segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Resposta - Como surgiu a Igreja Adventista do Sétimo Dia?

Em resposta ao artigo do irmão Luciano Sena do blog MCA.

https://mcapologetico.blogspot.com.br/2017/01/perguntas-sobre-o-adventismo-1-como.html

A parte que o irmão não escondeu de seu artigo:

a) O movimento millerita era composto por cristãos das mais diversas denominações, incluindo batistas, metodistas e presbiterianos.

b) Estes cristãos batistas, metodistas e presbiterianos marcaram data para a volta de Cristo, Miller era batista.

c) O movimento adventista provem desde antes de 1792, quando ocorreu o cumprimento da profecia bíblica, com o escurecimento do sol, a lua se mostrando em cor de sangue, meteoritos caindo na atmosfera e o grande terremoto de lisboa.

d) Foi Ellen White quem insistiu para os batistas, metodistas e presbiterianos desapontados não mais marcarem datas.

e) Outro grupo contendo estes mesmos cristãos continuaram marcando sucessivas datas até a morte de Miller.

f) Hoje o meio protestante e evangélico aceitam a existência de um santuário no céu onde Cristo atua como Sumo-sacerdote.

g) Os do movimento adventista utilizaram o método historicista de estudo das profecias, o método de estudo mais antigo e o mais utilizado inclusive por Martinho Lutero, antes e durante a reforma.

h) Os mileritas adentraram ao movimento sem estabelecer doutrina alguma além daquelas que cada um aprendeu em sua própria denominação.

i) Os anti-trinitarianos, igualmente provieram das denominações existentes na época. Parte destes aderiram a doutrina da trindade após a fundação da igreja, outra parte se recusou a fazer parte da própria igreja que ajudou a fundar. Quando da morte de Ellen White, a doutrina da trindade se encontrava firmada e o grupo anti-trinitariano praticamente desapareceu.

j) O motivo do anti-trinitarianismo existente em alguns do movimento se devia ao fato de certo veio ensinar a trindade sob uma perspectiva que apresenta Deus como tendo uma natureza fantasmagórica.

k) Demais igrejas além de certo grupo existente atualmente, assim como a IASD, não incluem a crença de que Deus tenha uma natureza fantasmagórica em seu credo trinitariano.

l) 40 mil denominações ensinando cada uma um conjunto de doutrinas diferentes não podem estar todas certas ao mesmo tempo (questão de lógica). A igreja verdadeira é aquela que ensina a Bíblia e toda a Bíblia. A igreja adventista proveio da união de pessoas de várias igrejas e que chegaram a um denominador comum após aprofundados e extensos estudos nas Escrituras, coisas que demais denominações deveriam fazer, mas não fazem, assim temos hoje uma confusão religiosa no meio cristão. A Bíblia chama este tipo de confusão de babilônia (remetendo à torre de babel onde havia um sincretismo religioso).

m) O remanescente é todo cristão sincero e que é fiel à luz que recebeu. Isto exclui os que, conhecendo as verdades Bíblicas, escolhem seguir antes a tradição de suas religiões do que os ensinamentos Bíblicos. Ao remanescente é dito que sairão, em tempo oportuno, da dita babilônia e se reunirão em um único aprisco.

n) O título de papisa, é dado a Ellen White por grupos dissidentes, sendo apoiado também por críticos desinformados ou mal intencionados. Para a IASD, Ellen White foi uma profetiza.

o) A profecia de Daniel (acerca das 2.300 tardes e manhãs) é uma verdadeira profecia, que consta na Bíblia. A profecia se cumpriu, como não poderia ser diferente, porém ao invés da volta de Cristo, tal profecia se cumpria na purificação do santuário [celeste] conforme é dito no próprio verso da profecia.

p) O resultado do movimento adventista que se iniciou antes de 1792 é uma igreja que guarda todos os 10 mandamentos de Deus e não apenas 9. Pratica tudo aquilo que Cristo praticou e da forma como Ele praticou, a exemplo da abstenção de alimentos impróprios e a adoção de mensagens de cura e saúde inclusos à prática do evangelho.

q) É uma igreja que não teme expor suas crenças e defender a razão de sua fé, em aberto e ao público, ao contrário da grande maioria de nossos críticos, que sempre acusam, mas nunca se dispõem a defender o que afirmam em um debate (A RIT TV está já a alguns anos esperando achar algum disposto a este debate).

r) A IASD é aceita como uma genuína igreja cristã a despeito de suas doutrinas heterodoxas, isto já foi firmado em várias páginas de um livro de um estudioso CALVINISTA, bem como na aceitação pública da teologia bíblica apresentada pelos adventista por meios comunicativos como a rádio e TV.

s) Na TV, estudiosos e repito, estudiosos, tem reconhecido, inclusive em cadeia de TV, que as crenças dos adventistas, ainda que em assuntos que representem uma minoria são extensamente defendidas, também, por eruditos, comentaristas Bíblicos e teólogos de outras confissões de fé, renomados e com fé pública firmada, como Mattew Henry (acerca do título honorífico de Cristo, Miguel) e Oscar Cullmann (acerca do estado de inconsciência dos mortos).

t) Os ensinamentos contidos nos escritos de Ellen White, incluem na salvação todos os cristãos sinceros, ainda que sigam doutrinas erradas em suas religiões e ao mesmo dá testemunho de perdição àqueles que não dão ouvidos ao que Cristo declarou em Mateus 5:19 e também aqueles que contradizem o que Cristo declarou acerca da vigência nesta mesma ocasião, em Mateus 5:19.

u) Tudo que foi dito por Ellen White, todas as instituições que ajudou a erguer, bem como a Igreja, cumpriu o papel predito pela própria escritora e profetiza e que encontra registrado em seus livros. Hoje, a Igreja Adventista do Sétimo Dia, com pouco mais de 150 anos, possui um alcance mundial.

v) Até a data de hoje, não se conseguiu fazer um pergunta, bíblica, que a Novo Tempo de rádio e TV, não tenha conseguido responder utilizando única e exclusivamente a Bíblia a despeito do que é dito por críticos de que a IASD se fundamenta nos livros de Ellen White e não na Bíblia, na razão de suas doutrinas.

w) Vários irmãos, inclusive calvinista e ex-testemunha de Jeová assim como o irmão Luciano, deram testemunho em favor da IASD, sobre a acusação de ser sectária. Muitos outros tem abandonado esta visão preconceituosa e dado testemunho em favor da igreja.

x) A IASD é a única igreja no meio cristão que estuda e ensina toda a Bíblia junto com seus membro, de forma metódica por vários meio, inclusive lições.

y) Considerando os ensinos da Bíblia, todos eles, vigentes, a IASD é a igreja que mais cumpre os requisitos Bíblicos como herdeiros da fé de Jesus e dos apóstolos. De fato, o costume adventista é, no meio cristão, o que mais se aproxima do estilo de vida tanto de Jesus como dos apóstolos.

z) A igreja adventista é taxada de arrogante, por se propor a seguir preceitos bíblicos desprezados em outras igrejas. Também por ensinar a doutrina do santuário, do juízo pré-advento/investigativo à despeito da aversão que alguns tem por estes preceitos bíblicos e ensinamentos.

Um abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.