terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Leis morais

Desde que o homem foi criado, ele foi dotado de um conjunto de leis internas que regulam a sua interação com outras pessoas. A este conjunto de leis internas chamamos de leis morais.

Estas leis morais foram implantadas em nós pelo próprio Deus, agregando-a à nossa natureza.

Logo, sentimentos de culpa surgem antes mesmo de cometermos algum mal para com o próximo. Quando pensamos em fazer o mal, a própria consciência nos condena e temos consciência de que aquilo que pretendemos fazer é contrário à lei moral que Deus implantou dentro de nós.

A consciência nos acusa, quando planejamos mentir, ou furtar, ou matar. Quando incorremos no ato, sentimento de culpa e pesar passam a ocupar nossa mente, nosso coração e nossos sentimentos, tirando-nos a paz. Este mesmo sentimento de culpa tomou conta do coração e da mente do primeiro homem Adão, ao pecar, uma sensação de nudez e culpa diante da lei moral implantada dentro dele mesmo e que o acusava de dia e de noite.

Este sentimento de culpa traz o medo do castigo, pois em um mundo de justiça sempre haverá castigo para aqueles que cometem alguma maldade.

Quem nunca sentiu o coração bater mais forte, a mente a soar uma alerta e um sentimento ruim tomar conta da alma, quando está a fazer algo que sabe que está errado?

E como sabem que está errado? Ora, por meio das leis morais implantadas dentro de nós, que por meios químicos e estímulos elétricos, soam um alarme em nossa mente e que altera até mesmo o comportamento do nosso corpo.

Alguns tremem ao ver que estão a iniciar a prática do mal, de algo que sabe que é errado, o corpo sua, a voz some.

Ninguém sabe contar bem a primeira mentira, os olhos se desviam, a boca gagueja e traz um sentimento tão ruim que talvez dizer a verdade seja muito menos desconfortável do que contar uma mentira para escapar de algum castigo.

Que assassino não é atormentado pela imagem de sua primeira vítima, nas primeiras noites de sono?

Aqueles mecanismos que antes impediam de praticarmos o mal, são avariados quando o homem se dispõe a fazer o mal constantemente. Estes mecanismos também sofrem um desgastes quando nos acostumamos a observar o mal. Pouco a pouco estas leis morais vão perdendo força e o pecado toma conta de nossa mente e nosso coração de forma que chega uma época em que não mais sentimos pesar, ao praticar o mal.

Pior de que perder esta sensibilidade é começar a se agradar, ainda, na prática do mal, criando assim pessoas de natureza má e de difícil correção.

Esta lei que temos implantada em nós, foi resumida para o homem em 10 mandamentos, a fim de serem escritos em pedras, tão duras quanto era o coração da humanidade em tempos antigos.

"E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne;" Ezequiel 11:19

A promessa de Deus é tornar a colocar estas leis morais de volta no coração e na mente do ser humano, para que então tivéssemos novamente toda a Lei moral de volta ao seu devido lugar.

"Porque esta é a aliança que depois daqueles dias farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;" Hebreus 8:10

Aprofundaremos nos próximos artigos, onde demonstraremos o papel que a Lei de Deus tem dentro do homem, na relação de amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

(Sr. Adventista)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.