terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Por que Jesus guardou o sábado?


Além de ser por obediência ao Pai e pelo fato de ELE mesmo o ter criado (Jesus é Senhor do Sábado) eis outra razão:

A ordem de Jesus foi para que o evangelho fosse pregado para todo o mundo.

Logo, Jesus sabia que todos observariam o seu exemplo! Portanto, Jesus não poderia tropeçar em um ponto sequer da lei, pois senão, estaria ensinando isto para as pessoas que O leriam por todo o mundo.

Além de dar o exemplo guardando a lei, demonstrou como guardar a lei corretamente. Não segundo o judaísmo ou a convenção dos fariseus, mas segundo o sentido do sábado que é o de ser dedicado a Deus e a fazer o bem.

Se Jesus pretendesse derrubar a lei e acabar definitivamente com o sábado, não teria se preocupado em segui-lo tão corretamente. Bastaria transgredir a lei e o sábado, demonstrando então que não haveria condenação para aqueles que não mais seguissem a lei e o sábado à partir de então.

Mas o que aconteceira se Jesus transgredisse a lei ou abolisse o sábado?

Aconteceria que Jesus teria falho e seria apenas mais um pecador e seu sangue não teria valor algum de remissão do pecado pois estaria contaminado também com o pecado.

Jesus não veio para nos libertar da lei, mas sim do pecado. E por que Jesus nos libertaria do pecado, senão para que fossem cessadas as transgressões da lei de Deus?

Hoje olhamos para Jesus com o intuito de colocar em prática os seus ensinamentos, e o maior dele é o de sua vida.

Através de seu exemplo Jesus mostrou que devemos observar a lei de Deus, inclusive o sábado, guardando todos os seus mandamentos. Que devemos buscar a ELE para sermos redimidos de nossos pecados. Que devemos usar o sábado como meio de honrar a Deus e fazer o bem, deixando de lado interesses financeiros para fazer o bem para nosso corpo, nossa alma, nosso espírito e também aos nossos semelhantes.

Abolindo-se a lei, jogamos fora todos os exemplos de Jesus, e o que sobra? Uma casca? Cadê o sumo? Quem era Jesus?

A própria vida de Jesus combate muitas falsas doutrinas que se dizem alicerçadas nos ensinamentos de Jesus.

Por exemplo o espiritismo. Pois vemos Jesus morrendo, passando por um sono inconsciente de 3 dias judaicos e ressuscitando em carne e osso ao terceiro dia, não como um espírito desencarnado. E ainda faz questão de revelar que não tinha subido ainda para o Pai.

A doutrina do arrebatamento secreto é outra que é jogada por terra através do exemplo de Jesus. Jesus reuniu os seus discípulos, subiu com seu corpo em uma nuvem e aida disse, diante dos olhos de todos fascinados, que assim como estes o estavam vendo subir, lentamente, aos céus, da mesma forma o verão descer no dia de sua volta em glória.

Mas a pior doutrina é a da abolição dos mandamentos, especialmente do sábado. Vemos Jesus tratar do sábado com tanto zelo que seria um desperdício ELE então aboli-lo logo em seguida. Que diremos então de suas celebres afirmações acerca da lei de que jamais removeria seque um único "j" ou "~" mas que cumpriria todos sem se colocar em falta com nehum.

Também fez questão de demonstrar que cumpriu fielmente as profecias.

Que diremos então da falsa doutrina de que Deus não se preocupa com o corpo mas somente com a alma? Jesus passou pelas cidades se preocupando com a saúde de todos que apareceiam em seu caminho. Curou doentes, sarou os enfermos e para alguns dizia, vá e não peques mais. Jesus poderia ter dito que a fome era carnal e que o importante eram as pregações, alimento espiritual que a multidão faminta estava recebendo naquele momento, porém, jesus multiplicou os pães e os peixes e deu a todos para matar a fome.

O exemplo de Jesus é que Deus se preocupa com o seu corpo e a maneira como você cuida dele. Acredita que Jesus lhe curaria de uma cirrose para que volte a beber? Ou lhe diria, vá e não peques mais!?

Sararia uma obesidade incômoda para em seguida dizer, vai lá e coma mais um McDonald's? Tiraria a sua  trigliceres e então você tornaria a tomar refrigerantes? Teria coragem de voltar novamente para a face de cristo, pedindo perdão para que cure novamente o mal que tornou a colocar no corpo?

Devemos esperar uma cura milagrosa para somente então cuidarmos de nosso corpo!? Se destruir o próprio corpo não é pecado, então não conheço o que é pecado, pois a bíblia diz que Deus se revolta contra a própria alma do indivídulo que destrói o corpo, prometendo também destruí-la.

"Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo." (  1 Coríntios 3:17)

 E por que estou citando versículos? Sinto que não dão a mínima para o fato de uma coisa estar escrita ou não nas Sagradas Escrituras.

A alimentação de Jesus foi impecável, bem como a dos apóstolos assim como era a dos judeus. Não comiam carne imunda e valorizavam os alimentos vegetais, mantinham hábitos de higiene e Jesus incentivava dizendo que deveriam observar as coisas da lei que estavam negligenciando sem omitir aquelas boas que estes já praticavam.

Nos perguntemos então por que Jesus estaria dando tantos sermões aos judeus acerca da lei, se pretendia em questão de meses aboli-la na cruz!

Realmente não dá para conceber o porque de as pessoas inventarem tantas mentiras e tantas falsas doutrinas, mesmo tendo a Jesus como exemplo claro de como deve ser a vida de um cristão.

Sendo Jesus nosso exemplo, em tudo que havemos de fazer devemos perguntar: O que Jesus fez?

Vamos colocar em prática?

a) Devemos guardar os mandamentos?
R: O que Jesus fez? Guardou ou transgrediu os mandamentos?

b) Devemos nos preocupar com o corpo?
R: O que Jesus fez? Se preocupou com o corpo das pessoas ou as ignorou deixando-a com suas enfermidades?

c) Devemos comer carne de porco, ou seu representante no reino das aves (abutre, urubu), ou seu representante dentre os roedores (rato) ou seu representante dentre os insetos (barata)?
R: O que Jesus fez?

d) Devemos incluir o cuidado com os doentes e a cura das enfermidades no plano de evangelização?
R: O que Jesus fez?

e) Devemos sair de nossos corpos, depois da morte, como almas desencarnadas e subir imediatamente para o céu, para o seio de Abraão?
R: O que Jesus fez?

f) Devemos ser arrebatados secretamente sem que ninguém nos veja e subirmos como um relâmpago invisível para o céu?
R: O que Jesus fez?

g) Devemos batizar crianças de colo para que possa pertencer-lhes o reino dos céus?
R: O que Jesus fez?

h) Devemos colocar esculturas de São Moisés, São Abraão e São Isaque em pedestais nas sinagogas e prestar-lhes cultos, ou usá-los como intercessórios, fazer orações através destes e perdir-lhes favores?
R: O que Jesus fez?

i) Devemos guardar o sábado da criação e da lei, ou será que devemos guardar o domingo como uma páscoa semanal?
R: O que Jesus fez?

Muitos porém odeiam cristãos que procuram fazer as mesmas coisas que Jesus ensinou através de seu exemplos sabe-se o por que? Em toda a história sempre foi assim! Seguir o exemplo de Jesus sempre significou atrair olhos de orgulho, arrogância, desprezo e inimizade.

Ai de nós cristãos que guardam os mandamentos de Deus e o pregam em nossas igrejas. Já se agitam as espadas e os escudos daqueles que desprezam a lei, prontos para dar o troco àqueles que a protegem.

Sempre foi assim e sempre será, até o fim dos dias.

(Sr. Adventista)

6 comentários:

  1. «A alimentação de Jesus foi impecável, bem como a dos apóstolos assim como era a dos judeus.» Não, sr. adventista. A alimentação de Jesus não foi impecável. Foi à base de cordeiros, cabritos, peixes e ovos. Tudo alimentos proibidos por Ellen White. E não lavava as mãos. Comia favos de mel quando a ocasião se proporcionava, bebia vinho e comia cereais crus ao sábado. Está tudo na bíblia e agora cabe ao sr. procurar os versículos. Não se esqueça que a bíblia é para ser seguida na sua totalidade. E o que lá está é isto. Preto no branco. Mais é-me impossível acrescentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Maria Gonçalves, Ellen White jamais proibiu o consumo de carnes lícitas. Ellen White gostava muito de comer carne, mas mudou seus hábitos.

      Certa ocasião, quando visitava uma família, percebeu que estavam desnutridas, foi então a um galinheiro e mandou matar um frango e fez um caldo para aquela família.

      Ensinou que devemos fazer o melhor que pudermos. Se não há como substituir a proteína animal por proteína vegetal, devemos usar aquilo que temos à disposição.

      Mesmo motivo pelo qual Deus permitiu o consumo de carne após o dilúvio. No deserto também, não há como se plantar lavouras, então os homens comem carne, porém onde havia terra cultivável, os judeus plantavam vegetais que favoreciam as suas feiras e prezavam muito pelos legumes.

      Muitos deixaram a carne totalmente de lado, por medo de consumirem alguma sacrificada a idolos que eram vendidas a seus açougues. Então os que eram forte na fé e sabiam que carne sacrificada a ídolos nada tem de importância, comiam carne e os fracos na fé, comiam legumes.

      "Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes." (Romanos 14:2)

      O "de tudo" se refere ao contexto "de tudo no açougue judeu" onde não havia a mínima possibilidade de haver um porco na brasa ou um espetinho de rato, pois eram todas carnes lícitas para o consumo.

      Diante desta situação até meio cômica, o apóstolo aconselhou de forma bem humorada:

      "Comei de tudo quanto se vende no açougue, sem perguntar nada, por causa da consciência.

      Porque a terra é do Senhor e toda a sua plenitude.

      E, se algum dos infiéis vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que se puser diante de vós, sem nada perguntar, por causa da consciência.

      Mas, se alguém vos disser: Isto foi sacrificado aos ídolos, não comais, por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência; porque a terra é do Senhor, e toda a sua plenitude." (1 Coríntios 10:25-28)

      A bíblia nos mostra que Jesus prezava pela cevada, o azeite, o trigo, o peixe, o suco da uva, e especialmente do pão. Ovos está muito presente na cultura americana, não devemos confundir com israel naqueles dias. Mas antes um ovo como fonte de proteínas do que um javali.

      E a carne de cabrito e cordeiro é bastante saudável em vista de outras carnes, melhor até do que a bovina. Estes comem apenas capim. Diferente do porco que come até cadáver putefrado em início de estágio de decomposição, se houver oportunidade, pois é onívoro, ou seja, come de tudo, um dos mamíveros lixeiros da natureza, assim como o rodeor rato, a ave abutre e o inserto barata.

      O homem é onívoro? Claro que não, nosso aparelho digestivo é complexo, assim como o dos demais herbívoros e os alimentos começam a se decompor antes mesmo de sairem dos intestinos, por serem bastante longos.

      (humor) Isto deve gerar muita flatulência

      E não preciso dizer-lhe isto minha amiga, pois já tem lido em revistas e na televisão que alimentos naturais e especialmente os vegetais são muito mais saudáveis.

      E se temos possibilidades te termos tais alimentos saudáveis em mãos, não convém trocá-los pelo sabor intenso de alimentos prejudiciais. Como uma picanha bem assada, com um pouco de cebola, e um molho à vinagrete! Nham!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Se Jesus tivesse guardado o sábado (como querem nos enganar os adventistas) não teríamos tantos relatos bíblicos da briga de Jesus com os guardadores do sábado, assim como a briga de Paulo com os guardadores do sábado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consegue nos mostrar, na Bíblia, passagens que mostrem Jesus transgrendindo o sábado bem como o apóstolo Paulo?

      Excluir
  4. O próprio Jesus disse que não veio abolir a Lei, mas veio para fazer cumprir. Êle também disse que é Senhor do sábado. Leia Hebreus 4.3-13, Também temos que entender que verdadeiramente temos que seguir os ensinamentos puramente da Bíblia, pois existem seitas que seguem Calvino, Lutero, Elen White, etc. Onde existem muitas eresias e más interpretações. Cuidado, satanaz tenha usado de muitas artimanhas para enganar até os ecolhidos. Porque tantas divisões? Se existe apenas Um Deus, uma só Verdade e uma só palavras, porque tantas divisões? Tantas discordâncias? Nos céus não haverá placas de irejas ou doutrinas... apenas os lavados no Sangue Santo e Precioso do Cordeiro. Crie o hábido de ler a Bíblia, tire copias e coloque na bolça, no banheiro, no trabalho, em toda oportunidade leia, reflita e coloque em prática. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.