terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Resposta - colossensses-216-analise-parte-ii

Texto Baseado em:

Cuja principal base é:

““Portanto, ninguém vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados,” (Col. 2:16)”

Primeiramente argumentarei do ponto de vista gramático:

Perceba que este versículo faz referência a “bebida” no singular, “dia de festa” no singular, “lua nova” no singular, “sábados” no plural. Observe que não se referência ao sábado ma sim aos sábados, ou seja, vários.
No contesto deste versículo também não se faz referência alguma aos dez mandamentos, note que a conversa em questão são sobre comemorações, mais especificamente trazendo para o dia de hoje, os feriados.

Sobre:
“Todos os versos que falam desses feriados, mostram que naqueles dias especiais (da festa), não se podiam realizar trabalhos ou obras, mas com exceções; ao contrário do dia de sábado, onde nenhuma obra podia ser feita. Observe que, em todos os versos sobre os feriados, os tais  “sábados cerimoniais”está especificado:
“...nenhuma obra servil fareis”, enquanto que para o sábado, é dito que “nenhuma obra fareis”. E o único dia de feriado onde é dito “nenhuma obra fareis” como no sábado, é o dia da expiação.
É repetido 2 vezes( Lev 23:28e31) que nenhuma obra poderia ser feita, igual ao sábado semanal...”

Segundo sua tese: O Sábado somente é utilizado para designar dias onde não se fariam obra alguma, enquanto que os “feriados” eram designados por serem dias onde não se fariam apenas obras servis alguma. Por causa disto as únicas vezes em que o termo sábado era empregado “seria”, além do sábado do 4º mandamento, o sábado de Levítico 23:28, referente ao dia da expiação.
Então para provar que o sábado de (Col. 2:16)  “poderia” se referir aos feriados daquele tempo, ter-se-ia que provar primeiramente que o termo “sábado” era tanto utilizado para designar o 7º dia quanto feriados, embora seus significados fossem diferentes.




Um pouco da crença dos judeus.

“A palavra hebraica שבת, shabāt, tem relação com o o verbo שבת, shavāt, que significa "cessar", "parar". Apesar de ser vista quase universalmente como "descanso" ou um "período de descanso", uma tradução mais literal seria "cessação", com a implicação de "parar o trabalho". Portanto, Shabat é o dia de cessação do trabalho;”

“Em algumas ocasiões a palavra Shabat refere-se a lei de Shemitá, a feriados judaicos ou a uma semana de dias, dependendo do contexto mas sempre associado a um período de cessação de trabalho..”

“Os Shabatot especiais são associados com festas judaicas importantes que eles precedem. Por exemplo, Shabat HaGadol, que é o Shabat antes de Pessach, Shabat Zachor que é o Shabat antes de Purim, e Shabat Teshuvá que é o Shabat antes de Yom Kipur.”

Portanto fica provado que o termo “Shabat” era utilizado para definir não apenas o sábado 7º dia pois refere-se à “cessação” e não tem nada a ver com diferenciação entre “obra” ou “obra servil”. O que o amigo fez foi definir a diferença do sábado da expiação com os demais sábados, pois esta se assemelhava mais ao sábado do sétimo dia! No entanto isto não é argumento para se dizer que “A única solenidade anual com título de shabbath – sábado”  seja o Dia da Expiação. Para isso é preciso buscar fontes históricas.


Sobre:

“Por esse motivo, no original hebraico, nos versos referentes aos feriados festivos anuais, é dito que, nesses dias (e nem são todos) haveria descanso solene (shabbâthon), mas esses dias não eram chamados de sábado (shabbath);  a única solenidade  fixa, o único feriado anual chamado de sábado, onde a palavra hebraica (shabbath) aparece, é para o dia da expiação.”

Deveria pesquisar mais a historicidade dos termos, perceberá que estas afirmações estão altamente equivocadas.
Como todo o argumento do texto se apóiam basicamente nos argumentos refutados, não há necessidade de se comentar os demais que se tornam comprometidos.

7 comentários:

  1. Os textos não são meus, foram copiados dos links no final...

    Sr Adventista,

    Como você argumentou do ponto de vista gramático, vejamos sob ponto de vista geográfico, o que está acontecendo com alguns adventistas, por causa de sua localização geográfica no globo terrestre:

    Samoa saltou o dia 30 de dezembro de 2011 para alinhar o seu fuso horário pelos da Nova Zelândia e Austrália. Isto é, não houve a sexta feira (que passou a ser sábado) e o sábado passou a ser domingo.

    Os Adventistas passaram a guardar o domingo !!!

    Quero ver como os Adventistas da Samoa vão conseguir converter gente para guardar o sábado, quando eles mesmo guardam o domingo ?

    A boa intenção dos Adventistas foi continuar a guardar os mesmos sábados de antes, que passaram a ter os nomes trocados para "domingo".

    A "International Date Line" já foi mudada muitas vezes, sob os mais diferentes pretextos, sendo uma mera convenção dos paises interessados.

    Embora nós sejamos defensores intransigentes do sábado como dia de guarda, surgem questões tais como: Ellen White quando se mudou para a Austrália (muito perto da "International Date Line") ela guardava o sábado da Austrália, ou a sexta feira de Battle Creek ?
    A linha internacional da data, sempre foi uma questão política, como pode ser constatado na fronteira da Sibéria e do Alaska, e não se baseia na astronomia.

    Ninguém vai poder alegar apostasia, por começarem a guardar o domingo !

    Fonte:

    1 - http://ssnet.org/blog/2012/01/the-samoan-sabbath-dilemma/comment-page-3/#comment-4406

    2 - http://www.adventistas.ws/samoa.htm

    3 - http://www.adventistas.ws/

    17 de fevereiro de 2012 05:38

    Prove que você não é um robô

    ResponderExcluir
  2. Estão corretíssimos, pois isto significa que embora o país samoa tenha mudado seu fuso horário, os adventistas ali continuarão guardando o mesmo dia que guardavam antes do fuso horário. A única diferença é que este dia passará a se chamar domingo. Porém todo adventista saberá que é o mesmo sábado que guardavam anteriormente.

    Ou seja, o dia mudará oficialmente DE NOME no país, mas os adventistas continuarão guardando o verdadeiro sábado, mesmo que outros o chamem agora de domingo. Porque está previsto nas profecias que isto aconteceria. Mas guardamos os dias do Senhor, não dos homens, sabemos contar até sete, e de sete em sete dias haverá o sábado no sétimo. Mesmo que o chamem, de sexta ou dominogo, os adventistas não serão enganados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela informação "cristão livre", eu não estava ciente deste fato!

      Que Deus lhe abençôe!

      Excluir
  3. Sr Adventista,

    É mais complicado do que pensas!

    Este cálculo não foi feito à partir do Édem ou de Israel, de onde deveria ser contado o início do sábado, indo até a outra margem do globo para fechar o final do sábado judeu. Entende?

    Este cálculo foi feito a partir da INGLATERRA...

    Este cálculo é feito a partir da Inglaterra, ENTÃO "ESTE SÁBADO É ESPÚRIO" e não tem como base o ponto geográfico original QUE PODE SER: Éden, Egito ou Israel.

    Veja parágrafos dos textos citados nos links acima:

    Bem, eu acho que comumente se acredita, tanto entre o religioso e o secular, que a Mesopotâmia é o berço da civilização. É também onde o Jardim do Éden ESTAVA LOCALIZADO. Assim, seria lógico que qualquer linha de data deve estar em algum lugar perto de metade do mundo a partir desse local(MESOPOTÂNEA-ÉDEN). No entanto, a convenção internacional efetiva para manter o tempo, é um tempo médio, baseado em um observatório de GREENWICH, na INGLATERRA.

    Aparentemente, isso aconteceu apenas porque os Ingleses foram os primeiros a ter uma influência suficientemente global. Isto é o que define 180 graus de longitude, uma linha que os vários governos podem ou não podem seguir exatamente.

    Qual é o significado da bênção sábado de Gênesis 2:3 ?

    Aqui, um é confrontado com uma questão mais profunda. Em abençoar o sétimo dia, Deus estava infundindo próprio dia com uma qualidade especial, ou que Ele estava bastante promissor para abençoar aqueles que observar o sétimo dia em obediência e sinceridade de propósito? O primeiro parece ser um conceito atraente para muitos, mas apenas como alguém para imaginar isso na mente? Essa bênção início na Mesopotâmia, espalhando-se a uma taxa uniforme de velocidade em torno da circunferência da terra, até que esbarrou-se em uma linha equidistante exatamente a sua origem? Se este fosse o caso, parece-me que a bênção sábado só poderia ser realizado através da celebração do dia de acordo com uma comparação exata da distância de onde se está à longitude de onde o Jardim do Éden era, indo tanto para leste ou para o oeste.

    Quais seriam as implicações de tal abordagem? Bem, por um lado, todas as idéias geralmente aceitas de que dia é, em qualquer local determinado, teria de ser ignorado. De sol a sol, seria necessariamente acabar observar o sábado em que o público em geral está chamando sexta-feira, ou sábado, ou domingo! Além disso, os detentores nós Sabbath teria que chamar a nossa própria guarda do sábado "linha da data", no sentido norte em linha reta e sul, e dividindo continentes, países, estados ou províncias, e talvez até mesmo as comunidades locais. Eu escrevo de British Columbia, e percebo que esta linha seria necessariamente correr em algum lugar entre aqui e Alaska. Será que alguém pode acreditar que esta é a maneira que Deus quer que nos honra Seu santo dia? O mundo poderia pensar que éramos loucos!

    Portanto, eu não posso escapar à conclusão de que a bênção sábado prometida é concedida com base em nossa vontade de obedecer e nossa sinceridade de propósito. Por isso, acredito que precisamos de seguir os princípios de Romanos 13 , indo junto com o governo, enquanto eles não estão pedindo que façamos nada de errado. Com uma localização mais ou menos a meio caminho ao redor do mundo desde o berço da civilização, é que alguém poderia sugerir que existem implicações morais (de certo e errado) envolvidos na decisão de se considerar seu país para a os versos Far West no Extremo Oriente ? Acho que não.

    Leia o artigo completo no link:
    2 - http://www.adventistas.ws/samoa.htm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vossa pessoa esqueceu de um um detalhe: Desde a expulsão de Adão e Eva os dias foram contados. Não importa o fuso horário, não foi país algum que ditou sobre os dias. Os dias são os mesmos em qualquer parte do mundo, o que muda são apenas as horas.
      Antigamente não existiam veículos rápidos o suficiente para que viajassem de um canto a outro de forma que suprimissem um dia viajando rumo ao sol, ou adicionando um dia, viajando para o lado oposto. Portanto a mudança de local não influiu na corretude dos dias. Os dias foram mantidos segundo o calendário cristão. Não houve alteração no decorrer da história, por isto o caso de samoa é algo a se notar.

      Excluir
  4. Sr Adventista,

    Saudações Cristãs!

    Você realmente ainda não entendeu este tema e suas implicações.

    Sugiro que estude um pouco mais o assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe minha falta de preocupação, mas é que estas coisas já estavam previstas, tenho que terminar um outro estudo aqui primeiro, depois me informarei melhor sobre este assunto. Mas qualquer informação nova é bem vinda.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.