sábado, 16 de fevereiro de 2013

Resposta - Apocalipse 6.9, 10, a imortalidade da alma e a seita Adventista do Sétimo Dia


Em resposta ao artigo:

http://mcapologetico.blogspot.com.br/2013/02/apocalipse-69-10-imortalidade-da-alma-e.html?showComment=1361019733721#c7560664895019013693

De onde se tirou isto de que o apocalipse é um livro simbólico? Segundo o adventismo o apocalipse é um livro de revelação cujas profecias são literais e não simbólicas. Apenas aceitamos como simbólico a linguagem contida no livro e não as verdades do livro.

Misturar a crença adventista com a dos nossos irmãos Testemunhas de Jeová é uma desonestidade intelectual sem tamanho. É necessário fazer tal coisa para que as pessoas vejam o adventismo como seita?

Ademais a doutrina da imortalidade da alma é espírita e não cristã. Enoque subiu para o céu em espírito? E quanto a Elias? E Moisés? E Jesus?

Como a alma pode ser imortal se precisaram do corpo para tornar a viver?

Então sentaremos todos à mesa de abraão e nós como espíritos desencarnados acompanharemos Jesus e os profetas tomando do vinho e comendo das frutas que haverão no Jardim?

Claro que não, pois a alma sem o corpo é inconsciente.

Se a alma fosse imortal, não se apresentaria em um estado de morte definitiva antes de vir à existência. Se antes não existia e hoje passou a existir, o que impede que uma alma volte a deixar de existir?

Satanás existirá para sempre? Não é isto que diz a bíblia! Deus não consegue destruir a nossa alma? Como pode uma criação ser impossível de ser destruída pelo próprio Deus que a criou?

A doutrina da imortalidade da alma é apregoada através de trechos isolados, geralmente ligadas à metáforas, parábolas e outras figuras de linguagem.

A palavra perdição citada na bíblia faz referência a "perdição da alma":

"Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma." (Hebreus 10:39)

Ora se os amigos adotarem o significado que propõem para a palavra alma encontrarão vários outros textos bíblicos que aplicam um fim à alma justamente no sentido, então, dado. Se a alma precisa ser conservada para não ser perdida, como poderia então ser ela imortal?

E veja que a perdição é eterna:

"Os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor e a glória do seu poder," ( 2 Tessalonicenses 1:9)

Aqui diz que o DESAPARECIMENTO é eterno.

A bíblia faz distinção entre os dois tipos de morte:

"A perdição e a morte dizem: Ouvimos com os nossos ouvidos a sua fama." (Jó 28:22)

Se a alma dos pecadores não puderem ser destruídas, então o pecado jamais será eliminado do universo, nem a dor, nem o sofrimento e tais almas blasfemariam contra Deus por toda a eternidade. Satanás seria eterno e zombaria de Deus por não conseguir destruí-lo.

Que tipo de Deus colocaria um sofrimento enterno sobre suas criaturas? Pagar pelos seus pecados já não seria o suficiente?

Imaginemos a terra então reformada, bilhões de pessoas ardendo por toda a eternidade, onde haveria lugar para os santos? Imagine então vivier em um mundo de gozo e paz enquanto se assiste parentes sofrendo e queimando, pedindo para pingarmos uma gota em suas linguas a fim de os refrescarmos (referência à parábola do rico e Lázaro).

Isto aqui não seria um paraíso, mas um inferno em saber que há pessoas condenadas enternamente e que não conseguem morrer. E seríamos psicopatas se conseguíssemos viver em um mundo assim, sem nos importarmos com o sofrimento de pessoas que eram como nós.

E que tipo de Deus de amor suportaria passar a eternidade contemplando o sofrimento eterno de criaturas que decidiram pelo lado do mau?

Ainda bem que a perdição das almas é que será eterna, e não as almas, nem seu sofrimento, isto é o que nos diz a bíblia.

Melhor que examinemos a biblia com mais atenção e com um tom mais crítico quanto à suposta imortalidade da alma, pois esta fere inclusive o caráter de Deus e SEU senso de justiça.

(Sr. Adventista)

10 comentários:

  1. Sr Adventista,

    Tentei entender o que escrevestes acima, mas não consegui, veja:

    "Ainda bem que a perdição das almas é que será eterna, e não as almas"

    Se puder explicar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há dois destinos possíveis para a humanidade e ambos são eternos, a salvação e a perdição.

      A perdição das almas terá um efeito eterno. Significa que jamais poderão tornar a existir.

      Excluir
  2. Duvido que se consiga entender o caráter de Deus e seu senso de justiça devido às contradições da bíblia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Bíblia não tem todas as respostas,Maria...mas ela tem TUDO o que o ser humano precisa saber.

      Quanto às ditas contradições...você pode me citar ao menos 3 ?

      Excluir
    2. Leia o dito livro devagarinho, pausadamente, capítulo por capítulo e notará sem dúvida que o deus de Israel não é o mesmo do princípio ao fim.Poderia ser o melhor deus possível em comparação com os ídolos pagãos. Pessoalmente, penso que o deus de Israel do Velho Testamento tinha características mais humanas que os seus rivais. Apesar de ser um deus tribal,aguerrido,que influenciava o destino das batalhas, era um deus que se preocupava com as relações dos judeus entre si, daí os seus inúmeros mandamentos. Havia uma moral que proibia sacrifícios humanos, incesto,que incentivava a caridade para com o pobre, o estrangeiro, a viúva e o orfão.Isso já era muito bom mas nada comparado ao Pai Celestial de Jesus. Deus mudou com o passar das gerações.Entre um deus e outro o Jair não vê alterações? Por qual é que se decide? Acha que um e outro são o mesmo deus? Só pensa assim porque lho ensinaram na igreja.

      Excluir
  3. Piada. Os adventistas,"seitinha" criada por falsos (as) mestres. Distorcem descaradamente a mensagem da Bíblia. Dizem ser protestantes, mas não há se quer um - protestante - ditos aqueles que "enfrentaram" o Clero que compactuaram com "doutrinas" defendidas por eles atualmente. São mais religiosos que Cristãos, pois,alegam ser a "igreja" verdadeira. São poucos os "eruditos" (se é que eles tem algum) que conhecem profundamente as Línguas Originais,são tão confusos quanto sua vã e nociva filosofia. Sim, filosofia, pois, são meros pensamentos que a Bíblia condena veementemente. São mais um daqueles "evangelhos" (falsos,é claro) que o Apóstolo Paulo chamou de anátema. E, infelizmente, são muitos que vão por este "largo e espaçoso caminho".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão Alan Dias, estou curioso para saber o quanto o irmão tem de conhecimento maior que nossos irmãos adventistas, que são incentivados a estudarem a Bíblia diariamente e se aprofundam durante os cultos e na escola sabatina. Gostaria de saber a didática que o irmão usa e a carga de leitura diária da Bíblia que o acompanha.

      Assim, talvez possamos ajustar nossa frequência de leitura e estudo da Bíblia, a fim de acompanhar o irmão.

      Estou disposto a aprender, ensine-me acerca da mensagem da Bíblia que o irmão tem a apresentar.

      Que Deus te abençoe, um abraço.

      Excluir
  4. Colossenses 2.16 portanto ninguem vos julgue pelo comer ou pelo beber ou por causa dos dias de festa ou da lua nova ou dos SABADOS versiculo 23 tais coisas tem na verdade alguma aparencia de devocao mas nao sao de valor algum senao para a satisfacao da carne!!!

    ResponderExcluir
  5. Qualquer observancia de dia é rudimento fraco e pobre e sem valor algum galatas 4.10

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concluem cristãos que não entendem o capítulo onde está contido o verso, ignorando, incluso, todo o contexto.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.