Olá, irmão Elias, explique-me, sob seu ponto de vista, a ressurreição do soldado que tocou nos ossos de Eliseu. Do filho da viúva de Sarepta, a ressurreição do próprio Lázaro, sendo que Cristo é o primeiro a ressuscitar dentre os mortos!
Não, irmão, não podemos contrariar a lógica e o restante das Escrituras. Sendo que outros foram claramente ressuscitados antes de Cristo, logicamente que Paulo não está dizendo que Cristo é o PRIMEIRO a ser ressuscitado, mas sim as PRIMÍCIAS, que tem um sentido diferente de ser "o primeiro". Primícias quer dizer "O PRINCIPAL". Mesmo assim, outros ressuscitaram antes de Cristo, enquanto outros foram trasladados em corpo glorificado para o céu, ainda que não tenham morrido.
O irmão não pode negar estes fatos e ficar com uma interpretação particular em cima de uma única palavra "primícias" teimando que se refira a Cristo ter sido o primeiro a ressuscitar entre os mortos e o primeiro a subir ao céu em corpo glorificado!
Se o filho ressuscitado da viúva de Sarepta houvesse sido trasladado com Elias, Cristo deixaria de ser as primícias, irmão? Se Lázaro, depois de ressuscitado, houvesse sido trasladado como Enoque, levado por Deus, Cristo deixaria de ser as primícias?
Paulo se refere a Cristo ser o primeiro em relação aos que estavam mortos junto com Cristo, na ocasião do seu sono na sepultura durante os três dias em que esteve morto. Paulo não está fazendo referência a todos os que morreram na história! Nem aos que foram ressuscitados, ou a glorificação de seus corpos, nem sua transladação. Não podemos, irmão, colocar no verso, suposições que ele não diz!
Ali a questão é entre Cristo e os que dormiam com Ele, nos dias de sua morte, e até mesmo depois, e que continuaram mortos mesmo depois da ressurreição de Cristo, nada mais que isto.
"ele foi o primeiro a ser ressuscitado para nunca mais morrer", onde Paulo escreveu isto nos versos?
Esta é uma suposição particular irmão, a palavra primícias não faz inferência a tal coisa.
Temos que ficar com o sentido DA PALAVRA, sem fazer inferência a coisas que ela não significa.
Não consigo ver na palavra em si, nem no uso da palavra primícias na Bíblia algo que indique que primícia seja usada para alguém que "ressuscitou e não morre mais". Já mostrei para o irmão, a origem do uso e significado da palavra primícias, nas ofertas que eram dadas pelo povo de Israel. Não há, irmão, nenhuma inferência ao ato de uma pessoa "ressuscitar e não morrer mais".
Não há como, irmão, se aceitar um ideia que não é provinda das Escrituras, não há razões para crer de que a palavra primícias faça inferências a isto.
Percebe que é o irmão que está agregando à palavra primícias um significado que a palavra não contêm! O irmão está agregando à palavra um conceito que não é determinado nas Escrituras! Primícias como sendo o mais importante, no sentido de que "da ressurreição de cristo depende as demais ressurreições", este sim é um conceito teológico aceito e amplamente ensinado. Assim, não há irmão, como abandonar este conceito, irrefutável, adotando em seu lugar este conceito que o irmão tem apresentado, de que cristo é as primícias no sentido de que "ressuscitou e não morre mais". De onde o irmão tirou isto? Com base em que, nas escrituras, o irmão desenvolveu este conceito acerca da palavra primícias?
O conceito de o melhor e o mais importante, está em harmonia com o que a Bíblia definiu como primícias, nas ofertas dadas pelo povo, mas não este conceito que o irmão defende!
É a Bíblia quem da significado para as palavras, os termos, as expressões, irmão, de modo que Crer piamente em um conceito, não fará tal conceito se tornar correto ainda que para nós faça todo o sentido. É a Bíblia quem determina seus próprios conceitos, irmão.
Um abraço.
A respeito de Moisés , a biblia nao afirma que ele ressuscitou . Dizer isto é ir além do que esta escrito
ResponderExcluirOlá, irmão Stewieland, não diz explicitamente, mas mostra Moisés vivo e ressurreto, conversando com Cristo.
ExcluirUm abraço.