sábado, 18 de fevereiro de 2012

Respostas finais a Felipe

Obrigado amigo Felipe pelos textos, segue abaixo as respostas parciais.
Infelizmente por minha pessoa ter exposto tais idéias, fui bloqueado no site  http://exadventistas.blogspot.com, mas a verdade tem que ser mostrada. Por isto Felipe, continue comentando e enviando suas idéias.

Seguem em azul as observações. Em vermelho e laranja pontos a serem verificados. Em negrito vossas palavras, em texto normal, as respostas.
---------

“O assunto é sobre as profecias Messiânicas contidas na lei e nos profetas. Jesus disse que não veio abolir o que estava escrito sobre ele ( O Messias ) na lei e nos profetas, ou seja, nas escrituras”

Correto. Porque o que Jesus disse na verdade foi que não veio contradizer coisa alguma do que estava escrito na lei e nos profetas.

“Vc sabia que na lei tinha profecias sobre o Messias? vc sabia que os profetas profetizaram sobre a vinda do Messias?”

Sim, isto é verdade.

“Lembra daquele verso que falamos de Romanos 3?

Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas;
Romanos 3:21”

Lembro, pois aqui não diz que a lei havia sido abolida, mas que a justiça se manifestou sem a necessidade da lei, Jesus, que é a própria lei, ou seja, o testemunho vivo no que diz respeito a lei e os profetas. Ou seja, Jesus fez em si a lei, fez em si a justiça. Porque o objetivo da lei era manifestar a justiça de Deus, isto porém não aconteceu, pois os homens não conseguiram chegar ao objetivo que Deus queria. Portanto Deus fez descer o objetivo através de um homem, para que todos os homens pudessem contemplar o objetivo da lei, o resultado dela. Manifestada no próprio Jesus. Para que Jesus cumprisse as profecias conforme estava escrito, para que soubessem que Jesus era o verdadeiro Messias.


Inclusive as duas testemunhas de apocalipse 11 são essas: a lei e os profetas.

Correto.


Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.
Mateus 5:18

Veja bem, sem que tudo seja cumprido. Nada cairia da lei sem que todas as profecias se cumprissem.

Correto! Pois:

Jesus não criou aqui uma condição (de que nem um jota ou til cairiam até que tudo fosse terminado).
Em verdade fez uma afirmação!

De que tudo será feito exatamente como está dito na lei, sem passar nem um jota ou til despercebidos, e isto ocorrerá antes que chegue o fim deste céu e desta terra.

“até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra (cumpra o que? Ora as profecias que vão desde antiguidade até o fim deste mundo, TUDO que está na palavra, na bíblia, TUDO mesmo)”

Veja o significado da idéia exposta nos versículos:

Não penseis que vim contradizer a Lei ou os Profetas; não vim para contradizer, vim para fazer conforme está escrito. Porque em verdade vos digo: Até que o mundo se acabe, nem um i ou um til jamais passará da Lei, sem que tudo seja obedecido (de modo que fique algo sem obedecer).” Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os obedecer e ensinar será chamado grande no reino dos céus.”

A palavra “cumprir” de:
“não vim ab-rogar, mas cumprir”;
“sem que tudo seja cumprido”;
“que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus”.

Têm o mesmo significado que é “obedecer, manter”.

Portanto vossa observação está correta!

Jesus não poderia estar falando dos mandamentos da Torá pq os sacrifícios foram abolidos, muitos outros mandamentos da Torá tbm foram abolidos. Jesus mesmo aboliu mandamentos escritos na Torá nesse mesma passagem de Mateus 5 veja

Conclusão incorreta, pois Jesus estava falando de toda a lei, inclusive a Torá

Mandamentos da Torá:

Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, então será que, se não achar graça em seus olhos, por nela encontrar coisa indecente, far-lhe-á uma carta de repúdio, e lha dará na sua mão, e a despedirá da sua casa.
Deuteronômio 24:1

Nem um til ou jota se omitirá da lei???

Sim, nenhum til ou jota se omitirá, pois nada da lei foi omitida,

Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de desquite.
Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.
Mateus 5:31-32

Jesus não veio apenas dar um novo sentido em termos filosóficos, mas em termos de entendimento. Porque a lei estava sendo interpretada de maneira errada, ou seja, estava sendo lida de um modo que levava as pessoas a seguirem de um jeito errado, por interpretarem-na incorretamente.

Nenhum ponto foi omitido, o marido continua a ter que dar carta de desquite (embora agora tenha que ser por motivo justo de relação ilícita), porque Jesus deu o verdadeiro sentido de “por nela encontrar coisa indecente” que equivale a “por causa de prostituição”. Porque antes tinham uma idéia errada do que significava “por nela encontrar coisa indecente”. Achavam que poderia ser por exemplo uma conduta dita imoral, como seu modo de vestir. Jesus porém dando o verdadeiro sentido mostrou que o que foi dito significava a prostituição. Disse prostituição e não adultério, porque pensar em outra pessoa e ter pensamentos ilícitos com ela também é adultério. Mas prostituição é consumação do ato. Jesus disse prostituição e não adultério para que ficasse bem claro.
Tanto no antigo testamento como no novo testamento. Qualquer um que se ajuntar com a dita mulher, sem que ela tenha a carta de desquite, comete adultério com ela.
Em resumo, Jesus deu o verdadeiro sentido de que o homem só poderá se desquitar da mulher em caso de prostituição.
O sentido esta aqui em “por nela encontrar coisa indecente”, cujo sentido real, segundo Jesus é “por causa de prostituição”. Ou seja, Jesus interpretou o que dizia na lei, o que realmente dizia. Porque a lei estava sendo interpretada de forma errada.

Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.

Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;
E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;
E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.
Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.
Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;
Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.
Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?
E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?
Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.
Mateus 5:38-48


O significado de:

“Mas se houver morte, então darás vida por vida, Olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, Queimadura por queimadura, ferida por ferida, golpe por golpe.”

Não era como as pessoas da época pensavam, porque a própria lei dá o sentido:

“E quando alguém ferir o olho do seu servo, ou o olho da sua serva, e o danificar, o deixará ir livre pelo seu olho. E se tirar o dente do seu servo, ou o dente da sua serva, o deixará ir livre pelo seu dente.”

Ou seja, olho por olho e dente por dente significava, PERDOAR a dívida (que o servo tinha para com o seu senhor por exemplo).

Ou seja, se você arrancasse o olho de alguém, lhe pagaria (porque não poderia dar o seu próprio olho). Mas se matasse um boi, daria outro do seu para compensar.

“Mas se foi notório que aquele boi antes era escorneador, e seu dono não o guardou, certamente pagará boi por boi; porém o morto será seu.”

Aqui Jesus também deu o verdadeiro sentido, porque interpretavam “Olho por olho, e dente por dente” como sendo, devolver a ofensa. Quanto na verdade significava, reparar o dano.

Uma outra maneira de reparação era aplicada aos que testemunham falsamente contra um irmão. Sofrendo a mesma pena que injustamente seu irmão sofrera.

“Quando se levantar testemunha falsa contra alguém, para testificar contra ele acerca de transgressão, Então aqueles dois homens, que tiverem a demanda, se apresentarão perante o SENHOR, diante dos sacerdotes e dos juízes que houver naqueles dias. E os juízes inquirirão bem; e eis que, sendo a testemunha falsa, que testificou falsamente contra seu irmão, Far-lhe-eis como cuidou fazer a seu irmão; e assim tirarás o mal do meio de ti.  Para que os que ficarem o ouçam e temam, e nunca mais tornem a fazer tal mal no meio de ti. O teu olho não perdoará; vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé.” (Deuteronômio 19:16-21).

Era uma forma de restituição. Para que se arrependessem sentindo a mesma coisa que impuseram ao seu irmão inocente.


Jesus então ensinou que aquilo não se aplica na nossa relação cristã. Porque a lei era para punir e não gerir nossa relação com os irmãos. As pessoas misturaram lei com a relação entre seus irmãos achando que deveriam devolver as ofensas da mesma forma. Ou sendo fazendo de si mesmos a lei (justiça com as próprias mãos). Jesus então deixou bem claro como deveria ser a relação entre os irmãos.

“E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa”

“Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;”

Estas eram as leis para os agredidos!

Isto contudo não significa que o agressor deixará de prestar contas à lei! Claro que este responderá por ter tomado a túnica e a capa do irmão.

Resumindo, seguindo o conselho de Jesus, os ofendidos estariam confiando na lei para punir o culpado. Não confiando a si este direito!

Aos ofendidos a tua parte é oferecer a outra face e todo o teu vestuário. Assim ensinará o bem aos que lhe ofendem. Quando a punição dos que ofendem, isto cabe à lei.

Perceba que Jesus não aboliu um “J” ou “Til” sequer da lei, mas interpretou corretamente ensinando o verdadeiro sentido.

Mandamentos da Torá:

Nem jurareis falso pelo meu nome, pois profanarás o nome do teu Deus. Eu sou o SENHOR.
Levítico 19:12

Nem um til ou jota se omitirá da lei???

Não se omitirá um til ou jota sequer da lei!

Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não jurarás falso, mas cumprirás para com o Senhor os teus juramentos.

Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus;
nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei;
nem jures pela tua cabeça, porque não podes tornar um só cabelo branco ou preto.
Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não; pois o que passa daí, vem do Maligno.
Mateus 5:33-38

Obs. É necessário definir quem eram os “antigos”;

Outrossim significa:
“Foi dessa forma que ouviram que haveria sido dito aos antigos”.

Há aqui, novamente uma má interpretação da lei e Jesus corrigindo.

Deus disse:

“Nem jurareis falso pelo meu nome, pois profanarás o nome do teu Deus. Eu sou o SENHOR. “

E os antigos interpretaram como:

“Não jurarás falso, mas cumprirás para com o Senhor os teus juramentos.”

Mas esta interpretação está errada, não foi isto que Deus quis dizer, nem disse.
Jesus reinterpretou da maneira correta:

“de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus”

Ou seja Jesus veio para corrigir formas erradas de interpretação do que foi dito por Deus, pela lei.

Quando Deus mandou que não jurássemos falsamente pelo SEU nome, não estava pedindo que jurássemos verdadeiramente, mas sim que não jurássemos de forma alguma.

Jesus veio dar um novo sentido, não apenas filosoficamente falando, mas realmente veio para interpretar o que foi dito da forma correta e desfazer os enganos INTERPRETATIVOS.




Por isso eu te mandei aquelas dicas :

E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicou-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.
Lucas 24:27

E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos.
Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras.
Lucas 24:44-45

Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João
Mateus 11:13

Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.
João 1:45-46

Foi isso que Jesus quis dizer em Mateus 5:17-18.

Também! Porém devemos lembrar que Jesus estava falando também de mandamentos e não apenas das profecias. Conforme está em Mateus 5:19. Prova disto é o emprego da palavra “justiça” em Mateus 5:20. Para tirar qualquer dúvida, eis um dos mandamentos em Mateus 5:21;

Agora Mateus 5:19 que diz que qualquer,pois que violar um destes mandamentos. O que Jesus estava falando?? estava falando dos mandamentos que ele citou na continuação da passagem que eu ja citei acima

Incorreto, pois mais a frente o próprio Jesus deixa bem claro ao que estava se referindo. Reinterpretando corretamente os mandamentos em Mateus 5:22, Mateus 5:27, Mateus 5:34. Portanto não há dúvidas de que Jesus estava falando da lei como um todo.

''ouvistes que foi dito aos antigos...'' Jesus falava desses mandamentos que vai de Mateus 5:21 até 48. E Jesus não mencionou nada do sábado.

Correto! Porém Jesus não mencionou o sábado também na passagem sobre o jovem rico, onde também não mencionou os outros 3 primeiros mandamentos. Mas note que citou o mandamento de não tomar o nome de Deus em vão. O motivo é o de que as pessoas já seguiam este mandamento, dando a dever nos demais, aos quais seguiam da maneira errada. Jesus falavao do que estava errado e não do que estava certo. O motivo para crermos nisto é o fato das pessoas estarem vivas. Pois se estavam vivas era prova mais do que suficiente de que guardavam o sábado, caso contrário haveriam sido mortas por apedrejamento. Também não era hora de apontar os erros na observância do sábado. Jesus teve uma hora apropriada para isto.
Ou seja, Jesus não se referiu ao sábado, mas o praticou. Fez de si um exemplo, porque se não guardasse o sábado, também haveria de ser apedrejado e morto, pior, transgrediria a lei de Deus. Uma prova de que Jesus realmente não veio para abolir a lei, inclusive o sábado, porque haveria escândalo. Ora como poderia abolir algo que continuou guardando? E se não tivesse guardando, tentariam apedrejá-lo! Ao contrário até na questão do sábado, Jesus não o revogou, mas mostrou a maneira errada como o sábado estava sendo interpretado. Em outras ocasiões, reinterpretou também o sábado dando o verdadeiro significado.

Vc está certo ao dizer que a lei não salva, mas condena. Pois essa é a única função da lei, tanto a lei de Deus como a lei dos homens, pois ela mostra o erro, mostra sua natureza pecaminosa, sua mente voltada para o pecado, mas não purifica seu coração. Como Paulo disse, a lei serve para que todos fiquem de boca calada, e que sejam condenáveis diante de Deus.

Não exatamente! Pois a lei tem várias outras funções que não vem ao caso aprofundar. Um exemplo é a reeducação e conhecimento da vontade de Deus.

Deus não é evangélico, nem adventista, nem judeu, nem católico. Não se preocupe com isso, com ex-adventistas. . No cristianismo primitivo estava acontecendo algo semelhante, os judeus convertidos achavam que os gentios deveriam se tornar judeus e guardar toda a lei, mas veja o que foi dito por Pedro:

E, havendo grande contenda, levantou-se Pedro e disse-lhes: Homens irmãos, bem sabeis que já há muito tempo Deus me elegeu dentre nós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho, e cressem.
E Deus, que conhece os corações, lhes deu testemunho, ***dando-lhes o Espírito Santo, assim como também a nós;***
E não fez diferença alguma entre eles e nós, ***purificando os seus corações pela fé.***
Atos 15:7-10

Correto! Vale lembrar que foi citado a abstenção das coisas sexuais ilícitas e de coisas que poderiam fazer mau à saúde em Atos 15:20 e Atos 15:29.

 Eu nunca te falei, mas eu nunca fui adventista; eu apenas conheço pessoas adventistas. Inclusive eu queria te falar que no último domingo eu fui jantar e eles estavam e me perguntaram sobre o sábado, eu falei um pouco sobre o que tenho te falado, mas eles não entenderam a questão dos tabernáculos, pq eles nem sabiam que existia o tabernáculo do testemunho e muito menos o de Davi. Eu falei sobre a lei, e ele ficaram sem resposta, pois eu falei para eles, que com certeza eles ja tinha ouvido falar que na bíblia fala que não devemos fazer tatuagens, não é mesmo???

veja: Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o SENHOR.
Levítico 19:28

em outra versão:

"Não façam cortes em seus corpos por causa dos mortos, nem tatuagem em si mesmos. Eu sou o Senhor.
Levítico 19:28

Eles falaram, que ja tinham ouvido falar sobre isso, daí então eu perguntei pq eles não seguiam o versículo 27 logo acima desse?

veja: Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem danificareis as extremidades da tua barba.
Levítico 19:27

em outra versão:

"Não cortem o cabelo dos lados da cabeça, nem aparem as pontas da barba.
Levítico 19:27

e por tbm não obedecem este mandamento:

Devo fazer mais pesquisas, porém o que concluo é que a questão do arredondamento de pontas e danificação das extremidades da barba, visava impedir que homens adotassem uma aparência afeminada. Porque estando de cabelos longos, arredondando as pontas do cabelo, se pareceriam ao cabelo das mulheres, principalmente se danificassem as extremidades da barba , ou seja, aparassem a barba (porque bigode também era considerado barba e a barba em si era a extremidade, ou seja, parte de baixo na extremidade do queixo). Porque havia a preocupação de homens com uma aparência feminilizada instigar quem tivesse tendências homossexuais. Hoje o homem cristão não procura utilizar cabelos longos, por isto, arredondar os cantos ou rapar a barba não dão uma aparência feminina. Mas é uma boa advertência, para que homens com aparência e características femininas, deixem a barba para dar-lhes feição mais masculina, procurando utilizar os traços naturais de distinção que Deus nos deu, para evitar confusão. Digo estas coisas porque os adventistas devem levar em conta o contexto em que foi escrita determinadas instrução. Ao meu ver, cabelos com cantos arredondados e barba com pontas aparadas devia ser uma aparência adotada por homossexuais na época. Motivo pelo qual estes atos foram proibidos.


Guardarás os meus estatutos; não permitirás que se ajuntem misturadamente os teus animais de diferentes espécies; no teu campo não semearás sementes diversas, ***e não vestirás roupa de diversos estofos misturados***.
Levítico 19:19

em outra versão:

"Obedeçam às minhas leis. "Não cruzem diferentes espécies de animais. "Não plantem duas espécies de sementes na sua lavoura. ***"Não usem roupas feitas com dois tipos de tecido.***
Levítico 19:19

Podemos usar algodão com lycra? linho com lã? seda com microfibra, sei lá, ou poliéster??

Podemos! No contexto do que foi escrito está se falando da mistura de espécies, tanto animal como vegetal (hibridismo). Uma advertência que serve para a questão de alimentos transgênicos dos dias de hoje. Também em relação à criação de novas raças como o pitbull. Quanto ao vestuário, não creio que Deus ache profano mistura de linho com algodão, mas sim o uso de vestuário como alegoria. Uma advertência às roupas de carnavais nos dias de hoje. Está basicamente nos dizendo para não nos vestirmos como palhaços. Naquela época já deveriam haver os entretenimentos, teatros e “circos” onde as pessoas misturaram tecidos para dar um contraste e chamar a atenção. Deus quer justamente que nos abstenhamos de chamar atenção através das roupas. Ou seja, com o uso de vestuários alegóricos. Portanto Deus não quer é a confusão. Cristãos sendo confundidos com personagens alegóricos, nem confusão entre espécies, hibridismo. Isto serve também para a regra sobre o corte de cabelo dos homens, para que não sejam confundidos com homossexuais. É isto!

Por isso que digo que pelo menos os judeus messiânicos tem mais coerência com a lei do que vcs adventistas, mas mesmo assim eles tbm ainda não tiveram entendimento da lei e a graça.

Incorreto! Jesus mostrou que estávamos interpretando a lei de forma errada. Seguindo seus ensinamentos, hoje analisamos a historicidade, os costumes e o contexto em que determinadas instruções foram escritas para entender seu real significado. Assim nossos olhos e mentes se abrem para o entendimento. Pois foi assim que Jesus nos demonstrou como proceder para entender corretamente a palavra.

E os alimentos impuros??? os adventistas logo dizem LEVÍTICO 11!!!

Mas se vc segue Levítico 11 pq vc ignora Levítico 12, 13,14,15 que fala do mesmo assunto???

Não ignoramos Levíticos 12, 13, 14, 15, pois não comemos nenhum destes animais.

Vc sabia que se uma mulher der luz a um filho homem ela fica imunda por sete dias? e que se for menina ela ficará imunda por duas semanas?

Fala aos filhos de Israel, dizendo: Se uma mulher conceber e der à luz um menino, será imunda sete dias, assim como nos dias da separação da sua enfermidade, será imunda.
Levítico 12:2

Mas, se der à luz uma menina será imunda duas semanas, como na sua separação; depois ficará sessenta e seis dias no sangue da sua purificação.
Levítico 12:5

Imundas aqui citada também em “como na sua separação” significa que ficará isolada da mesma forma como ficou durante o parto. Significa que ficará imunda para o marido também, que não poderá ter sexo com ela, por estar com os genitais ainda mutilados, danificados, recuperando do parto e de todo sangue neles acumulados. Período de observação também para ver se a placenta foi expelida totalmente, caso contrário poderia acontecer enfermidades, contaminação e infecções.
No caso de ser uma menina era uma forma de compensação, por terem o costume de dar maior valor ao nascimento de varão. Imunda portanto significa que não se deverá aproximar dela, não incomodar a mulher no tempo de resguardo. Havia também uma preocupação quanto à amamentação, porque os seios ficariam inchados, expelindo secreções leitosas, obrigando às vezes a mulher a ficar com seios descobertos, para amamentação e eliminação dos escessos, visualização disto por outros poderia ser visto com algo imundo, levando algo natural à pecaminosidade por parte de mentes despreparadas, principalmente homens.

Na relação sexual, o sêmen deixa a pessoa impura vc sabia?

Também o homem, quando sair dele o sêmem da cópula, toda a sua carne banhará com água, e será imundo até à tarde.
Também toda a roupa, e toda a pele em que houver sêmem da cópula se lavará com água, e será imundo até à tarde.
E também se um homem se deitar com a mulher e tiver emissão de sêmem, ambos se banharão com água, e serão imundos até à tarde.
Levítico 15:16-19

Isto por causa dos feromônios, que saem inclusive durante o suor e o cheiro sexual exalado por quem pratica o sexo. Este cheiro poderia servir de atrativo a outros que não sua esposa. Por isto o suor, o próprio sêmen e as roupas onde tal cheiro e feromônios foram impregnados deveriam ser antes limpos e banhados. Por isto ficariam imundos, ou seja, pecamináveis. Pois o que era natural poderia se tornar motivo de pecado.

Vc sabia que uma mulher menstruada fica imunda até o fim do fluxo? e que tudo que ela toca fica imundo com ela, se ela sentar no banco da sua igreja o banco fica imundo e quem sentar no mesmo banco que ela sentou fica imundo com ela vc sabia? Qualquer sangramento deixa a pessoa impura tbm homem ou mulher.

Sim, tão imundas ficam que falam coisas estranhas e agem estranhamente durante a TPM. Deixando o humor de lado, o sangue é o principal fator, pois devemos nos abster de tocar no sangue de outras pessoas e até no nosso próprio. O meio natural que Deus criou para que nos afastássemos destas coisas é o “Nojo”. Antigamente os absorventes não eram tão eficientes, portanto, sentar no mesmo lugar que uma mulher nesses dias tivesse assentada, poderia nos deixar com imundície, ou seja, coisas provenientes da menstruação. Confesso que só podemos entender estas coisas quando estudamos sobre a sexualidade da mulher e a implicação de certos estados que estas passam na vida de terceiros.

é melhor vc ler por sua conta, senão essa mensagem vai ficar enorme.

No outro texto que vc mandou e que estou respondendo, vc fala novamente sobre o sábado em Mateus 24 e eu já disse sobre isso, vc novamente falou sobre Mateus 24 em uma mensagem mais recente que eu vou falar mais adiante, pois eu estou respondendo um texto de cada vez. Tente anotar tudo o que vc acha para me responder depois, pois eu quero te mandar logo o texto dos tabernáculos.

Ok!

Se Jesus ensinou como se guardar o sábado, vcs adventistas ainda não aprenderam como isso deve ser feito. Pois vcs fazem muito semelhante aos judeus de hoje em dia.

Concordo que deva parecer, embora não tenha muito conhecimento sobre a forma como os judeus de fato guardam o sábado, devo pesquisar sobre isto.

Eu não sou contra a lei, nem contra os mandamentos. Eu acho um absurdo, eu um dia vi nesse blogs ou no youtube, um cara dizendo que odiava a lei, que odiava Moisés, e isso é um absurdo. A pessoa que tem ódio já está manifestando sua carne, dando vazão a ela, e ainda fala isso pq não teve entendimento sobre as escrituras, e prefere chutar o balde e ignorar tudo.

Sua opinião está correta!

Os salmos que vc citou são maravilhosos e eu concordo, para aqueles que são contra a lei deve ser terrível ler o antigo testamento. Eu, porém, estou lendo atualmente o livro de juízes e quero depois ler 1 crônicas. A lei só é obedecida pela fé, pois Deus te faz guardar os mandamentos, nunca por conta própria.

Correto!

Eu vejo que os adventistas são fanáticos quanto ao sábado por causa da denominação.

Como eu ja disse a denominação se chama igreja adventista do sábado e toda a pregação se da em torno do sábado.

Sim, é verdade que prezamos bastante sobre o sábado e nossa doutrina faz ênfase neste ponto, mas há também diversos outros pontos doutrinários e não poderíamos dizer que a guarda do sábado seja fanatismo. O sábado na verdade é o mandamento que mais defendemos, nossa tarefa primordial na preparação para o advento.

Veja que quando no salmo fala lei, se fala da Torá toda e não só dos 10 mandamentos entende? la se fala dos sábados de festa, do ano sabático, do jubileu, e de inúmeros outros mandamentos que eu citei aqui.

Correto!

Deus ''descansou'' mas não deu como mandamento para Adão, a palavra sábado não é mencionada no livro de Gênesis.

Incorreto. Em Gênesis 2:3 Deus diz que abençoou e santificou o sétimo dia. Portanto este era o sábado. O que Deus abençoa e santifica é para todo o sempre.

E sobre o monte Sinai desceste, e dos céus falaste com eles, e deste-lhes juízos retos e leis verdadeiras, estatutos e mandamentos bons.
E o teu santo sábado lhes fizeste conhecer; e preceitos, estatutos e lei lhes mandaste pelo ministério de Moisés, teu servo.
Neemias 9:13-14

Perceba que foi dito que “E o teu santo sábado lhes fizeste conhecer”:  Ou seja o sábado já existia, mas as pessoas não o conhecia. Perceba que o sábado não foi criado para o povo, mas para Deus “teu santo sábado”. Para saber o que é sábado de Deus basta olhar em Gênesis 2:3 para ver quando Deus o criou para si, tanto que o abençoou e santificou.

vc disse: Portanto qualquer um que tente tirar os mandamentos está tentando ser justificado não por seguir a lei, mas por não haver lei para ser condenado.

A lei continua existindo sim, como eu ja disse a lei só pode ser dada como abolida para quem vive guiado pelo Espírito de Deus, se vivermos segundo a carne a lei nos condenará.

Correto!

vc disse:
Contudo irmão não somos justificados pela lei, mas pela fé. Mas então onde entra a lei? Ora, a lei é consequência da fé.
Se temos fé guardaremos os mandamentos não para sermos justificados, mas porque já o somos. Qualquer um que tentar se justificar pela lei ou pela falta da lei será condenado. São farinha do mesmo saco.

Isso na verdade não é assim, vc as vezes diz as coisas certas, mas as vezes diz erradas.
A fé que capacita vc a guardar os mandamentos, e isso é natural, não é forçado. Deus pode purificar o coração de uma pessoa mesmo que ela não tenha a bíblia, Deus não depende das escrituras para poder justificar uma pessoa. Deus fez assim com Abraão. Então uma pessoa que tem a fé, digo a fé verdadeira que produz os frutos do Espírito, já anda em conformidade com a lei pois Deus a transformou.

Mas agora, morrendo para aquilo que antes nos prendia, fomos libertados da lei, para que sirvamos conforme o novo modo do Espírito, e não segundo a velha forma da lei escrita.
Romanos 7:6-7

Em resumo, morremos para aquilo que nos prendia, a forma errada de interpretação da lei que tornava nossa vida fatídica. Para que sirvamos conforme o novo modo, ou seja, o novo significado revelado por Jesus, a verdadeira forma, a verdadeira interpretação. E não segundo a velha forma da lei escrita, ou seja, da forma como os “antigos” interpretavam o que estava escrito, prendendo-se às letras e não procurando analisar o objetivo (espírito) do que estava escrito, levando a interpretações errôneas.
* Note que vossa pessoa colocou letra maiúscula onde não tem, pois a palavra “espírito” não é uma divindade, por isto é em minúscula pois tem o sentido de “objetivo”, “essência”.

Existem pessoas que falam com vc nos blogs que a lei foi abolida, mas eles não sabem explicar como isso se dá. Eles acham que a lei foi abolida para qualquer um, mesmo que viva na carne, e pelo que já vimos isso é um absurdo!!! Para estas pessoas, eu te dou uma dica, apenas um versículo, veja:

A lei não foi abolida de forma alguma, mas reinterpretada da forma correta por Jesus, permanecendo todos os “J” e “tils” onde sempre estiveram. Ou seja, não foi preciso mudar a forma como a lei estava escrita, para desfazer os enganos, Jesus veio para nos trazer a interpretação correta da lei. Porque o problema não estava na forma como a lei foi escrita, mas no modo como interpretávamos. Porque nos preocupávamos em seguir a lei conforme líamos e não conforme seu objetivo (espírito, essência). Por isto não sabíamos ler as escrituras corretamente. Mas agora com o espírito da lei (verdadeiros sentido da lei, verdadeiro significado, verdadeira interpretação, verdadeira leitura) manifestada por Jesus, traduzida também (além de em suas palavras) em sua própria vida e maneira de agir conforme a lei, sabemos hoje como devemos seguir a lei corretamente. Pelo espírito (objetivo e significado) e não pela caducidade da letra (letra velha interpretada de forma antiquada). Portanto Jesus não trouxe apenas um significado filosófico para a lei, mas real, não gramatical, mas interpretativa. A verdadeira forma como devia ter sido lida desde o início de sua criação.

Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.
Romanos 2:13

Paulo fala que os que praticam a lei hão de ser justificados!!! Cara, eu ja tive que estudar muito para entender as escrituras, eu já pensei e escrevi muita coisa errada. Teve uma vez que eu pedi a Deus de todo o coração para que eu aprendesse sobre a lei dEle de um vez por todas pq eu não sabia tbm explicar alguns versículos. Daí no mesmo dia, um cara falou comigo no youtube, ele falava que tinha coisas para me falar que eu nunca tinha ouvido falar, na hora eu duvidei, mas depois vi que ele estava certo. Ele me falou sobre o tabernáculo do testemunho e tabernáculo de Davi. daí eu tive o pleno entendimento e agradeço a Deus por ter se compadecido de mim, e escutado minhas orações.

Isto também aconteceu comigo, quando passei a responder estes textos. Percebi que muita coisa do que escrevi, interpretei de forma errada. Foi preciso abrir os olhos para Jesus para entender realmente o que os versos diziam. Jesus abriu meu entendimento assim como fizera com seus discípulos, para que eu pudesse ver que o significado era prático e não apenas filosófico.
Jesus não veio dar novas interpretações, mas dar a interpretação correta e desfazer enganos. Não veio modificar a lei para que os outros entendam, mas capacitar os verdadeiros cristãos a interpretarem-na da maneira correta.

Se os que praticam a lei hão de ser justificados, é pq eles tem a lei escrita nos seus corações!!! mesmo não tendo a lei escrita como os judeus, Deus as escreve no coração pelo Espírito e Paulo fala sobre isso no decorrer da mensagem. Paulo explica aos judeus que Deus é que faz a obra, e que ter a lei escrita não quer dizer nada, pois todos estão debaixo do pecado pela carne, nossa mente voltada para o pecado herdada de Adão. é tudo pela fé!!!

Não apenas isto, mas também porque interpretam e por isto guardam seus mandamentos na forma correta. Entendendo seu sentido e significado e não somente, da forma como acham que está escrito. Isto é escrever no coração, ou seja, amar a lei e prezar pelo seu entendimento, saber o que a lei está querendo, seu objetivo, sua finalidade, sua essência, seu espírito.

vc disse: Justificados porém são os que tem a fé em Jesus e manifestam a lei, não os que as transgridem, ou que a guardam como meio de justificação.

Eu só vou mudar um pouco do que vc disse

Justificados porém são os que tem a fé em Jesus e manifestam a lei, não os que as transgridem, ou que ( tentam guardar ) como meio de justificação.

Pq ninguém é capaz de guardar a lei por esforço próprio com ja disse, Deus que nos purifica e nos deixa sujeito a sua lei, tudo pelo Espírito.
Por isso eu disse tentam guardar.

Concordo! Porque se tentam guardar como meio de justificação não entenderam o objetivo da lei. Portanto estarão apenas seguindo... letras, enquanto tentam seguir a lei.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.