sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Várias alianças e uma mesma lei?

Olá, irmão Vanderlei, Moisés escreveu os relatos desde o Gênesis, não identificando as leis dadas a Abraão como sendo diferentes das dadas ao povo de Israel. No mesmo contexto histórico se referiu a Abraão ter guardado os preceitos, estatutos e a lei de Deus. O dízimo, por exemplo, procede desde Abraão e para não se ter dúvidas de que eram o mesmo dízimo, leiamos Hebreus 7:9. O sacrifício de animais praticados por Israel, também era o mesmo praticado por Abraão. O não matar, não adulterar e os conceitos morais que já vemos claramente existentes desde o livro de Gênesis nos mostram que já havia sim, uma lei que regia a relação do homem para com Deus e para com o próximo desde o princípio. Não havia, porém, necessidade de repetir as mesma leis nos relatos acerca de Abraão, uma vez que toda a lei é dada e ampliada de forma mais detalhada nos eventos que narram a entrega da lei aos descendentes de Abraão. Deus não tem duas leis, irmão, nem três, uma para Abraão, uma para Jacó e outra para seus descendentes! O que Deus tem é várias alianças, mas uma mesma lei. O que Deus faz é ampliar suas leis, aumentando assim o conhecimento do seu povo acerca dos conceitos morais de Deus e de Sua vontade. Vemos o reflexo das leis dadas a Abraão nos seus descendentes, que sabiam de antemão que não era correto adorar outros deuses (a exemplo da punição que ocorreu aos pés do monte Sinai). Também foram lembrados do sábado. E assim já sabiam que não podiam matar, furtar, tomar o nome de Deus em vão, o que Deus fez foi regulamentar estas leis junto ao povo, como todo governante regulamenta suas leis ao povo que governa. Assim, não há lei mosaica, nem de Jacó, nem de Moisés, no sentido de serem diferentes, há uma só lei que é dada por Deus, por meio de alianças, através destes patriarcas. E se Jesus foi criado antes de fazer a Terra, por que, irmão, Deus chama a Jesus de "Pai da eternidade"? Como alguém que antecede a própria eternidade, pôde ter um início, irmão? Como alguém que foi criado pode se igualar em eternidade ao Pai? (Apocalipse 22:13) Como pode, alguém que foi criado, não ter princípio nem fim? A origem de Cristo é desde a eternidade? Ou somente desde antes da criação? (Provérbios 8:23) E o descanso sabático em Jesus foi instituído para o futuro ou para o presente, da época de Paulo? (Hebreus 4:7) Marcos 2:27-28 se refere ao sábado dado à criação, irmão, o dado a Adão e Eva no Éden? (Gênesis 2:2 em conjunto com Êxodo 20:10-11) Que sábado Jesus estrava tratando ali em Marcos 2, irmão? (Marcos 2:24) Um abraço.

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