se à partir da Bíblia, definiremos nosso estilo de vida? Ou usaremos nosso estilo de vida a fim de interpretar a Bíblia?
Resposta:
1-Sou abstêmio como você!!!!!! Assim é vc que interpreta a bílbia conforme seu estilo de vida e não eu!!!
2- Não acho que sou mais sábio do que a Palavra de Deus para condenar o uso RACIONAL do vinho

e por último:
vc esqueceu que fatores como: Família, Sentimentos, Frustrações, Modismo, Aceitação em grupo, Auto-afirmação e outros influenciam no vício!!!
Assim não faça do estilo de vida de seu tio UMA REGRA.

Penso que vc deveria ler de novo o texto e me pedir desculpas por NÃO TER ENTENDIDO ou melhor lido todo o texto e ME JULGAR sem precaução!!!

Vc simplesmente desfez das minhas considerações!!!
agora se descorda dos COMENTÁRIOS BÍBLICOS te convido a refutar um por um!!
De qualquer forma para mim é um prazer discutir sobre este TEMA BÍBLICO




Sr. Adventista 13 de outubro de 2013 19:16

"Resposta: Ninguém? Onde está escrito que o fator genético é DETERMINANTE? Ele apenas influencia!! Logo seu argumento é falho"

Ninguém, sequer define se o fator genético será ou não determinante! Ou seja, ao final não somos nós que determinamos coisa algum em relação à dependência. Não será porque julgamos que não haverá problemas, que de fato não haverá.

Quanto à Paulo, e pelo fato de a bebida alcoólica ser uma droga, não vejo problema em utilizá-la como uma droga! Ou seja, como um remédio, na dosagem certa a fim de ajudar a combater algum problema de saúde.

O vinho que Jesus fez foi o puro suco da uva. Existem três palavras em grego para se definir 'vinho'. O primeiro é utilizado para se definir o vinho alcoólico e o segundo é utilizado para definir o vinho não alcoólico, mas o terceiro pode ser usando tanto para definir um quanto o outro.

No caso de cristo, a palavra utilizada é aquela que se refere ao 'vinho não alcoólico'. Portanto é conclusivo de que NÃO se tratava de um vinho alcoólico.

A Bíblia não trata do "uso moderado" de Bebidas fortes, mas tão somente do usar ou não usar!

"NÃO. Ela não condena, apenas desaconselha!!"

ERRADO! Pois a bíblia diz:

"embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas NÃO HERDARÃO o Reino de Deus" (Gálatas 5:19-21)

"O vinho é mal? Não!!! Apenas se usado em grande quantidade"

E o que seria "grande quantidade"? E será que o fator do vício depende da quantidade?

"A água é mal? apenas.... causa falência dos rins"

A água não causa a falência dos rins. A AUSÊNCIA dela é que causa falência dos rins.

"4-Vegetais causa mal?.... pode causar obesidade"

"E alguns podem ajudar a emagrecer" (se eu for responder ao mesmo nível).

O vinho (suco da uva) tem muitos benefícios, mas a fermentação NÃO!

O vinho natural só possui benefícios, enquanto que o fermentado, causa prejuízos à saúde física, e moral (dependência, embriaguez). E por que não dizer espiritual (destruição de lares, maridos que espancam suas esposas e filhos)!

"1-Sou abstêmio como você!!!!!! Assim é vc que interpreta a bílbia conforme seu estilo de vida e não eu!!!"

Interpreto a Bíblia, não segundo meu estilo de vida, mas comparando a vida de pessoas que se dão à bebedice e os que não se dão à bebedice e do que percebo estar em harmonia com as escrituras, faço meu estilo de vida.

"Assim não faça do estilo de vida de seu tio UMA REGRA."

O estilo de vida de meu tio não era uma regra, mas também NÃO ERA UMA EXCESSÃO! O alcoolismo e os danos causados por ele são comuns (não são nada raros).

Imagino se uma pessoa que padece do fígado, pediria a Deus por uma cura, para então voltar a proceder com o uso da bebida alcóolica! Ou se um cristão se aventuraria a tomar de bebida alcoólica, mesmo sabendo dos riscos.

Saúde está ligado diretamente à vida!

Interessante é que ninguém leva seu carro zero kilômetro à um posto onde sabe que o combustível ruim dali irá danificar o motor do seu veículo à médio e longo prazo!

Mas ao mesmo tempo, não sentem dor alguma em colocar em seu próprio corpo, algo que poderá lhe trazer grandes prejuízos. Em verdade as pessoas tendem a valorizar mais o carro do que o próprio corpo.

A Bíblia não elogia a bebida alcoólica, nem aqueles que estão sob seu efeito!

Que a bebida alcoólica é algo ruim, todo pai conhece, pois pai algum em sã consciência daria bebida alcoólica para seu filho.

Ué! Se faz mal para a criança! Por que não faria mal para um adulto? Se o vinho em pequenas quantidades é tão bom e saudável, por que os pais cristãos não o dão para seus filhos?

Porque em se tratando daquilo que amamos, torna-se claro aquilo que é bom ou não para um filho. E para Deus não é nada diferente, porque ELE nos ama como SEUS filhos e não quer para nós algo diferente daquilo que desejamos para nossos próprios filhos.

Porque Deus é amor.

http://igrejaadventistanamiradaverdade.blogspot.com.br/2013/08/o-cristao-pode-beber-jesus-fez-bebida.html?showComment=1381248759236#c5548444711677341132

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.