Olá, irmão Stewieland, a segunda aliança foi feita por Cristo, junto aos filhos da casa de Israel.
Não com os gentios, mas com os de Israel, Cristo fez a sua aliança. (Mateus 15:24)
Fato é que Cristo não veio revogar a lei ou os profetas, mas, confirmar a lei como Paulo exorta em (Romanos 3:31).
Nisto consiste a Nova Aliança.
"Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;" (Hebreus 8:10)
É a mesma lei e a mesma afirmação predita por Deus em:
"Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá." (Jeremias 31:31)
"Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo." (Jeremias 31:33)
A lei referida é a lei dada ao povo de Israel. E Deus já afirma de antemão que a aliança seria feita com a casa de Israel.
A Nova Aliança foi feita com um povo que já guardava a lei e vivia segundo os preceitos de Deus.
Não foi feita, irmão, uma aliança vazia, onde Paulo seria encarregado de transferir os preceitos válidos!
A aliança foi feita junto a casa de Israel, sobre a igreja, fundamentada em Cristo tendo como pilares os 12 apóstolos. Tendo como testemunhas os discípulos de Cristo, todos aqueles que aceitaram a Cristo, segundo o caminho preparado por João Batista.
O batismo já era a aceitação desta Nova Aliança!
E os que receberam o batismo continuaram guardando a lei, inclusive o sábado. O que Cristo fez na cruz foi a cessação dos sacrifícios, que ainda era praticado neste curto período de tempo, até que o sacrifício dos cordeiros se consumassem em Cristo. E por meio do sacrifício de Cristo, os já batizados ingressaram nesta Nova Aliança.
Isto é o que mudou na Nova Aliança, o fim da necessidade dos sacrifícios de animais.
Quanto à lei e o sábado, irmão, não tem por que serem revogados desta Nova Aliança.
Cristo foi muito claro em Mateus 19:17, confirmando novamente o que disse em Apocalipse 22:14.
Boa parte do ministério de Cristo, irmão, e Seu exemplo, trata da guarda do sábado. Cristo nos deixou a forma correta de se guardar o sábado, não deixando de fazer o bem ao próximo neste dia. De forma que o sábado ser guardado da forma correta, era importante para Cristo, servindo de ensinamento também aos apóstolos e aos Seus discípulos.
Estes ensinamentos foram deixados no Novo Testamento, irmão, não para nos incentivar a nos levantar contra o sábado, mas sim para nos ensinar a guarda-lo da forma correta. Cristo deixou muitos ensinamentos importantes sobre o sábado, como também nos deixou muitos ensinamentos importantes sobre a lei. E todo o que aceita a Cristo, deveria ensinar o que Ele ensinou e praticar o que Ele praticou.
"Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele. Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou." (1 João 2:4-6)
Cristo andou em obediência aos mandamentos de Deus. Eis o ensinamento de Cristo sobre o amor por meio da obediência:
"Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor." (João 15:10)
"Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados." (1 João 5:3)
O resumo da lei é amar a Deus sobre todas as coisas e amamos a Deus, guardando os Seus mandamentos, este é o ensinamento de Cristo.
É por Deus nos ter amado primeiro e nos dado Seu filho para a nossa salvação, que guardamos os seus mandamentos. (1 João 4:10)
Um abraço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.