sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

O propósito de um verdadeiro profeta

Olá, irmão Stweiland. Veja que o irmão está limitando o dom profético com base em um entendimento particular em cima de um expressão isolada. Um entendimento que por sua vez contraria o restante das Escrituras, que mostra o dom de profecia sendo manifestado, por João, da forma como sempre foi manifestado nas Escrituras.

A Bíblia, irmão, não trabalha desta forma. Deus, entendendo as limitações humanas usa uma didática bastante eficaz para se evitar que cometamos equívocos por algo que lemos e não entendemos.

O dom profético é algo que foi longamente tratado e mostrado nas escrituras, de forma que Deus não deixaria uma única expressão, na Bíblia, revogando o dom profético, sem um contexto, caso pretendesse realmente revogá-lo.

O contexto da afirmação de Paulo, fala do dom profético, irmão? Paulo está falando sobre a forma como os dons seriam modificados e como se limitariam?

Não podemos, irmão, pegar uma expressão e criar todo um entendimento sem base nas Escrituras.

Veja, irmão, que na época de Miller, enquanto uns marcaram datas para a volta de Cristo outros não acreditavam que Cristo viria pessoalmente, buscar os que lhe pertencem.

Não ultrapassavam o que já constava revelado acerca da volta de Jesus (contexto da declaração de Paulo referindo-se ao AT), mas também não haviam chegado ao que estava revelado sobre a volta de Jesus em profecias como a de Daniel.

Os que marcaram datas julgaram que o dia e a hora ninguém sabia, porque estaria contido na profecia, esperando para ser descoberta, segundo o pensamento deles.

Assim como hoje, não faziam um estudo correto com ferramentas de interpretação. De modo que demais assuntos da Bíblia também eram também entendido de forma equivocada, motivo de haverem já naquele tempo tantas religiões com ensinamentos diferentes.

Miller se baseou em uma expressão isolada, acerca de "purificar o santuário". Dali tirou seu entendimento particular de que o santuário seria a Terra.

Veja que é o mesmo tipo de equívoco, irmão. Ler um verso, pensar que é uma coisa, mas depois descobrir que, pelo todo das Escrituras, o verso está expressando outra coisa.

Veja que se ensinamos um entendimento errado, não importa o assunto, estamos agindo como Miller e estudiosos das mais diversas denominações, que chegam cada um a um conclusão diferente sobre o mesmo texto bíblico.

Ocorre, irmão, que o cristão raramente aprende as doutrinas diretamente nas Escrituras. O que se absorve nas igrejas são as ideias dos pastores e os conceitos tradicionais de cada religião.

Por conta da decepção de 1844, os cristãos remanescentes, decidiram estudar a Bíblia por si mesmos. Cristãos das mais variadas profissões de fé, se reuniram e estudaram exaustivamente as Escrituras, até que chegaram a um entendimento comum sobre as doutrinas que permeavam a igreja cristã.

Fizeram naquela época, irmão, o que deveria se fazer hoje, reunir todas as profissões de fé e estudar as escrituras juntos, a fim eliminar as divergências doutrinárias por meio de um entendimento comum das Escrituras e assim unir novamente a igreja em um único corpo.

Os profetas, no passado, irmão, eram enviados especialmente para esta tarefa, de resolver problemas relacionado a confusões de ensinos.

Tivemos nossas doutrinas manchadas e misturadas com o paganismo que afetou a igreja na era medieval, a reforma recuperou várias destas doutrinas, mas não chegou a ser concluída.

A insatisfação com a estagnação e o desejo de conhecer mais da Bíblia levou um grupo de pessoas a estudar novamente as Escrituras, de modo que em 1792 já haviam pessoas em todo o mundo ensinando sobre as profecias de Daniel.

Miller chegou em um momento onde este interesse pela Bíblia sobretudo profecias das Antigas Escrituras já estava bastante disseminado, por isto sua mensagem foi de fácil aceitação e alcançou quase todo o mundo muito rapidamente.

Depois do Segundo Grande Reavivamento, onde ocorreu o desapontamento millerita, as igrejas passaram a estudar mais a Bíblia e a desenvolver as ferramentas de estudo e a teologia.

Veja, irmão, que não há problema algum em Deus revelar detalhes acerca do céu ou da terra, porque estes detalhes também são verdades e não interfere nas doutrinas ensinadas na Bíblia. A verdade, irmão, não interfere nem modifica a verdade que já está revelada.

O não ir além do que está escrito, é não ir além do que está revelado de forma escrita e isto vale para qualquer época. Quando Paulo fez esta declaração o que se encontrava escrito em sua época era tão somente as Antigas Escrituras. Quando as igrejas receberam as cartas de Paulo, estas também se constituíam em revelação escrita à igreja. Se o irmão pesquisar, verá que Paulo produziu outras cartas e que não foram incluídas no cânon da Bíblia, mesmo assim, os cristãos aceitaram estes ensinamentos escritos.

As igrejas atendidas por João, igualmente aceitaram o que João as escreveu e não ultrapassavam aquilo que havia sido revelado no Antigo Testamento e por João segundo o que escreveu no livro de Apocalipse.

Assim, irmão, como adventistas, não ultrapassamos o que está escrito, porque aceitamos apenas aquilo que foi revelado, segundo o Antigo Testamento, o Novo Testamento e os escritos de Ellen White.

Assim como algumas cartas de Paulo e as recomendações dos profetas não canônicos, os escritos de Ellen White não fazem parte da Bíblia sagrada, nem por isto, irmão, deixam de ser inspirados e se constituir em revelações proféticas, em verdades acerca do céu e da terra.

Quando Paulo fala acerca de não ultrapassar o que está escrito é não inventar algo que não constava na revelação que tinham acerca das profecias sobre a volta de Jesus, no Antigo Testamento.

O mesmo princípio se aplica às cartas de Paulo e Pedro, que eram por quem Deus mandava revelação à igreja em sua época, além de demais apóstolos e também os escritores Bíblicos, como Lucas.

E o mesmo princípio se aplica aos escritos de Ellen White, onde não devemos ir "além do que está escrito", além do que está revelado, criando nossas próprias suposições.

Embora a expressão de Paulo tenha sido aplicada sobre as Antigas Escrituras em específico, o princípio se aplica também sobre quaisquer escritos inspirados que nos traga revelação, como os que vieram depois, os de Paulo, os de João, bem como os demais escritores, como o doutor Lucas.

Assim, de modo algum Paulo estaria limitando a atuação do dom profético, dom que ele sempre valorizou, mas nos advertindo a não ir além daquilo que nos foi deixado escrito.

Ellen White, irmão, escreveu da parte de Deus, foi um profeta não canônico assim como todos os demais. Todos os profetas trouxeram detalhes acerca do céu e informações acerca dos bastidores do conflito entre o bem e o mal.

Assim, os livros de Ellen White trazem respostas a dúvidas, acerca das Escrituras, e nos explica dando um panorama acerca das coisas que ocorreram, ocorrem e ocorrerão no céu e na terra.

Este é o trabalho de um profeta, irmão!

Os profetas são enviados como porta-voz de Deus, para unir o povo em torno da verdade.

Veja que seria muito fácil Deus resolver o problema das divergências doutrinárias das igrejas nos dias atuais, bastando enviar um profeta que nos dissesse claramente quais são as verdadeiras e quais são as falsas doutrinas. Também nos ajudando a entender as coisas que estão escritas e, assim, acabariam as dúvidas e a igreja se uniria com a certeza de estar na verdade.

Ocorre irmão que, assim como antigamente, este profeta seria rejeitado, justamente por ensinar em contrário à várias igrejas. Assim, o problema não está na falta de envio de um profeta, mas na não aceitação deste profeta.

Ellen White recebeu o dom a fim de guiar a Igreja Adventista do Sétimo Dia a se estabelecer, para ajudar a preparar um povo para a volta de Cristo. As profecias foram dadas para nos tirar dúvidas acerca de doutrinas, além de preparar o povo para o propósito que nos está reservado que é a pregação das três mensagens angélicas, cruciais neste tempo do fim.

Assim, irmão, a Igreja Adventista do Sétimo Dia, recebeu uma missão especial. Nos últimos dias, haverão apenas dois grupos. A missão da igreja adventista é ajudar a preparar o grupo que estará firme para a volta de Cristo.

Um abraço.

6 comentários:

  1. Se a palavra de Deus manda , que vc entre pela fé no santo dos santos por um NOVO e vivo caminho que Jesus JÁ abriu , de onde estas pessoas tiram essas idéias de Jesus entrando no santo dos santos em 1844 , Miller errou a data da vinda de Cristo e o pessoal continuou errando , Até hoje , Realmente é impressionante .


    Mas quando este sacerdote acabou de oferecer, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à direita de Deus.
    Daí em diante, ele está esperando até que os seus inimigos sejam colocados como estrado dos seus pés;
    porque, por meio de um único sacrifício, ele aperfeiçoou para sempre os que estão sendo santificados.
    O Espírito Santo também nos testifica a este respeito. Primeiro ele diz:
    "Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor. Porei as minhas leis em seus corações e as escreverei em suas mentes";
    e acrescenta: "Dos seus pecados e iniqüidades não me lembrarei mais".
    Onde essas coisas foram perdoadas, não há mais necessidade de sacrifício pelo pecado.
    Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus,
    por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo.
    Temos, pois, um grande sacerdote sobre a casa de Deus.
    Hebreus 10:12-21

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Stewieland, procure entender a Bíblia por meio de um estudo sistemático. O modo como se tem ensinado as Escrituras nas igrejas não é o método correto. Nossos irmãos metodistas criaram um sistema que possibilitou o desenvolvimento da teologia no meio protestante, de uma forma mais apurada e que é usado hoje inclusive por católico.

      Não adianta o irmão ler versos e por si só entender o que o verso está dizendo, tem que usar as próprias Escrituras para interpretá-la. Atente-se aos detalhes:

      "Daí em diante, ele ESTÁ ESPERANDO até que os seus inimigos..."

      "Portanto, irmãos, TEMOS PLENA CONFIANÇA para entrar no Santo dos Santos"

      O que é ter confiança?

      "Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor." 2 Coríntios 5:8

      Ter confiança é esperar na certeza, irmão.

      Agora, pense, por que Paulo teria confiança, sendo que Jesus já se encontra no lugar onde haveria de adentrar, assentado à destra do Pai?

      É porque Paulo está falando de uma OBRA futura, irmão. O caminho foi aberto, mas ainda não ADENTRAMOS. Quando diz que Cristo adentrou e se assentou à destra do Pai, foi para assumir a Sua posição.

      Em tempo oportuno, porém, adentramos junto com Cristo, além do véu. Este "adentramos" é no sentido de Cristo estar em um papel representativo dos que O aceitaram.

      A Bíblia diz que Cristo é nosso mediador. O mediador, segundo o cerimonialismo, eram os sacerdotes e o sumo-sacerdote que fazia a mediação entre Deus e o povo. Não há mediador, sem trabalho de mediação, irmão. Não há sumo-sacerdote sem obra sumo-sacerdotal!

      E assim, como o sumo-sacerdote, Cristo tem liberdade para andar por todo o santuário, embora Deus não recomendasse isto aos sacerdotes humanos (Levítico 16:2). Porém a obra que Ele executa é segundo o critério do plano da salvação, demonstrado através do cerimonialismo do santuário terrestre.

      Miller errou porque foi o primeiro a tentar interpretar as profecias, hoje, várias igrejas interpretam a mesma profecia de forma errada, embora não marquem datas.

      O cálculo, porém, está perfeitamente correto. Miller aplicou o princípio dia/ano, hoje plenamente aceito pelos teólogos.

      O santuário, porém, não é a terra como Miller supôs, mas este santuário que estamos tratando em Hebreus 10. E a obra a ser iniciada no fim das 2.300 tardes e manhãs de Daniel, é esta em que adentramos com Cristo além do véu, dita no mesmo capítulo.

      Paulo, irmão, não estava interessado em marcar tempos acerca de quando ocorreriam as coisas que escreveu. Mas nos falou, irmão acerca do que conhecia sobre as coisas que ocorriam no santuário terrestre. Paulo identificou Cristo na figura do Sumo-sacerdote e na obra que tal sumo-sacerdote executava. De modo que Paulo fala O QUE seria feito e não QUANDO, porque nem mesmo Paulo Sabia.

      Agora, sabemos que o trabalho no santo-dos-santos, no santuário terrestre, iniciava-se com a purificação do santuário, no chamado dia da expiação.

      E Daniel nos diz o tempo em que o santuário seria purificado.

      A conclusão é elementar, irmão. Daniel está nos dizendo quando o correria a expiação NAQUELE santuário dito por Paulo, segundo a obra reservada a Cristo como nosso sumo-sacerdote.

      Ao invés da chegada de Cristo, Daniel se refere à chegada do dia da expiação para a humanidade, anunciada em Apocalipse 14:7. Estes trabalhos estão bem detalhados em versos como o de Apocalipse 20:12, 2 Coríntios 5:10, 1 Pedro 4:17.

      Compare a expressão "casa de Deus" contida no trecho que o irmão usou:

      "Temos, pois, um grande sacerdote sobre a casa de Deus." (Hebreus 10:21)

      Com "Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus" (1 Pedro 4:17)

      Esta é a obra referida por Paulo acerca de:

      "Dos seus pecados e iniqüidades não me lembrarei mais"

      A obra feita sobre a casa de Deus, resulta na eliminação definitiva dos registros contidos naqueles livros abertos.

      Um abraço

      Excluir
  2. Quanto ao fato das igrejas se reunirem para estudar a palavra , isto eu concordo , agora o problema é cada denominação impor suas doutrinas , o camarada que não considera os escritos de Ellen White inspirados terá dificuldades ao estudar com adventistas , assim como adventistas não aceitarão doutrinas de outra igreja e ai começa o impasse onde cada denominação se CATOLICISA , dizendo ". Somos a verdadeira igreja " o que é , por definição um pensamento católico romano , ja que eles se consideram assim. E como eu disse , tem muitas coisas em varias igrejas evangélicas , inclusive na adventista que olhando pela escritura vemos que não de fato , como esta sendo ensinado. A igreja , esta fatiada e cada um no seu clubinho , isto é nítido .

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Uma observação interessante é que o cristão não rejeita o profeta , o cristão confere na palavra se o que esta sendo dito , realmente vem de Deus e vendo que não consta na palavra de Deus o que este " profeta ". Disse , Ele cristão obedece a escritura que diz , para não sermos crianças na fé sendo levado por todo vento de doutrina , então qualquer sonho , visao ou profecia que vai além da palavra de Deus , é rejeitada pelo mandamento que a própria escritura ordena . Isto é muito simples . É espada contra este tipo de " profeta ". Ja pensou se não fosse assim ? Onde iria parar o evangelho ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A melhor procedência, irmão, é fazer segundo o grupo de adventistas, que deixaram suas crenças tradicionais e pressuposições de lado e se firmaram em um estudo profundo das escrituras. Guiados pelo Espírito Santo, o resultado nos mostra que é perfeitamente possível a igreja chegar a um consenso, mesmo em vista das divergências doutrinárias.

      Não houve assunto, irmão, presente nas mais diferentes religiões que não houve sido abordado no estudo, tiveram dificuldades em algum ponto, mas o resultado é que conseguiram chegar a um denominador comum em questão de doutrinas.

      A presença de um profeta entre eles, também foi de grande importância.

      Desde este tempo, a igreja tem estudado a Bíblia com irmãos das mais variadas profissões de fé. Boa parte dos adventistas, ainda hoje, são pessoas que vieram de outras religiões. Estes conhecem bem as doutrinas de suas antigas denominações, fizeram a comparação e se convenceram inclusive acerca do dom profético.

      A igreja adventista sempre foi e continuará sendo um movimento de convergência de fé, pelos estudos das Escrituras.

      Um abraço.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.