quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

A Lei de Deus como sinônimo de amar ao próximo


Os mandamentos, simbolo do cuidado de Deus
para com SEU povo

Toda a Lei se resume em Amar a Deus e ao próximo, como extá explícito no verso.

"Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: AMARÁS AO TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO."

O amigo pode considerar que deixar de praticar o mal ao próximo NÃO seja uma forma de amor, e tenho que respeitar pois está é uma opinião do amigo.

Entretanto, o verso diz claramente de que a opinião de Cristo era diferente da do amigo. Agora, quem será que conhece melhor a lei? O amigo? Ou o legislador que é Cristo?

Se alguém transgride algum mandamento, significa que não ama, mesmo que pratique boas ações.

Torno a repetir: Pode um esposo fazer o bem dando flores diariamente à sua esposa, ou seja, amá-la enquanto transgride o mandamento de não adulterar?

Amor é antes de tudo CUIDADO e este cuidado é expresso na forma da Lei. O amor de Deus é manifesto quando ELE diz:

Olha não mate o Cristão livre;
Não furte o Cristão livre;
Não traia o Cristão livre;
Não minta para o Cristão livre;

Este é o amor de Deus cuidando de proteger suas criaturas.

Quando um pai e uma mãe diz para o filho não fazer isto, ou não fazer aquilo, o faz por amor e cuidado aos seus filhos, para protegê-los.

O problema amigo Cristão Livre, é que o amigo tem uma chavinha em sua mente, onde o amigo só observa os 10 mandamentos de uma forma ativa!

O amigo não consegue ver os 10 mandamentos de uma forma passiva!

O amigo penas lê, eu não vou matar, eu não vou furtar eu não vou adulterar, mas nunca lê: Eu não vou ser  morto, eu não vou ser roubado eu não vou sofrer adultério.

Existem três maneiras de se seguir a Lei:

A primeira é dando ouvidos a ela que está implantada dentro de nós. Acusando-nos na consciência quando planejamos fazer o mal.

A segunda é quando se perde esta lei moral implantada, e então passamos a seguir a lei escrita por temor a Deus, este era o caso de Israel saído do Egito que viveu sob um julgo de escravidão que os desumanizaram.

A terceira é quando nos convertemos através do Batismo, onde, gradualmente, Deus trata de implantar SUAS Leis morais novamente dentro de nós.

E TODA a lei, é uma colocação em palavras daquilo que nos regula internamente, quando temos o Espírito.

Agora, a lei moral que temos internamente, serve apenas para nos condenar quando pretendemos fazer algum mal, ou trazer-nos pesar e arrependimento quando praticamos este mal.

Os dez mandamentos não são nada mais do que um resumo, na forma de palavra, destas mesmas leis morais que o pecado trata de enfraquecer, até o ponto de aboli-las de dentro de nós, daí então não sentimos mais pesar em fazer o mal, pelo contrário, muitas vezes, isto se transforma em prazer.

E o que é a bondade? Ora é justamente dar ouvidos à esta lei moral que Deus implanta novamente dentro de nós, só assim podemos praticar boas obras naturalmente.

Em resumo, você não pode praticar boas obras se não tiver moral, senão suas obras serão interesseiras e não fruto de um coração transformado.

Até mesmo um político corrupto pode fazer o bem, até mesmo um assassino pode preservar a vida, a de sua família. Este tipo de boas obras porém são como trapos de imundícies para Deus.

Lhe explicarei com mais detalhes aquela pequena passagem que lhe passei.

O jovem que se aproximou de Cristo, onde cristo sabia que o jovem possuía um conceito errado acerca de bondade (cria ele mesmo que poderia ser bom).

A primeira coisa que Cristo exigiu, do jovem foi a guarda dos mandamentos, para entrar na vida, e não que ele fosse bom (não são as boas obras que nos farão entrar na vida, mas uma vida em conformidade com a Lei de Deus e seus Santos Mandamentos).

Salvação é para todos, mas entrar no paraíso onde não há pecado, exige uma preparação.

Esta preparação nem é se tornar perfeito, mas permitir que Deus coloque novamente dentro de nós, TODA a sua lei moral, resumida nos 10 mandamentos.

Tendo estas leis novamente escritas no coração e na mente, podemos estar seguros de entrar na cidade eterna pelas portas. (Apocalipse 22:14)

Quando novamente você sentir algo lhe acusando quando PENSAR em transgredir algum dos mandamentos aí você saberá de que Deus completou a obra de escrever a lei novamente em seu coração e em sua mente.

Sem isto ninguém poderá entrar no reino dos céus e partilhar da árvore da vida que perpetua a vida, a saúde e a juventude eternamente.

Então, ter esta Lei implantada dentro de nós é o princípio para se fazer boas obras e sem ela, tudo que fazemos são como fraudas sujas retiradas de uma criança malcriada.

Boas obras vindas de um coração transformado, em conformidade com a vontade de Deus, estas sim, são imputadas como evidência fé!

Toda obra tem que ser pela fé! Sem fé é impossível agradar a Deus.

Fé em Deus é viver uma vida em conformidade com a sua vontade, SEUS santos mandamentos, confiar, obedecer e não apenas crer. A fé em verdade é crer e submeter à SUA vontade.

Do que adianta atender as necessidades dos semelhantes se uma pessoa não faz o básico que é a vontade de Deus?!

E a vontade de Deus é resumida naqueles dez pontos da Lei que bem conhecemos.

Que não matemos, que não furtemos, que não adulteremos, etc.

Se as pessoas tão somente fizessem aquilo, naturalmente toda a maldade sumiria deste planeta.

Todo mal neste mundo é fruto da transgressão de algum daqueles mandamentos.

A transgressão daqueles mandamentos significa o desamor, enquanto que o seu cumprimento significa o zelo por aquilo que permite a frutificação do amor naturalmente.

Nós temos um conceito errado de que fazer o bem está somente em fazer boas obras, o que exalta a nós mesmos! Mas sabemos que pela lei, fazemos o bem naturalmente quando deixamos de praticar o mal! Não há ponto neutro, ou se pratica o mal, e nos tornamos inaptos a fazer boas obras, ou deixamos de praticar o mal, para que o bem floresça como fruto do trabalho regenerativo do Espírito Santo.

Deus não quer um mundo onde se precise fazer boas obras para aplacar as misérias, mas um mundo onde não seja preciso fazer tais obras.

Em resumo, no céu não haverão necessitados, nem doentes, nem pobres! Ser bem capacitados nestas obras, lá não terão sentido algum! Mas viver em obediência, no temor de Deus e sendo fiel aos seus desígnios isto sim terá sentido e será a base do governo de Deus pela humanidade.

Fazer o bem é necessário, mas buscar e alcançar a transformação pelo Espírito Santo é essencial! Esta transformação é que permitirá que vivamos em um mundo sem pecados e não a prática das boas obras.

De forma que as boas obras tem sentido aqui nesta terra, pois no céu, toda boa obra virá de Deus, que nos dá tudo sem nada faltar.

Quem pensa que ao estar fazendo boas obras está se preparando para o céu, está redondamente enganado, pois não é esta a função das obras, mas sim demonstrar e evidenciar o caráter transformado de uma pessoa.

Estas próprias boas obras apontam para aquilo que é mais importante, uma transformação interior, onde temos a Lei de Deus implantada novamente dentro de Nós e onde passamos a andar como Jesus andou.

As boas obras não são mais que a obrigação de um cristão e serve para evidenciar que um coração foi verdadeiramente convertido da prática do mal.

Ou seja, o oposto de praticar o mal, não é praticar o bem, mas sim, deixar de praticar o mal. Isto é o que a Lei quer nos ensinar.

Agora fazer o bem, meu amigo, só é possível como resultado de um coração verdadeiramente transformado.

Portanto aceite esta verdade, pois é a verdade:

"COM EFEITO: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: AMARÁS AO TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO."

>>>>>> COM EFEITO <<<<<<

Guardar a Lei, PELO EFEITO, se constitui em Amar ao próximo.

Pois o efeito de guardar a lei é criar um coração apto e bem adubado, livre da praga do mal, preparado para receber a semente do Espírito Santo, para então florecer naturalmente, frutificando-se em boas obras.

De forma que as boas obras evidenciam de que temos o Espírito Santo de Deus dentro de nós e de que temos um coração verdadeiramente transformado.

4 comentários:

  1. É o Seu Adventista Concordando comigo!

    Leiam os primeiros comentários sobre o assunto em :

    Resposta ao papamentiras acerca dos Mandamentos de Deus
    no link: http://novamenteadventistas.blogspot.com.br/2013/12/resposta-ao-papamentiras-acerca-dos.html

    Mas ele diz que não! O Que posso fazer ele quer sair por cima pois o orgulho não deixa que ele admita que aprende com os outros cristãos.....

    A Paz e luz de Cristo Jesus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lhe passei a forma como creio na Lei de Deus. O amigo analise aquilo que concorda contigo e aquilo que não concorda contigo.

      Creio na validade dos mandamentos, como forma de demonstrar o amor a Deus e ao próximo, derivado de uma transformação que nos leva a abandonar a prática da maldade, para que então o Espírito Santo nos capacite à toda boa obra, obras estas, genuinamente provindas de um coração verdadeiramente transformado.

      Esta é a mesma visão da lei que encontramos livros como o Caminho a Cristo ou em músicas como esta:

      http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=aiLjb6MRWvk

      E claro, em versos como este:

      "Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: AMARÁS AO TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO."

      Excluir
    2. E por que o amigo se surpreende com este tipo de abordagem?

      Talvez porque o amigo crê que os adventistas vejam a lei como na segunda maneira:

      "Existem três maneiras de se seguir a Lei:

      A primeira maneira é dando ouvidos a ao pouco que ainda resta da lei que está implantada dentro de nós. Acusando-nos na consciência quando planejamos fazer o mal.

      A segunda maneira é quando se perde esta lei moral implantada e então a lei escrita passa a ser um estepe, onde o temor natural (da lei implantada) é substituído por um temor a Deus (pela lei escrita), onde deixamos então de praticar o mal, temendo a um Deus soberano, de justiça e de castigo.

      A terceira maneira é quando nos convertemos através do Batismo, onde, gradualmente, Deus trata de implantar SUAS Leis morais novamente dentro de nós."

      É provável que o amigo tenha tido contato com alguma Igreja Adventista e observado a lei na base da segunda maneira.

      Eu mesmo passei mais de 20 anos indo na igreja adventista, sem sair desta situação e jamais havia entendido a lei de Deus de outra forma.

      Mas um dia conheci a verdade e comecei a entender as coisas da maneira como são e hoje estou aqui, escrevendo estas coisas ao amigo.

      Excluir
    3. Para meditar!
      Lembrei-me agora de Mário de Andrade que afirmou: 'as pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos'. Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa... Sem muitas jabuticabas na bacia, quero viver ao lado de gente humana, muito humana; que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, não se considera eleita antes da hora, não foge de sua mortalidade, defende a dignidade dos marginalizados, e deseja tão somente andar ao lado do que é justo. Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade, desfrutar desse amor absolutamente sem fraudes, nunca será perda de tempo.' O essencial faz a vida valer a pena. Rubem Alves

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.