sábado, 20 de julho de 2013

Batendo um papinho com anti-adventistas

- Quando eu era adventista, acreditava que a salvação vinha também com a guarda do sábado!
- Quando eu era adventista, acreditava que os escritos de Ellen White era uma segunda bíblia!
- Quando eu era adventista, acreditava que os membros de outras denominações estavam todos fadados ao inferno!
- Quando eu era adventista, acreditava que eu seria salvo porque guardava todos os mandamentos!

- Então tive contato com a Bíblia e percebi que todas estas coisas estavam erradas. Só não sabia que eu jamais havia me tornado um adventista. Porque nenhum adventista acredita nestas coisas!

Este tipo de relato é algo incomum, raro, porém é possível de ocorrer e hoje, começo a não ter dúvidas de que tais fatos ocorram. De pessoas que passam 20 anos dentro do adventismo sem conhecer nada de bíblia, nem de adventismo, se guiando à partir de seu próprio ego e orgulho.

Se o adventismo realmente acreditasse que somente os adventistas seriam privilegidos e que todos os demais cristãos estariam condenados, não veríamos hoje esta quantidade de anti-adventistas insatisfeitos, pois estes mesmos estariam ainda hoje fazendo parte do adventismo.

Acontece que em um belo dia, estes orgulhosos, que antes se animavam em suas pregações um dia se deparam com a verdade e descobriram que o adventismo não dá poder aos seus membros para espizinhar irmãos de outras denominações, nem de se exaltar acima de qualquer outra pessoa, não importando a sua crença.

Logo vem as disciplinas, a fim de ensinar a estes a humildade e por fim o castigo.

Pois boa parte destes que hoje se colocam contra o adventismo são os mesmos que relatam que quando eram adventistas, faziam todas aquelas coisas.

Havia um irmão chamado Walter Rea, que dava uma importância extra aos livros de Ellen White, este irmão procurou extrapolar, fazendo compilações à partir das quais procuraria pregar suas "verdades pessoais" semelhantes às citadas no início deste artigo.

Porém, estes exaltadinhos logo recebem uma boa disciplina e no caso de Walter Rea a coisa foi bem mais séria. Por causa de sua "admiração" pelos escritos de Ellen White colocou-se contra a própria igreja. Porém em verdade, esta admiração extraordinária pelos escritos de Ellen White nem era verdadeira, pois ao ser frustrado em seu intento, logo tratou de fazer o inverso, procurando atacar os mesmos escritos que pretendia exaltar.

Assim, alguns passam anos dentro da igreja, confiando que estão no caminho certo pois pensam: Tenho em uma mão os livros de Ellen White e na outra tudo que preciso para defender minha crença pessoal. Entretanto buscam estas coisas não para corrigir a si mesmo, mas para apontar os erros alheios.

Este tipo de fé pode demorar, mais um dia cai diante da primeira dose generosa de verdade provinda das escrituras. Descobrem então que estas coisas jamais poderiam lhes dar razão, mas sim um profundo relacionamento com Cristo.

Então é como se ouvissem:

- Ei, professo adventista, onde foram parar seus dízimos, o preencimento diário da lição da escola sabatina? O seu jejum? As suas orações? E as tuas obras dentro da igreja? Se estas coisas não serviram a si mesmo, como servirá ao próximo?

Quando enfim percebem que outros estão recebendo as oportunidades que julgam serem mais merecedores, logo tratam de chutar o balde e então passam a combater justamente as coisas as quais acreditava que lhe daria um lugar privilegiado entre os membros da igreja.

Assim, alguns daqueles que atacam o adventismo e que dizem terem feito parte da igreja por anos e anos, em verdade pertenceram a esta categoria e quando atacam o adventismo, portanto, falam daquilo que lhes era próprio.

Em geral, os adventistas são humildes e mansos de coração e a igreja repudia qualquer tipo de intolerância e arrogância. Assim, pessoa com raza fé, que não ultrapassam o tornozelo jamais podem ser chamados para os serviços e os altos cargos da igreja, mesmo que tenham atitudes impecáveis.

Já ouviram anti-adventistas relatarem sobre adventistas fanáticos? Coloquem um espelho na frente dos rostos destes e verão que foi que desperdiçou 10, 20 e até 30 anos, mergulhando em seus próprios propósitos e não buscando o batismo pelo Espírito Santo..

Frustrados, acabaram deixando o adventismo, por vontade própria, quando não por disciplina, passando então a atacar o adventismo, pregando contra os antigos irmãos, atribundo a estes, aquelas que eram suas próprias atitudes, e porfim, atribuindo à toda a igreja crenças que eram exclusivamente deles próprios, provindas de seu próprio orgulho.

Este tipo de anti-adventista é algo raro e representa uma extrema minoria que se pode contar nos dedos. São geralmente vingativos e extremamente obstinados e talvez a classe de ex-adventista mais difícil de se alcançar a fim de que retornem à igreja, seriam os fanáticos apostatados.

São pessoas que sofrem, sofrem muito e em suas cabeças realmente acreditam que o orgulho que tinham e que  manifestavam enquanto eram adventistas seriam frutos do doutrinariamento que receberam. Ocorre porém que cada um fez seu próprio "doutrinariamento particular", não permitindo a atuação direta do Espírito Santo e se há algo perigoso nos dias de hoje, este algo seria um adventista que passou 20 anos assimiliando profundo conhecimento das escrituras, sem nunca ter permitido ser tocado pelo Espírito Santo.

Acostumados a pegar um trecho aqui e outro ali do doutrinariamento adventista que mais lhe interessava e assim construindo seu doutrinariamento fanático pessoal, carregam este mal hábito por toda a vida, manifestando-os principalmente quando, então, se colocam contra a igreja que por muito tempo os acolhera.

Há adventistas dentro da igreja que aceitaram a Jesus e se batizaram mesmo não tendo ainda se convertido. Mas há também os que se dizem serem adventistas mesmo sem terem firmado qualquer tipo de compromisso com Cristo. Alguns são chamados para ministérios especiais, mas nestes ministérios não há lugar para aqueles que nunca aceitaram de fato a Cristo ou que sequer firmaram um compromisso com Deus através do batismo.

Basta se perguntar então a qualquer anti-adventista o nome da igreja onde se batizaram, para perceber se foram realmente adventistas ou não.

Eu mesmo passei 20 anos como um professo adventista sem ter realmente aceito a Jesus, nem me batizado. Sei o que é me afastar da igreja e ter que enfrentar os resultados de minha ignorância, portanto falo daquilo que bem conheço, de forma triste mas conheço.

Portanto posso dizer que quando um anti-adventista fala mal sobre o adventismo, está na verdade falando daquilo que lhe era próprio, de seu próprio orgulho e de sua própria visão EGOísta sobre o adventismo.

Muitos destes, passam um bom tempo frquentando, porém à parte da igreja e jamais se misturam ou se envolvem nas questões oficiais da igreja. Tímidos, geralmente ficam a mercê de outros professos adventistas que também nunca se convertam (um caso clássico), então vem o sofrimento e a decepão.

A boa notícia é que estes representam uma extrema minoria, de pessoa inteligentes e de intelecto muito superior ao da média, mas que infelizmente carregam dentro de si, empecílios que impede-os de mergulhar totalmente na palavra e no conhecimento do amor de Deus e se enturmar com aqueles que de fato mostram o milagre da conversão em suas vidas e em suas atitudes. Conflitos internos, dificuldades em domar o próprio orgulho e dificuldade em assumir sua semelhança aos demais e enxergar suas próprias limitações, são as causas de muitos professos adventistas passarem anos, estando mergulhado na verdade, mas usando um escafandro que os impedem de serem molhados.

Canright foi um exemplo de adventista que jamais conseguiu se firmar na verdade, entrava e saía pelas portas da igreja como quem trocava de carro. Ia e voltava, aceitava e logo em seguida recuava, batalhando até o fim dos seus dias contra suas próprias limitações e suas próprias descrenças e o resultado final, somente no céu saberemos.

Mas o fato de Canright por vezes se arrepender nos mostra uma luz, de que embora seja extremamente difícil, é possível a um anti-adventista se arrepender e buscar novamente a verdade, mesmo que lutando contra o escafandro colocado sobre si mesmo.

Um professo adventista que jamais se permitiu ser molhado pela verdade pura e cristalina precisa apenas sair de seu escafandro, mas infeliz daquele que um dia conheceu a verdade, mas se apostatou. Para estes o Dr. Luigi tem uma última mensagem:

2 comentários:

  1. Cada tópico criado pelo Sr. Adventista, é uma verdadeira "viagem na maionese". Se ele não compreende nem mesmo certas verdades importantíssimas das Escrituras, quanto menos ainda, "conjecturar" sobre as questões dos Ex-Adventistas. Ele simplesmente, se acha no direito de "julgar" essas pessoas, quando os denomina de "anti-Adventistas"; ou frustrados e etc e tal.

    Também puderas ! O Sr. Adventista toma como exemplo a sua própria conduta dentro do Adventismo e aplica a todos os "Ex-Adventistas", como se estes tivessem sido hipócritas tanto quanto ele, ao dedicarem 20 ou 30 anos nesta Instituição nas condições que ele mesmo colocou.

    Ele, na verdade, e como sempre, parte do pressuposto errado (fraco), de que todo ex-adventista, nunca foi de fato um adventista fiel. Isto é, o ilustre "senhor" Adventista "plagia" estas idéias dos seus guias espirituais, e repete isto constantemente.
    Mas sequer consegue raciocinar que esse "jargão" é fraco demais, e não faz qualquer sentido para alguém que utiliza de uma certa dose da razão.

    -Vejamos, por exemplo, o Pr. Luis Gonçalves que sempre faz questão de repetir, que antes de ser um Adventista, foi por muitos anos, um "Fiel Católico", e com um cargo de certa importância dentro da ICAR. Bém como, o Dr. Rodrigo Silva; e muitos outros.

    -Então pergunta-se: "Eles foram ou não, Católicos de verdade?"
    Bém, eles mesmos sempre afirmaram que sim.
    Então, quer dizer que esta "desculpa" de que um "Ex" nunca na verdade foi realmente o que alegava ser, só serve em relação a um "Ex-Adventista ?"

    Que argumento tão fajuto, tendencioso e sem fundamento, esse argumento dos teólogos Adventistas?! Talvez, estão achando que esse tipo de falácia, surtirá algum afeito, no sentido de tocar a mente desses Adventistas "apostatados" (segundo a visão míope, e julgamento deles).

    O Sr. Adventista "ajuíza" valores negativos aos Ex-Adventistas como Canright por exemplo, como se ele mesmo fosse uma testemunha ocular dos fatos. Mas, ele mal repete os boatos dos defensores de E. White e naturalmente opositores de Canright.

    -E não tem prova maior de ignorância e estupidez, do que agregar este Vídeo do tal Dr. Luigi (que é mais estúpido ainda), para complementar a suas falácias.
    As palavras desse sujeito Luigi, é simplesmente uma afronta à Inteligência e honestidade das pessoas que por algum motivo, decidiram não mais pertencerem a IASD. E que não se comportam da maneira como foi exemplificado por este "Doutor de araque"; com esta palestra/sermão" arranjado.

    Eu posso tranquilamente afirmar, que o tal "doutor" demonstrou uma tremenda falta de competência sobre aquilo que ele intentava "defender". Porque ao invés de argumentar sabiamente e com uma certa compostura, ele simplesmente ataca e julga, quando atribui qualidades de Bêbados e Drogados aos Ex-Adventistas. Este cidadão apresenta uma visão totalmente deturpada do "Ex-Adventista", porque segue "a risca" a cartilha da Liderança MENTIROSA e ARROGANTE, da qual é Advogado.

    Este "doutor" representa exatamente o "perfil" dos Adventistas que querem meter "goela abaixo" nos INCAUTOS as suas idéias, como sendo únicas e exclusivamente essenciais à salvação. (NÉSCIO)

    É como já disse anteriormente, nunca vi um Advogado falar contra o seu cliente. Será que isso foi um testemunho ou "o cara" também foi contratado pela IASD para uma "palhinha"? Já que Advoga para essa Denominação e tem uma certa "credibilidade"; logo não custava nada apresentar suas idéias Mirabolantes, que certamente aumentarão os seus créditos perante à Instituição.

    O que acham (rsrs)?

    É só por Deus mesmo !

    ResponderExcluir
  2. Tá cheio de crédito! Até os ASD já perceberam sua estultice. Imagino o que a liderança fica pensando dele?

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.