segunda-feira, 31 de julho de 2017

A Igreja Adventista é a responsável pela confusão religiosa de 1844?

Não, irmão Paulo Cadi, Miller e os adventistas não estudaram nada além das profecias. Continuavam guardando o domingo, crendo na imortalidade da alma, uns criam na trindade e outros não. Tudo que Miller aprendeu de doutrinas foi em sua igreja Batista. O que Ellen White aprendeu foi na Metodista e assim cada millerita tinha seu conjunto de crenças formadas graças ao que foram ensinados em suas igrejas.

Então se estavam ensinando estes cristãos errados, eram as igreja das épocas.

Caso não houvesse surgido o movimento millerita, estariam todos dentro de suas antigas igreja, com todos os enganos, farsas e erros que ali aprenderam. Cada millerita pertencia a uma denominação e compartilhavam das crenças daquela denominação.

As pregações de Miller foram sobre as 2.300 tardes e manhãs de Daniel, todo o resto, cada cristão herdou da confusão religiosa que existia naquela época.

Somente depois da fundação da IASD e atuação de Ellen White é que tais milleritas deixaram de marcar datas, de fumar, beber, de crer no domingo, na imortalidade da alma, tormento eterno. De modo que, até a formação e aprofundamento em suas doutrinas fundamentais, foi um longo processo de reeducação e reforma nas doutrinas da nova Igreja Adventista do Sétimo Dia.

E a doutrina da trindade foi uma das difíceis realmente porque na confusão religiosa em que estavam, ouviram formulações sobre a trindade das mais variadas possíveis. Haviam variações na crença da trindade e até mesmo anti-trinitarianismo latente, mas todos estes tinham uma denominação e faziam parte das várias religiões daquela época.

Estranho que as várias religiões, mesmo com estas discrepâncias doutrinárias, eram consideradas como igrejas cristãs genuínas. Uma igreja não era taxada de herege ou sectária por suas diferenças de crenças ou descrença nestes assuntos.

Não acusavam, por exemplo, a Igreja Batista de sectária e herege por um de seus membros, Miller, ter marcado uma data para a volta de cristo como várias outros cristãos de outras igrejas fizeram no decorrer da história.

Não taxaram a igreja dos anti-trinitarianos de sectária e herege! Até o período do segundo grande reavivamento esta discrepância de ensinos era bem aceita, as igrejas faziam vistas grossas umas às outras, não se ensinava mais doutrinas dentro das igrejas e desde que se mantivesse a harmonia, cada igreja tinha a liberdade de pregar o que bem quisesse.

Foi justamente por discordar destas posturas que, então, um grupo de milleritas desapontados resolveram deixar de lado a confusão religiosa em prol de uma unidade de doutrinas. Com os estudos concordaram com o sábado, imortalidade condicional da alma, as regras dietéticas, deixando de lado as crenças que perceberam não provir do "sola scriptura".

A Igreja Adventista do Sétimo dia herdou todas as influências positivas e negativas das igrejas da época e não poderia ser diferente. Porém fez sua reforma e continua revendo suas posições.

Hoje cremos, por exemplo, que Miguel é um título honorífico, conclusão a que Calvino, Mathew Henry, dentre vários outros também haviam chegado mediante estudo mais aprofundado das Escrituras.

Cremos na imortalidade condicional, partilhando das mesmas razões apontadas por Oscar Cullmann e vários outros eruditos que mudaram sua forma de pensar com o estudo mais aprofundado das Escrituras.

Então não sei por que o irmão, bem como Luciano Sena, estão culpando uma igreja que surgiu duas décadas depois pela confusão religiosa que estava estabelecida em meados de 1844. Aqueles cristãos ali não inventaram nada novo, apenas tinham enraizado as crenças que aprenderam com os pastores e pregadores da época sendo a estes quem os irmãos teriam que culpar.

Não a IASD que surgiu depois, proibindo marcação de datas, ensinando que um cristão não precisa engatinhar de quatro feito criança para herdar o reino dos céus. Assim, não culpo os Milleritas que, ao se disporem de seus bens para esperar a volta de Cristo, demonstraram estarem realmente em sinceridade. Todo o peso de culpa sobrecai à negligência das igrejas por se conformarem com aquela confusão de crenças e ensinamentos.

E enquanto as igrejas se conformarem com esta babilônia, fingindo que está tudo bem em haver estas discrepâncias doutrinárias no meio cristãos e não fizerem tal qual o exemplo dos adventistas, buscando uma unidade de doutrinas fundamentadas na Verdade, serão elas próprias as culpadas por coisas deste tipo continuarem ocorrendo.

Um abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.