segunda-feira, 24 de julho de 2017

Blog MCA - Eu não consigo entender a doutrina do remanescente

É realmente inútil tentar explicar uma doutrina a quem não quer entender, porque mesmo que se mostre, na Bíblia, que desde o Éden houve apenas um único povo de Deus, que congregavam juntos, unidos nas mesmas crenças e que Cristo fundou UMA ÚNICA igreja, jamais planejando que ela se dividisse, transformando o cristianismo em uma Babilônia de confusão de crenças, ainda assim o indivíduo não irá entender.

Temos que partir do pressuposto de que Deus tem uma única igreja física, porque a pessoa de Cristo não fundou várias igrejas tendo cada uma seu próprio conjunto de doutrinas particulares, portanto esta divisão em diversas denominações com crenças diferentes em cada uma não é apoiada pelas escrituras. Não são apenas as doutrinas essenciais que apontam para uma igreja verdadeira, mas todo o seu conjunto de doutrinas que devem ser aquelas contidas na Bíblia.

Toda vez que o povo de Deus se dividia em suas crenças, indo uns após o paganismo, Deus enviava um profeta para corrigir e indicar o caminho correto. A Igreja Adventista crê de que Deus não mudou este sistema e que sempre continuará buscando a unidade do Seu povo na Verdade que é a Palavra de Deus em Cristo Jesus.

E assim crê de que hoje ocorre a mesmíssima coisa de antigamente, tendo Deus um povo fiel e sincero, disposto a seguir as verdades de Deus e a buscar os demais sinceros espalhados aqui e acolá por conta dos enganos introduzidos no meio do povo.

Hoje, ocorre a mesma coisa que ocorria antigamente, o povo se unia em falsos ensinamentos, Deus intervia e então o povo se divida e espalhava. Assim foi na torre de Babel, assim foi com Israel até serem levados cativos à Babilônia.

Quando o povo de Deus se une na confusão, Deus tem que dividi-lo e à partir de um fragmento, o remanescente fiel, restaurar as verdades perdidas/deturpadas, o que era sempre feito por meio de um profeta.

Por que sempre um profeta? Ora, porque Deus escolheu não falar sempre diretamente ao povo de modo que um profeta é apenas o porta-voz de Deus para orientar o povo de volta aos corretos ensinamentos.

Hoje, o protestantismo está se unindo cada vez mais, porém, não em torno da verdade! Assim como aconteceu na antiguidade, estão se unindo deixando de lado a necessidade de uma unidade de fé em torno da VERDADE da palavra de Deus e estamos falando também de doutrinas Bíblicas.

Os adventistas são aquele grupo fiel que em 1844 perceberam a necessidade de, além da união em Cristo Jesus, unirem-se em concordância com as doutrinas Bíblicas, especialmente os dez mandamentos da lei de Deus, um grupo que desde 1792 já se preocupavam com o estudo profundo das profecias especialmente as de Daniel.

Esta união das igrejas hoje, porém, não se preocupando com a verdade é o que constitui a Babilônia mística. Nesta Babilônia não há aquela preocupação do profeta em buscar uma unidade de crenças, de doutrinas, passando então a viver em harmonia, porém, não na Verdade.

Hoje, uma pessoa, ao se interessar pelo cristianismo, se depara com a primeira dificuldade vergonhosa para o evangelho que é não saber qual igreja frequentar. As diferenças são gritantes, porque enquanto em uma se tem reverência nos cultos, em outras as pessoas estão se jogando no chão enquanto todas agem como se este tipo de discrepância fosse aceitável.

Porém, assim como ocorreu em 1844, onde crentes em Deus sinceros provinham das mais variadas denominações, o remanescente continua espalhado nestas mesmas denominações.

Agora, Igreja bíblica, física, onde nos cultos estão presentes as doutrinas Bíblicas verdadeiras há apenas uma! Se houvessem duas ou três, já seriam a mesma porque creem na mesma coisa! E conforme fossem encontrando as verdades bíblicas prosseguiriam se unindo.

Mas hoje ocorre justamente o contrário, por mais que se leia a mesma Bíblia, as igrejas tem se multiplicado, isto porque se tem criado cada vez mais ensinamentos extra-bíblicos ao invés de efetuar uma reforma eliminando os falsos ensinos.

A fé reformada parou de se reformar e assim como as demais profissões de fé, contidas na cristandade, estacionou em suas crenças e não abrem mão delas. De modo que ainda que Deus envie um profeta, não moverão um centímetro do calcanhar em suas doutrinas, assim como igualmente não movem as demais confissões de fé.

E agora!? E se os cristãos das mais variadas denominações decidirem buscar esta unidade de fé na Verdade da Palavra de Deus?

Nisto, a Igreja Adventista é o remanescente fiel, a voz profética que tem pregado e dado o exemplo de como a cristandade deveria proceder, buscando uma unidade de fé ao invés de uma unidade de interesses.

O interesse de Deus é que todos se unam NA VERDADE, mas cada igreja, porém, tem seguido apenas seus próprios propósitos, oferecendo novas doutrinas particulares.

É impossível que as igrejas se unam na verdade?

A história do povo de Deus e da própria igreja adventista mostra que não! Esta união é perfeitamente possível, desde que o povo esteja realmente interessado em buscar uma unidade de fé na Verdade e aceite o profeta que Deus enviar para ajuda-los neste trabalho ao invés de, como sempre se fez na história do povo de Deus, enxotá-los.

Neste tempo do fim, porém, isto não irá ocorrer, de modo que a igreja irá se dividir em dois grupos. O primeiro é aquele composto das pessoas que entenderam a necessidade de uma união em torno da Verdade, o outro é aquele que decidiu permanecer com suas crenças, não se importando se está seguindo puramente as doutrinas bíblicas ou não.

O teste final, não será apenas de permanência em Jesus, porque nisto, até mesmo irmãos espíritas permanecem, mas o que irá diferenciar um e outro é a fidelidade à palavra de Deus ou a fidelidade à homens, através de seus ensinos.

E o claro ensino gritante contido nos mandamentos escritos pelo próprio dedo de Deus e que nos chama a atenção é o sábado, modificado pelo homem trajado de vestes de boa intenção de homenagens à ressurreição de Cristo mas cujas obras mostram que se trata de uma mudança feita de acordo com a conveniência humana e não de acordo com a vontade de Deus.

Assim, o remanescente é todo aquele que tem este desejo latente de seguir a verdade, que não tem medo de deixar de lado doutrinas dos homens para seguir as doutrinas de Deus. Que tem a consciência de que o modelo de vida cristão é aquele mostrado nas Escrituras, por meio dos apóstolos, dos servos de Deus e fundamentalmente de Cristo.

A vida de Cristo é o modelo inequívoco de como viver em conformidade com a Palavra de Deus. Isto não foi mudado com a morte de Cristo, Deus não outorgou ao homem autoridade para mudar o modo do povo de Deus viver.

E pelo fato de a cristandade em geral considerar que este modo de viver mudou é que cada igreja se sente livre para seguir a Bíblia de forma diferente.

O que mudou?

Antes era sábado e agora é domingo;
Antes não se podia comer carnes imundas, agora pode;
Antes não se podia trabalhar por salário e em benefício próprio no sábado, hoje pode;
Antes, se referia à morte como um sono e o destino dos mortos como sendo o pó da terra, a sepultura mas hoje, porém, se refere à morte como um estado intermediário.

São justamente as tais mudanças que representam as doutrinas falsas que foram introduzidas na igreja, o Novo Testamento não ensina nem se propõe a ensinar tais mudanças.

O batismo e o deixar de lado o ritual da circuncisão, isto está claro na Bíblia. Igualmente a Santa-Ceia, o lava pés e todos os demais ensinamentos novos, mas não este sobre um domingo sendo santificado e tomando o lugar do sábado, nem de uma mudança de conceitos sobre a morte, explicando que a alma das pessoas deixam o corpo e vão direto para o céu ou para o um lago de fogo já presente, aos moldes do inferno grego.

O ensino de que Cristo assume o lugar que sempre foi dele, como verdadeiro Cordeiro de Deus oferecido em favor da humanidade, também é claro e amplamente tratado e explicado nas Escrituras. Mas não há ensino de que a lei dietética foi abolida, nem a moral, nem as de higiene, nem qualquer dos conselhos e recomendações dados por Deus em Sua Palavra, conforme os Salmos, Provérbios e demais livros.

Assim, a cristandade se liga à fabulas contadas desde a patrística, para firmar suas crenças e não no claro "Assim diz o Senhor".

Qualquer que leia somente a Bíblia, jamais irá supor um domingo no lugar do sábado ou um inferno aos moldes gregos, nem abolição da lei alimentar sobre as carnes. O Novo Testamento não se dedica a firmar e explicara estas supostas mudanças.

E se não houve propósito de Deus em ordenar e explicar estas mudanças na Sua Palavra, como podemos firmar que estas mudanças tenham de fato ocorrido?

Todo cristão que estuda profundamente suas próprias doutrinas, percebe isto, que estas doutrinas tradicionais, que propõem mudanças, na lei de Deus, que vão além daquelas que tratam do cerimonialismo, provêm de raciocínio de homens da igreja e não do claro "Assim Diz o Senhor".

Com esta consciência, cada cristão faz sua decisão! Uns optam pelo "Sola Scriptura" mas outros porém optam pela patrística em sobreposição às Escrituras. Uns decidem se firmar somente naquilo que a Bíblia explicitamente ensina, ordenando e explicando como um novo mandamento deve ser guardado, enquanto outros se firmam em lógicas e raciocínio baseado unicamente em observação humana.

Domingo, imortalidade da alma, além de outras doutrinas consideradas importantes no meio cristão, não foram tratadas como o foram aquilo que realmente mudou, a exemplo do batismo ao invés da circuncisão e da santa-ceia ao invés da páscoa acerca dos quais temos claros ensinos.

Mas estes novos ensinos, baseados em supostas mudanças, não possuem o mesmo tratamento nas Escrituras onde até mesmo a cerimônia do lava-pés é introduzida, demonstrada e explicada a forma como se deve proceder ao realizar a tal.

Assim, antes se realizaria a cerimônia do lava-pés, que é clara nas Escrituras, do que se guardar um domingo que nem de longe teria tido a mesma consideração que a cerimônia do lava-pés, cerimonia esta que não é feita nas igrejas.

Assim, o remanescente é aquele cristão fiel à Deus e à Sua Palavra. Estes estão presentes em todas as denominações. A Igreja Adventista surgiu graças à primeira união de muitos destes remanescentes durante o chamado "Segundo Grande Reavivamento" que ocorreu nos Estados Unidos e atingiu outras partes do mundo.

Hoje, estes remanescentes continuam espalhados nas mais variadas igrejas cristãs e não cristãs e vão se adequando à vontade de Deus conforme vão conhecendo as verdades das Escrituras.

ONDE estes se reúnem, esta é a igreja física verdadeira, aquela que podemos ver reunida. Os demais que não estão ali reunidos também fazem parte desta igreja, sendo igualmente remanescentes de Deus, sendo fiéis à cada luz nova e verdadeira que recebe, dentro de suas próprias igrejas, sendo a parte da igreja verdadeira que não se vê, a igreja invisível.

E nenhum apologista teria dificuldade de entender isto, caso tivesse o costume de estudar a fundo a história do povo de Deus nas próprias Escrituras Sagradas. Porque, embora o povo se reunisse para oferecerem seus sacrifícios, os que estavam fora das portas de Israel e longe da congregação, eram lembrados nos sacrifícios, tendo cordeiros oferecidos a estes, durante sua peregrinação.

Deus também se lembrou dos gentios e demais que faziam parte do Povo de Deus, embora não morassem no Israel físico, sendo chamados de Israel de Deus, o Israel espiritual, que também faziam parte do povo de Deus.

Ciro foi chamado de servo de Deus, bem como Nabucodonozor onde este, em meio pagão, também foi agregado por Deus à fileira do Povo de Deus. Assim, o remanescente está até mesmo fora das igrejas cristãs, fazendo todos estes parte do rebanho de Deus o qual Ele quer reunir em um só aprisco, um só rebanho tendo um só pastor.

Assim, remanescentes são pessoas, assim como igreja são pessoas. Igreja verdadeira são filhos de Deus verdadeiros que ouvem a voz do seu pastor, Cristo.

E há sim, irmãos, esta igreja reunida dos fiéis, que congregam juntos e podem ser vistos reunidos. Deus jamais deixaria de atuar no meio da confusão religiosa procurando reunir todos os fiéis em torno da verdade e assim como usou profetas antigamente para ajudar neste processo, usou um profeta em nosso tempo. De modo que, assim como promoveu uma união em torno novamente da verdade em vários pontos da história, também o fez recentemente.

O problema é que a cristandade não assume que tal igreja, verdadeira, com um correto conjunto de doutrinas, que representa a união daqueles que encontraram a verdade nas Escrituras, exista. Ao passo que também não se propõem a uma reforma, não para dividir ainda mais, mas para unir as igrejas em torno das verdades bíblicas.

Este passo foi dado pelo grupo de milleritas que pertenciam à várias religiões da época, cujo trabalho de busca da verdade se intensificou após o desapontamento e que resultou na união de parte daqueles cristãos em uma igreja que foi se reformando até crerem nas mesmas doutrinas.

Isto resultou em uma unidade de crenças descritas em 27 doutrinas, hoje, 28, sobre as quais a igreja tem construído toda a sua teologia.

E por que esta igreja é a verdadeira?

Porque, conforme Apocalipse, é a igreja que guarda os mandamentos de Deus (todos, conforme Deus deixou escrito em Sua Palavra, inclusive o 4º inalterado) e tem o testemunho de Jesus que é o espírito de profecia ou dom de profetizar e que se cumpriu no trabalho de Ellen G. White.

No meio da confusão, a igreja verdadeira tem sempre um profeta entre eles, porque é Deus, através de seu profeta, quem orienta a igreja no retorno às verdades Bíblicas. A função de um profeta não é conferir leis que Deus não deu, mas garantir que o povo esteja realmente retornando às verdades, segundo os ensinamentos de Deus já dados à nós por meio unicamente das Escrituras.

Então não é porque a Igreja Adventista do Sétimo Dia é a igreja física verdadeira, que não hajam servos de Deus sinceros e fiéis nas demais igrejas, fazendo parte da igreja espiritual que transpõe barreiras físicas, étnicas e qualquer outro tipo de separação.

De modo que um remanescente fiel dentro da Igreja Presbiteriana tem o mesmo valor de um remanescente fiel dentro da Igreja Adventista, estes fazem parte do povo remanescente, porque têm sido fiéis cada uma à luz que recebeu.

Se Luciano Sena e Augustus Nicodemus, por exemplo, forem sinceros e fiéis a Deus, mesmo envoltos em doutrinas anti-biblicas, querendo ou não, fazem parte do remanescente e deste povo que se vê na Igreja Adventista do Sétimo Dia.

É deste modo que a Igreja de Deus se divide em joio e trigo, os fiéis e os infiéis, os sinceros e os não sinceros. Tudo relacionado ao seu relacionamento para com Deus e seu compromisso pessoal com as verdades da Bíblia Sagrada.

O aprisco de Deus não é babilônia, um estado de confusão religiosa, mas sim um lugar onde a verdade se encontra restaurada e os filhos de Deus permanecem unidos em torno da verdade das Escrituras. Deus não deixa de fazer seu trabalho em reunir os remanescentes, restaurar-lhes a verdade e dar lhes a certeza de estarem no caminho correto, fazendo uso daquelas ferramentas que sempre utilizou.

Portanto não vejo, hoje, a possibilidade do cumprimento deste costumeiro proceder de Deus senão na Igreja Adventista do Sétimo Dia. Se todas as denominações cristãs são verdadeiras, elas são capazes de se unir na verdade, se não puderem é porque a verdade não está nelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.