segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Deus desaprova a dança e os jogos?

"E ainda tem mais, vejam só:

Há divertimentos, como a dança, o jogo de cartas, as damas, o xadrez, etc., que não podemos aprovar porque o Céu os condena. Esses divertimentos abrem a porta para grandes males. Não são de tendência benéfica, mas têm influência estimulante, produzindo em alguns espíritos a paixão por aqueles folguedos que levam a jogatinas e dissipação. Tais divertimentos devem ser condenados pelos cristãos, pondo-se em seu lugar alguma coisa que seja perfeitamente inofensiva." Testimonies, vol. 1, pág. 514. (o lar adventista pg 498)
Pois é... dançar, jogar cartas, damas e xadrez... são um "perigo"!!! aí vemos em muitos locais de diversão como clubes, os ASD jogando entre outros pebolim, ping-pong e sinuca... alguém pode dizer qual a diferença de "perigo" entre ping-pong, (que ví até mesmo nos colégios ASD) e o jogo de damas ou xadrez? e quanto aos video-games que os ASD jogam?

A sra white criou restrições que nem mesmo os ASD seguem.
Misericórdia.
Décio - um Aprendiz de Cristão."


(Fonte: http://exadventistas.blogspot.com/2012/02/curtas-ninguem-liga-mesmo.html#.T0I2nZ_O71s - 20/02/2012)



Os que lêem comentários deste tipo e conhece bem a procedência dos adventistas em suas horas sociais, ficam estarrecidos com tamanha distorção de fatos.

Dando a entender que os adventistas Jogam "truco" ou "caixeta". Dando a entender também que Deus desaprova jogos de raciocínio como xadrez e damas.

Bem sabemos que os jogos de cartas se resumem à tipo "UNO" e que Deus nunca desaprovou jogos de raciocínio como xadrez e damas, nem jogos físicos (esportes).
O comentarista afirma que tais coisas podem levar a "jogatina". Pois então isto seria uma coisa benéfica, pois xadrez e damas estimulam o raciocínio e a inteligência, assim como jogos com o uso de bicicletas como esporte.

Afirma então que em clubes vêem adventistas jogando sinuca, pebolin, ping pong, como se tais coisas estragassem o caráter. Claramente vemos uma tentativa de denegrir a boa imagem dos adventistas sinceros, que buscam meios inocentes de diversão e entretenimento.

Que fique bem claro que os jogos que nossa doutrina condena são dentre eles:

- Jogos de azar.
- Jogos em ambientes inadequados, tais como bares e bailes.
- Jogos de aposta.
- Jogos que levam a idolatria de uma imagem, própria ou de terceiros.

Quanto a danças se resumem a brincadeiras de roda, estilo ciranda cirandinha, porém com músicas cristãs e comportamento cristão. Se não sabe como é isto, deveria procurar saber, um resgate da cultura e forma antiga de diversão inocente, pervertida pelos bailes de hoje em dia. Nada de dança de salão, ou no estilo de raves, mas tão somente cantigas de roda do tipo "Pai abrão tem muitos filhos, muitos filhos ele tem, eu sou um deles, você também, louvemos ao Senhor"! A dança se resume em correr em roda levantando braços, abaixando braços, levantando perna direita, depois a esquerda, balança a cabeça, pula para frente, pula para trás, anda para o lado. Ou seja, mais exercício físico do que dança. E quem disse que Deus condena este tipo de "dança"?

Creio que tenha ficado bem claro a diferença.

Quanto a dança em sí, ouçam a voz da ponderação e da temperança (Livro de Salmos da bíblia):

Sexta Jovem [Episódio 003] Se ela dança, eu danço? - Leandro Quadros
http://www.youtube.com/watch?v=41YNxUnfvTI

Portanto, andar de bicicleta, fazer malabarismos por esporte, jogos de raciocínio e interatividade são, além de saudáveis, muito bem vistos pela igreja. Claro que moderamos os excessos, como em tudo que fazemos.
Se quizerem conhecer mais a fundo o modo de diversão adventista, procure em fontes primárias, tais como colégios e horas sociais de encontro entre os irmãos.

Quanto a vídeo games é um caso a parte, que necessitaria de um artigo inteiro. Um caso de preocupação digna tanto quanto do uso da televisão aberta em canais não cristãos. Tais coisas não são estimuladas nem recomendadas pela doutrina adventista, embora não haja proibição. O que fica quanto a isto é o acompanhamento dos pais e as regras familiares segundo conceitos cristãos de moderação.

Que Deus devolva a cada um segundo suas boas obras!

* Obs: (Este artigo está sujeito à estudo dos pontos em vermelho, com base em que embora o jogo de Xadrez ou damas não tenham sido explícitamente proibido na bíblia, alguns dos efeitos maléficos destes jogos podem ser condenáveis biblicamente, levando-se em consideração alguns casos em que jovens viciam-se neste tipo de jogo, o que provoca uma alteração prejudicial no comportamento, tal assunto poderá ser abordado em um futuro artigo).

23 comentários:

  1. Errado.
    Xadrez não é um jogo, é um esporte. E que mal o xadrez traria? o que ele influenciaria em uma pessoa?

    ResponderExcluir
  2. O conceito de esporte se aplica ao esforço físico. Daí o motivo de jogos como Xadrez e Damas não serem considerados esportes.

    Por outro lado, qualquer esporte ou jogo pode viciar e levar ao triste hábito das apostas. Tudo dependerá de cada pessoa.

    O mesmo raciocínio se aplica às pessoas que jogam futebol, vôlei, basquete, sinuca, totó, boliche, praticam natação, assistem televisão, escutam música, vão ao cinema, usam a internet e por aí vai.

    Por causa das pessoas viciadas deveremos nós, deixar de praticar a natação, assistir televisão, jogar futebol, ping-pong, sinuca, totó, boliche, ouvir música, usar a internet etc.?

    Tudo que é feito sem equilíbrio gera o vício, portanto não devemos ser extremados
    .
    O argumento referente ao jogo de damas e de Xadrez são inadequados, pois foram feitos muito provavelmente dentro de um contexto.

    O autor do texto seguramente desconhece o fundamento técnico, teórico e humanístico dos referidos jogos mentais ( Xadrez e Damas) que inclusive são praticados em escolas de São Paulo com bons resultados pedagógicos, tendo em vista que por serem jogos científicos de alta abstração ajudam i no raciocínio lógico e na matemática.

    Pessoalmente já desenvolvi uma atividade na escola com o Jogo de Damas que foi positiva.

    Já presidi uma Associação de Jogo de Damas e também tive a oportunidade de verificar inclusive pessoas cegas e um jovem tetraplégico jogando damas, se socializando e proporcionando alegria aos mesmos e aos seus familiares.

    Portanto, Damas e Xadrez são jogos socializantes e altamente educativos que permitem a participação de todos.

    Escreverei um pouco sobre o Jogo de Damas – que em termos abstratos, apesar dos movimentos diferentes, possui muitos princípios similares aos do xadrez.

    O Jogo de Damas é um jogo esportivo, educacional e recreativo, no qual os jogadores em disputa intelectual realizam os planos de tática e estratégia, inventam ciladas e combinações, treinam a memória, atenção, imaginação, orientação e cálculo.

    Um notável damista russo do século XX, Waldemar Bakumenko, autor de livros sobre o assunto, que viveu no Brasil, descreveu de modo muito belo as fases e a importância do Jogo de Damas:

    "Três fases distintas constituem a partida de damas: a abertura, o meio-jogo e o final.

    A abertura se caracteriza pela busca do desenvolvimento das pedras e objetiva, imediatamente, o domínio ou ocupação do centro e dos pontos fortes do tabuleiro.

    Já o meio-jogo é o campo – por excelência – de aplicação do jogo pessoal e resulta como componente de três setores: discernimento analítico da posição, capacidade combinativa e análise psicológica de fatores correlatos.

    Pelo discernimento analítico da posição, decidirá o damista sobre a conduta geral a ser dada à partida: se dentro de uma concepção estratégica, ou se no estilo romântico das combinações táticas.

    Continua

    ResponderExcluir
  3. Continua

    A capacidade combinativa é característica dos imortais do tabuleiro: consiste na profundidade da análise e traz como conseqüência a possibilidade de execução de manobras táticas, em busca de uma vantagem material ou objetivando, ao final uma superioridade posicional.

    A análise psicológica de fatores correlatos consiste no estudo e na avaliação de elementos que gravitam em torno do tabuleiro, e que exercem uma influência indireta sobre o evoluir, e desenlace da partida.

    O final constitui a parte mais bela do jogo de damas embora seja, também, mais difícil, pois exige do talento, imaginação, conhecimento teórico, atenção contínua e bom cálculo. Certamente uma manobra precipitada, ou mal calculada, poderá anular um grande esforço, que fora desenvolvido na abertura ou no meio-jogo."

    Depois de reproduzir o belo comentário de Bakumenko, escrevei mais alguma coisa sobre o Jogo de Damas.

    O Jogo de Damas por ser um importante exercício intelectual certamente levará ao treinamento da memória e à reflexão lógica, contribuindo assim significativamente no processo de aprendizagem.

    O imenso mérito deste jogo é que ele responde a uma das preocupações fundamentais do ensino contemporâneo, ou seja, o de propiciar a cada pessoa progredir segundo seu próprio ritmo, valorizando assim, a motivação pessoal.

    Do ponto de vista pedagógico esse jogo estimula pelo menos cinco capacidades do desenvolvimento cognitivo:

    a) raciocinar na busca dos meios adequados para alcançar um objetivo;

    b) organizar uma variedade de elementos para uma finalidade;

    c) imaginar abstratamente situações futuras próximas e concretamente verificar o sucesso ou não do que foi elaborado;

    d) prever as prováveis conseqüências de seus próprios atos e dos atos dos adversários.

    e) tomar decisões vinculadas à resolução de problemas.

    De modo que pedagogicamente o aprendizado das técnicas e das teorias do Jogo de Damas são um importante elemento para cultivar o pensar, o espírito investigativo, as relações simbólicas, o lado psíquico e até físico.

    Continua.

    ResponderExcluir
  4. Continua

    Entendemos que o efeito essencial deste esporte possui quatro aspectos:
    a) ético; b) intelectual; c) pedagógico-social; d) emocional e e) matemático.

    a) No aspecto ético:
    1) controle de si mesmo; 2) paciência; 3) perseverança; 4) respeito aos outros; 5) modéstia e 6) honestidade.

    b) no aspecto intelectual:
    1) desenvolvimento da capacidade de criatividade, análise e síntese; 2) estruturação do raciocínio; 3) exercícios de memória e atenção.

    c) No aspecto pedagógico-social e matemático:

    1) Um melhor estado de espírito;

    2) Um clima de expansão de sociabilidade e de aceitação da classe em geral, tendo em vista que também pessoas portadoras de necessidades especiais, tais como: cegos, mudos, surdos, deficientes físicos etc. podem jogar em igualdade de condição com quaisquer outras pessoas, e todas, sem exceção, desenvolver suas potencialidades;

    3) Maior sociabilidade dos jovens entre si, e destes com os adultos;

    4) Melhoramento mais ou menos rápido do raciocínio e da lógica, pois os alunos aprendem a observar bem e a contar, como também aprendem a discernir, pondo em prática o abstrato e o concreto;

    5) uma tomada de consciência do potencial de qualidades e de capacidades intelectuais, até então inexploradas (inteligência, memória e espírito criativo na composição de pequenos problemas);

    6) treinar a imaginação para compreender de forma crítica e disciplinada as regras específicas;

    7) melhoria na capacidade de desenvolver hipóteses, juntamente ao desenvolvimento da concepção estratégica e tática; e

    8) possibilita contato com novo tipo de leitura através de códigos e símbolos do jogo (anotações das partidas).

    d) No aspecto emocional
    a) a valorização da auto-estima, pois o estudante neste jogo aprende continuamente e avança.
    b) Aprende a ter temperança e, a saber, valorizar e respeitar, tanto o adversário, como a si próprio, e as partidas em que ganhou, empatou ou perdeu.
    c) Aprende com seus acertos e erros. Pois sabe que isso é uma etapa contínua em seu aprendizado.


    METODOLOGIA DO JOGO

    1º Expor as noções iniciais e princípios do Jogo de Damas, tais como:

    Tabuleiro, posições, movimento das peças, regras, relógio (contagem do tempo), planilhas (anotação das partidas), fases do jogo (abertura, meio-jogo e final), importância no desenvolvimento dos aspectos psicológicos e éticos envolvidos (ganhar-perder-empatar, disciplina, temperança e polidez), importância social (interação entre os participantes do jogo);

    Observações:

    1) Existe a Federação Mundial de Jogo de Damas com sede na Rússia e em nosso país a Confederação Brasileira de Jogo de Damas sediada em São Paulo.

    2) O nosso país tem sediado os últimos campeonatos mundiais de damas de 64 casas.

    3) No Rio de Janeiro temos vários jogadores federados que ganharam vários campeonatos brasileiros, tanto individualmente; quanto por equipe;

    4) No Brasil e no mundo centenas de livros de metodologia e de ensino deste fascinante esporte mental já foram publicados.


    Dados os esclarecimentos.

    Um abraço Fraternal.

    Anônimo X.

    ResponderExcluir
  5. Corrigindo

    4) No Brasil e no mundo centenas de livros de metodologia e de ensino deste fascinante jogo mental já foram publicados.

    ResponderExcluir
  6. Olá, sr. adventista. Venho aqui a um artigo antigo mas interessante. Assim como está escrito no livro da escritora Ellen White, ela diz «porque o Céu os condena». Ela foi muito afirmativa nesta frase. Mas generalizou muito e não explicou bem as razões para cada um dos jogos ser proibido. Se o jogo é a dinheiro, deve-se condenar, mas se não o é, para quê meter tudo no mesmo saco? O sr. Décio tinha razão, naquela altura, quando fez o seu comentário.Esse livro, é possível o sr. adventista transcrever um pouco mais dessa página comentada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmã, os livros de Ellen White podem ser consultados no seguinte site:

      https://egwwritings.org

      A página com a citação:

      https://egwwritings.org/?ref=pt_LA.498.2&para=1955.2990

      É preciso ler tanto os livros "O Lar Adventista" como o "Testemunhos Para a Igreja vol. 1" para entendermos o contexto social em que viveu Ellen White e o porquê de tal conselho ter sido dado.

      Entretanto, geralmente só podemos entender realmente quando estas coisas se tornaram um problema.

      Vou dar um exemplo: Os jogos de vídeo game alguns anos atrás!

      Hoje não há problema algum em se jogar um bom jogo em casa, em família, entretanto, há cerca de 20 anos atrás isto se tornou um problema nas casas de vídeo game e nas lan-houses.

      Nos tempos antigos as casas de diversões não tinham fliperamas, então ofereciam jogos de tabuleiro e danças.

      Vieram então os "pinballs" e toda a moda dos fliperamas.

      Tais divertimentos acabavam se tornando como o "bilhar" para os jovens. E excetuando-se a venda de bebidas alcoólicas, acabavam criando o mesmo tipo de ambiente.

      Então, não há problema em jogar um pinball, um vídeo game, ou um xadrez em um clube familiar voltado ao lazer, em algum final de semana, ou mesmo no seu celular, em casa em um dia de chuva, ou com parentes e amigos em alguma ocasião.

      Desta forma, o contexto onde o jovem e o jogo está inserido é que pode acabar se tornando um problema.

      Leia os livros, verá que não há nada de extraordinário, senão de que Ellen White já havia antecipado, naquela época, todos os males que aquelas novas modas sociais, por ocasião dos jogos, iriam acabar trazendo para o mundo dos jovens no futuro, precavendo os pais das chamadas "febres" que viriam deixar pais bastante preocupados com seus filhos no futuro.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  7. Vê-se que a srª White condenava os divertimentos das gerações mais novas devido ao conflito de gerações que sempre existiu e existirá. Como ela própria não teve acesso a certos divertimentos, ou porque não existiam no tempo dela, ou porque, sendo a vida dura, não havia tempo e dinheiro para isso, ela condena os que se dedicam a essas diversões. Se ela tivesse experimentado e gostado de algum desses jogos na sua juventude, decerto falaria de outra maneira. Aqui não entram as instruções do «Senhor» mas meramente uma visão distorcida das distrações da época em que ela escreveu esses textos.
    Nem o sr.adventista concorda com o que ela escreveu. Aposto que dança lá nos convívios da sua igreja a não ser que seja coxo, tenha artrose ou esteja paraplégico.O sr. pergunta:«E quem disse que Deus condena este tipo de "dança"?» Pois, quem disse? Deus não especifica nem determina os vários tipos de dança, pois não? É toda a dança, seja de roda ou folclórica.O sr. está a fazer uma exceção baseado em quê?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmã!

      Convido a irmã a conhecer melhor a vida e o contexto de Ellen White. Ela sempre foi uma jovem bastante enérgica e na juventude viajava bastante com seu marido. Ellen White não parava quieta, digamos assim, quando não estava escrevendo, estava cuidando do jardim ou trabalhando no campo. Estava sempre em contato com crianças e jovens, ainda que com mais idade, e era uma pessoa divertida.

      Quanto à dança, faça esta comparação:

      1) Permitir que um filho ou uma filha jovens tenha costume de frequentar uma casa onde podem dançar e se divertir.

      2) Brincar de roda com seu filho e sua filha em uma comemoração de família.

      Entendeu a diferença?

      Quando Ellen White dá seus conselhos é no âmbito das modas sociais que estavam fazendo a cabeça dos jovens de sua época, os divertimentos que o mundo estava oferecendo aos jovens.

      Muitas das coisas que ela escreveu nem mesmo ela entendia, mas Deus, com um olhar no futuro, deu conselhos para que ela escrevesse para a igreja, a fim de que as famílias que lessem seus livros pudessem ser privados de muitos problemas.

      Leia também o livro intitulado "Mente Caráter e Personalidade", ainda hoje é utilizado por pedagogos, ela se aprofunda nas minúcias da mente humana e seu comportamento.

      http://centrowhite.org.br/downloads/ebooks/

      E principalmente, não deixe de ler a obra "O grande conflito", fundamental para entender o contexto do conflito cósmico entre o bem e o mal, o que clareia bastante a nossa mente a fim de entendermos melhor suas recomendações:

      http://centrowhite.org.br/downloads/audiobooks/o-grande-conflito/

      Excluir
  8. «Leia também o livro intitulado "Mente Caráter e Personalidade", ainda hoje é utilizado por pedagogos, ela se aprofunda nas minúcias da mente humana e seu comportamento.»
    Pedagogos ligados à igreja adventista, presumo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmã, Ellen White construiu prensas em várias partes do EUA e também fora do continente, antes mesmo da IASD se desenvolver em maior número. Seus livros chegaram a várias partes do mundo antes mesmo de chegar ali uma igreja adventista. E assim seus livros se espalharam pelo mundo, tornando-a a escritora cristã mais traduzida de toda a história. Tão necessários eram seus conselhos naquele tempo, que o interesse fez com que se traduzissem seus livros para vários idiomas.

      Estes livros vieram em um momento onde a medicina estava começando a engatinhar novamente depois de 1260 anos de estagnação em todas as áreas da ciência, devido ao período papal.

      Desta forma, os livros de Ellen White influenciaram profissionais em todo o mundo, assim como influenciou pessoas ligadas à área da saúde nos EUA, sendo considerada uma das cem pessoas mais influentes da história dos EUA.

      Sua influência, porém, alcançou a todo o mundo. Muitos guardavam seus livros como um precioso achado e aplicaram suas recomendações em seus consultórios de psicologia, quando a ciência nesta área começava a dar passos largos.

      Passou-se aquela geração, mas ainda hoje seus livros permanecem circulando entre consultórios e bibliotecas pessoais de pessoas das mais diferentes profissões de fé.

      Aquilo que Ellen White escreveu há mais de cem anos atrás já não gera surpresa entre psicólogos, se tratando de conceitos já alcançados e que se desenvolveram mais plenamente ao longo do último século.

      O trabalho de Ellen White na área de psicologia foi mais profundo do que se pode supor:

      http://dialogue.adventist.org/pt/21-1/burt/ellen-white-e-as-terapias-de-saude-mental

      Outras comunidades científicas, também vieram molestar os trabalhos de Ellen White, alguns querendo entender melhor, outros procurando ganchos para pendurar suas teorias.

      Boa parte do "lidar com estes grupos" teve que ser administrados pela igreja mesmo após a morte de Ellen G. White.

      Entretanto, nunca se buscou alcançar o status de fama para seus escritos, conforme recomendações da própria Ellen White, e assim seus escritos continuaram sendo aplicados segundo o maior interesse que é o religioso.

      Excluir
  9. Nunca vi esta tal mulher citada na Bíblia... Gálatas 1.8 Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.
    Esta escrito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não, irmão Judson. A Bíblia não nomeia previamente os profetas que haverão de aparecer, apenas diz que aparecem e continuarão a aparecer, anunciando o mesmo evangelho (Atos 21:9, Atos 2:17).

      Lançaram um filme agora, este mês, e que fala um pouco sobre esta mulher. É sobre a história da Igreja Adventista do Sétimo Dia:

      https://www.youtube.com/watch?v=llVU37yjPBQ

      Um abraço.

      Excluir
  10. Irmão, não entendi. Teu artigo e tua opinião não está em contradição ao que o Espírito de Profecia diz? Damas e xadrez são jogos estimulantes. Você está defendendo o contrário?

    ResponderExcluir
  11. Feliz sábado, Sr. Adventista. Pelo que percebi em seu artigo, corrija-me se eu estiver enganado, o Sr. acusa uma pessoa de dizer que, por exemplo, o xadrez é maléfico. Vou colar duas frases usadas pelo Sr.:
    1. "Dando a entender também que Deus desaprova jogos de raciocínio como xadrez e damas";
    2. "O comentarista afirma que tais coisas podem levar a 'jogatina'"

    Não entendi o motivo do Sr. ter dado a entender que as ideias contidas nas duas frases são do comentarista - acho que se chama Décio - porque parece-me claro que ele apenas copiou de Ellen White. Ou seja, a ideia de que xadrez é maléfico não é do Décio mas de EGW. Pelo menos o texto apresentado por ele é de autoria dela. Então, fica claro que ele está criticando essas ideias e não as apoiando.

    Considerando que um cristão não pode dar falso testemunho, e isso inclui a todos, o Sr. não acha que deveria corrigir esse engano (fazer os outros crerem que as ideias são do tal Décio)?

    Aguardo.

    Marcelo Almeida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, irmão Marcelo:

      "Dando a entender também que Deus desaprova jogos de raciocínio como xadrez e damas" (artigo)
      "o xadrez é maléfico" (Marcelo Almeida)

      Pelo que percebi em seu comentário, corrija-me se eu estiver enganado, o Sr. acusa uma pessoa de dizer, por exemplo, que o xadrez é maléfico acho que se chama Sr. Adventista. Porque parece-me claro que ele escreveu: "Dando a entender também que Deus desaprova jogos de raciocínio como xadrez e damas".

      Considerando que um cristão não pode dar falso testemunho, e isso inclui a todos, o Sr. não acha que deveria corrigir esse engano?

      Quando não se entende, irmão Marcelo, se pergunta, antes de fazer deduções, afirmações e exigir desculpas em nome de uma terceira pessoa.

      O texto se refere não somente àquele TRECHO do comentário, mas a todo o comentário assim como outros comentários bem como o artigo onde estavam contidos estes comentários, conforme o link contido abaixo da citação.

      Um abraço, feliz sábado.

      Excluir
    2. Olá, Sr. Adventista

      Vamos ser diretos, objetivos e sem usar jogo de palavras?

      O seu artigo começou com um trecho copiado de outra página e que contem a opinião de alguém que se identificou como Décio:

      Logo abaixo desse trecho, o Sr. escreveu:

      "Os que lêem comentários deste tipo e conhece bem a procedência dos adventistas em suas horas sociais, ficam estarrecidos com tamanha distorção de fatos.

      Dando a entender que os adventistas Jogam "truco" ou "caixeta". Dando a entender também que Deus desaprova jogos de raciocínio como xadrez e damas.

      Bem sabemos que os jogos de cartas se resumem à tipo "UNO" e que Deus nunca desaprovou jogos de raciocínio como xadrez e damas, nem jogos físicos (esportes).
      O comentarista afirma que tais coisas podem levar a "jogatina". Pois então isto seria uma coisa benéfica, pois xadrez e damas estimulam o raciocínio e a inteligência, assim como jogos com o uso de bicicletas como esporte."

      É sobre isso a minha questão. Quem afirmou que tais coisas podem levar à jogatina não foi o Décio, mas a própria Ellen White. No entanto o Sr. escreveu:
      "O comentarista [Décio] afirma que tais coisas podem levar a 'jogatina'".

      Ou seja, isso foi um falso testemunho, pois essa não é a opinião do Décio. Ele apenas citou um trecho do livro Testimonies, vol. 1, pág. 514.

      E agora, irmão?


      Marcelo Almeida

      Excluir
    3. Olá, Marcelo Almeida, o irmão é alguém querendo aprender sobre o assunto, ou é um encrenqueiro com segundas intenções?

      Aqui não uso jogo de meias palavras, fui direto ao ponto. Não creio que o irmão sofra do chamado analfabetismo funcional, que consiste em ler mas não entender o que está escrito, porque demonstrou bem saber tirar proveito de coisas que não soube para criar acusações, de forma afoita, se resguardando com eufemismos como "me corrija se eu estiver enganado" para, agora, enfim fazer acusações abertas.

      A intenção do irmão é julgar o meu caráter, irmão Marcelo Almeida? Porque com pessoas não sinceras em aprender trato de outro modo, que é este com quem trato com grupos anti-adventistas que agem costumeiramente nesta mesma atitude do irmão.

      Vamos então clarear os fatos, uma vez que o artigo original bem como os comentários não constam na internet.

      Em primeiro lugar, o artigo defendia que Deus desaprovara jogos como caixeta e truco, bem como danças, como as que vemos os jovens praticando em bailes. Evidenciavam a jogatina e os males como vemos por exemplos em bares.

      O artigo porém comparava isto, ao que os jovens adventistas faziam, quando brincavam em cantigas de roda, ou se divertiam com jogos de raciocínio.

      Para dizer que ambas a situações se tratavam da mesma coisas, o autor do artigo utilizou a citação de Ellen White.

      Porém, irmão, conforme lemos na citação, Deus não está ai condenando os jogos RACIOCÍNIO, por meio da pessoa de Ellen white, mas uma tendência, bem explícita em sua época.

      "Não são benéficos em SUA TENDÊNCIA e têm uma influência EXCITANTE, produzindo em alguns espíritos uma PAIXÃO por esses jogos que levam ao jogo de azar e dissipação." (Testimonies for the Church 1:514 (1867))

      Ellen White não diz que o problema do jogo é por ser de raciocínio, nem ligou o próprio xadrez ou a damas, a um perigo por ser um jogo de RACIOCÍNIO.

      Nesta linha de pensamento, porém, o escrito do artigo ridicularizou a afirmação de Ellen White dizendo de que Deus, segundo ela, condenava jogos de raciocínio. Ao mesmo tempo, em seu intento, o autor do artigo comparou as brincadeiras dos jovens adventistas à jogatina que vemos ocorrer ainda hoje em frente de bares de amigos, onde se praticam jogos como dominó, truco, damas, dentre outros. Onde também comparou as brincadeiras de roda com a dança que ocorre em bailes.

      E o que a pessoa em questão, de onde citei um PEDAÇO do comentário tem a ver com o artigo em questão?

      Tem a ver irmão que tal artigo foi produzido pelo administrador do site EM PARCERIA com a referida pessoa citada.

      Entendeu agora, irmão!?

      Início do cabeçario:

      "E ainda tem mais, vejam só:"

      O próprio comentário cita "e ainda tem mais" porque haviam mais coisas escritas neste comentário. O que expus foi apenas um trecho essencial. Forma vários comentários diálogos e discussões, bem como um artigo de considerável tamanho o que não convinha nem era necessário, nem haveria como colocar tudo no artigo que produzi.

      Na introdução do artigo desta página é bem clara a generalização: "Os que lêem comentário(S) deste TIPO".

      Quem acompanhou o episódio e conferiu o link que consta neste artigo e acompanhou o debate não tiveram dúvidas sobre a questão.

      Outro ponto é que a mesma pessoa em questão sempre teve liberdade, bem como fez suas observações em cada artigo que escrevi em resposta à seus comentários e como o irmão pode ver não há contido aqui nenhuma objeção de tal pessoa quanto ao que escrevi no artigo.

      E sempre adoto o costume de colocar o link para artigos como este no artigo original onde consta o assunto e ali dialogar longamente.

      (...)

      Excluir
    4. Assim, irmão Marcelo Almeida, cabe é ao irmão pedir desculpas por levantar pressupostos e acusações sobre o que não sabe. Condenar minha pessoa pelo que escrevi sem conhecer do assunto, sendo que a própria pessoa citada no artigo não viu nenhuma injustiça ou incorretude no que escrevi.

      Como segunda informação, o artigo bem como todo o blog em questão não se encontram mais online, porque o administrador resolveu abandonar esta empreitada contra os adventistas e seguir um melhor caminho.

      E se o irmão pesquisar neste blog, perceberá que a pessoa citada neste artigo não apenas veio trazer culpa sobre mim, peo ocorrido, como tentou fazer a mesma coisa que o irmão fez, agora, neste artigo. Exigindo desculpas. Por isto vejo extrema semelhança nas atitudes do irmão até mesmo no ato de tentar confundir e levantar dúvidas e picuinhas sobre o que está contido no artigo. E assim como o irmão, tal pessoa não tinha noção alguma do que havia conversado com o administrador de tal blog pouco antes de seu fechamento e os alertas que por várias vezes emiti a ele em mensagens.

      Como terceira informação, o grupo de anti-adventistas a qual a pessoa citada pertencia, ainda se encontra online em um dos blogs:

      http://nitrogricerinapura2010.blogspot.com.br

      Nota o tipo de artigos que é produzido neste meio, irmão?

      Além destes tipos de artigos, também falsos testemunhos, tanto escritos como em vídeo foram para no mesmo blog onde colaborava a pessoa referida.

      Tudo se encontra registrado neste blog, bem como as conversas anteriores e posteriores a este artigo.

      Assim, estou curioso para saber o porque de o irmão estar afoito em tomar as dores de uma pessoa supostamente desconhecida ao irmão.

      E gostaria de saber se o irmão há de agir com o mesmo senso de justiça e proteção, questionando os do:

      http://nitrogricerinapura2010.blogspot.com.br

      Sobre as falsas acusações que tem levantado!

      Há várias dezenas de outros artigos, aqui, contrariando o que havia sido escrito no site onde a pessoa citada neste artigo era parceiro na produção dos artigos ali contidos.

      Assim, não cabe ao irmão tomar a dores de ninguém, cada um sempre teve, aqui, livre espaço para objeções, correções, contestações.

      De modo que, quando o artigo tratar de algo, cujo conteúdo total se encontra em outro lugar e tal lugar já não se encontra mais disponível, pergunte a quem está iterado do assunto, antes de criar pretexto para julgar, testar ou condenar a índole de alguém, fazendo aquilo que o próprio irmão condenou.

      E se em cada artigo o irmão procura antes arrumar pretexto para avaliar o caráter do escritor, ao invés de aprender ou discutir o assunto, temo que seu propósito não seja aprender com os artigos.

      Leia os artigos mais antigos, caso o irmão queira realmente saber de todo o ocorrido ao invés de criar suposições e conclusões próprias, está tudo devidamente registrado.

      Um abraço.

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde pastorsou um adventista , uma pergunta direcionada aos jogos, filmes animes entre outras coisas, em 1Coríntios 8, paulo fala a respeito dos alimentos sacrificados aos ídolos, e lá ele fala que as pessoas que deixam de comer carne porque acham que são sacrificadas a ídolos são consideradas como imaturas espiritualmente, há também pessoas da minha família mais velhas que eu na idade e de tempo na igreja que falam que o importante é você tirar boas lições do que você está se alimentando mesmo que não sejam coisas religiosas ou então que sejam relacionadas a outras religiões ,o senhor acha biblicamente que isso se aplica aos jogos, animes etc... peço que responda pra mim porque sou um dos lideres da igreja embora jovem e eu sou conselheiro nos desbravadores então tem horas que eles querem se divertir com jogos e diversões e eu fique com essa dúvida além de ser uma dúvida e um assunto recorrente com muitos jovens de igrejas perto da minha, desde já agradeço a resposta.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.